Impressões: Híbrido plugável, BYD Song Pro anda mais do que o Toyota Corolla Cross
SUV de porte médio da fabricante chinesa tem a seu favor o estilo atraente e o conjunto motriz. O sistema híbrido plugável a gasolina também é um recurso vantajoso que se reflete em baixo consumo de combustível. Todavia, o alcance médio declarado de até 1.100 km refere-se à antiga norma europeia NEDC abandonada por pouco refletir a realidade e caiu em desuso a partir de 2017. Sem sentido continuar a citá-la.
Autonomia combinada
Pela norma brasileira NBR 7024, revista e utilizada pelo Inmetro, o alcance médio é de 780 km, mas na prática pode ser um pouco melhor com bateria totalmente carregada e tanque de 52 litros cheio.
BYD Song Pro GS
Por outro lado, uma característica bem interessante informada pela BYD é a eficiência térmica de 43% do conjunto comparável aos melhores motores a diesel. O Song Pro, na versão topo GS, que dispõe de uma bateria maior (18,3 kWh), entrega 235 cv e 43 kgfm ao combinar, segundo a fábrica, um motor 1.5 a gasolina de 98 cv e 12,4 kgfm ao elétrico de 197 cv e 30,6 kgfm. Bom lembrar que torque combinado tecnicamente não pode ser medido em aplicações em um mesmo eixo, embora BYD insista.
Vs Corolla Cross
Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 s comprova desempenho muito melhor do que o Corolla Cross híbrido não plugável limitado por seu motor flex de apenas 101 cv (etanol)/14,1 kgfm associado a um motor elétrico 72 cv e 16,6 kgfm com potência combinada de somente 122 cv.
Impressões
Isso ficou claro na primeira e curta avaliação pelas ruas de São Paulo. O SUV chinês tem ótimo desempenho. Mas ao partir da imobilidade há um certo atraso na resposta do acelerador, sem aquela reação fulminante dos elétricos. Impressiona o silêncio a bordo com os vidros dianteiros de dupla camada para isolamento de ruído. Porém, ao rodar em asfalto irregular ou passar por lombadas falta o acerto fino das suspensões.
Espaço e conforto
Também se destaca pelo espaço interno com distância entre-eixos de 2,712 m, pouco menor que a do Song Plus. Os passageiros no banco traseiro, além do assoalho plano, contam com regulagem do encosto. Bancos dianteiros são confortáveis e o do motorista tem regulagem elétrica (só no GS). O porta-malas oferece 520 litros, mas não inclui estepe e perde espaço devido a uma maleta contendo carregador portátil da bateria e seus cabos.
BYD Song Pro GL
O Song Pro GL tem uma bateria menor (12,9 kWh) e gera, combinando o motor 1.5 a gasolina e o elétrico, 223 cv e 40,8 kgfm. Sua autonomia rodando 100% elétrico é inferior (49 km) à do modelo mais caro (68 km).
Preços
- BYD Song Pro GL: R$ 189.800
- BYD Song Pro GS: R$ 199.800
Por Fernando Calmon, com apoio de Renato Parizzi
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