Fiat Argo 1.3 automático finalmente está entre nós!

Fiat Argo Drive 1.3 CVT
Fiat Argo 1.3 automático CVT chegou!

Finalmente o Fiat Argo 1.3 automático está entre nós! Peço isso desde 2017, quando o modelo foi lançado e as versões com esse motor contavam apenas com a limitada transmissão manual automatizada GSR Comfort para quem queria dar férias para o pé esquerdo. 

A nova opção de câmbio chega ampliando o portfólio da família Argo, que estava enxuto desde a saída das opções com motor 1.8 (como a Precision). Agora temos: 1.0, Drive 1.0, Drive 1.3 automático, Trekking 1.3 e Trekking 1.3 automático – todos linha 2023 (não são 2024 ainda).

câmbio do Fiat Argo Drive 1.3 CVT
Câmbio automático CVT do Fiat Argo Drive 1.3

Demora justificada?

A Fiat “precisou vender” 385.000 unidades do Argo, desde o seu lançamento, para finalmente ofertar câmbio automático para o motor 1.3. Ela insistiu no automatizado, que hoje é quase um “fumo” no mercado de usados – todos os modelos de todas as marcas.

Isso aconteceu porque a montadora italiana trabalhou por um bom tempo no desenvolvimento da transmissão do tipo CVT acoplada ao propulsor 1.3 para, então, começar a introduzi-lo na sua linha, como na picape fenômeno, Strada, e no sedã Cronos. Logo, era uma questão de tempo para chegar no hatch, o que aconteceu meio tarde (peço há cinco anos), mas, o mais importante, ainda em tempo!

Foto do visual do Fiat Argo Drive S-Design
Falta uma antena shark no Fiat Argo Drive com pacote S-Design

Motores Firefly

O Fiat Argo continua com a eficiente motorização 1.0 6V, de três cilindros, que gera potência de 71 cv com gasolina e 75 cv com etanol (ambas a 6.000 rpm) e torque de 10/10,7 mkgf (G/E), a 3.250 rpm.

O câmbio CVT está acoplado apenas ao propulsor 1.3 8V, de quatro cilindros, que desenvolve 98 cv (6.000 rpm) de potência com gasolina e 107 cv (6.250 rpm) com etanol e 13,2 mkgf (4.250 rpm) de torque com o combustível de origem fóssil e 13,7 mkgf (4.000 rpm) com o derivado da cana-de-açúcar.

Foto do painel do Fiat Argo Drive 1.3 CVT
Painel do Fiat Argo Drive 1.3 CVT

Câmbios

Nova melhor amiga da motorização 1.3, a transmissão automática do tipo CVT simula sete marchas virtuais e oferece três modos de condução:

  • Automático
  • Manual
  • Sport

Esta última atua na central eletrônica e promove ajustes para tornar o veículo mais responsivo: o retorno do motor fica mais ágil ao toque no acelerador e as marchas são alongadas, com as trocas acontecendo em rotações mais elevadas.

As versões 1.0 são equipadas unicamente com câmbio manual de cinco marchas.

Foto do painel do Fiat Argo Trekking 1.3 CVT
Painel do Fiat Argo Trekking 1.3 CVT

Consumo e ficha técnica

De acordo com a Stellantis, o Fiat Argo 1.3 automático tem números de consumo semelhantes para as versões Drive e Trekking. Confira:

Fiat Argo 1.3 automático – Drive

  • Cidade: 12,6 km/l (gasolina) / 9,1 km/l (etanol)
  • Estrada: 13,9 km/l (gasolina) / 10,1 km/l (etanol)

Fiat Argo 1.3 automático – Trekking 

  • Cidade: 12,7 km/l (gasolina) / 8,9 km/l (etanol)
  • Estrada: 13,9 km/l (gasolina) / 10,1 km/l (etanol)

Fiat Argo

Drive 1.3 CVT

Trekking 1.3 CVT

Comprimento

4,031 m

Largura

1,724 / 1,962 m (com espelhos)

1,750 / 1,980 m (com espelhos)

Altura

1,512 m

1,539 / 1,568 m (com barras no teto)

