Sedãs sexys podem incomodar os portentosos SUVs na liderança?

Volkswagen Jetta GLI 2023
Sedãs sexys? Volkswagen Jetta é aposta da marca

Sedãs sexys podem incomodar os portentosos SUVs na liderança?

Ninguém desconhece a força de mercado dos SUVs e crossovers, estes tentando pegar uma carona com apliques e penduricalhos que lembram ou se inspiram nos modelos autênticos. De fato, há 10 anos havia apenas dois modelos compactos no Brasil: Ford EcoSport e Renault Duster. Atualmente, considerando todos os segmentos, 35% são SUV, 28% hatchback, 18% picapes, 14% sedãs e 5%, outros.

Força global dos SUVs

Nos EUA os SUVs são o principal tipo de veículo com 55% de participação. Sedãs já tiveram ampla dominância histórica e hoje limitam-se a 25%, restando 18% para picapes e 2% para monovolumes e hatches. Até mesmo na Europa os SUVs respondem por metade das vendas, algo surpreendente porque gastam mais combustível e naquele continente o valor do litro é o mais elevado do mundo. Na Austrália também quase 50% dos modelos vendidos em 2022 foram SUVs, mas houve pequena reação dos sedãs.

Na China, de longe o maior mercado mundial de veículos, igualmente a participação ultrapassa os 50%. Porém os sedãs representam o segundo segmento e muitas vezes com entre-eixos alongados como os compradores preferem.

Sedãs ressurgindo?

Entretanto alguns indicadores nos EUA apontam uma recuperação dos sedãs tradicionais, que já foram símbolo de sucesso e luxo. No ano passado subiram sua representação para 30% com 4,5 milhões de unidades vendidas. A rede de concessionárias Volkswagen confia no Jetta e se não tiver esse modelo para pronta entrega o interessado procura outra marca de sedã.

EUA e as picapes

Existe também uma distorção estatística no mercado americano. Picapes são os modelos mais vendidos individualmente em razão das principais marcas somarem diferentes tipos de picapes pesadas, mantendo o mesmo nome (Série F, Silverado e Ram) ainda que tenham rodado duplo na traseira ou uma colossal capacidade de reboque.

Sedãs sexys

O australiano Mike Simcoe, vice-presidente mundial de design da General Motors, apontou ao também australiano site greenslips.com.au a tendência de mudar o perfil “baunilha” e torná-los “sedãs sexys” ou “de sucesso” novamente. Ele destaca: “A indústria inevitavelmente voltará aos sedãs, desde que sejam elegantes e seus vizinhos admirem.”

Millennials e os sedãs

Uma pesquisa da Nissan apontou: 80% dos millennials (geração de nascidos entre 1980 e 1999) não possuidores de um sedã considerariam comprar um agora ou no futuro.

Citroën C3 Aircross 2024
Citroën C3 Aircross 2024

Citroën revelou novo C3 Aircross que lançará no segundo semestre

A tática é cada vez mais utilizada por vários fabricantes: apresentação em duas ou mais etapas para criar expectativas no mercado e deixar os consumidores em potencial ligados até o lançamento. Assim acontece com o SUV Citroën C3 Aircross que teve revelação estática agora, mas só estará à venda no último trimestre deste ano.

Dimensões e motor

Dimensões informadas: 4,32 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e vão livre do solo de 20 cm, porém a altura não foi esclarecida. O SUV terá versões de cinco e sete lugares e, segundo o site Autossegredos, haverá apenas o motor 1.0 turbo flex T200 de 125/130 cv (G/E)/ e 20,4 kgfm. Isso permitirá preço menor (a partir de provavelmente R$ 100.000 no lançamento), pois o motor de 1.6 tem alíquota do IPI maior e será destinado ao mercado externo.

Spin e porta-malas

Até agora somente o monovolume Chevrolet Spin oferece versão de cinco e sete lugares, entre os compactos produzidos no Brasil, mas as propostas são bastante distintas. Porta-malas do C3 Aircross de cinco lugares é 482 litros (VDA) e no de sete lugares, 511 litros, se retirada a terceira fileira de bancos.

Foto do novo Citroën C3 Aircross 2024
Novo Citroën C3 Aircross

Estilo por fora e por dentro

O estilo é atraente com dianteira e traseira arrojadas, diferenciando-se do C3 hatch com “espírito” SUV. Rodas de liga leve são de 17″ de diâmetro. No interior, os materiais de acabamento são despojados, mas ganhou tela de instrumentos TFT de 7″ e melhor visibilidade. A tela multimídia de 10″ é a mesma do C3 com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, mas no Aircross há cinco conectores USB e ventilação no teto para os passageiros que viajam atrás.

Impressões: F-150 atrai pelo porte e equipamentos exclusivos

Demorou até entusiastas de picapes de grande porte serem atendidos com mais modelos importados pelos próprios fabricantes. Primeiro foi a Ram, agora a F-150 e no segundo semestre a Silverado. A picape da Ford apresenta um histórico de 46 anos de liderança no seu segmento de topo na América do Norte.

Preços

Os preços são proporcionais ao seu tamanho: Lariat por R$ 479.990 e Platinum R$ 509.990. Primeira avaliação da versão Platinum no campo de provas da Ford em Tatuí (SP) confirma tratar-se de uma picape bem acima dos padrões convencionais.

Ford F-150 vendida no Brasil
Ford F-150 vendida no Brasil custa cerca de R$ 500.000

Motor, câmbio e pedaleira

Motor V8 de 405 cv e 56,7 kgfm (o mesmo do Mustang, porém “amansado”), câmbio automático de 10 marchas e uma posição de guiar ímpar, o que inclui até pedaleira com ajuste elétrico de altura, garantem desempenho sob controle total do motorista.

Gorda e valente

Peso em ordem de marcha, apesar de utilização de alumínio de especificação militar na carroceria (alívio de 200 kg), é nada menos de 2.517 kg. No entanto há oito modos de condução e quatro de tração, incluindo um sistema automático de tração 4×4 exclusivo nesta categoria. Todos os obstáculos de diferentes terrenos fora de estrada foram superados sem esforço.

Rápida e beberrona

Na pista de asfalto para alta velocidade comprovou a superioridade de um motor a gasolina sobre um a diesel: acelera mais rápido, bem mais silencioso e com grau de vibração e aspereza bastante inferior. Claro, o consumo de combustível é maior e para deixar de comprometer o alcance – até 1.000 km – a Ford optou por um tanque de combustível de 136 litros. Embora essa configuração pese no bolso, não deve ser a preocupação maior para quem pode desembolsar meio milhão de reais por uma picape.

Praticidade

O conceito predominante é praticidade no uso do veículo no trabalho: assistência elétrica para abrir e fechar a tampa da caçamba que tem acesso facilitado por uma escada com apoio de braço, estribo elétrico e no interior a alavanca de câmbio é rebatível para o console se transformar numa mesa plana de trabalho.

Capacidade de carga e CNH B

Por fim, se a capacidade de carga de 700 kg não é empecilho para o típico comprador do modelo, por outro lado permite ao motorista guiar com CNH do tipo B exigível para automóveis, já que a massa em ordem de marcha é inferior a 3.500 kg.

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