Finalmente o Fiat Argo 1.3 automático está entre nós! Peço isso desde 2017, quando o modelo foi lançado e as versões com esse motor contavam apenas com a limitada transmissão manual automatizada GSR Comfort para quem queria dar férias para o pé esquerdo.
A nova opção de câmbio chega ampliando o portfólio da família Argo, que estava enxuto desde a saída das opções com motor 1.8 (como a Precision). Agora temos: 1.0, Drive 1.0, Drive 1.3 automático, Trekking 1.3 e Trekking 1.3 automático – todos linha 2023 (não são 2024 ainda).
Demora justificada?
A Fiat “precisou vender” 385.000 unidades do Argo, desde o seu lançamento, para finalmente ofertar câmbio automático para o motor 1.3. Ela insistiu no automatizado, que hoje é quase um “fumo” no mercado de usados – todos os modelos de todas as marcas.
Isso aconteceu porque a montadora italiana trabalhou por um bom tempo no desenvolvimento da transmissão do tipo CVT acoplada ao propulsor 1.3 para, então, começar a introduzi-lo na sua linha, como na picape fenômeno, Strada, e no sedã Cronos. Logo, era uma questão de tempo para chegar no hatch, o que aconteceu meio tarde (peço há cinco anos), mas, o mais importante, ainda em tempo!
Motores Firefly
O Fiat Argo continua com a eficiente motorização 1.0 6V, de três cilindros, que gera potência de 71 cv com gasolina e 75 cv com etanol (ambas a 6.000 rpm) e torque de 10/10,7 mkgf (G/E), a 3.250 rpm.
O câmbio CVT está acoplado apenas ao propulsor 1.3 8V, de quatro cilindros, que desenvolve 98 cv (6.000 rpm) de potência com gasolina e 107 cv (6.250 rpm) com etanol e 13,2 mkgf (4.250 rpm) de torque com o combustível de origem fóssil e 13,7 mkgf (4.000 rpm) com o derivado da cana-de-açúcar.
Câmbios
Nova melhor amiga da motorização 1.3, a transmissão automática do tipo CVT simula sete marchas virtuais e oferece três modos de condução:
- Automático
- Manual
- Sport
Esta última atua na central eletrônica e promove ajustes para tornar o veículo mais responsivo: o retorno do motor fica mais ágil ao toque no acelerador e as marchas são alongadas, com as trocas acontecendo em rotações mais elevadas.
As versões 1.0 são equipadas unicamente com câmbio manual de cinco marchas.
Consumo e ficha técnica
De acordo com a Stellantis, o Fiat Argo 1.3 automático tem números de consumo semelhantes para as versões Drive e Trekking. Confira:
Fiat Argo 1.3 automático – Drive
- Cidade: 12,6 km/l (gasolina) / 9,1 km/l (etanol)
- Estrada: 13,9 km/l (gasolina) / 10,1 km/l (etanol)
Fiat Argo 1.3 automático – Trekking
- Cidade: 12,7 km/l (gasolina) / 8,9 km/l (etanol)
- Estrada: 13,9 km/l (gasolina) / 10,1 km/l (etanol)
Fiat Argo | Drive 1.3 CVT | Trekking 1.3 CVT |
Comprimento | 4,031 m | |
Largura | 1,724 / 1,962 m (com espelhos) | 1,750 / 1,980 m (com espelhos) |
Altura | 1,512 m | 1,539 / 1,568 m (com barras no teto) |
Entre eixos | 2,521 m | |
Altura mínima do solo | 16,2 cm | 18,2 cm |
Ângulo de entrada | 20,4° | 21° |
Ângulo de saída | 30,3° | 33° |
Porta-malas | 300 litros | |
Tanque | 47 litros | |
Peso | 1.150 kg | 1.170 kg |
Equipamentos
Ainda como linha 2023, confira os principais equipamentos de série e opcionais de cada versão do Fiat Argo:
Fiat Argo 1.0 2023 – R$ 78.590
- Aerofólio traseiro na cor do veículo
- Airbag duplo (motorista e Passageiro) e ABS com EBD
- Alarme antifurto
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Ar-condicionado com filtro antipólen
- Banco traseiro rebatível
- Brake Light e ESS (sinalização de frenagem de emergência)
- Chave canivete com telecomando (abertura e fechamento das portas e vidros elétricos) com Fiat Code 2ª Geração
- Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
- Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo e autonomia)
- Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
- Direção elétrica progressiva
- Drive By Wire (controle eletrônico da aceleração)
- Encostos de cabeça traseiros (laterais e central)
- Follow Me Home
- Gancho universal para fixação de cadeira de criança (Isofix)
- HCSS (sistema De Partida A Frio Sem Tanque Auxiliar De Gasolina)
- Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
- Limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência
- Maçanetas e retrovisores externos na cor preta
- Predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, antena e bolsa porta-objetos nas portas dianteiras)
- Quadro de instrumentos multifuncional em TFT personalizável, com tela de 3,5″, com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa
- Retrovisores externos com comando manual
- Rodas de aço estampado 5.5 X 14″ com calotas integrais + pneus “verde” 175/65 R14 com baixa resistência a rolagem
- Tomada 12V
- Travas elétricas nas Portas e porta malas (travamento automático a 20 km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas)
- Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento
- Volante com regulagem de altura
Opcionais
Pack Safety – R$ 490
- Controles de estabilidade e tração (ESC e TC)
- Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
Fiat Argo Drive 1.0 2023 – R$ 81.990
A versão Drive vem com todos os itens da “sem sobrenome” e acrescenta:
- Alertas De Limite De Velocidade E Manutenção Programada
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco Do Passageiro Com Bolsa Porta Objetos No Encosto
- Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
- Central Multimídia Uconnect de 7″ touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entradas USB (2) e sistema de reconhecimento de voz;
- Iluminação do porta-luvas e do porta-malas
- Luz de leitura dianteira
- Maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo
- ITPMS (monitoramento de pressão dos pneus)
- Rodas de aço estampado 6.0 X 15″ com calotas integrais + pneus “verdes” com baixa resistência a rolagem 185/60 R15
- Segunda porta USB
- Volante com comandos de rádio e telefone
Opcionais
Drive Top – R$ 2.990
- Ar-condicionado digital
- Keyless entry
- Keyless go
- Faróis de neblina
- Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
- Vidros elétricos traseiros com one touch e sensor antiesmagamento;
- Retrovisores externos elétricos com função Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré) e indicadores de direção
Pack Safety – R$ 490
- Controles de estabilidade e tração (ESC e TC)
- Hill Holder
Fiat Argo Drive 1.3 automático 2023 – R$ 90.990
Vem com tudo do Argo Drive 1.3 e acrescenta:
- Cruise control
- Controles de tração e estabilidade (TC + ESC)
- Hill Holder
Opcionais
S-Design – R$ 3.990
- Ar-condicionado automático digital
- Bancos com acabamento exclusivo S-Design
- Faróis de neblina dianteiros
- Interno escurecido
- Keyless entry; Keyless go
- Painel, volante, console central, retrovisor, spoiler e frisos externos com detalhes e acabamento exclusivos
- Retrovisores externos com indicador de direção
- Retrovisores externos elétricos com Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré)
- Rodas de liga leve 6.0 x 15″ + pneus 185/60 R15 com acabamento escurecido
- Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
- Vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento
- Volante revestido em couro ecológico com costura exclusiva
Fiat Argo Trekking 1.3 2023 – R$ 89.990
Ele vem com os mesmos itens da versão Drive CVT (com exceção do câmbio automático e do cruise control) adicionando:
- Alças de apoio nas laterais do teto para passageiros dianteiro e traseiros
- Barras longitudinais no teto
- Câmera de ré
- Caracterização Trekking (adesivo no capô, faixas laterais, faixa na tampa traseira)
- Faróis de neblina
- Led design nos faróis dianteiros
- Moldura de proteção nas caixas de roda
- Pintura bicolor (teto, aerofólio traseiro e retrovisores externos na cor preta)
- Rodas de liga leve 6.0 X 15″ com cor exclusiva + pneus 205/60 R15 de uso misto ATR
- Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
- Suspensão elevada com maior altura em relação ao solo
- Vidros elétricos traseiros com one touch e sensor antiesmagamento
Opcionais
Trekking Top – R$ 2.990
- Ar-condicionado digital
- Bancos revestido em couro ecológico
- Volante revestido em couro ecológico
- Keyless entry
- Keyless go
Pack Safety – R$ 490
- Controles de estabilidade e tração (ESC e TC)
- Hill Holder
Fiat Argo Trekking 1.3 CVT 2023 – R$ 96.990
Vem com tudo do Argo Trekking 1.3 e acrescenta:
- Cruise control
- Controles de tração e estabilidade (TC + ESC)
- Hill Holder
Opcionais
Trekking Top – R$ 2.990
- Ar-condicionado digital
- Bancos revestido em couro ecológico
- Volante revestido em couro ecológico
- Keyless entry
- Keyless go
Visual
Quando a linha 2023 foi lançada, no ano passado, o Argo ganhou mudanças no design, principalmente na dianteira. Todas as versões receberam novo para-choque, grade dianteira, rodas e calotas.
Além disso, a Trekking passou a contar com novos desenhos dos adesivos em preto e com detalhes em laranja mais presentes tanto no capô (com comprimento mais longo) quanto na lateral.
Resumo da obra
Demorou, mas finalmente temos o Fiat Argo 1.3 automático entre nós. Definitivamente o modelo ficou ainda mais competitivo perante os concorrentes.
Mas, na falta de ajuste de profundidade do volante (por uma limitação do projeto, infelizmente), para a linha 2024, se a Stellantis refinar o pouco mais o seu hatch, ele pode até assumir a liderança entre os automóveis mais vendidos do Brasil!
Sugestões
Para isso, sugiro:
- Versão 1.0 sem sobrenome sair de linha, tornando a Drive 1.0 como a de entrada, mas mantendo o preço da sua irmã sem sobrenome;
- Toda a linha Argo, sem exceção, vir, de fábrica, com luz (assinatura) diurna de LED, Hill Holder e controles de tração e de estabilidade – sem aumento de preço;
- Mais dois airbags (totalizando quatro) também seriam bem-vindos (eram opcionais no passado);
- Faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiros e retrovisores externos elétricos (com Tilt Down) ofertados como opcionais num pacote acessível para a versão Drive 1.0 e de série na Drive 1.3 CVT.
Custo/benefício do modelo melhoraria substancialmente!
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem