Corolla, Strada e BMW Série 3 dominaram seus segmentos em 2022

Foto do BMW Série 3 2023
BMW Série 3 2023

Corolla, Strada e BMW Série 3 dominaram seus segmentos em 2022

Restrições de produção, conforme comentei semana passada, influenciaram as estratégias de cada fabricante ao longo de 2022. Várias marcas foram compelidas a mudar o mix de produção e priorizar modelos de maior rentabilidade como SUVs e picapes. Pelo menos não houve paradas por até cinco meses como ocorreu em 2021 com os produtos da marca Chevrolet, mas interrupções pontuais continuaram a afetar as vendas também de outros fabricantes.

Ranking por segmento

No ranking por segmentos ,os SUVs compactos (472.884 unidades e mais 4% frente a 2021) voltaram a comandar o mercado brasileiro frente aos hatches compactos (422.615 unidades e menos 5%). O HB20 liderou entres os hatches compactos com 95.489 unidades comercializadas. Líder dos SUVs compactos o Tracker teve 70.671 unidades vendidas.

X 2021

Em relação ao ano de 2021 não deixou de haver vencedores e vencidos em 2022. Pelo segundo ano consecutivo a picape Strada apareceu como veículo leve mais vendido no País (112.351 unidades), cenário visto pela primeira vez em 2021. Em compensação a Toro quase perde a liderança entre as picapes médias (capacidade de carga de 1.000 kg) para a Hilux. Diferença foi de apenas 0,6%: 934 unidades.

Ford (ainda) respira

Entre os sedãs grandes o elétrico Taycan, que já liderou com folga maior, venceu por 14 unidades o Panamera da mesma marca. Aliás, a Porsche ganhou a disputa em dois dos três segmentos em que atua no Brasil. BMW também venceu em dois: sedãs médios-grandes e SUVS grandes. O Mustang foi outro destaque entre os cupês esportivos (53% pela primeira vez) e o 911 ampliou sua vantagem para 56% nos cupês esporte.

SUVs

Em um dos segmentos de grande rivalidade – SUVs compactos com nada menos de 24 modelos – o Tracker venceu o T-Cross e o ex-líder Renegade escorregou para o quarto lugar. A Jeep, porém, levou o Commander a liderar entre os SUVs médios-grandes.

Ranking da coluna tem critérios próprios e técnicos com classificação por silhuetas. Referência principal é distância entre eixos, além de outros parâmetros. Base de pesquisa é o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Citados apenas os modelos mais representativos (mínimo de dois) e em razão da importância do segmento. Compilação de Paulo Garbossa, da consultoria ADK.

Hatch subcompacto

  1. Mobi, 55%
  2. Kwid, 43%
  3. iCar, 1%

Mobi confirma.

Hatch compacto

  1. HB20/X, 23%
  2. Onix, 20%
  3. Gol, 17%
  4. Argo, 15%
  5. 208, 7%
  6. Yaris, 6%
  7. City, 4%
  8. C3, 2,6%
  9. Sandero/Stepway, 2,5%
  10. Polo, 2%

Líder sem grande folga.

Sedã compacto

  1. Onix Plus, 31%
  2. Cronos, 17%
  3. Voyage, 15%
  4. HB20S, 11%
  5. City, 9%
  6. Yaris, 6%
  7. Logan, 4%
  8. Versa/V-Drive, 2,3%
  9. Virtus, 2,2%

Onix ampliou vantagem.

Sedã médio-compacto

  1. Corolla, 75%
  2. Cruze, 15%
  3. Civic, 4%

Dono do segmento com enorme folga.

Sedã médio-grande

  1. BMW Série 3/4, 75%
  2. Mercedes Classe C, 14%
  3. Audi A5/S5/RS5, 5%

Sem ameaças ao BMW.

Sedã grande

  1. Taycan, 31%
  2. Panamera, 30%
  3. BMW Série 5/6, 17%

Elétrico lidera por margem mínima.

Cupê esportivo

  1. Mustang, 53%
  2. BMW M3/M4, 32%
  3. Challenger, 6%

Mustang avançou.

Cupê esporte

  1. 911, 56%
  2. 718 Boxster/Cayman, 12%
  3. Corvette, 8%

911 imbatível.

SUV compacto

  1. Tracker, 15%
  2. T-Cross, 14%
  3. Creta, 13%
  4. Renegade, 10,8%
  5. Pulse, 10,7%
  6. Nivus, 8,3%
  7. Kicks, 8,2%
  8. Duster, 5%
  9. C4 Cactus, 3,9%
  10. HR-V, 3,2%
  11. Fastback, 2,1%
  12. Tiggo 5x, 2%
  13. 2008, 1%

Novo líder, mas por pouco.

SUV médio-compacto

  1. Compass, 44%
  2. Corolla Cross, 29%
  3. Taos, 8%

Compass manteve liderança.

SUV médio-grande

  1. Commander, 35%
  2. SW4, 21%
  3. Tiggo 8, 16%

Commander liderou com folga.

SUV grande

  1. BMW X5/X6, 23%
  2. Cayenne, 14,6%
  3. XC90, 14%

X5/X6 aumentaram a vantagem.

Picape pequena

  1. Strada, 76%
  2. Saveiro, 16%
  3. Oroch, 8%

Ampliado domínio absoluto da Strada.

Picape média (carga 1.000 kg)

  1. Toro, 28,6%
  2. Hilux, 28%
  3. S10, 16%

Toro ameaçada pela Hilux.

ALTA RODA

RENAULT

Renault conta com a boa recepção dos motoristas de aplicativos para aumentar a frota de Kwid E-Tech 100% elétrico na cidade de São Paulo (SP). Hoje há 80 unidades, mas pretende aumentar para 200 nos próximos meses.

Em parceria com a Zarp Localiza inaugurou duas salas de espera confortáveis com carregadores ultrarrápidos, ambas com locais de descanso e atendimento para dois carros. O e-Tech tem vocação urbana, onde mostra acelerações rápidas e ótima regeneração nas desacelerações e frenagens.

Durante avaliação o modo ECO mostrou-se o mais equilibrado na relação desempenho-consumo de energia. Ao usar o ar-condicionado em dias muitos quentes, o alcance cai e o modo ECO torna-se imprescindível. Esta situação também ocorre em estradas. Porém, controlando o pé no acelerador e de olho no alcance informado no quadro de instrumentos é possível chegar ao destino sem ansiedade ou precisar parar para recarregar e eventualmente encontrar uma fila.

GOODYEAR

Goodyear vai aumentar de 70% (já em 2023) para 90% (em data a definir) a aplicação de materiais sustentáveis em seus pneus. Além disso, estes terão menor resistência ao rolamento e, portanto, diminuem o consumo de combustível.

Novos ingredientes

São 17 novos ingredientes, inclusive óleo de soja que substitui o uso de subprodutos do petróleo. No entanto, não compete com alimentos e nem com ração animal, pois são utilizados apenas os excedentes naturais do processamento da proteína de soja.

A marca americana pretende até 2030 produzir pneus 100% sustentáveis. Quanto ao custo de produção e o reflexo no preço final, ainda não há informações.

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