Nova Ram 3500 chega no topo da “cadeia alimentar” das picapes

Ram 3500 Limited Longhorn
Nova Ram 3500 Limited Longhorn 

Se a cadeia alimentar existisse no segmento de picapes no Brasil, não tenho dúvidas de que a nova Ram 3500 estaria no topo! Tamanho, imponência, potência, espaço, conforto e robustez lá em cima! E o preço também alto não parecer ser um problema!

Digo isso porque a Ram 3500 já chega marcando forte o seu território. Em dezembro de 2020, as 100 primeiras unidades da Ram 1500 Rebel se esgotaram em 18h. Em maio do ano passado, foram somente 10h para a mesma quantidade de Ram 2500 Rodeo encontrar seus donos.

Recorde

No dia 24 de março, às 18h, apenas 5h depois do lançamento, mesmo custando a partir de R$ 485.000, foram registradas exatamente 1.109 vendas da 3500 – novo ápice do mercado de picapes no Brasil.

“Esse foi mais um lançamento no qual a realidade superou em muito a nossa expectativa”, afirma Breno Kamei, diretor da Ram para a América do Sul. “A Ram 3500 é mais uma materialização do processo de consolidação da marca no Brasil, para seguirmos em um ritmo forte de crescimento, que vem desde 2020.”

nova picape Ram 3500 Longhorn Limited
Nova picape Ram 3500 Longhorn Limited

Tamanho volume de vendas de um modelo premium em tão pouco tempo não é o único dado que impressiona.

“Dividindo as 1.109 unidades por 300 minutos dessas 5 horas, tivemos quase 4 Ram 3500 vendidas por minuto, ou 3,69 unidades para ser mais preciso”, diz Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais da Ram para o Brasil.

Versões

A nova Ram 3500 já está disponível nas 55 concessionárias da marca apoiada em quatro pilares: força, capacidade, luxo e tecnologia. Uma curiosidade é que algo simples para qualquer fabricante, da Stellantis ou não, acontece pela primeira vez na Ram no Brasil.

A picape 3500 é o primeiro modelo a ser lançado em duas versões diferentes: a já conhecida Laramie – que inclui ainda a opção Night Edition – e a Limited Longhorn, configuração inédita e topo de linha.

motor da nova Ram 3500
Trem de força: motor da nova Ram 3500 tem 377 cv e 117,3 mkgf

Mais força

Como de costume com os modelos da Ram, a 3500 chega com um brutamontes debaixo do capô. Para se manter no topo da “cadeia alimentar das picapes”, o modelo tem o motor Cummins, seis cilindros em linha, 6.7, turbo (com geometria variável), diesel, que ficou ainda mais potente!

Ele desenvolve, mineiramente falando, um trem de força: 377 cv a 2.800 rpm, (12 cv a mais do que na Ram 2500). Mas o que chama a atenção no propulsor é o seu número de torque, de dar inveja ao Super-Homem: 117,3 mkgf (1.150 Nm) disponível a 1.700 rpm, número recorde no segmento (e superior em 6,6 mkgf ao da 2500).

O tanque leva um lago: 117 litros de capacidade.

Características técnicas

Diferentemente da 2500, a Ram 3500 conta com o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza o Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes – solução eficiente, mas que não me agrada (prefiro sempre sem Arla, desde que o propulsor atenda as normas vigentes de emissão).

Segundo a Ram, o bloco do motor da 3500 é feito de ferro fundido vermicular, material que proporciona maior resistência estrutural, menores níveis de ruído, vibração e aspereza (NVH na sigla inglesa) e ajuda a reduzir o peso geral do conjunto (algo muito bem-vindo).

visual traseiro da nova Ram 3500 Longhorn Limited
Visual traseiro é o ponto mais conservador da Ram 3500 Longhorn Limited

Câmbio e tração

Quanto ao sistema de transmissão, o câmbio é automático de seis marchas. que conta com um sistema que suaviza as trocas na passagem de R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park).

Por meio de comandos eletrônicos no painel, o condutor escolhe entre os três modos de tração, 4×2, 4×4 ou 4×4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.

Quase um trem

O conjunto mecânico, aliado ao chassi extremamente rígido, formado com 98,5% de aços de alta resistência e a suspensão exclusiva, com molas longitudinais, permitem que a picape leve muito peso “nas costas” até o topo da “cadeia alimentar”.

A 3500 é capaz de transportar uma carga de até 1.752 kg e rebocar até 9.021 kg (um jato Embraer 195 pesa cerca de 29.000 kg).

A Ram 2500 que pode carregar “apenas” 1.088 kg e rebocar 7.861 kg (respectivamente 664 kg e 1.160 kg a menos). Toda essa capacidade é assistida com o limitador de marchas, controle eletrônico do freio do reboque, além do Diesel Exhaust Brake e função Tow/Haul.

Foto da Ram 3500 Laramie Night Edition
Nova Ram 3500 Laramie Night Edition

Leve o seu trailer

Quando equipada com pré-disposição de fábrica para reboque na caçamba (propício para trailers do tipo quinta roda ou gooseneck, muito utilizado por clientes da Ram), outra exclusividade da 3500, o compartimento de carga tem capacidade de 1.628 litros, a maior da categoria. Nesta configuração, a caçamba ainda conta com tomada interna de 115V e duas tomadas para trailer, de 7 e 12 pinos.

Porta-malas?

Sem essa preparação, a caçamba conta com as duas práticas gavetas laterais RamBox, que são totalmente vedadas, podem ser trancadas e têm 122 litros de volume cada – quase tipo um porta-malas.

Somadas, as gavetas levam 244 litros, mais do que o porta-malas de um Fiat Mobi (200 litros) – que, aliás, quase deve caber na caçamba! 🙂

caçamba da nova picape Ram 3500
Caçamba da nova picape Ram 3500 é enorme

Retrovisores especiais

Com 1.280 litros de volume, contando os compartimentos laterais, a caçamba da nova Ram 3500, independente da configuração, possui revestimento especial, aplicado através de spray, além de iluminação a LED.

Até os espelhos retrovisores externos contribuem para a capacidade da picape. Eles são multifuncionais, com duas lentes com comandos elétricos independentes, antiembaçamento, luzes de posição, giro e de cortesia.

Bacana também que os espelhos podem ser colocados de forma vertical, para aumentar o campo de visão quando se está puxando um trailer.

Visual diferenciado

Externamente, a Ram 3500 Limited Longhorn se destaca por grade e rodas exclusivas e pela pintura em dois tons (bicolor), com a parte superior da carroceria em Branco Pérola e com a porção inferior da cabine, arcos de roda, para-choques e detalhes das rodas em Marrom Walnut.

Outra combinação existente apenas na versão de topo da Ram 3500 é Vermelho Delmonico (também perolizada) com os acabamentos cromados.

dianteira da nova Ram 3500 Longhorn Limited
Dianteira da nova Ram 3500 Longhorn Limited chama a atenção

Design

Em linhas gerais, o modelo adota uma estratégia visual mais conservadora, algo que considero comum para o segmento – são poucas picapes que realmente se destacam. Analisando separadamente, frente e traseira da nova 3500 parecem não conversar tanto; impressão que diminui bastante ao ver o veículo de perto.

O nova Ram abusa das linhas retas e tem a dianteira como seu ponto alto, graças à imponência da sua grade e, claro, do seu tamanho. A traseira é bem tradicional.

Mais luxo

Topo de linha na gama, a versão Limited Longhorn da nova Ram 3500 vem com estribo elétrico retrátil de série (basta abrir a porta), disponível também na Laramie Night Edition, para ajudar no acesso à cabina – com os meus 1,97 m, não sei se precisaria dele, mas reconheço como eles são muito úteis.

acabamento da nova Ram 3500 Longhorn Limited
Acabamento da nova Ram 3500 Longhorn Limited

Por dentro: “couro” especial

O acabamento interno “abusa” de tons marrons e pretos, enquanto o “couro” tem costuras contrastantes e não reveste apenas os bancos como também várias superfícies: parte do volante, a alavanca de câmbio, a cobertura e a porção interior do painel, as alças de acesso ao interior, o apoio dos braços e o painel superior das portas e o apoio dos braços central, que também serve como tampa do enorme porta-objetos.

“Madeira” especial

Por sua vez, a madeira, em diferentes texturas, está presente em partes do volante, faixas nas portas, console central e detalhes do painel – algo raro nos veículos vendidos no Brasil.

Cada versão da picape tem detalhes diferentes devido às próprias características da madeira. Um dos toques mais chamativos é a faixa à frente do passageiro dianteiro, com o nome da versão (Limited Longhorn Edition) impressa a laser.

A picape tem ainda acabamentos dourados, de gosto duvidoso, com filigranas nos aros do velocímetro e do conta-giros, no painel e console central. Os tapetes também tem diferenciais visuais.

 painel da nova Ram 3500 Longhorn Limited
Painel da nova Ram 3500 Longhorn Limited

Faróis direcionais

A Ram 3500 Limited Longhorn tem faróis Full LED direcionais, exclusivos no segmento de picapes, que aumenta a visibilidade noturna em curvas, com o projetor seguindo a posição do volante, virando em até 15° o farol do lado da curva e em até 5° o do lado oposto.

Há ainda muitos outros itens de destaque (que também fazem parte da versão Laramie Night Edition) como:

  • espelho retrovisor digital
  • pacote de assistências à condução (ADAS): controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa
  • sistema de som premium da Harman Kardon, com 17 alto-falantes e 1 subwoofer (na Laramie o áudio, também premium, é da Alpine, com 10 alto-falantes e 1 subwoofer).

Câmera e sensores

Todas as versões da nova Ram 3500 contam com câmera 360°, que facilita as manobras com a picape full size de mais de 6 metros de comprimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além da exclusiva câmera de caçamba, útil para monitorar cargas ou facilitar o acoplamento no trailer.

central multimídia Uconnect da nova Ram 3500 Limited Longhorn
Central multimídia Uconnect da nova Ram 3500 tem enorme tela de 12″

Central multimídia de 12″

Toda linha da 3500, desde a versão Laramie, tem a central multimídia Uconnect com a enorme tela de 12″ (a maior da categoria) e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay para dois smartphones e cancelamento ativo de ruídos externos.

Aquecimento e ventilação

Há aquecimento e ventilação dos assentos dianteiros (os laterais de trás também são aquecidos a partir da Laramie Night Edition) e aquecimento no volante. Os pedais possuem ajustes elétricos, assim como os bancos dianteiros, que podem ajustes elétricos de 10 posições e duas memórias para o motorista.

Tomadas e porta-objetos

Completam a lista de equipamentos as nove portas USB (isso mesmo: 9), sendo 4 do tipo C, espalhadas pelo console central, que também acomoda um notebook de até 15″, além de duas tomadas de 115V de padrão norte americano.

A Ram 3500 conta com dois compartimentos no assoalho da segunda fileira de bancos, que podem ser removidos para facilitar a limpeza, bem como outro abaixo do assento da segunda fileira de bancos e uma plataforma, que pode ser aberta para transportar uma carga no interior da picape ou até mesmo dar lugar a um colchão, afinal a grandalhona possui mais de 2 metros de largura.

Bancos da nova Ram 3500 Longhorn Limited
Bancos da nova Ram 3500 Longhorn Limited

Acessórios da Mopar

Entre os 28 acessórios originais Mopar da nova Ram 3500 há uma inédita câmera de trailer, que é instalada na traseira do trailer e transmite a imagem para a central multimídia do painel.

Outras opções são:

  • capota marítima trifold, disponível para as configurações com e sem RamBox;
  • lança com esfera para reboque;
  • sobretapetes de borda elevada (de série na Laramie, mas que o cliente pode adquirir para a Longhorn)
  • ponteira de escapamento cromada.

Revisões

As revisões são realizadas a cada 24.000 km ou anualmente, prazos condizentes com o perfil do cliente da 3500, segundo a Ram.

Dessa forma, a soma do valor das três primeiras revisões, que podem cobrir até 72 mil km, é de R$ 8.304, perfazendo um custo de R$ 115 a cada 1.000 km rodados, “menor que de todas as picapes médias a diesel”, de acordo com a Ram.

A garantia é de três anos, com assistência Privilege Service 24 horas, 7 dias por semana.

Botões para acionar a tração 4x4 da nova Ram 3500
Botões para acionar a tração 4×4 da nova Ram 3500

Versões e preços

A Nova Ram 3500 já chega ao Brasil com três opções. Veja abaixo os preços e alguns destaques de suas listas de equipamentos:

Ram 3500 Laramie – R$ 484.990

  • Sistema multimídia Uconnect com tela de 12″
  • Câmera 360°
  • Câmera de caçamba
  • Retrovisor eletrocrômico
  • Som premium Alpine de 10 alto-falantes e 1 subwoofer
  • Cancelamento ativo de ruído
  • Estribos laterais de porta a porta (dão acessos extras à caçamba)
  • Controle eletrônico de freio do reboque
  • Faróis Full LED
  • Comutação automática dos faróis
  • Controle de velocidade de cruzeiro
  • Monitoramento de pontos cegos
  • Bancos em couro e alcântara
  • Console central modular com 39 litros de volume
  • Sobretapetes de borda elevada
Foto do visual da nova Ram 3500 Laramie Night Edition
Visual é mais “discreto” na versão Laramie Night Edition da Ram 3500

Ram 3500 Laramie Night Edition – R$ 509.990

Todos os itens acima mais:

  • Retrovisor interno digital
  • Som premium Harman Kardon de 17 alto-falantes e 1 subwoofer
  • Estribos elétricos (se recolhem com as portas fechadas)
  • Controle adaptativo de velocidade
  • Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma
  • Sistema de permanência na faixa de rodagem
  • Faróis e lanternas com máscara negra
  • Para-choques e molduras dianteiras na cor da carroceria
  • Grade, rodas e emblemas escuros
  • Interior preto
  • Cab lights (luzes na capota, logo acima do para-brisa)
  • Bancos traseiros laterais aquecidos

Ram 3500 Limited Longhorn – R$ 529.990

Todos os itens acima (exceto acabamentos externos e internos escuros ou na cor da carroceria da Laramie Night Edition) mais:

  • Faróis Full LED Matrix (direcionais)
  • Grade e rodas com desenho exclusivo
  • Ganchos de reboque e molduras das janelas com acabamento cromado
  • Revestimento marrom e preto em couro Natura Plus
  • Acabamentos internos com madeira legítima
  • Tapetes especiais
  • Emblema da versão no console central
  • Opção de pintura em dois tons (Branco Pérola com Marrom Walnut)

Dimensões externas/capacidades

  • Comprimento: 6,066 m
  • Largura: 2,120 m
  • Altura: 2,039 m
  • Distância entre-eixos: 3,785 m
  • Bitola dianteira: 1,745 m
  • Bitola traseira: 1,729 m
  • Altura livre do solo entre os eixos: 33,3 cm
  • Ângulo de ataque: 23°
  • Ângulo de saída: 25,9°
  • Ângulo de rampa: 23,9°
  • Tanque de combustível: 117 litros
imponência da picape Ram 3500
Imponência: Ram 3500 está no topo da “cadeia alimentar das picapes”

Resumo da obra

Por mais que o preço da nova Ram 3500 não tenha nenhuma ligação comigo, eu me identifiquei muito com a nova picape da marca da Stellantis.

Assim como eu, ela é grande e “sobra” no meio da sociedade brasileira. Seus extremos realmente chamam a atenção e ela facilmente assumiu o topo da “cadeia alimentar das picapes”.

Para fechar, a distância entre-eixos da 3500 é maior do que o comprimento de alguns carros vendidos no Brasil Veja:

  • Distância entre-eixos Ram 3500: 3,785 m
  • Comprimento Fiat Mobi: 3,596 m
  • Comprimento Renault Kwid: 3,680 m

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