Volkswagen e-up inicia a era elétrica da Volkswagen na América do Sul

Volkswagen e-up elétrico
Volkswagen e-up elétrico

O Volkswagen e-up marca o início da era elétrica da empresa na América do Sul. Curiosamente, o Uruguai foi o país escolhido para iniciar as vendas do seu primeiro modelo 100% elétrico, seguindo a estratégia global da marca, que prevê a neutralidade de carbono até 2050.

Mas por que o Uruguai?

“O Uruguai é hoje o palco em que a Volkswagen faz história pela eletrificação de nossa marca na América do Sul. Após um ano de rigorosos estudos e testes, iniciamos as vendas do e-up em um país que tem infraestrutura para garantir o sucesso de nossa estratégia”, disse Thomas Owsianski, vice-presidente de vendas e marketing da região SAM.

Analiso, a partir da fala dele, que o Brasil ainda não está pronto em termos de infraestrutura para carros elétricos, o que é a pura verdade.

E ainda não temos incentivos fiscais para veículos híbridos e elétricos, o tende a acontecer nos próximos poucos anos, se tudo der certo nas eleições. Mas o e-up será lançado aqui também.

Direto da Alemanha

O “mini Kombi” que chega ao Uruguai é produzido na fábrica da Volks em Zwickau, na Alemanha.

Motor

O sistema de propulsão do Volkswagen e-up é 100% elétrico e entrega até 61 kW (83 cv) de potência, com torque instantâneo de 212 Nm (21,7 kgfm).

motor elétrico do Volkswagen e-up
Motor elétrico do Volkswagen e-up

Autonomia

O modelo tem uma autonomia aproximada de 260 km, ideal para as necessidades de um veículo urbano, mas que permite algumas viagens curtas também (veja no teste abaixo do Nissan Leaf) – ótimo para o pequeno país que é o Uruguai.

Parte da eficiência do e-up se deve ao baixo peso do veículo, que é de apenas 1.160 kg.

Desempenho

O e-up atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e precisa de 11,9 s para ser acelerado de 0 a 100 km/h.

Preço

Se o preços dos carros elétricos no Brasil são muito altos (na verdade, o preço de qualquer carro aqui está absurdo), o valor do e-up no Uruguai é de doer o bolso: US$ 38.990 (cerca de R$ 201.425 na conversão simples) para pessoas físicas.

Caso seja pessoa jurídica (empresas, o valor no país vizinho é de US$ 28.490 – R$ 147.225, na casa dos mais “baratos” elétricos do Brasil: Renault Kwid E-Tech (R$ 146.990) e Caoa Chery iCar (R$ 144.990).

Volkswagen e-up elétrico, que começa a ser vendido no Uruguai
Volkswagen e-up elétrico, que começa a ser vendido no Uruguai

Equipamentos de série

Pelo preço que custa, pelo menos o Volkswagen e-up tem uma lista de equipamentos de série interessante. Confira os principais itens:

  • Ar-condicionado digital
  • Volante multifuncional com ajuste de altura
  • Volante, alavanca de câmbio e freio de mão revestidos em “couro”
  • 6 alto-falantes
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Encosto do banco traseiro rebatível e bipartido 60/40
  • Modos de condução ECO/ECO+
  • Níveis de recuperação da bateria
  • 6 airbags (dianteiro, traseiro e cortina)
  • Ancoragens Isofix e Top Tether
  • Sensor de monitoramento de pressão dos pneus
  • Aviso de cintos de segurança desatados para todos os bancos
  • Freios ABS com EBD
  • Lane change
  • Controles de traçãoe estabilidade
  • Luzes traseiras de emergência
  • Assistente de partida em rampa
  • Luzes diurnas de LED

Mais um da família

Na mesma ocasião do lançamento do e-up, a marca apresentou os modelos ID.3 e ID.4. O hatch e o SUV elétricos também fazem parte da estratégia de eletrificação da Volkswagen e já são vendidos na Europa, nos Estados Unidos e na China.

E o Brasil?

Por aqui, o up flex foi aposentado como um excelente carro, mas como um fiasco de vendas. Mas isso não deve impedir o lançamento da sua versão 100% elétrica no País entre o último trimestre de 2022 e primeiro semestre de 2023.

Lembrando que, há pouco tempo, tivemos um lote do Golf GTE híbrido à venda no Brasil como estreia da marca nesse caminho. A Volkswagen lançará os elétricos  ID.3 e ID.4 (nomes estranhos) no nosso mercado e também investirá, corretamente, nos modelos híbridos flex.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *