Corolla, Strada e BMW Série 3 dominaram seus segmentos em 2022
Restrições de produção, conforme comentei semana passada, influenciaram as estratégias de cada fabricante ao longo de 2022. Várias marcas foram compelidas a mudar o mix de produção e priorizar modelos de maior rentabilidade como SUVs e picapes. Pelo menos não houve paradas por até cinco meses como ocorreu em 2021 com os produtos da marca Chevrolet, mas interrupções pontuais continuaram a afetar as vendas também de outros fabricantes.
Ranking por segmento
No ranking por segmentos ,os SUVs compactos (472.884 unidades e mais 4% frente a 2021) voltaram a comandar o mercado brasileiro frente aos hatches compactos (422.615 unidades e menos 5%). O HB20 liderou entres os hatches compactos com 95.489 unidades comercializadas. Líder dos SUVs compactos o Tracker teve 70.671 unidades vendidas.
X 2021
Em relação ao ano de 2021 não deixou de haver vencedores e vencidos em 2022. Pelo segundo ano consecutivo a picape Strada apareceu como veículo leve mais vendido no País (112.351 unidades), cenário visto pela primeira vez em 2021. Em compensação a Toro quase perde a liderança entre as picapes médias (capacidade de carga de 1.000 kg) para a Hilux. Diferença foi de apenas 0,6%: 934 unidades.
Ford (ainda) respira
Entre os sedãs grandes o elétrico Taycan, que já liderou com folga maior, venceu por 14 unidades o Panamera da mesma marca. Aliás, a Porsche ganhou a disputa em dois dos três segmentos em que atua no Brasil. BMW também venceu em dois: sedãs médios-grandes e SUVS grandes. O Mustang foi outro destaque entre os cupês esportivos (53% pela primeira vez) e o 911 ampliou sua vantagem para 56% nos cupês esporte.
SUVs
Em um dos segmentos de grande rivalidade – SUVs compactos com nada menos de 24 modelos – o Tracker venceu o T-Cross e o ex-líder Renegade escorregou para o quarto lugar. A Jeep, porém, levou o Commander a liderar entre os SUVs médios-grandes.
Ranking da coluna tem critérios próprios e técnicos com classificação por silhuetas. Referência principal é distância entre eixos, além de outros parâmetros. Base de pesquisa é o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Citados apenas os modelos mais representativos (mínimo de dois) e em razão da importância do segmento. Compilação de Paulo Garbossa, da consultoria ADK.
Hatch subcompacto
- Mobi, 55%
- Kwid, 43%
- iCar, 1%
Mobi confirma.
Hatch compacto
- HB20/X, 23%
- Onix, 20%
- Gol, 17%
- Argo, 15%
- 208, 7%
- Yaris, 6%
- City, 4%
- C3, 2,6%
- Sandero/Stepway, 2,5%
- Polo, 2%
Líder sem grande folga.
Sedã compacto
- Onix Plus, 31%
- Cronos, 17%
- Voyage, 15%
- HB20S, 11%
- City, 9%
- Yaris, 6%
- Logan, 4%
- Versa/V-Drive, 2,3%
- Virtus, 2,2%
Onix ampliou vantagem.
Sedã médio-compacto
- Corolla, 75%
- Cruze, 15%
- Civic, 4%
Dono do segmento com enorme folga.
Sedã médio-grande
- BMW Série 3/4, 75%
- Mercedes Classe C, 14%
- Audi A5/S5/RS5, 5%
Sem ameaças ao BMW.
Sedã grande
- Taycan, 31%
- Panamera, 30%
- BMW Série 5/6, 17%
Elétrico lidera por margem mínima.
Cupê esportivo
- Mustang, 53%
- BMW M3/M4, 32%
- Challenger, 6%
Mustang avançou.
Cupê esporte
- 911, 56%
- 718 Boxster/Cayman, 12%
- Corvette, 8%
911 imbatível.
SUV compacto
- Tracker, 15%
- T-Cross, 14%
- Creta, 13%
- Renegade, 10,8%
- Pulse, 10,7%
- Nivus, 8,3%
- Kicks, 8,2%
- Duster, 5%
- C4 Cactus, 3,9%
- HR-V, 3,2%
- Fastback, 2,1%
- Tiggo 5x, 2%
- 2008, 1%
Novo líder, mas por pouco.
SUV médio-compacto
- Compass, 44%
- Corolla Cross, 29%
- Taos, 8%
Compass manteve liderança.
SUV médio-grande
- Commander, 35%
- SW4, 21%
- Tiggo 8, 16%
Commander liderou com folga.
SUV grande
- BMW X5/X6, 23%
- Cayenne, 14,6%
- XC90, 14%
X5/X6 aumentaram a vantagem.
Picape pequena
- Strada, 76%
- Saveiro, 16%
- Oroch, 8%
Ampliado domínio absoluto da Strada.
Picape média (carga 1.000 kg)
- Toro, 28,6%
- Hilux, 28%
- S10, 16%
Toro ameaçada pela Hilux.
ALTA RODA
RENAULT
Renault conta com a boa recepção dos motoristas de aplicativos para aumentar a frota de Kwid E-Tech 100% elétrico na cidade de São Paulo (SP). Hoje há 80 unidades, mas pretende aumentar para 200 nos próximos meses.
Em parceria com a Zarp Localiza inaugurou duas salas de espera confortáveis com carregadores ultrarrápidos, ambas com locais de descanso e atendimento para dois carros. O e-Tech tem vocação urbana, onde mostra acelerações rápidas e ótima regeneração nas desacelerações e frenagens.
Durante avaliação o modo ECO mostrou-se o mais equilibrado na relação desempenho-consumo de energia. Ao usar o ar-condicionado em dias muitos quentes, o alcance cai e o modo ECO torna-se imprescindível. Esta situação também ocorre em estradas. Porém, controlando o pé no acelerador e de olho no alcance informado no quadro de instrumentos é possível chegar ao destino sem ansiedade ou precisar parar para recarregar e eventualmente encontrar uma fila.
GOODYEAR
Goodyear vai aumentar de 70% (já em 2023) para 90% (em data a definir) a aplicação de materiais sustentáveis em seus pneus. Além disso, estes terão menor resistência ao rolamento e, portanto, diminuem o consumo de combustível.
Novos ingredientes
São 17 novos ingredientes, inclusive óleo de soja que substitui o uso de subprodutos do petróleo. No entanto, não compete com alimentos e nem com ração animal, pois são utilizados apenas os excedentes naturais do processamento da proteína de soja.
A marca americana pretende até 2030 produzir pneus 100% sustentáveis. Quanto ao custo de produção e o reflexo no preço final, ainda não há informações.
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