
Na linha da marca italiana da Stellantis, se tem um carro que deverá ser sempre um coadjuvante, esse é o Fiat Cronos 2026! Ele também foi “peugeotizado” agora para (tentar) ficar mais interessante. Será que deu certo?
É um bom carro, mas…
Para não ficar dúvida: não acho o Cronos um carro ruim. É um sedã honesto, com excelente porta-malas (525 litros), mas que peca em evoluções diferenciadas. E isso o torna sempre a terceira opção no segmento, atrás do Hyundai HB20S e do Chevrolet Onix Plus (nessa ordem).
Vou dar um exemplo entre os equipamentos. Ter seis airbags? De jeito nenhum! Ter banco traseiro bipartido? Só na versão mais cara.
E no caso da parte mecânica? Motor 1.0 turbo, como os concorrentes? Nem pensar! Ser o primeiro sedã compacto turboflex híbrido do Brasil? Nem passou pela cabeça…
E assim a vida coadjuvante segue…

Fiat Cronos 2026
Agora, na linha 2026, o destaque fica por conta de uma leve reestilização, que me agradou.
Na dianteira, que parece inspirada nos veículos da Peugeot, todas as versões recebem novo para-choque e uma grade mais robusta, que conecta os faróis. A novidade, segundo a Fiat, “dá maior percepção de largura”. Mas apenas sensação, pois, na prática, o carro continua estreito e com o espaço interno bem limitado (em todas as direções).
Na traseira, quase nenhuma mudança: o para-choque foi alterado.
A linha 2026 também trouxe retrovisores externos em preto brilhante e novas rodas: 16″ de liga leve na versão topo de linha (Precision) e de aço de 15″ no acabamento Drive (1.0 e 1.3 CVT).

Segregação de versões
Mas apenas as versões com motor 1.3 (Precision CVT e Drive CVT) passam a ter o conjunto óptico com a nova assinatura luminosa, assim como aconteceu na linha Argo. Os faróis passam a ter tecnologia Full LED, o que proporciona uma condução noturna mais segura, juntamente com o novo farol de neblina em LED, que chega como item de série na versão Precision e como opcional na Drive.

Por dentro
No interior, os acabamentos e o teto foram escurecidos, ajudando a deixar tudo, infelizmente, mais quente, e o modelo passou a ter espelhamento sem fio para o celular. Isso permite conectar ao Android Auto e Apple Carplay sem a necessidade de usar cabos.
Ainda no interior, demorou, mas versão Precision passou a contar com 4 airbags de série – deveriam ser seis e para todos os acabamentos!

Mecânica igual
Sem o mesmo sucesso da Argentina, onde é líder, o Fiat Cronos 2026 manteve o mesmo conjunto mecânico no Brasil. As versões contam com duas opções de ótimos motores:
- 1.0 6V Firefly, de três cilindros, que gera potência de 71 cv com gasolina e 75 cv com etanol (ambas a 6.000 rpm) e torque de 10/10,7 mkgf (G/E), a 3.250 rpm.
- 1.3 8V Firefly, de quatro cilindros, que desenvolve potência de 98 cv (6.000 rpm) com gasolina e 107 cv (6.250 rpm) com etanol e torque de 13,2 kgfm (4.250 rpm) com o combustível de origem fóssil e 13,7 mkgf (4.000 rpm) com o derivado da cana de açúcar.
O Cronos 1.0 é manual de cinco velocidades, enquanto o 1.3 conta unicamente com transmissão automática do tipo CVT, que simula sete marchas virtuais.
Versões, preços e equipamentos
Confira os preços a lista de equipamentos de cada versão:

Fiat Cronos Drive 2026 – 1.0 manual – R$ 103.490
A versão de entrada vem com o trivial para o século 21, devendo em mais segurança:
- Alarme antifurto
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Ar-condicionado com filtro antipólen
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Brake light
- Central Multimidia UCONNECT de 7″ Touchscreen com conexão wireless para Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entradas USB (2) e sistema de reconhecimento de voz;
- Segunda porta USB
- Chave canivete com Fiat Code e telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
- Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura e pré tensionadores
- Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
- Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
- Controles de estabilidade (ESC) e tração (TC)
- Desembaçador do vidro traseiro temporizado
- Direção elétrica progressiva
- Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
- Encostos de cabeça para todos os ocupantes
- Faróis com Follow me home
- Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- Airbag duplo (motorista e passageiro)
- Freios com sistema ABS, EBD e ESS (sinalização de frenagem de emergência)
- Assistente de partida em rampa (Hill Holder)
- Iluminação do porta-malas
- iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
- Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
- Luz diurna de segurança em LED (DRL)
- Luzes de leitura dianteira e traseira
- Maçanetas na cor do veículo
- Porta-luvas iluminado
- Predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena)
- Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
- Regulagem de altura manual do facho do farol
- Repetidores de Seta no retrovisor
- Retrovisores externos pintados em preto com comando interno mecânico
- Rodas de aço estampado 6.0 x 15″ com calotas integrais + pneus 185/60 R15
- Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
- Tomada 12V
- Travas elétricas (travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e sensor antiesmagamento
- Volante com regulagem de altura e com comandos de rádio e telefone
Só existe um pacote opcional, ofertado por R$ 3.090, que poderia ser separado, uma vez que os dois primeiros itens deveriam ser de série (ou vendidos à parte):
- Câmera de ré
- Retrovisor externo elétrico
- Rodas de liga-leve 15”

Fiat Cronos Drive 2026 – 1.3 CVT – R$ 112.990
Todos os itens do Drive 1.0 somando mais:
- Câmbio automático do tipo CVT
- Cruise control
- Modo “Sport”
- Faróis Full LED
Curioso que nem os opcionais da versão 1.0 são de série na 1.3 CVT, que tem apenas um pacote extra disponível por R$ 4.090 e composto por:
- Câmera de ré
- Retrovisor externo elétrico
- Chave presencial (keyless)
- Ar-condicionado digital
- Spoiler traseiro e frisos laterais pretos
- Interior + banco customizado
- Volante em couro ecológico
- Badge especial
- Rodas de liga-leve escurecidas
- Farol de neblina em LED

Fiat Cronos Precision 2026 – 1.3 CVT – R$ 119.990
A versão topo de linha vem com tudo da Drive 1.3 CVT adicionando:
- Bancos revestidos em “couro” preto
- 4 airbags (2 frontais e 2 laterais)
- Ar-condicionado digital
- Luzes de cortesia sob retrovisores
- Bancos traseiros bipartidos 60/40
- Maçanetas externas cromadas
- Acendimento automático dos faróis (Sensor Crepuscular)
- Roda de liga de 16” diamantada
- Farol de neblina em LED
O único opcional, que poderia estar disponível para as outras versões (pelo menos para a Drive 1.3 CVT), é o revestimento em “couro” marrom nos bancos, vendido por R$ 1.350.

Acessórios
O Cronos 2026 possui uma lista de mais de 40 acessórios Mopar, desenvolvidos especialmente para o modelo. Alguns deles, como o carregador de celular por indução, deveriam ser de série, pelo menos na versão Precision.

Resumo da obra
O compacto Fiat Cronos 2026 segue como uma opção válida no mercado. Ele é um carro bom! Mas, até sair de linha, ficará sempre na sombra dos outros modelos da marca e dos concorrentes. Afinal, no Brasil, ele não é prioridade para a Stellantis.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem