Com visual ousado, novo Hyundai Kona híbrido parte de R$ 214.990

Foto do Hyundai Kona híbrido
Novo Hyundai Kona híbrido

Embora sejam independentes, com estratégias diferentes, Hyundai e Kia são marcas irmãs. No Brasil, percebemos a diferença entre elas de algumas formas, como, por exemplo, pela estrutura, agressividade, capilaridade da rede de concessionários e design dos carros. E, agora, temos a chegada da nova geração do Hyundai Kona híbrido, o mais “Kia entre os Hyundais” do nosso mercado em termos visuais!

Falo isso como o elogio! Afinal, não é segredo aqui no De 0 a 100 que sempre achei os modelos da Kia muito bonitos. E gostei também do novo Kona híbrido! Com mudanças expressivas em relação à sua primeira geração, a segunda começou a ser vendida em todo o País no último dia 5.

Aproveitei o sábado (7) e fui conhecer o carro pessoalmente, além de ir, pela primeira, à Carbel Korea, interessante concessionária Hyundai aqui em Belo Horizonte (MG) que tem todo corpo gerencial formado por mulheres! 💪

Foto do Hyundai Kona híbrido na Carbel Korea
Hyundai Kona híbrido na Carbel Korea, em Belo Horizonte

Versões, preços e cores

O novo Hyundai Kona híbrido está disponível em duas opções: Ultimate (R$ 214.990) e Signature (R$ 234.990). Os valores poderiam ser mais agressivos, considerando a crescente oferta de híbridos no nosso mercado.

“Estamos trazendo para o Brasil a configuração híbrida, cada vez mais procurada pelo consumidor, na forma de um veículo com design e nível de equipamentos impressionantes, como é o caso do Novo KONA Hybrid. Trata-se de um modelo com especificação e tamanho que o configuram no topo entre seus concorrentes diretos e o credenciam a competir fortemente nas categorias superiores. Ele dá continuidade à renovação e ampliação de nosso portfólio no País, agora com a opção de motorização híbrida aliando-se às variações a combustão e totalmente eletrificadas”, afirmou Oscar Castro, diretor executivo de Vendas da Hyundai Motor Brasil.

São cinco possibilidades de cores externas: Branco Atlas, Preto Abyss Perolizado, Cinza Cyber Metálico, Cinza Pérola e Cinza Ecotronic Matte – de acabamento fosco. No interior, também é possível escolher entre duas tonalidade: preta ou cinza.

Foto do Hyundai Kona Signature híbrido
Hyundai Kona Signature híbrido é vendido em duas versões Ultimate e Signature (foto)

Nova linha visual inaugurada

Equipado com motorização híbrida, a chegada da segurança geração do modelo amplia o portfólio de veículos eletrificados da marca no Brasil, recentemente renovado com o bonito IONIQ 5, 100% elétrico.

Ela também inaugura por aqui a linguagem de design global Seamless Lighting, que se caracteriza pelos faróis conectados por uma faixa de luz contínua em sua versão topo de gama.

Design ousado

Se comparado às linhas HB20, HB20S e até ao Creta, o novo Kona Hybrid apresenta design mais futurista e ousado.

“O conjunto óptico em full LED, na versão Signature, é harmonizado com o para-choque dianteiro, com acabamento tridimensional ressaltado pelos paralamas proeminentes. As rodas de liga leve diamantadas de 18″, o desenho em Z nos vincos das portas e a linha de cintura ascendente da dianteira para a traseira certificam o estilo exclusivo da família KONA e complementam o design geral ousado e dinâmico do SUV”, disse a Hyundai em comunicado.

Foto do design do Hyundai Kona híbrido
Novo Hyundai Kona híbrido se apoia no design para conquistar o público

A marca até resumiu bem. Vendo ao vivo, o novo Kona é muito bonito, especialmente na versão Signature, que traz um aspecto mais futurista. Eu só não sou muito fã dos faróis verticalizados (prefiro horizontalizados).

Achei interessante a lanterna traseira com contorno triangular, sempre levando à linhas retas (repare na foto logo acima).

E achei a lateral dianteira do veículo, na região do para-lamas, uma das partes mais legais em termos visuais (repare abaixo)! Nunca destaquei isso num carro aqui no blog.

Preocupação

Meu único ponto de alerta está nos faróis e nas lanternas. Como ficam localizados muito nas extremidades (laterais) da carroceria do veículo, eles ficam mais suscetíveis a contatos indesejados, como esbarrões em pilastras e paredes.

Foto do para-lamas dianteiro do Hyundai Kona Signature híbrido
Uma das partes que mais gostei do novo Hyundai Kona: sua lateral dianteira

Conjunto híbrido

Uma das partes mais legais do novo Kona é o seu sistema híbrido, com nota A entre veículos médios pela classificação do INMETRO.

O conjunto é formado pelo motor Kappa GDI, 1.6 16V aspirado, com injeção direta de combustível (que era para ser o do Veloster), associado à transmissão automatizada de dupla embreagem (DCT) de seis marchas e a um motor elétrico com bateria principal de Íons de lítio e capacidade de 1,32 kWh.

A potência máxima combinada não é alta: apenas 141 cv. Por outro lado, o torque máximo combinado surpreende e se torna peça fundamental para o desempenho: 27 mkgf.

Foto do motor do Hyundai Kona híbrido
Motor 1.6 GDI do Kona conta com apoio de um propulsor elétrico, o tornando híbrido

Consumo

Para um carro do porte do Kona, os números de consumo são bons, especialmente em perímetro urbano: 18,4 km/l na cidade e 16 km/l na estrada. Lembrando que o modelo só pode ser abastecido com gasolina.

Quem sabe esse conjunto motriz não ganha mais escala, sendo oferecido para o Creta e outros carros, e não passa a ser flex? 🤞

Suspensão

Infelizmente, poucas unidades do novo Hyundai Kona híbrido chegaram a cada concessionária da marca no Brasil até o sábado passado. Com isso, o carro da Carbel Korea já estava vendido e não consegui fazer um test-drive.

Mas poderei fazer isso depois, tanto para avaliar a eficiência do conjunto mecânico, quanto da suspensão, independente nas quatro rodas, graças ao sistema multi-link na traseira.

Medidas

A novidade é importada e mede 4,350 m de comprimento, 1,825 m de largura, 1,580 m de altura e tem 2,660 m de distância entre eixos.

Segundo a Hyundai, o “espaço para as pernas no banco traseiro é referência no novo Kona devido ao entre eixos, que aumentou 6 cm em relação a geração anterior”. Também contribuem para esta percepção de maior espaçamento o reposicionamento do banco traseiro e a otimização da espessura do encosto dos bancos dianteiros (solução batizada de Slim Seat).

Foto do interior do Hyundai Kona Signature híbrido
Interior da versão Signature do novo Kona híbrido destaca o teto solar, vilão das pessoas altas

Espaço

Na prática, posicionei o banco dianteiro para uma pessoa de 1,97 m dirigir. Percebi que o espaço para as pernas é bom na frente e atrás. Para a cabeça, o vilão de sempre apareceu: teto solar – equipamento de série da versão Signature. Com ele, bati a cabeça no teto na frente e atrás.

Sem ele, na versão Ultimate, não baterei a cabeça se estiver sentado nos bancos dianteiros. No traseiro, não sei dizer ainda pois o modelo não estava disponível na concessionária.

Embora pudesse ser melhor, a capacidade do porta-malas é boa: 407 litros. A tampa do porta-malas pode ser aberta e fechada eletronicamente no Kona Signature.

Interior

Duas soluções do novo Kona híbrido contribuem para o aumento da sensação de espaço dianteiro.

A primeira delas é o novo quadro de instrumentos digital configurável, full TFT, de 12,3″, integrado à central multimídia touchscreen, de mesmo tamanho. Com telas finas e altas, elas parecem mesmo “flutuar” na parte superior do painel.

A segunda é a tecnologia Shift by Wire, que posiciona a alavanca do câmbio automático (prateada) à direita do volante (veja abaixo). Isso elimina a necessidade da alavanca transmissão posicionada entre os bancos dianteiros. O console central acaba se beneficiando por ter mais espaço útil.

Foto do quadro de instrumentos do Hyundai Kona híbrido
Quadro de instrumentos e central multimídia do Hyundai Kona híbrido tem telas de 12,3″

Equipamentos Ultimate

Entre os equipamentos de série, destaque para o ar-condicionado digital de duas zonas, com saídas de ar traseiras (juntamente com duas portas USB-C e luz cortesia em LED), carregador de celular sem fio, banco do motorista com ajuste elétrico, função auto hold e conexão Apple Car Play/Android Auto sem fio.

Conta ainda com Assistente de Frenagem Autônomo, Monitoramento de Tráfego Cruzado Traseiro, Assistente de Ponto Cego, Farol Alto Adaptativo, Alerta de Saída Segura, Assistente de Permanência e Centralização em Faixa, Controle de Cruzeiro Adaptativo e sensor de estacionamento, além de seis airbags e controles de tração e estabilidade.

Foto do painel do Hyundai Kona híbrido
Painel do novo Kona híbrido

Equipamentos Signature

Custando R$ 20.000 a mais, a versão Signature adiciona o “Seamless Lighting” dianteiro, teto solar elétrico e luz ambiente configurável de até 64 cores, além de Câmera 360º e da Câmera para Monitoramento de Ponto Cego. Ela conta ainda com o para-brisa acústico, para maior absorção de ruídos externos, e, como citei, o porta-malas com acionamento elétrico, configurável em quatro níveis de altura de abertura.

Revisões

Veja os valores das revisões do novo Hyundai Kona híbrido:

  • 1ª revisão – R$ 951,40
  • 2ª revisão – R$ 1.393,46
  • 3ª revisão – R$ 1.473,83
  • 4ª revisão – R$ 2.562,28
  • 5ª revisão – R$ 1.393,46
  • 6ª revisão – R$ 1.554,21
Foto do Hyundai Kona Signature híbrido
Hyundai Kona Signature híbrido pode fazer 18,4 km/l na cidade com gasolina

Garantia

A garantia para o modelo é de 5 anos, com exceção da bateria principal e itens periféricos (como o motor elétrico, a unidade de controle de energia híbrida, o gerador de partida híbrido, os relés de potência e os chicotes de alta tensão), para os quais o período de cobertura é de 8 anos ou 160 mil km.

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