Que momento! BYD apresenta seu primeiro carro 100% elétrico brasileiro e prepara dois híbridos

Foto do BYD Dolphin Mini brasileiro
Primeiro carro 100% elétrico brasileiro: BYD Dolphin Mini

Finalmente um dos momentos que eu mais esperava aconteceu! Depois de uma espera mais longa do que eu gostaria, o primeiro carro 100% elétrico brasileiro da BYD foi apresentado ao público hoje! O modelo foi um Dolphin Mini! E logo ele terá a companhia de dois híbridos!

Do fundo do poço à virada

Esse marco acontece depois de passarmos por um período muito ruim da indústria automotiva nacional, entre 2019 e 2022, com o fundo do poço acontecendo com o fechamento das plantas da Ford.

Desde de 2023, o setor de veículos no Brasil vem demonstrando mais fôlego e o ponto de virada foram os excelentes anúncios de investimentos de várias montadoras aqui no país, superiores a R$ 115 bilhões, que irão acontecer até 2030 em solo nacional!

Foto do primeiro carro 100% elétrico brasileiro da BYD na linha de montagem da Bahia
Primeiro carro 100% elétrico brasileiro da BYD na linha de montagem da Bahia

Primeiro carro 100% elétrico brasileiro da BYD

O Dolphin Mini foi o escolhido para esse momento simbólico porque, segundo a BYD, ele é modelo elétrico mais vendido do país, com mais de 34 mil unidades. Recentemente, inclusive, ele ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades produzidas mundialmente.

O palco dessa estreia é a novíssima fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia. O primeiro exemplar ainda é de pré-série e a fábrica passará por ajustes até atingir o nível ideal para a fabricação e comercialização efetiva do modelo.

Preços reduzido

Quando isso acontecer, segundo Alexandre Baldy, Vice-presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Brasil, em entrevista ao G1, o Dolphin Mini deve ter seu preço reduzido em cerca de R$ 3.000, caindo de R$ 122.800 para R$ 119.800. É pouco, mas ajuda.

Espero que o Song Pro e o King híbridos nacionais caiam mais.

Pode crescer?

Com os veículos nacionais e preços razoavelmente mais em conta, a BYD pode, finalmente, começar a crescer efetivamente no Brasil. Quando o motor híbrido flex chegar (veja abaixo), o market share tende a subir um pouco mais se a oferta de modelos ajudar. Pós-venda também é fundamental.

15 meses

“A BYD é uma empresa feita por engenheiros e uma das que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no mundo. Toda essa tecnologia agora está presente na nossa fábrica brasileira. Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da nossa linha de produção. Esse é um momento histórico não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade sustentável em toda a América Latina. Escolhemos a Bahia pela força de seu povo, pela mão de obra capacitada e por acreditarmos no potencial transformador dessa região”, afirma Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas e Europa.

Foto do BYD Song Pro híbrido brasileiro
BYD Song Pro híbrido brasileiro

Song Pro e King

O Dolphin Mini, o primeiro carro 100% elétrico brasileiro da BYD, se junta aos dois híbridos que também serão nacionais: Song Pro (GL/GS), agora oficializado, e o King (GL/GS), que já havia sido anunciado.

“Estamos transformando Camaçari em uma potência para o futuro. Esse complexo fabril representa uma vitória da inovação, da sustentabilidade e da confiança no Brasil. A BYD chega com tecnologia, investimentos e propósito: fazer parte do próximo capítulo do setor automotivo nacional. O que estamos vendo hoje na Bahia é um marco na reindustrialização do país e um grande salto tecnológico. A BYD agora é uma empresa feita por brasileiros para brasileiros”, destaca Alexandre Baldy, Vice-Presidente sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Auto Brasil.

Baiana com tecnologia

A linha de montagem da BYD na Bahia é uma das mais modernas da marca do mundo. Um sistema de sequenciamento inteligente prioriza a produção dos modelos com maior demanda. Cada carro pode ser rastreado em tempo real enquanto avança pela linha. Robôs cuidam de tarefas como instalação de vidros e fixação de baterias. O uso do espaço é tridimensional, aproveitando cada centímetro de maneira eficiente.

Foto da fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, Brasil
Fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, Brasil

Conforto acústico

Um sistema exclusivo de fricção silenciosa mantém os níveis de ruído abaixo de 70 decibéis, criando um ambiente de trabalho agradável e confortável. O prédio principal é um dos maiores da América Latina dedicado à produção de veículos elétricos, com uma área impressionante de 156.800 metros quadrados.

Desde 2014

“O Brasil está hoje no centro das atenções globais na revolução automotiva, e a BYD é peça-chave nessa transformação. Desde 2014 estamos investindo continuamente e já construímos uma base sólida para acelerar a transição energética no país. Ver a marca como líder de mercado de veículos elétricos e a expansão de nossa rede de concessionárias é a prova de que estamos no caminho certo e com estratégias sólidas no longo prazo”, destaca Tyler Li, Presidente da BYD no Brasil.

Foto do BYD Dolphin Mini elétrico brasileiro
BYD Dolphin Mini elétrico brasileiro

Primeiro fornecedor homologado

A BYD também anunciou a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A Continental Pneus de Camaçari, vizinha da fábrica, é a primeira companhia oficialmente homologada.

A Continental tem uma história de sucesso de mais de 150 anos e é uma das maiores fabricantes de pneus do mundo.

Investimento no complexo

A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões (valor que faz parte do total geral que citei acima) no complexo de Camaçari – uma megaestrutura que ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol. Quando todas as fases estiverem concluídas, o projeto deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos.

Foto do BYD Song Pro híbrido nacional
BYD Song Pro híbrido nacional

De SKD para 300 mil

Em 2026, a fábrica terá capacidade anual de 150 mil veículos. Considerando que estamos em julho, a BYD estima produzir 50 mil unidades em 2025. Inicialmente operando no sistema SKD (Semi Knocked-Down), a planta evoluirá gradualmente para produção nacional completa – incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local.

Interessante que a marca já tem planejada a expansão para 300 mil carros, na segunda fase do projeto.

Foto do primeiro carro 100% elétrico brasileiro da BYD: Dolphin Mini
Primeiro carro 100% elétrico brasileiro da BYD: Dolphin Mini

Híbrido flex

Essa jornada ambiciosa inclui também o desenvolvimento do tão aguardado motor 1.5 DM-i híbrido flex, projetado e construído numa cooperação entre cientistas chineses e brasileiros. Vai ajudar na expansão da marca.

“Estamos fazendo história e colocando a Bahia, mais uma vez, no centro das atenções de todo o mundo quando o assunto é desenvolvimento e transição energética. Esta nova etapa que estamos presenciando na fábrica da BYD, em Camaçari, mostra a força e o potencial do nosso estado, e tenho certeza de que nos renderá frutos e resultados de altíssima qualidade. O Governo do Estado, juntamente com o Governo Federal, também segue firme para continuar garantindo geração de emprego e renda para o povo baiano, mantendo os índices favoráveis que a Bahia registra atualmente, com oferta de mão de obra qualificada e mais oportunidades, não somente em Camaçari, mas em toda a região metropolitana”, comemorou o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Ford -> BYD

A decisão de construir a fábrica na Bahia foi anunciada em julho de 2023 em um evento realizado no Farol da Barra, em Salvador (BA).  O lançamento da pedra fundamental, em outubro do mesmo ano, aconteceu para oficializar a posse do terreno, que foi usado pela Ford antes dela abandonar de vez a produção nacional.

As obras começaram em março de 2024 e, passados 15 meses, a BYD do Brasil já começou os testes que antecedem o começo da linha de produção.

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