Impressões: Porsche Macan elétrico evolui e se torna mais refinado

Foto do Porsche Macan elétrico 2025
Porsche Macan elétrico 2025

Trajetória do SUV médio grande da marca impressiona. Lançado há 11 anos (à venda desde 2014), já se aproxima de um milhão de unidades e é o modelo mais comercializado da marca germânica. Este é o primeiro Porsche Macan elétrico alimentado apenas por bateria e as potências (com overboost e motores síncronos na frente e atrás), entre quatro opções, vão de 360 a 639 cv (máximos) e torques impressionantes de 57,5 a 115,3 kgfm!

Dimensões

Modelo mede:

  • Comprimento: 4,784 m
  • Entre eixos: 2,893 m (cresceu quase 90 mm)
  • Largura: 1,938 m
  • Altura 1,622 m

Fácil de entender o amplo espaço para motorista e quatro passageiros. Porta-malas traseiro de 540 litros (480 l na versão de topo inadequadamente batizada de Turbo) aos quais se somam 84 l sob o capô.

Visual

Destaques no visual: capô alto, para-lamas pronunciados, faróis em duas sessões, portas sem molduras, rodas de 20 ou 22 pol. (10 opções de desenho) e lanternas traseiras em 3D.

Por dentro

Interior apresenta acabamento superior e três telas. A do quadro de instrumentos de 12,6″ com projeção de dados no para-brisa e realidade aumentada, a de multimídia central e outra opcional para o passageiro, ambas de 10,9″. Carregador de celular por indução e refrigeração, quatro portas USB-C, Android Auto e Apple CarPlay.

Bateria e recarga

Arquitetura elétrica de 800 V e bateria de 100 kWh (nominal). Tempo de recarga para os raros carregadores DC de 800 V e 270 kW: 21 minutos, entre 10% e 80%. No outro extremo, 10 horas: de 0% a 100% com carregador comum AC, de 11 kW.

Impressões

Ao volante do Macan, em percurso total de cerca de 200 km, São Paulo (SP) à Porto Felix (SP), ida e volta, impressionou pela agilidade em curvas (eixo traseiro direcional até 5° e suspensão ativa), apesar dos 2.330 kg em ordem de marcha. De 0 a 100 km/h, em 4,1 s, como esperado.

Freios muito potentes, típicos da Porsche. O eixo traseiro direcional, opcional exclusivo do elétrico, ajuda também em manobras de estacionamento e retorno (diâmetro de giro, 11,1 m, exato 1 m de ganho).

Preços

Valores variam entre R$ 560.00 e 770.000. Mantida a oferta do Macan de motor a combustão, por tempo indeterminado (R$ 490.000 a 735.000).

Coluna Fernando Calmon (antes Alta Roda) aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em mais de 80 sites, portais, jornais e revistas brasileiros. Começou em 1º de maio de 1999.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *