
A Stellantis segue demonstrando sua e força, tamanho e capilaridade no mercado brasileiro em 2025. Suas marcas Fiat, Citröen, Jeep e Ram se destacaram. Só faltou a Peugeot dar as caras.
Analisando os dados, é natural a Fiat puxar a fila muito por conta do maior fenômeno da história da nossa indústria: Strada. Citroën cresce a partir de uma base pequena e a Ram se apoia na Rampage.
Umas das rainhas das vendas diretas do mercado brasileiro, a Jeep divulgou o recorte do mercado que a favorece. Algo comum, que não é errado fazer. Acho até interessante para analisar.
Fiat
Com 41.837 unidades emplacadas e 20,6% de market share, a Fiat é a marca que mais vendeu carros no mês de junho. Já no acumulado do ano, a Strada, veículo mais vendido do Brasil há quatro anos consecutivos, segue em primeiro lugar com 62.702 unidades comercializadas e 5,5% de market share.
Outros dois modelos também aparecem entre dos 10 carros mais vendidos em 2025: o Argo na quarta posição, com 44.467 emplacamentos, e Mobi no sétimo lugar, com 33.231 unidades vendidas.
Junho
Em junho, a Fiat liderou o mercado em quatro segmentos. Entre os hatchs, Mobi foi o veículo mais vendido com 6.347 unidades emplacadas e 46,9% de participação do segmento.
No segmento de picapes, a Strada confirmou a primeira posição no segmento com 11.474 unidades comercializadas e 70,3% de participação. Na categoria “de cima”, a Toro liderou com 3.414 unidades emplacadas.
Entre as vans, a Fiorino ficou em primeiro lugar ao comercializar 2.224 unidades na sua categoria.

Híbridos
Entre os SUVs híbridos, Em junho, a Fiat emplacou 4.348 unidades do Pulse e Fastback, ficando, segunda a marca, em primeiro lugar. No acumulado do ano, a montadora segue na liderança do segmento com 28,6% de market share e 19.986 unidades emplacadas.
Recentemente, os novos Fiat Pulse e Fastback 2026 foram lançados para brigar com os Volkswagen Tera e Nivus, com o Renault Kardian e com o Nissan Kicks Play.
“A Fiat segue na liderança do mercado e isso é resultado de um trabalho incessante para atender todas as necessidades do nosso público, oferecendo produtos ricos em tecnologia, performance e com preços competitivos. Mais do que vender carros, a Fiat lidera movimentos e acompanha a evolução da mobilidade no Brasil. Além de ter três modelos entre os 10 mais vendidos do ano, a marca vem se destacando no segmento de SUVs híbridos, sendo a marca que mais vendeu carros com essa tecnologia em 2025”, comenta Frederico Battaglia, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.
2025
No acumulado do ano, a Fiat segue na liderança do mercado com 21,3% de market share e 241.428 unidades vendidas, o que representa quase 55 mil unidades à frente da segunda colocada, consolidando-se como a marca mais vendida no primeiro semestre de 2025.
Tudo leva a crer que a Fiat fechará o quinto ano consecutivo como líder da indústria nacional, elevando a Stellantis.

Citroën
A Citroën alcançou 1,7% de participação no mercado brasileiro no acumulado de janeiro a junho de 2025 e registro é o melhor primeiro semestre para a marca desde 2011. No segmento B-SUV, que inclui os modelos Aircross e Basalt, a marca detém 4,3% de participação e fecha o semestre como a 9ª marca.
“A Citroën superou em 27% o resultado do primeiro semestre de 2024, contabilizando nos seis primeiros meses de 2025 cerca de 20 mil unidades comercializadas”, destaca Felipe Daemon, vice-presidente da marca Citroën para a América do Sul.
O Basalt é destaque no desempenho da marca no país e soma mais de 10 mil unidades vendidas até final de junho do ano vigente. Ele está disponível em três versões: Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200. Infelizmente, nunca consegui testá-lo.

Jeep
Os primeiros meses de 2025 foram históricos para a Jeep no Brasil.
- Celebrou 10 anos da produção nacional
- Lançou novas versões de produtos
- Lançou a série especial do Renegade Willys 10 anos
- Anunciou o Avenger, novo modelo que será produzido provavelmente em Resende (RJ), junto com os veículos da Citroën e comercializado em nosso país em 2026.
No segundo trimestre deste ano, a Jeep apresentou um crescimento de 9.1% se comparado com o primeiro trimestre, incrementando as vendas em mais de 2.000 veículos.
Ao considerarmos o comparativo entre o primeiro semestre de 2025 e igual período do ano passado, o volume de vendas da Jeep cresceu em 3,3%, superando o patamar de 55.000 unidades vendidas no ano.
Compass
Dentre os modelos, destaque para o Compass, que cresceu mais de 20% no volume de emplacamentos no comparativo entre os primeiros semestres deste ano e do anterior. O modelo fechou o período com 27,7% de participação neste segmento, um crescimento de 1,4 p.p. em relação ao consolidado do ano passado, alcançando mais de 27.500 unidades vendidas em 2025.
Commander
O Commander, que ganhou novo motor 2.2 Turbodiesel recentemente, aumentou o volume de vendas em 2% comparado ao primeiro semestre do ano passado, com mais de 7.200 unidades em 2025.
Renegade
Já o Renegade, primeiro modelo produzido pela Jeep na fábrica de Goiana (PE), fechou o semestre com mais de 20 mil unidades emplacadas.
“O resultado do primeiro semestre adiciona mais uma dose de alegria para a nossa celebração dos 10 anos da Jeep no Brasil. É gratificante ver a nossa gama nacional consolidada no mercado brasileiro, com produtos em diferentes categorias que entregam todos os pilares da nossa marca, reforçando o DNA aventureiro da Jeep. Em constante movimento, teremos outras novidades já nos próximos meses enquanto nos preparamos também para a chegada do Avenger, mais um modelo para completar nosso portfólio de produtos fabricados em nosso país”, comenta Hugo Domingues, Vice-presidente da Marca Jeep para a América do Sul.
Ram
A Ram encerrou a primeira metade de 2025 tendo como destaque a Rampage. A única picape da marca desenvolvida e produzida fora da América do Norte teve mais de 2.000 unidades emplacadas em junho, segundo mês consecutivo em que esse volume expressivo foi alcançado.
Além disso, a Rampage Big Horn 2.2 turbodiesel de 200 cv, a nova porta de entrada da Ram, superou o volume total de 1.500 unidades vendidas neste ano.

Rampage
O sucesso da Rampage foi um dos elementos que garantiu o aumento da participação de mercado da Ram em relação ao primeiro semestre de 2025, alcançando 1,2% em junho. Quando é considerado somente o segmento de picapes, a participação da Ram no mesmo período sobe para 6,3%. A Rampage continua presente no Top 5 das picapes compactas e médias mais vendidas do país.
Grandes
No acumulado do ano, a Ram continua liderando o segmento de picapes grandes, também conhecido como fullsize, com 66,3% de participação.
A Ram 3500 continua como a picape grande mais vendida do país com 942 unidades no período seguida da nova Ram 1500, com 848 unidades. O modelo 2500 emplacou apenas 100 unidades. Somando todos os modelos fullsize da marca do carneiro montanhês, são 1.890 picapes vendidas no primeiro semestre de 2025.

Nova 3500
Junho também marcou a revelação da nova Ram 3500 ao público, durante o Festival Interlagos, em São Paulo (SP). A rainha foi apresentada em primeira mão na versão Laramie Night Edition antes de seu lançamento oficial, que ocorrerá em agosto, junto com o restante da linha Heavy Duty.
A nova 3500 estreia o motor Cummins High-Output 6.7 de 436 cv e 148,7 mkgf (1.458 Nm) de torque acoplado a uma nova transmissão automática de oito marchas.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem