Chegou a hora da verdade para os veículos micro-híbridos no Brasil

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Ele estaria entre os micro-híbridos? Fiat Uno Evolution 1.4 2015 tinha Start&Stop

Chegou a hora da verdade para os veículos micro-híbridos no Brasil

Uma filigrana técnica vem sendo discutida no Brasil a partir da criatividade infeliz do Departamento de Energia dos EUA ao considerar o sistema start-stop (desliga-liga o motor ao parar o veículo no trânsito) como micro-híbrido.

Micro-híbridos

Na realidade este deveria ser um não assunto, mas com a proximidade de definição por parte do Governo Federal do IPI Verde dentro do programa Mover sempre podem pairar dúvidas. A Associação Brasileira do Veículo Elétrico, acredito que de boa-fé, também adota essa nomenclatura.

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Destaque no painel para o sistema Start&Stop do Fiat Uno Evolution 1.4 2015

Híbrido

Fato é que com a proximidade de uma política fiscal de estímulos a veículos mais limpos do ponto de vista ambiental as definições precisam estar bem claras, pois um sistema híbrido tem de alguma forma ajudar a tracionar o veículo. A Stellantis adotou uma posição clara sobre o assunto.

“O governo certamente consultará normas internacionais para separar um simples sistema desliga-liga o motor a combustão de um híbrido básico que pode ter baterias de 12 ou 24 V para um motor elétrico auxiliar. Híbridos plenos e os plugáveis em tomada completam as três soluções, antes de chegar aos 100% elétricos”, disse João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da empresa.

Distorção

Durante a apresentação didática do engenheiro sobre este tema, perguntei a Medeiros como lidar com uma distorção que ocorre hoje na Europa em relação às informações obrigatórias sobre consumo de combustível.

Segundo o padrão WLTP é comum híbridos plugáveis atingirem até 200 km/l de gasolina no teste padronizado em razão da metodologia involuntariamente incorreta do ciclo de medição.

“A tecnologia avança de forma mais rápida do que a regulamentação”, resumiu Medeiros.

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