Seria a CES um novo tipo de de salão do automóvel?

Foto dos protótipos Honda 0 Saloon e Honda 0 SUV
CES 2025: protótipos Honda 0 Saloon e Honda 0 SUV

Las Vegas, apelidada nos EUA de “cidade do pecado”, demonstra sua aura além dos cassinos. Alguns fabricantes de automóveis e autopeças aparecem por lá todos os anos (são apenas 10% entre mais de 4.000 expositores). Procuram chamar a atenção em um evento que tem abrangência impressionante. Na CES (Consumer Electronics Show) palestras se sucedem quase sem fim (mais de 300 de 1.200 apresentadores), espremidos entre 170.000 visitantes, de 7 a 10 de janeiro deste ano.

BMW

Fabricantes europeus tiveram presença discreta, ao contrário das asiáticas e de empresas de tecnologia americanas focadas em direção autônoma. BMW sempre prestigia e desta vez com iDrive de nova geração que inclui projeção de dado de uma ponta a outra, acima do para-brisa. Será que ninguém vai se distrair com isso?

Mercedes e Hyundai

Mercedes-Benz anunciou acordo com a Sony, dona da Columbia Pictures, para suas telas a bordo. Hyundai Mobis partiu para um interessante projetor de dados holográfico.

Toyota e Google

Toyota avançou no seu ambicioso projeto de cidade-laboratório, no interior do Japão, para várias tecnologias com inauguração este ano, demonstrada mais uma vez pelo presidente do Conselho, Akio Toyoda. Foco na IA (Inteligência Artificial) que está no cerne dos táxis autônomos da Waymo (Google). Estes, aliás, flagrados em um recente vexame: um deles se atrapalhou em uma rotatória da qual não conseguia sair e o passageiro quase perdeu seu voo.

Honda e Suzuki

Honda destacou-se na reapresentação evoluída de um SUV e um sedã elétricos, batizados de Série 0 (zero), a serem produzidos nos EUA, além do Afeela 1, em parceria com a Sony, na faixa de US$ 100 mil (R$ 600.000). Suzuki estreou na CES apresentando novo people mover autônomo para transporte de pessoas em espaços controlados e, no futuro, igualmente em cidades.

Coluna Fernando Calmon (antes Alta Roda) aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em mais de 80 sites, portais, jornais e revistas brasileiros. Começou em 1º de maio de 1999.

ESSA COLUNA NÃO REFLETE NECESSARIAMENTE O QUE PENSA O BLOGUEIRO.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *