
Julho tem uma pausa nas escolas do Brasil e muita gente aproveita para descansar em vários lugares diferentes. Então, antes de viajar e, também, no seu dia a dia, cuide sempre do pneu do seu carro!
Óbvio importante
Não custa lembrar que os pneus são essenciais para a segurança, pois eles são o único ponto de contato do veículo com o solo. Com isso, eles impactam na dirigibilidade, estabilidade e no desempenho. Eles também influenciam diretamente no consumo de combustível.
Como saber se é hora de trocar os pneus?
A principal forma de identificar o momento da troca é observar o TWI (Tread Wear Indicator), um indicador de desgaste localizado entre os sulcos da banda de rodagem. Quando ele atinge o mesmo nível da borracha do pneu, significa que a profundidade já está abaixo do mínimo legal de 1,6 mm e a substituição é bastante recomendada.
“Rodar com pneus desgastados ou mal calibrados compromete a segurança da família e aumenta o risco de acidentes, especialmente em rodovias”, afirma Diogo Silva, gerente nacional de peças e pneus da Divisão de Máquinas do Grupo Bamaq.

Fique de olho
Além do risco à segurança, conduzir com pneus abaixo desse limite pode acarretar perda da cobertura do seguro em caso de acidentes. Vale também observar:
- Rachaduras ou bolhas nas laterais do pneu, que indicam desgaste estrutural;
- Desgaste irregular, geralmente provocado por desalinhamento, balanceamento incorreto ou problemas na suspensão;
- Vibrações durante a condução, que podem ser sinal de danos internos;
- Barulhos estranhos vindos dos pneus.
Dicas
Segundo o gerente da Bamaq Máquinas, para aumentar a vida útil dos pneus é preciso estar atento a mais alguns itens:
- Calibragem semanal, sempre com os pneus frios e seguindo a recomendação do manual do proprietário;
- Rodízio a cada 8 mil a 10 mil km, para que os pneus se desgastem de forma mais uniforme;
- Alinhamento e balanceamento periódicos, principalmente após impactos com buracos ou meio-fio;
- Evitar sobrecarga no veículo, pois o excesso de peso pressiona os pneus além do limite adequado;
- Dirigir de forma suave, evitando arrancadas, frenagens bruscas e curvas em alta velocidade.
Na dúvida, sempre consulte o manual do proprietário do veículo! Sempre!

Alternativas interessantes
“A escolha de pneus com tecnologia adequada pode ajudar em todo esse processo. Hoje já temos modelos que oferecem menor resistência ao rolamento, o que contribui para a economia de combustível, pneus que proporcionam conforto acústico para uma viagem mais agradável, e até estruturas internas que permitem rodar por alguns quilômetros mesmo em caso de furo – uma tranquilidade a mais para quem viaja em rodovias”, disse Silva.
Entre os modelos disponíveis no mercado, o especialista menciona os pneus com uma tecnologia que veda automaticamente pequenos furos. Na Continental, por exemplo, o sistema se chama ContiSeal.
Outra solução bem interessante da marca é a SSR (Self Supporting Runflat). Esses pneus possuem paredes laterais reforçadas, permitindo que o veículo continue em movimento após um furo, por uma distância e velocidade limitada, geralmente 80 km a até 80 km/h.
E a validade do pneu?
Mesmo que estejam pouco rodados, os pneus têm prazo de validade, geralmente de cinco anos a partir da data de fabricação, impressa na lateral por meio do número DOT. Após esse período, a borracha pode ressecar e perder suas propriedades de aderência, aumentando os riscos em frenagens e curvas.
Ou seja, depois de cinco anos o pneu não terá a garantia do funcionamento ideal.
Não se esqueça do estepe
Uma vez por mês ou antes de viajar, vale a pena também verificar o estepe. Faça a sua calibragem de acordo com o manual do proprietário do veículo.
Vale também verificar o kit de ferramentas e o macaco hidráulico, fundamentais em caso de emergência.
“Viajar com segurança começa muito antes de ligar o motor. Começa com revisão, planejamento e consciência”, alerta Diogo Silva.
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