Meu blog nasceu em 2007, ano considerado, até hoje, como um dos melhores e mais surpreendentes do mercado de carros no Brasil! Era um presságio de coisas boas para o blog! E hoje, o De 0 a100 completa 15 anos!
E como as coisas mudaram de lá para cá.
CAMPANHA: DOE BRINQUEDOS E ABSORVENTES PARA QUEM PRECISA!
Já contei isso antes, mas não custa lembrar. A ideia era ser colunista do Vrum, site que fui o jornalista responsável por mais de três anos. Mas criar do blog fez mais sentido e, 15 anos depois, com três prêmios de melhor blog de carros do Brasil, o De 0 a 100 continua firme e forte!
Mas como era o mercado de carros no Brasil há 180 meses?

Brasil em ascensão
O ano de 2007, na época, foi considerado o melhor de todos os tempos da indústria automotiva no País. Parte disso era resultado de uma política econômica que tinha um caminho – diferente do Brasil desde 2019, que sobrevive à deriva.
Estabilidade econômica, inflação controlada, ampliação dos prazos de financiamento, redução dos juros e, muito importante, a crescente confiança do consumidor brasileiro na manutenção/valorização de sua própria renda – bons tempos de Brasil.
Industria automotiva no auge
Há 15 anos, o setor automotivo apresentou o impressionante crescimento de 29,57%, com 4.248.275 unidades vendidas, com os emplacamentos de automóveis e comerciais leves subindo 27,80%. As motos subiram marcantes 32,6% em 2007!
Confira alguns lançamentos que me lembro, de cabeça, da época:

Fiat
Não parece que foi há tanto tempo, mas o Fiat Punto foi lançado no Brasil em 2007. Modelo chegou fazendo sucesso, ganhando prêmios e, na minha análise, eu tinha gostado da posição de dirigir e do comportamento dinâmico – embora as versões 1.4 fosse muito fracas.

Chevrolet
A Chevrolet, por outro lado, lançou o Vectra GT, um carro que eu sempre gostei e que acho bonito até hoje, especialmente depois da sua primeira e única reestilização.

Renault
O ano de 2007 foi super movimentando para a Renautl, que lançou o Logan, o Sandero e uma das peruas mais bonitas que tivemos no mercado brasileiro até hoje: Mégane Grand Tour.
Nissan
A Nissan passava por um período de afirmação no mercado brasileiro e lançou o Tiida e o Sentra (não tem cara de tiozão – vídeo acima), ambos importados do México.

Honda
A Honda não se movimentou tanto, mas lançou a versão esportiva do seu “queridinho nacional”, o Civic Si. Não me esqueço da fila de espera e que o filho de um jornalista aqui de Belo Horizonte deu perda total no modelo de testes que a Honda mandou para cá, me impedindo de testá-lo, infelizmente.

Citroën
A Citroën apostou no conforto, acabamento e espaço com o lançamento do C4 Pallas, produzido na Argentina, que sofria com problemas mecânicos. Anos depois ele foi substituído pelo C4 Lounge.

Ford
E a Ford, hoje uma marca de nicho, mexeu nos seus dois principais carros no mercado nacional em 2007: EcoSport reestilizado e nova geração do Ka.
De 0 a 100 completa 15 anos
Realmente interessante analisar como estava o Brasil e o mercado há 15 anos! E fico muito feliz em saber que o De 0 a 100 segue firme, vacinado, sempre na expectativa de conteúdos cada vez melhores.
Empenho, dedicação e perseverança são as três palavras que refletem bem o meu papel para manter o blog por tanto tempo. Nunca foi fácil, mas seguirei da mesma forma!
Que venham mais 15 anos!
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem