Fiat Cronos 2026 foi “peugeotizado” para se manter como coadjuvante no mercado

Foto do Fiat Cronos 2026
Fiat Cronos 2026 tem uma reestilizada e bem-vinda dianteira

Na linha da marca italiana da Stellantis, se tem um carro que deverá ser sempre um coadjuvante, esse é o Fiat Cronos 2026! Ele também foi “peugeotizado” agora para (tentar) ficar mais interessante. Será que deu certo?

É um bom carro, mas…

Para não ficar dúvida: não acho o Cronos um carro ruim. É um sedã honesto, com excelente porta-malas (525 litros), mas que peca em evoluções diferenciadas. E isso o torna sempre a terceira opção no segmento, atrás do Hyundai HB20S e do Chevrolet Onix Plus (nessa ordem).

Vou dar um exemplo entre os equipamentos. Ter seis airbags? De jeito nenhum! Ter banco traseiro bipartido? Só na versão mais cara. 

E no caso da parte mecânica? Motor 1.0 turbo, como os concorrentes? Nem pensar! Ser o primeiro sedã compacto turboflex híbrido do Brasil? Nem passou pela cabeça…

E assim a vida coadjuvante segue…

Foto do Fiat Cronos Precision 2026 automático
Fiat Cronos Precision 2026 automático: para-choque traseiro mudou pouco

Fiat Cronos 2026

Agora, na linha 2026, o destaque fica por conta de uma leve reestilização, que me agradou.

Na dianteira, que parece inspirada nos veículos da Peugeot, todas as versões recebem novo para-choque e uma grade mais robusta, que conecta os faróis. A novidade, segundo a Fiat, “dá maior percepção de largura”. Mas apenas sensação, pois, na prática, o carro continua estreito e com o espaço interno bem limitado (em todas as direções). 

Na traseira, quase nenhuma mudança: o para-choque foi alterado.

A linha 2026 também trouxe retrovisores externos em preto brilhante e novas rodas: 16″ de liga leve na versão topo de linha (Precision) e de aço de 15″ no acabamento Drive (1.0 e 1.3 CVT).

Foto do Cronos Drive 2026 1.3 automático
Cronos Drive 2026 1.3 automático

Segregação de versões

Mas apenas as versões com motor 1.3 (Precision CVT e Drive CVT) passam a ter o conjunto óptico com a nova assinatura luminosa, assim como aconteceu na linha Argo. Os faróis passam a ter tecnologia Full LED, o que proporciona uma condução noturna mais segura, juntamente com o novo farol de neblina em LED, que chega como item de série na versão Precision e como opcional na Drive.

Foto do painel do Cronos Drive 2026 1.3 automático
Painel do Cronos Drive 2026 1.3 automático

Por dentro

No interior, os acabamentos e o teto foram escurecidos, ajudando a deixar tudo, infelizmente, mais quente, e o modelo passou a ter espelhamento sem fio para o celular. Isso permite conectar ao Android Auto e Apple Carplay sem a necessidade de usar cabos.

Ainda no interior, demorou, mas versão Precision passou a contar com 4 airbags de série – deveriam ser seis e para todos os acabamentos!

Foto do painel do Fiat Cronos Precision 2026
Painel do Fiat Cronos Precision 2026 é o mais “refinado”

Mecânica igual

Sem o mesmo sucesso da Argentina, onde é líder, o Fiat Cronos 2026 manteve o mesmo conjunto mecânico no Brasil. As versões contam com duas opções de ótimos motores:

  • 1.0 6V Firefly, de três cilindros, que gera potência de 71 cv com gasolina e 75 cv com etanol (ambas a 6.000 rpm) e torque de 10/10,7 mkgf (G/E), a 3.250 rpm.
  • 1.3 8V Firefly, de quatro cilindros, que desenvolve potência de 98 cv (6.000 rpm) com gasolina e 107 cv (6.250 rpm) com etanol e torque de 13,2 kgfm (4.250 rpm) com o combustível de origem fóssil e 13,7 mkgf (4.000 rpm) com o derivado da cana de açúcar.

O Cronos 1.0 é manual de cinco velocidades, enquanto o 1.3 conta unicamente com transmissão automática do tipo CVT, que simula sete marchas virtuais.

Versões, preços e equipamentos

Confira os preços a lista de equipamentos de cada versão:

Foto do Fiat Cronos 2026 1.0 manual
Fiat Cronos 2026 1.0 manual

Fiat Cronos Drive 2026 – 1.0 manual – R$ 103.490

A versão de entrada vem com o trivial para o século 21, devendo em mais segurança:

  • Alarme antifurto
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Ar-condicionado com filtro antipólen
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Brake light
  • Central Multimidia UCONNECT de 7″ Touchscreen com conexão wireless para Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entradas USB (2) e sistema de reconhecimento de voz;
  • Segunda porta USB
  • Chave canivete com Fiat Code e telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
  • Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
  • Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura e pré tensionadores
  • Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
  • Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Controles de estabilidade (ESC) e tração (TC)
  • Desembaçador do vidro traseiro temporizado
  • Direção elétrica progressiva
  • Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
  • Encostos de cabeça para todos os ocupantes
  • Faróis com Follow me home
  • Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
  • Airbag duplo (motorista e passageiro)
  • Freios com sistema ABS, EBD e ESS (sinalização de frenagem de emergência)
  • Assistente de partida em rampa (Hill Holder)
  • Iluminação do porta-malas
  • iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
  • Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
  • Luz diurna de segurança em LED (DRL)
  • Luzes de leitura dianteira e traseira
  • Maçanetas na cor do veículo
  • Porta-luvas iluminado
  • Predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena)
  • Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
  • Regulagem de altura manual do facho do farol
  • Repetidores de Seta no retrovisor
  • Retrovisores externos pintados em preto com comando interno mecânico
  • Rodas de aço estampado 6.0 x 15″ com calotas integrais + pneus 185/60 R15
  • Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
  • Tomada 12V
  • Travas elétricas (travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e sensor antiesmagamento
  • Volante com regulagem de altura e com comandos de rádio e telefone

Só existe um pacote opcional, ofertado por R$ 3.090, que poderia ser separado, uma vez que os dois primeiros itens deveriam ser de série (ou vendidos à parte):

  • Câmera de ré
  • Retrovisor externo elétrico
  • Rodas de liga-leve 15”
Foto do Cronos 2026 1.3 automático
Cronos 2026 Drive 1.3 automático

Fiat Cronos Drive 2026 – 1.3 CVT – R$ 112.990

Todos os itens do Drive 1.0 somando mais:

  • Câmbio automático do tipo CVT
  • Cruise control
  • Modo “Sport”
  • Faróis Full LED

Curioso que nem os opcionais da versão 1.0 são de série na 1.3 CVT, que tem apenas um pacote extra disponível por R$ 4.090 e composto por:

  • Câmera de ré
  • Retrovisor externo elétrico
  • Chave presencial (keyless)
  • Ar-condicionado digital
  • Spoiler traseiro e frisos laterais pretos
  • Interior + banco customizado
  • Volante em couro ecológico
  • Badge especial
  • Rodas de liga-leve escurecidas
  • Farol de neblina em LED
Foto do Fiat Cronos Precision 2026
Fiat Cronos Precision 2026

Fiat Cronos Precision 2026 – 1.3 CVT – R$ 119.990

A versão topo de linha vem com tudo da Drive 1.3 CVT adicionando:

  • Bancos revestidos em “couro” preto
  • 4 airbags (2 frontais e 2 laterais)
  • Ar-condicionado digital
  • Luzes de cortesia sob retrovisores
  • Bancos traseiros bipartidos 60/40
  • Maçanetas externas cromadas
  • Acendimento automático dos faróis (Sensor Crepuscular)
  • Roda de liga de 16” diamantada
  • Farol de neblina em LED

O único opcional, que poderia estar disponível para as outras versões (pelo menos para a Drive 1.3 CVT), é o revestimento em “couro” marrom nos bancos, vendido por R$ 1.350.

Foto do banco traseiro do Fiat Cronos Precision 2026
Espaço traseiro limitado é tradição no Fiat Cronos (foto: Precision 2026)

Acessórios

O Cronos 2026 possui uma lista de mais de 40 acessórios Mopar, desenvolvidos especialmente para o modelo. Alguns deles, como o carregador de celular por indução, deveriam ser de série, pelo menos na versão Precision.

Foto do porta-malas do Fiat Cronos 2026
Com 525 litros, porta-malas é o principal destaque do Cronos 2026

Resumo da obra

O compacto Fiat Cronos 2026 segue como uma opção válida no mercado. Ele é um carro bom! Mas, até sair de linha, ficará sempre na sombra dos outros modelos da marca e dos concorrentes. Afinal, no Brasil, ele não é prioridade para a Stellantis.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *