
Com a missão de evoluir para ficar mais atraente e de substituir (mesmo que não totalmente) o aposentado (de vez?) Voyage, o Volkswagen Virtus 2023 chega com mudanças no visual, lista de equipamentos, acabamento e motorização. Chegou o momento do sedã voltar a ser “popular”?
Fui até a concessionária Carbel Volkswagen, no Prado, em Belo Horizonte (MG), para conhecer o modelo de perto. Gostei do vi e ouvi algumas opiniões sobre o modelo, que vou compartilhando durante o post.

Visual
Seguindo a mesma estratégia do Polo, o Volkswagen Virtus 2023 recebe agora o conjunto de faróis e iluminação de neblina em LED de série para todas as versões. Rodas, capô, para-choque são novos.
A traseira também recebeu lanternas em LED com nova assinatura, que invade a tampa do porta-malas. O nome do modelo aparece centralizado e acompanhando da nova logo da marca. A versão Highline tem ainda friso cromado e refletores na parte de baixo do para-choque.
A pintura especial Azul Biscay é novidade na paleta de cores, acompanhando as outras quatro opções disponíveis: Branco Cristal, Cinza Platinum, Preto Ninja e Prata Sirius.

Mas ficou bom?
Para os visitantes da Carbel, a atualização foi aprovada. As ressalvas foram para as novas rodas e, curiosamente, dos novos faróis de neblina “sem graça demais”.
Se achei que o Polo perdeu personalidade com a reestilização, gostei do que vi no Virtus. A dianteira com dois frisos (acima e abaixo) ao invés de um (central) fez bem, assim como as mudanças no para-choque. Atrás, as alterações foram mais discretas, mas também me agradaram.
Agora, a Volks precisa se decidir em termos de harmonização: ou deixa apenas o nome do modelo na parte inferior central da tampa do porta-malas, retirando o 200 TSI da lateral direita; ou mantem o nome do veículo na lateral esquerda (como era). Misturado (centro + direita), ficou desconexo.

Interior
Por dentro as alterações foram ainda mais sutis. O painel recebeu revestimentos com costuras duplas, assim como os acabamentos de porta. Os bancos são totalmente novos, revestidos em “couro” a partir da versão Comfortline, e com detalhes na cor Marrom Mocca na topo de linha Highline. O volante multifuncional tem mesmo acabamento, mas na cor preta. Por fim, a manopla de câmbio tem detalhe iluminado, assim como T‑Cross e Taos.
Sobre os bancos, os visitantes da concessionária ficaram divididos: parte gostou, parte não gostou. O mais importante foi que o ótimo espaço interno permanece inalterado, para a alegrias dos grandes e altos! E o porta-malas mantem seus excelentes 521 litros de volume!
Multimídia
A central multimídia VW Play, de 10,1″, o painel de instrumentos 100% digital Active Info Display, de 10,25″, e o ar-condicionado Climatronic Touch (que não me agrada – prefiro o tradicional) compõe a “ilha digital” do Volkswagen Virtus 2023.
De série em todas as versões, o sedã ganhou carregador de celular por indução e duas entradas USB-C. O modelo tem ainda saída de ar-condicionado e outras duas entradas USB-C na parte traseira – ótimo!

Novos itens de segurança
Para 2023, o Virtus teve seu pacote de assistências ao motorista incrementado. O ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) e AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) são funções de série em todas as versões com câmbio automático.
Eles chegam para complementar:
- Função Frenagem de Manobra
- Seis airbags
- Detector de Fadiga
- Sistema de Frenagem Pós-Colisão
- XDS+ – sistema exclusivo da VW que utiliza as pinças de freio dianteiras para oferecer mais aderência em curvas, controlando a entrega de potência
- BSW – função que atua reduzindo automaticamente a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, permitindo melhor desempenho de frenagem em piso molhado.
Motores e câmbios
Debaixo do capô, quase todas as versões estão equipadas com o mesmo motor, 1.0 12V, de três cilindros, turbo flex, da família TSI. São cinco configurações disponíveis: 170 TSI com câmbio manual ou automático para a versão de entrada; e 200 TSI para as versões Comfortline e Highline. O novo acabamento topo de linha, Exclusive (EX, tipo no Santana), vem com o propulsor 1.4 16V 250 TSI (leia esse post).
Nota positiva para o Virtus TSI com transmissão manual, algo mais purista e que vai agradar muita gente.

“Mas o motor anda mesmo?”
O motor 1.0 TSI está disponível em duas configurações de potência e torque. A mais fraca, substitui a interessante motorização 1.6 16V (110/117 cv G/E e 15,8/16,5 mkgf G/E). Fato curioso é que, enquanto eu estava na Carbel, alguns clientes estavam com medo da versão 170 TSI não dar conta do recado.
Perguntei o carro que eles tinham e falaram que era um Virtus 1.6 e que ele andava bem. Quando comentei que o sedã 170 TSI tinha virtualmente a mesma potência e torque, eles meio que não acreditaram. Vai entender…
Motor 1.0 12V turbo – 170 TSI
- Potência: 109 (G) / 116 cv (E) – 5.000 rpm
- Torque: 16,8 kgfm (G/E) – 1750 ‐ 4500 rpm (G) / 1750 ‐ 4250 rpm (#)
Motor 1.0 12V turbo – 200 TSI
- Potência: 116 (G) / 128 cv (E) – 5.500 rpm
- 20,4 kgfm (G/E) – 2000 – 3500 rpm
Motor 1.4 16V turbo – 250 TSI
- Potência: 150 (G/E) – 5.000 – 5.250 rpm (G) / 4.500 – 5.000 rpm (E)
- 25,5 kgfm (G/E) – 1.500 – 4.000 rpm
Tudo preto
Para todas as versões, o sedã terá ainda disponível nas concessionárias o Pacote Black. O kit contempla rodas exclusivas e capa de retrovisor em preto piano, tapetes de borracha, spoiler na tampa traseira, pedaleiras em alumínio, adesivos nas soleiras e capa para chave.
Revisões e seguro
O dono de um Volkswagen Virtus 2023 entrará no programa Revisão de Série da VW, realizando as três primeiras revisões grátis.
Segundo a marca, “o Virtus oferece o menor preço na cotação do seguro, graças à parceria da marca alemã com a Porto Seguro, e o menor valor da cesta de peças no segmento”.

Preços
Modelo | Linha | Preço | Linha | Preço |
Volkswagen Virtus 1.6 | 2022 | R$ 90.470 | X | X |
Volkswagen Virtus 1.6 AT6 | 2022 | R$ 98.370 | X | X |
Volkswagen Virtus 1.0 TSI 170 | X | X | 2023 | R$ 103.990 |
Volkswagen Virtus 1.0 TSI 170 AT6 | X | X | 2023 | R$ 114.390 |
Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 TSI 200 AT6 | 2022 | R$ 106.650 | 2023 | R$ 123.390 |
Volkswagen Virtus Highline 1.0 TSI 200 AT6 | 2022 | R$ 121.890 | 2023 | R$ 131.730 |
Volkswagen Virtus GTS 1.0 TSI 250 AT6 | 2022 | R$ 139.850 | 2023 | ? |
Volkswagen Virtus Exclusive 1.4 TSI 200 AT6 | X | X | 2023 | R$ 144.990 |
Estratégia montada
A otimização da Volkswagen é clara: basicamente ofertar apenas três motores (1.0, 1.4 e 2.0 TSI) para toda a sua linha no Brasil, com pouquíssimas variações de câmbio, sendo um predominante (AT6). Tudo isso para a manufatura ficar mais enxuta, reduzindo despesas e desperdícios, maximizando os lucros e, também, melhorando a oferta de peças para os clientes.
Com a “morte” do Voyage (que, se o mercado quiser, pode voltar no futuro), o Virtus também tentou ficar mais em “conta”, se é que isso é possível. Ele também “subiu” de patamar, uma vez a nova versão topo Exclusive reduz um pouco o enorme buraco de preço entre Virtus e Jetta (R$ 144.990 x R$ 232.390) – melhor seria que ambos fossem mais baratos.

Mas voltará a ser “popular”?
Essa é uma pergunta com resposta difícil. Acho que não voltará a ser “popular”. Mas posso afirmar que o Virtus venderá mais unidades em 2023 do que é 2022. Só analisar os números:
Ano – Posição no ranking geral – unidades emplacadas (Fenabrave)
- 2023 – 34º: 2.666 unidades (janeiro a março)
- 2022 – 43º: 5.626 unidades (ano todo)
- 2021 – 23º: 20.563 unidades (ano todo)
- 2020 – 18º: 30.880 unidades (ano todo)
- 2019 – 18º: 46.876 unidades (ano todo)
- 2018 – 17º: 41.634 unidades (ano todo)
Pela conjuntura atual, com sedãs perdendo espaço e SUVs se multiplicando, seria um momento de glória para a Volkswagen se o Virtus tivesse nesse ano (ou em 2024) o mesmo desempenho de 2021.
Pelo menos a linha 2023 ficou interessante e atraente, embora pudesse custar mesmo.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem