Volkswagen T-Cross 2025 melhora visual e acabamento. Preço é desanimador

Foto do T-Cross Highline 2025
Volkswagen T-Cross 2025

Antes de escrever sobre ele, quis conhecê-lo de perto na concessionária. O Volkswagen T-Cross 2025 chegou com a tão esperada atualização visual. Embora menos marcante do que eu esperava, gostei do que vi. Por dentro vi uma tentativa de melhora no acabamento simplista do modelo. Ótimo espaço interno, porta-malas razoável e conjunto mecânico não mudaram. Preços desanimam bastante.

Design evoluí 🙌

Quando o Nivus chegou, o T-Cross “ficou para trás” em termos visuais. Agora, o design do modelo finalmente foi atualizado – e para melhor!

Na dianteira, o T‑Cross 2025 ganhou novos para-choques e uma grade redesenhada. O destaque lateral fica para as novas rodas, enquanto a traseira teve seu para-choque alterado para fazer o veículo parecer mais alto.

Fotos das lanternas traseiras, que são destaque do Volkswagen T-Cross 2025
Lanternas traseiras são destaque do Volkswagen T-Cross 2025

Faróis

Mas a principal mudança está nos faróis e nas lanternas, todos de LED – ótimo! Ressalto que as lanternas agora são interligadas por uma luz de posição (logo acima), no estilo do Honda HR-V.

Embora eu esperasse mais, na prática, o T-Cross 2025 ficou mais bonito e visualmente equilibrado. Mas, na geração atual, ele nunca atingirá o nível do Nivus.

Foto do painel do T-Cross Highline 2025
Painel do T-Cross Highline 2025

Por dentro

Mas o design nunca me incomodou no SUVW. O segundo ponto que sempre chamou a minha atenção negativamente é o acabamento. Ou melhor, a simplicidade excessiva dele, com direito até a comandos que vinham do Gol (dependendo da versão).

Na linha 2025, isso foi parcialmente revisto. Tivemos uma evolução, mas não “a” evolução.

Os painéis ganharam mais detalhes, com revestimentos “soft-touch” e costura pespontada, algo mais notável nas versões Comfortline e Highline. De acordo com a marca, “o formato do painel também está mais escultural e elaborado”.

O apoio de braço central é revestido em vinil, enquanto os bancos passam a ter “figurinos” inéditos, sempre com a inscrição “T‑Cross” na parte superior.

Foto da central multimídia VW Play no painel do Volkswagen T-Cross Highline 2025
Central multimídia VW Play no painel do Volkswagen T-Cross Highline 2025

Semiflutuante e espaços

Ainda no painel, o sistema multimídia VW Play, com tela de 10,1″ e APP-Connect, agora está aplicado em um formato “semiflutuante” – e disponível de série para todas as versões.

O porta-malas manteve os razoáveis (para a categoria) 373 litros de volume. O ótimo espaço interno também não foi alterado.

Segurança mantida

Em termos de segurança, o sistema de frenagem autônomo de emergência com reconhecimento de pedestre estreia em todas as versões do T-Cross 2025, assim como o sensor de fadiga e o alerta sonoro e visual para o uso do cinto de segurança dianteiro e traseiro.

Todas as versões contam com são equipadas com:

  • controle adaptativo de velocidade e distância
  • frenagem autônoma de emergência com detector de pedestre
  • seis airbags (sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina)
  • fixação de assento de criança com sistema ISOFIX
  • freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem
  • controle eletrônico de estabilidade e tração
  • bloqueio eletrônico do diferencial
  • assistente para partida em subidas, entre outros.
Foto da lateral do T-Cross Highline 2025
Lateral do T-Cross Highline 2025

Opcionais – 200 TSI

A versão de entrada 200 TSI conta com o pacote:

  • Pacote Interactive (R$ 2.000): câmera de ré traseira, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt-down do lado direito, rodas de liga leve de 17” e sensor de estacionamento dianteiro.

Opcionais – Comfortline

O T-Cross Comfortline pode ser equipado ainda com:

  • Sky View II (R$ 7.360): teto solar panorâmico, espelho retrovisor interno anti-ofuscante automático, sensor de chuva e duas luzes de leitura na frente;
  • Design View (R$ 2.990): revestimento dos bancos parcialmente em “couro”, coluna e tetos escurecidos.

Opcionais – Highline:

  • Sky View (R$ 7.360): teto solar panorâmico e duas luzes de leitura na frente;
  • ADAS (R$ 3.490): assistente de mudança de faixa, detector de ponto cego e assistente traseiro de saída de vaga;
  • Pacote Dark (R$ 2.600): teto e retrovisores pintados na cor Preto Ninja, rack de teto longitudinal na cor preta, rodas de liga 17” escurecidas, logotipias escurecidas na lateral e traseira e pneus Seal Inside (tecnologia auto-vedante que faz com que os furos de até 4 mm nem sejam percebidos. Pneu pode continuar rodando com segurança mesmo furado, sem que aconteça perda de pressão).
Foto do pneu Seal Inside do Volkswagen T-Cross Highline 2025
Não fura? Pneu do Volkswagen T-Cross Highline 2025 tem tecnologia Seal Inside

Volkswagen T-Cross 2025: nada de mudanças debaixo do capô

A Volkswagen continua oferecendo duas opções de motor para o seu primeiro SUV fabricado no Brasil:

  • 1.0 12V TSI, turbo, de três cilindros e injeção direta de combustível, que desenvolve 116 cv de potência com gasolina e 128 cv com etanol, ambos atingidos a 5.500 rpm, além de 20,4 mkgf de torque (200 Nm), entre 2.000 rpm e 3.500 rpm, com qualquer combustível.
  • 1.4 16V TSI, turbo, de quatro cilindros e injeção direta de combustível, que gera 150 cv com gasolina ou etanol e 25,5 mkgf de torque (250 Nm), entre 1.500 rpm e 4.000 rpm, com qualquer combustível.

Consumo

A aerodinâmica não fez bem ao T-Cross 2025, que piorou o consumo, segundo o Inmetro.

Comparativo de consumo

200 TSI

T-Cross 1.0 2024

T-Cross 1.0 TSI 2025

CidadeEstradaCidadeEstrada
Etanol8,2 km/l10,1 km/l8,1 km/l9,8 km/l
Gasolina11,9 km/l14,3 km/l11,9 km/l14,1 km/l

250 TSI

T-Cross 1.4 TSI 2024

T-Cross 1.4 TSI 2025

CidadeEstradaCidadeEstrada
Etanol8,1 km/l10,2 km/l8,1 km/l9,8 km/l
Gasolina11,8 km/l14,3 km/l11,7 km/l14 km/l

A versão 1.4 perdeu 4 kg de peso, mas ganhou o pneu Seal Inside, que comprometeu o consumo.

Foto dos bancos dianteiros do Volkswagen T-Cross Highline 2025
Bancos dianteiros do Volkswagen T-Cross Highline 2025

Preço que pesa muito no seu bolso🤦‍♂️

Mas, nem tudo são flores. O preço do T-Cross 2025 é bastante salgado. Considerando o segmento, poderia e deveria ser mais acessível. Gostaria que o meu salário subisse no mesmo ritmo do aumento de preços de carros no Brasil.

  • Volkswagen T-Cross Sense 1.0 TSI 2024 – R$ 119.890
  • Volkswagen T-Cross 200 TSI 1.0 2025 – R$ 142.990
  • Volkswagen T-Cross Comfortline 1.0 TSI 2025  – R$ 160.990
  • Volkswagen T-Cross Highline 1.4 TSI 2025 – R$ 175.990

A versão Sense continua como linha 2024 e manteve o seu visual antigo. Será assim até o final do ano, quando será finalizada (finalmente).

Foto dos faróis em LED do Volkswagen T-Cross Comfortline 2025
Faróis em LED do Volkswagen T-Cross Comfortline 2025

Mercado

Os preços estratosféricos não parecem ter assustado boa parte dos compradores. A Volkswagen do Brasil registrou mais de 2.061 pedidos do T‑Cross 2025 no último final de semana, quando o modelo chegou à rede de concessionárias. Os carros começam a ser entregues aos clientes nos próximos dias.

Segundo um vendedor, os descontos aplicados na linha 2024 ajudaram bastante a elevar as vendas do modelo nesse ano. De janeiro a junho, 28 mil unidades foram entregues aos consumidores.

Foto da traseira do T-Cross Comfortline 2025
Traseira do T-Cross Comfortline 2025

Resumo da obra

As mudanças do Volkswagen T-Cross 2025 mantiveram o carro competitivo dentro do segmento mais disputado do Brasil. Suas vendas deve se manter estáveis, talvez com ligeira melhora, especialmente ocasionada pela evolução visual do modelo – mesmo com o preço nas alturas!

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *