Impressões: não à toa, Ford F-150 é a picape mais vendida nos EUA

Foto da picape Ford-F-150
Ford-F-150

Ao contrário do que acontece no maior mercado de picapes do mundo, as de grande porte apresentam vendas limitadas no Brasil em razão do preço elevado. Contudo, pelo viés de prestígio a marca não titubeou em importar a versão mais recente (2025) e cara da Ford F-150, a Lariat, por R$ 519.990.

Dimensões

Sem dúvidas quanto ao porte avantajado: comprimento, 5.907 mm; largura, 2.430 mm; altura, 1.958 mm; entre-eixos, 3.694 mm e massa, 2.387 kg.

Motor

Para lidar com este último e elevado parâmetro há o motor Coyote V8 5.0 a gasolina, da mesma família do Mustang, 405 cv, 56,7 kgfm e câmbio automático de 10 marchas.

Foto da iluminação da picape Ford F-150
Iluminação da F-150 tem autoajuste de altura e a função perimetral de 360°

Destaques visuais

Grade frontal tem novo desenho e sistema ativo de persianas móveis para adaptação às condições de uso. Faróis igualmente são novos. Destaques: iluminação com autoajuste de altura e a função perimetral de 360° que identifica obstáculos, dispensando uma lanterna manual.

Tampa

Um detalhe: tampa elétrica da caçamba aceita abertura lateral (como portas de armário) e para baixo.

Foto da caçamba da picape Ford F-150
Caçamba da F-150 aceita abertura lateral (como portas de armário) e para baixo

Por dentro

No interior, quadro de instrumentos digital de 12″, tela multimídia também de 12″ com conectividade sem fio Android Auto e Apple CarPlay. Estreia o Head-up Display (projetor de dados no para-brisa) para conferir velocidade, alerta de obstáculos e curvas à frente sem desviar o olhar da pista.

Impressões

Primeiro contato, de São Paulo (SP) a Itatiba (SP) ao longo de 228 km, ida e volta. A F-150 destacou-se por respostas imediatas do acelerador (quase ignora sua elevada massa em ordem de marcha), silêncio e sem vibrações a bordo, suavidade relativa de rodagem por se tratar de picape de grande porte e surpreendente desempenho geral em estrada, inclusive dos freios.

Enorme viagem no tempo frente à longínqua F-1000 a diesel.

Coluna Fernando Calmon (antes Alta Roda) aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em mais de 80 sites, portais, jornais e revistas brasileiros. Começou em 1º de maio de 1999.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *