
Finalmente um dos momentos que eu mais esperava aconteceu! Depois de uma espera mais longa do que eu gostaria, o primeiro carro 100% elétrico brasileiro da BYD foi apresentado ao público hoje! O modelo foi um Dolphin Mini! E logo ele terá a companhia de dois híbridos!
Do fundo do poço à virada
Esse marco acontece depois de passarmos por um período muito ruim da indústria automotiva nacional, entre 2019 e 2022, com o fundo do poço acontecendo com o fechamento das plantas da Ford.
Desde de 2023, o setor de veículos no Brasil vem demonstrando mais fôlego e o ponto de virada foram os excelentes anúncios de investimentos de várias montadoras aqui no país, superiores a R$ 115 bilhões, que irão acontecer até 2030 em solo nacional!

Primeiro carro 100% elétrico brasileiro da BYD
O Dolphin Mini foi o escolhido para esse momento simbólico porque, segundo a BYD, ele é modelo elétrico mais vendido do país, com mais de 34 mil unidades. Recentemente, inclusive, ele ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades produzidas mundialmente.
O palco dessa estreia é a novíssima fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia. O primeiro exemplar ainda é de pré-série e a fábrica passará por ajustes até atingir o nível ideal para a fabricação e comercialização efetiva do modelo.
Preços reduzido
Quando isso acontecer, segundo Alexandre Baldy, Vice-presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Brasil, em entrevista ao G1, o Dolphin Mini deve ter seu preço reduzido em cerca de R$ 3.000, caindo de R$ 122.800 para R$ 119.800. É pouco, mas ajuda.
Espero que o Song Pro e o King híbridos nacionais caiam mais.
Pode crescer?
Com os veículos nacionais e preços razoavelmente mais em conta, a BYD pode, finalmente, começar a crescer efetivamente no Brasil. Quando o motor híbrido flex chegar (veja abaixo), o market share tende a subir um pouco mais se a oferta de modelos ajudar. Pós-venda também é fundamental.
15 meses
“A BYD é uma empresa feita por engenheiros e uma das que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no mundo. Toda essa tecnologia agora está presente na nossa fábrica brasileira. Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da nossa linha de produção. Esse é um momento histórico não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade sustentável em toda a América Latina. Escolhemos a Bahia pela força de seu povo, pela mão de obra capacitada e por acreditarmos no potencial transformador dessa região”, afirma Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas e Europa.

Song Pro e King
O Dolphin Mini, o primeiro carro 100% elétrico brasileiro da BYD, se junta aos dois híbridos que também serão nacionais: Song Pro (GL/GS), agora oficializado, e o King (GL/GS), que já havia sido anunciado.
“Estamos transformando Camaçari em uma potência para o futuro. Esse complexo fabril representa uma vitória da inovação, da sustentabilidade e da confiança no Brasil. A BYD chega com tecnologia, investimentos e propósito: fazer parte do próximo capítulo do setor automotivo nacional. O que estamos vendo hoje na Bahia é um marco na reindustrialização do país e um grande salto tecnológico. A BYD agora é uma empresa feita por brasileiros para brasileiros”, destaca Alexandre Baldy, Vice-Presidente sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Auto Brasil.
Baiana com tecnologia
A linha de montagem da BYD na Bahia é uma das mais modernas da marca do mundo. Um sistema de sequenciamento inteligente prioriza a produção dos modelos com maior demanda. Cada carro pode ser rastreado em tempo real enquanto avança pela linha. Robôs cuidam de tarefas como instalação de vidros e fixação de baterias. O uso do espaço é tridimensional, aproveitando cada centímetro de maneira eficiente.

Conforto acústico
Um sistema exclusivo de fricção silenciosa mantém os níveis de ruído abaixo de 70 decibéis, criando um ambiente de trabalho agradável e confortável. O prédio principal é um dos maiores da América Latina dedicado à produção de veículos elétricos, com uma área impressionante de 156.800 metros quadrados.
Desde 2014
“O Brasil está hoje no centro das atenções globais na revolução automotiva, e a BYD é peça-chave nessa transformação. Desde 2014 estamos investindo continuamente e já construímos uma base sólida para acelerar a transição energética no país. Ver a marca como líder de mercado de veículos elétricos e a expansão de nossa rede de concessionárias é a prova de que estamos no caminho certo e com estratégias sólidas no longo prazo”, destaca Tyler Li, Presidente da BYD no Brasil.

Primeiro fornecedor homologado
A BYD também anunciou a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A Continental Pneus de Camaçari, vizinha da fábrica, é a primeira companhia oficialmente homologada.
A Continental tem uma história de sucesso de mais de 150 anos e é uma das maiores fabricantes de pneus do mundo.
Investimento no complexo
A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões (valor que faz parte do total geral que citei acima) no complexo de Camaçari – uma megaestrutura que ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol. Quando todas as fases estiverem concluídas, o projeto deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos.

De SKD para 300 mil
Em 2026, a fábrica terá capacidade anual de 150 mil veículos. Considerando que estamos em julho, a BYD estima produzir 50 mil unidades em 2025. Inicialmente operando no sistema SKD (Semi Knocked-Down), a planta evoluirá gradualmente para produção nacional completa – incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local.
Interessante que a marca já tem planejada a expansão para 300 mil carros, na segunda fase do projeto.

Híbrido flex
Essa jornada ambiciosa inclui também o desenvolvimento do tão aguardado motor 1.5 DM-i híbrido flex, projetado e construído numa cooperação entre cientistas chineses e brasileiros. Vai ajudar na expansão da marca.
“Estamos fazendo história e colocando a Bahia, mais uma vez, no centro das atenções de todo o mundo quando o assunto é desenvolvimento e transição energética. Esta nova etapa que estamos presenciando na fábrica da BYD, em Camaçari, mostra a força e o potencial do nosso estado, e tenho certeza de que nos renderá frutos e resultados de altíssima qualidade. O Governo do Estado, juntamente com o Governo Federal, também segue firme para continuar garantindo geração de emprego e renda para o povo baiano, mantendo os índices favoráveis que a Bahia registra atualmente, com oferta de mão de obra qualificada e mais oportunidades, não somente em Camaçari, mas em toda a região metropolitana”, comemorou o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Ford -> BYD
A decisão de construir a fábrica na Bahia foi anunciada em julho de 2023 em um evento realizado no Farol da Barra, em Salvador (BA). O lançamento da pedra fundamental, em outubro do mesmo ano, aconteceu para oficializar a posse do terreno, que foi usado pela Ford antes dela abandonar de vez a produção nacional.
As obras começaram em março de 2024 e, passados 15 meses, a BYD do Brasil já começou os testes que antecedem o começo da linha de produção.
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