Impressões: Híbrido plugável, BYD Song Pro anda mais do que o Toyota Corolla Cross

Foto do BYD Song Pro
BYD Song Pro

Impressões: Híbrido plugável, BYD Song Pro anda mais do que o Toyota Corolla Cross

SUV de porte médio da fabricante chinesa tem a seu favor o estilo atraente e o conjunto motriz. O sistema híbrido plugável a gasolina também é um recurso vantajoso que se reflete em baixo consumo de combustível. Todavia, o alcance médio declarado de até 1.100 km refere-se à antiga norma europeia NEDC abandonada por pouco refletir a realidade e caiu em desuso a partir de 2017. Sem sentido continuar a citá-la.

Foto do BYD Song Pro híbrido
BYD Song Pro híbrido

Autonomia combinada

Pela norma brasileira NBR 7024, revista e utilizada pelo Inmetro, o alcance médio é de 780 km, mas na prática pode ser um pouco melhor com bateria totalmente carregada e tanque de 52 litros cheio.

BYD Song Pro GS

Por outro lado, uma característica bem interessante informada pela BYD é a eficiência térmica de 43% do conjunto comparável aos melhores motores a diesel. O Song Pro, na versão topo GS, que dispõe de uma bateria maior (18,3 kWh), entrega 235 cv e 43 kgfm ao combinar, segundo a fábrica, um motor 1.5 a gasolina de 98 cv e 12,4 kgfm ao elétrico de 197 cv e 30,6 kgfm. Bom lembrar que torque combinado tecnicamente não pode ser medido em aplicações em um mesmo eixo, embora BYD insista.

Foto dos motores do BYD Song Pro
Motores do BYD Song Pro

Vs Corolla Cross

Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 s comprova desempenho muito melhor do que o Corolla Cross híbrido não plugável limitado por seu motor flex de apenas 101 cv (etanol)/14,1 kgfm associado a um motor elétrico 72 cv e 16,6 kgfm com potência combinada de somente 122 cv.

Foto do painel do BYD Song Pro
Painel do BYD Song Pro

Impressões

Isso ficou claro na primeira e curta avaliação pelas ruas de São Paulo. O SUV chinês tem ótimo desempenho. Mas ao partir da imobilidade há um certo atraso na resposta do acelerador, sem aquela reação fulminante dos elétricos. Impressiona o silêncio a bordo com os vidros dianteiros de dupla camada para isolamento de ruído. Porém, ao rodar em asfalto irregular ou passar por lombadas falta o acerto fino das suspensões.

Espaço e conforto

Também se destaca pelo espaço interno com distância entre-eixos de 2,712 m, pouco menor que a do Song Plus. Os passageiros no banco traseiro, além do assoalho plano, contam com regulagem do encosto. Bancos dianteiros são confortáveis e o do motorista tem regulagem elétrica (só no GS). O porta-malas oferece 520 litros, mas não inclui estepe e perde espaço devido a uma maleta contendo carregador portátil da bateria e seus cabos.

Foto do painel e da central multimídia giratória do BYD Song Pro
Tela central giratória do se destaca no painel do Song Pro

BYD Song Pro GL

O Song Pro GL tem uma bateria menor (12,9 kWh) e gera, combinando o motor 1.5 a gasolina e o elétrico, 223 cv e 40,8 kgfm. Sua autonomia rodando 100% elétrico é inferior (49 km) à do modelo mais caro (68 km).

Preços

  • BYD Song Pro GL: R$ 189.800
  • BYD Song Pro GS: R$ 199.800
Foto do porta-malas do BYD Song Pro
Porta-malas do Song Pro tem 520 l de volume

Por Fernando Calmon, com apoio de Renato Parizzi

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