Entre eixos

2,521 m

Altura mínima do solo

16,2 cm

18,2 cm

Ângulo de entrada

20,4°

21°

Ângulo de saída

30,3°

33°

Porta-malas

300 litros

Tanque

47 litros

Peso

1.150 kg

1.170 kg

Equipamentos

Ainda como linha 2023, confira os principais equipamentos de série e opcionais de cada versão do Fiat Argo:

Central multimídia Uconnect no Argo Trekking CVT tem tela pequena
Central multimídia Uconnect do Argo (a partir do drive) tem tela pequena

Fiat Argo 1.0 2023 – R$ 78.590

  • Aerofólio traseiro na cor do veículo
  • Airbag duplo (motorista e Passageiro) e ABS com EBD
  • Alarme antifurto
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Ar-condicionado com filtro antipólen
  • Banco traseiro rebatível
  • Brake Light e ESS (sinalização de frenagem de emergência)
  • Chave canivete com telecomando (abertura e fechamento das portas e vidros elétricos) com Fiat Code 2ª Geração 
  • Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
  • Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
  • Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo e autonomia)
  • Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
  • Direção elétrica progressiva
  • Drive By Wire (controle eletrônico da aceleração)
  • Encostos de cabeça traseiros (laterais e central)
  • Follow Me Home
  • Gancho universal para fixação de cadeira de criança (Isofix)
  • HCSS (sistema De Partida A Frio Sem Tanque Auxiliar De Gasolina)
  • Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
  • Limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência
  • Maçanetas e retrovisores externos na cor preta
  • Predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, antena e bolsa porta-objetos nas portas dianteiras)
  • Quadro de instrumentos multifuncional em TFT personalizável, com tela de 3,5″, com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa 
  • Retrovisores externos com comando manual
  • Rodas de aço estampado 5.5 X 14″ com calotas integrais + pneus “verde” 175/65 R14 com baixa resistência a rolagem
  • Tomada 12V
  • Travas elétricas nas Portas e porta malas (travamento automático a 20 km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas)
  • Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento
  • Volante com regulagem de altura

Opcionais

Pack Safety – R$ 490

  • Controles de estabilidade e tração (ESC e TC)
  • Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
Fiat Argo1.0 2023
Fiat Argo 1.0 2023

Fiat Argo Drive 1.0 2023 – R$ 81.990

A versão Drive vem com todos os itens da “sem sobrenome” e acrescenta:

  • Alertas De Limite De Velocidade E Manutenção Programada
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Banco Do Passageiro Com Bolsa Porta Objetos No Encosto
  • Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Central Multimídia Uconnect de 7″ touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entradas USB (2) e sistema de reconhecimento de voz;
  • Iluminação do porta-luvas e do porta-malas
  • Luz de leitura dianteira
  • Maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo
  • ITPMS (monitoramento de pressão dos pneus)
  • Rodas de aço estampado 6.0 X 15″ com calotas integrais + pneus “verdes” com baixa resistência a rolagem 185/60 R15
  • Segunda porta USB
  • Volante com comandos de rádio e telefone

Opcionais

Drive Top – R$ 2.990

  • Ar-condicionado digital
  • Keyless entry
  • Keyless go
  • Faróis de neblina
  • Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
  • Vidros elétricos traseiros com one touch e sensor antiesmagamento;
  • Retrovisores externos elétricos com função Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré) e indicadores de direção

Pack Safety – R$ 490

  • Controles de estabilidade e tração (ESC e TC)
  • Hill Holder
Foto do Fiat Argo Drive 1.3 CVT S-Design
Fiat Argo Drive 1.3 CVT S-Design

Fiat Argo Drive 1.3 automático 2023 – R$ 90.990

Vem com tudo do Argo Drive 1.3 e acrescenta:

  • Cruise control
  • Controles de tração e estabilidade (TC + ESC)
  • Hill Holder

Opcionais

S-Design – R$ 3.990

  • Ar-condicionado automático digital
  • Bancos com acabamento exclusivo S-Design
  • Faróis de neblina dianteiros
  • Interno escurecido
  • Keyless entry; Keyless go
  • Painel, volante, console central, retrovisor, spoiler e frisos externos com detalhes e acabamento exclusivos
  • Retrovisores externos com indicador de direção
  • Retrovisores externos elétricos com Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré)
  • Rodas de liga leve 6.0 x 15″ + pneus 185/60 R15 com acabamento escurecido
  • Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
  • Vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento
  • Volante revestido em couro ecológico com costura exclusiva
painel do Fiat Argo Trekking 2023
Painel do Fiat Argo Trekking 2023

Fiat Argo Trekking 1.3 2023 – R$ 89.990

Ele vem com os mesmos itens da versão Drive CVT (com exceção do câmbio automático e do cruise control) adicionando:

  • Alças de apoio nas laterais do teto para passageiros dianteiro e traseiros
  • Barras longitudinais no teto
  • Câmera de ré
  • Caracterização Trekking (adesivo no capô, faixas laterais, faixa na tampa traseira)
  • Faróis de neblina
  • Led design nos faróis dianteiros
  • Moldura de proteção nas caixas de roda
  • Pintura bicolor (teto, aerofólio traseiro e retrovisores externos na cor preta)
  • Rodas de liga leve 6.0 X 15″ com cor exclusiva + pneus 205/60 R15 de uso misto ATR
  • Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
  • Suspensão elevada com maior altura em relação ao solo
  • Vidros elétricos traseiros com one touch e sensor antiesmagamento

Opcionais

Trekking Top – R$ 2.990

  • Ar-condicionado digital
  • Bancos revestido em couro ecológico
  • Volante revestido em couro ecológico
  • Keyless entry
  • Keyless go

Pack Safety – R$ 490

  • Controles de estabilidade e tração (ESC e TC)
  • Hill Holder
Foto do Fiat Argo Trekking 1.3 CVT
Fiat Argo Trekking 1.3 CVT

Fiat Argo Trekking 1.3 CVT 2023 – R$ 96.990

Vem com tudo do Argo Trekking 1.3 e acrescenta:

  • Cruise control
  • Controles de tração e estabilidade (TC + ESC)
  • Hill Holder

Opcionais

Trekking Top – R$ 2.990

  • Ar-condicionado digital
  • Bancos revestido em couro ecológico
  • Volante revestido em couro ecológico
  • Keyless entry
  • Keyless go
Foto do Fiat Argo Trekking 1.3 CVT 2023
Fiat Argo Trekking 1.3 CVT 2023

Visual

Quando a linha 2023 foi lançada, no ano passado, o Argo ganhou mudanças no design, principalmente na dianteira. Todas as versões receberam novo para-choque, grade dianteira, rodas e calotas.

Além disso, a Trekking passou a contar com novos desenhos dos adesivos em preto e com detalhes em laranja mais presentes tanto no capô (com comprimento mais longo) quanto na lateral. 

Foto do banco traseiro do Fiat Argo Trekking 1.3 CVT
Banco traseiro do Argo Trekking CVT – espaço é limitado, mas condizente com a categoria

Resumo da obra

Demorou, mas finalmente temos o Fiat Argo 1.3 automático entre nós. Definitivamente o modelo ficou ainda mais competitivo perante os concorrentes.

Mas, na falta de ajuste de profundidade do volante (por uma limitação do projeto, infelizmente), para a linha 2024, se a Stellantis refinar o pouco mais o seu hatch, ele pode até assumir a liderança entre os automóveis mais vendidos do Brasil!

Sugestões

Para isso, sugiro:

  • Versão 1.0 sem sobrenome sair de linha, tornando a Drive 1.0 como a de entrada, mas mantendo o preço da sua irmã sem sobrenome;
  • Toda a linha Argo, sem exceção, vir, de fábrica, com luz (assinatura) diurna de LED, Hill Holder e controles de tração e de estabilidade – sem aumento de preço;
  • Mais dois airbags (totalizando quatro) também seriam bem-vindos (eram opcionais no passado);
  • Faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiros e retrovisores externos elétricos (com Tilt Down) ofertados como opcionais num pacote acessível para a versão Drive 1.0 e de série na Drive 1.3 CVT.

Custo/benefício do modelo melhoraria substancialmente!  

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *