![Ram/Divulgação Ram 3500 Limited Longhorn](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Ram-3500-Longhorn-Limited.jpg)
Se a cadeia alimentar existisse no segmento de picapes no Brasil, não tenho dúvidas de que a nova Ram 3500 estaria no topo! Tamanho, imponência, potência, espaço, conforto e robustez lá em cima! E o preço também alto não parecer ser um problema!
Digo isso porque a Ram 3500 já chega marcando forte o seu território. Em dezembro de 2020, as 100 primeiras unidades da Ram 1500 Rebel se esgotaram em 18h. Em maio do ano passado, foram somente 10h para a mesma quantidade de Ram 2500 Rodeo encontrar seus donos.
Recorde
No dia 24 de março, às 18h, apenas 5h depois do lançamento, mesmo custando a partir de R$ 485.000, foram registradas exatamente 1.109 vendas da 3500 – novo ápice do mercado de picapes no Brasil.
“Esse foi mais um lançamento no qual a realidade superou em muito a nossa expectativa”, afirma Breno Kamei, diretor da Ram para a América do Sul. “A Ram 3500 é mais uma materialização do processo de consolidação da marca no Brasil, para seguirmos em um ritmo forte de crescimento, que vem desde 2020.”
![Ram/Divulgação nova picape Ram 3500 Longhorn Limited](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Ram-3500-Limited-Longhorn-picape.jpg)
Tamanho volume de vendas de um modelo premium em tão pouco tempo não é o único dado que impressiona.
“Dividindo as 1.109 unidades por 300 minutos dessas 5 horas, tivemos quase 4 Ram 3500 vendidas por minuto, ou 3,69 unidades para ser mais preciso”, diz Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais da Ram para o Brasil.
Versões
A nova Ram 3500 já está disponível nas 55 concessionárias da marca apoiada em quatro pilares: força, capacidade, luxo e tecnologia. Uma curiosidade é que algo simples para qualquer fabricante, da Stellantis ou não, acontece pela primeira vez na Ram no Brasil.
A picape 3500 é o primeiro modelo a ser lançado em duas versões diferentes: a já conhecida Laramie – que inclui ainda a opção Night Edition – e a Limited Longhorn, configuração inédita e topo de linha.
![Ram/Divulgação motor da nova Ram 3500](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Ram-3500-Limited-Longhorn-motor.jpg)
Mais força
Como de costume com os modelos da Ram, a 3500 chega com um brutamontes debaixo do capô. Para se manter no topo da “cadeia alimentar das picapes”, o modelo tem o motor Cummins, seis cilindros em linha, 6.7, turbo (com geometria variável), diesel, que ficou ainda mais potente!
Ele desenvolve, mineiramente falando, um trem de força: 377 cv a 2.800 rpm, (12 cv a mais do que na Ram 2500). Mas o que chama a atenção no propulsor é o seu número de torque, de dar inveja ao Super-Homem: 117,3 mkgf (1.150 Nm) disponível a 1.700 rpm, número recorde no segmento (e superior em 6,6 mkgf ao da 2500).
O tanque leva um lago: 117 litros de capacidade.
Características técnicas
Diferentemente da 2500, a Ram 3500 conta com o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza o Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes – solução eficiente, mas que não me agrada (prefiro sempre sem Arla, desde que o propulsor atenda as normas vigentes de emissão).
Segundo a Ram, o bloco do motor da 3500 é feito de ferro fundido vermicular, material que proporciona maior resistência estrutural, menores níveis de ruído, vibração e aspereza (NVH na sigla inglesa) e ajuda a reduzir o peso geral do conjunto (algo muito bem-vindo).
![Ram/Divulgação visual traseiro da nova Ram 3500 Longhorn Limited](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Ram-3500-Limited-Longhorn-visual.jpg)
Câmbio e tração
Quanto ao sistema de transmissão, o câmbio é automático de seis marchas. que conta com um sistema que suaviza as trocas na passagem de R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park).
Por meio de comandos eletrônicos no painel, o condutor escolhe entre os três modos de tração, 4×2, 4×4 ou 4×4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.
Quase um trem
O conjunto mecânico, aliado ao chassi extremamente rígido, formado com 98,5% de aços de alta resistência e a suspensão exclusiva, com molas longitudinais, permitem que a picape leve muito peso “nas costas” até o topo da “cadeia alimentar”.
A 3500 é capaz de transportar uma carga de até 1.752 kg e rebocar até 9.021 kg (um jato Embraer 195 pesa cerca de 29.000 kg).
A Ram 2500 que pode carregar “apenas” 1.088 kg e rebocar 7.861 kg (respectivamente 664 kg e 1.160 kg a menos). Toda essa capacidade é assistida com o limitador de marchas, controle eletrônico do freio do reboque, além do Diesel Exhaust Brake e função Tow/Haul.
![Ram/Divulgação Foto da Ram 3500 Laramie Night Edition](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Ram-3500-Laramie-Night-Edition.jpg)
Leve o seu trailer
Quando equipada com pré-disposição de fábrica para reboque na caçamba (propício para trailers do tipo quinta roda ou gooseneck, muito utilizado por clientes da Ram), outra exclusividade da 3500, o compartimento de carga tem capacidade de 1.628 litros, a maior da categoria. Nesta configuração, a caçamba ainda conta com tomada interna de 115V e duas tomadas para trailer, de 7 e 12 pinos.
Porta-malas?
Sem essa preparação, a caçamba conta com as duas práticas gavetas laterais RamBox, que são totalmente vedadas, podem ser trancadas e têm 122 litros de volume cada – quase tipo um porta-malas.
Somadas, as gavetas levam 244 litros, mais do que o porta-malas de um Fiat Mobi (200 litros) – que, aliás, quase deve caber na caçamba! 🙂
![caçamba da nova picape Ram 3500](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Ram-3500-Limited-Longhorn-cacamba.jpg)
Retrovisores especiais
Com 1.280 litros de volume, contando os compartimentos laterais, a caçamba da nova Ram 3500, independente da configuração, possui revestimento especial, aplicado através de spray, além de iluminação a LED.
Até os espelhos retrovisores externos contribuem para a capacidade da picape. Eles são multifuncionais, com duas lentes com comandos elétricos independentes, antiembaçamento, luzes de posição, giro e de cortesia.
Bacana também que os espelhos podem ser colocados de forma vertical, para aumentar o campo de visão quando se está puxando um trailer.
Visual diferenciado
Externamente, a Ram 3500 Limited Longhorn se destaca por grade e rodas exclusivas e pela pintura em dois tons (bicolor), com a parte superior da carroceria em Branco Pérola e com a porção inferior da cabine, arcos de roda, para-choques e detalhes das rodas em Marrom Walnut.
Outra combinação existente apenas na versão de topo da Ram 3500 é Vermelho Delmonico (também perolizada) com os acabamentos cromados.
![Ram/Divulgação dianteira da nova Ram 3500 Longhorn Limited](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Ram-3500-Limited-Longhorn-dianteira.jpg)
Design
Em linhas gerais, o modelo adota uma estratégia visual mais conservadora, algo que considero comum para o segmento – são poucas picapes que realmente se destacam. Analisando separadamente, frente e traseira da nova 3500 parecem não conversar tanto; impressão que diminui bastante ao ver o veículo de perto.
O nova Ram abusa das linhas retas e tem a dianteira como seu ponto alto, graças à imponência da sua grade e, claro, do seu tamanho. A traseira é bem tradicional.
Mais luxo
Topo de linha na gama, a versão Limited Longhorn da nova Ram 3500 vem com estribo elétrico retrátil de série (basta abrir a porta), disponível também na Laramie Night Edition, para ajudar no acesso à cabina – com os meus 1,97 m, não sei se precisaria dele, mas reconheço como eles são muito úteis.
![Ram/Divulgação acabamento da nova Ram 3500 Longhorn Limited](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Ram-3500-Limited-Longhorn-acabamento.jpg)
Por dentro: “couro” especial
O acabamento interno “abusa” de tons marrons e pretos, enquanto o “couro” tem costuras contrastantes e não reveste apenas os bancos como também várias superfícies: parte do volante, a alavanca de câmbio, a cobertura e a porção interior do painel, as alças de acesso ao interior, o apoio dos braços e o painel superior das portas e o apoio dos braços central, que também serve como tampa do enorme porta-objetos.
“Madeira” especial
Por sua vez, a madeira, em diferentes texturas, está presente em partes do volante, faixas nas portas, console central e detalhes do painel – algo raro nos veículos vendidos no Brasil.
Cada versão da picape tem detalhes diferentes devido às próprias características da madeira. Um dos toques mais chamativos é a faixa à frente do passageiro dianteiro, com o nome da versão (Limited Longhorn Edition) impressa a laser.
A picape tem ainda acabamentos dourados, de gosto duvidoso, com filigranas nos aros do velocímetro e do conta-giros, no painel e console central. Os tapetes também tem diferenciais visuais.
![Ram/Divulgação painel da nova Ram 3500 Longhorn Limited](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Ram-3500-Limited-Longhorn-painel.jpg)
Faróis direcionais
A Ram 3500 Limited Longhorn tem faróis Full LED direcionais, exclusivos no segmento de picapes, que aumenta a visibilidade noturna em curvas, com o projetor seguindo a posição do volante, virando em até 15° o farol do lado da curva e em até 5° o do lado oposto.
Há ainda muitos outros itens de destaque (que também fazem parte da versão Laramie Night Edition) como:
- espelho retrovisor digital
- pacote de assistências à condução (ADAS): controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa
- sistema de som premium da Harman Kardon, com 17 alto-falantes e 1 subwoofer (na Laramie o áudio, também premium, é da Alpine, com 10 alto-falantes e 1 subwoofer).
Câmera e sensores
Todas as versões da nova Ram 3500 contam com câmera 360°, que facilita as manobras com a picape full size de mais de 6 metros de comprimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além da exclusiva câmera de caçamba, útil para monitorar cargas ou facilitar o acoplamento no trailer.
![Ram/Divulgação central multimídia Uconnect da nova Ram 3500 Limited Longhorn](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Ram-3500-Limited-Longhorn-central-multimidia-Uconnect.jpg)
Central multimídia de 12″
Toda linha da 3500, desde a versão Laramie, tem a central multimídia Uconnect com a enorme tela de 12″ (a maior da categoria) e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay para dois smartphones e cancelamento ativo de ruídos externos.
Aquecimento e ventilação
Há aquecimento e ventilação dos assentos dianteiros (os laterais de trás também são aquecidos a partir da Laramie Night Edition) e aquecimento no volante. Os pedais possuem ajustes elétricos, assim como os bancos dianteiros, que podem ajustes elétricos de 10 posições e duas memórias para o motorista.
Tomadas e porta-objetos
Completam a lista de equipamentos as nove portas USB (isso mesmo: 9), sendo 4 do tipo C, espalhadas pelo console central, que também acomoda um notebook de até 15″, além de duas tomadas de 115V de padrão norte americano.
A Ram 3500 conta com dois compartimentos no assoalho da segunda fileira de bancos, que podem ser removidos para facilitar a limpeza, bem como outro abaixo do assento da segunda fileira de bancos e uma plataforma, que pode ser aberta para transportar uma carga no interior da picape ou até mesmo dar lugar a um colchão, afinal a grandalhona possui mais de 2 metros de largura.
![Ram/Divulgação Bancos da nova Ram 3500 Longhorn Limited](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Ram-3500-Limited-Longhorn-bancos.jpg)
Acessórios da Mopar
Entre os 28 acessórios originais Mopar da nova Ram 3500 há uma inédita câmera de trailer, que é instalada na traseira do trailer e transmite a imagem para a central multimídia do painel.
Outras opções são:
- capota marítima trifold, disponível para as configurações com e sem RamBox;
- lança com esfera para reboque;
- sobretapetes de borda elevada (de série na Laramie, mas que o cliente pode adquirir para a Longhorn)
- ponteira de escapamento cromada.
Revisões
As revisões são realizadas a cada 24.000 km ou anualmente, prazos condizentes com o perfil do cliente da 3500, segundo a Ram.
Dessa forma, a soma do valor das três primeiras revisões, que podem cobrir até 72 mil km, é de R$ 8.304, perfazendo um custo de R$ 115 a cada 1.000 km rodados, “menor que de todas as picapes médias a diesel”, de acordo com a Ram.
A garantia é de três anos, com assistência Privilege Service 24 horas, 7 dias por semana.
![Ram/Divulgação Botões para acionar a tração 4x4 da nova Ram 3500](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Ram-3500-Limited-Longhorn-tracao.jpg)
Versões e preços
A Nova Ram 3500 já chega ao Brasil com três opções. Veja abaixo os preços e alguns destaques de suas listas de equipamentos:
Ram 3500 Laramie – R$ 484.990
- Sistema multimídia Uconnect com tela de 12″
- Câmera 360°
- Câmera de caçamba
- Retrovisor eletrocrômico
- Som premium Alpine de 10 alto-falantes e 1 subwoofer
- Cancelamento ativo de ruído
- Estribos laterais de porta a porta (dão acessos extras à caçamba)
- Controle eletrônico de freio do reboque
- Faróis Full LED
- Comutação automática dos faróis
- Controle de velocidade de cruzeiro
- Monitoramento de pontos cegos
- Bancos em couro e alcântara
- Console central modular com 39 litros de volume
- Sobretapetes de borda elevada
![Ram/Divulgação Foto do visual da nova Ram 3500 Laramie Night Edition](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Ram-3500-Laramie-Night-Edition-visual.jpg)
Ram 3500 Laramie Night Edition – R$ 509.990
Todos os itens acima mais:
- Retrovisor interno digital
- Som premium Harman Kardon de 17 alto-falantes e 1 subwoofer
- Estribos elétricos (se recolhem com as portas fechadas)
- Controle adaptativo de velocidade
- Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma
- Sistema de permanência na faixa de rodagem
- Faróis e lanternas com máscara negra
- Para-choques e molduras dianteiras na cor da carroceria
- Grade, rodas e emblemas escuros
- Interior preto
- Cab lights (luzes na capota, logo acima do para-brisa)
- Bancos traseiros laterais aquecidos
Ram 3500 Limited Longhorn – R$ 529.990
Todos os itens acima (exceto acabamentos externos e internos escuros ou na cor da carroceria da Laramie Night Edition) mais:
- Faróis Full LED Matrix (direcionais)
- Grade e rodas com desenho exclusivo
- Ganchos de reboque e molduras das janelas com acabamento cromado
- Revestimento marrom e preto em couro Natura Plus
- Acabamentos internos com madeira legítima
- Tapetes especiais
- Emblema da versão no console central
- Opção de pintura em dois tons (Branco Pérola com Marrom Walnut)
Dimensões externas/capacidades
- Comprimento: 6,066 m
- Largura: 2,120 m
- Altura: 2,039 m
- Distância entre-eixos: 3,785 m
- Bitola dianteira: 1,745 m
- Bitola traseira: 1,729 m
- Altura livre do solo entre os eixos: 33,3 cm
- Ângulo de ataque: 23°
- Ângulo de saída: 25,9°
- Ângulo de rampa: 23,9°
- Tanque de combustível: 117 litros
![imponência da picape Ram 3500](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Ram-3500-Limited-Longhorn-imponencia.jpg)
Resumo da obra
Por mais que o preço da nova Ram 3500 não tenha nenhuma ligação comigo, eu me identifiquei muito com a nova picape da marca da Stellantis.
Assim como eu, ela é grande e “sobra” no meio da sociedade brasileira. Seus extremos realmente chamam a atenção e ela facilmente assumiu o topo da “cadeia alimentar das picapes”.
Para fechar, a distância entre-eixos da 3500 é maior do que o comprimento de alguns carros vendidos no Brasil Veja:
- Distância entre-eixos Ram 3500: 3,785 m
- Comprimento Fiat Mobi: 3,596 m
- Comprimento Renault Kwid: 3,680 m
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