Excelentes opções, Honda City e Toyota Yaris Sedã precisam evoluir

Toyota Yaris Sedan e Honda City
Honda City e Toyota Yaris Sedã ou Toyota Yaris Sedã e Honda City: propositalmente parecidos?

O mercado não para de avançar e a concorrência fica cada vez mais feroz. Embora não seja o segmento de SUVs, o de sedãs compacto/compacto premium cresceu e se atualizou. Neste contexto, Honda City e Toyota Yaris Sedã continham sendo excelentes opções, mas precisam evoluir.

Digo isso porque os dois carros têm muitas, mas muitas qualidades. Porém, sofrem com problemas de segurança e ergonomia. Pelo menos sabemos que ambos serão atualizados até 2022, sendo que o Honda receberá a sua novíssima geração, enquanto o Toyota será reestilizado pela primeira vez.

Até lá, ambos sofrerão com desvantagens perante adversários mais novos e tão bons quanto, como o Volkswagen Virtus e o Nissan Versa, escolhido aqui para entrar no pequeno comparativo de segurança e ergonomia abaixo.

Honda City EXL 2021
Honda City: sem controles de tração e estabilidade, mas com ajuste de profundidade (menos DX)

Honda City

O City não muda há muito tempo e o peso da idade reflete não só no projeto, mas também nos ocupantes do veículo. Embora o espaço seja legal e a ergonomia conte com ajustes de altura e profundidade (mas só a partir da versão LX), nenhum acabamento, inexplicavelmente, tem controles de tração e de estabilidade.

E estamos falando de um carro que pode passar de R$ 100.000 e no ano de 2021! Sem contar a falta da democratização dos seis airbags, restritos apenas para a versão EXL.

Pelo menos, como eu disse, isso será corrigido em breve.

Honda City DX – R$ 74.600
. Dois airbags (frontais)
. SEM controles de tração e estabilidade
. Ajuste de altura do volante

Honda City LX – R$ 89.700
. Dois airbags (frontais)
. SEM controles de tração e estabilidade
. Ajustes de altura e profundidade do volante

Honda City EX – R$ 95.100
. Quatro airbags (frontais e laterais)
. SEM controles de tração e estabilidade
. Ajustes de altura e profundidade do volante

Honda City EXL – R$ 101.200
. Seis airbags (frontais, laterais e tipo cortina)
. SEM controles de tração e estabilidade
. Ajustes de altura e profundidade do volante

Toyota Yaris Sedan XLS 2020
Toyota Yaris Sedã: controles de tração e estabilidade, mas sem ajuste de profundidade

Toyota Yaris

O Yaris Sedã entrega controles de tração e estabilidade em todas as versões, o que é muito bem-vindo! Mas, assim como o concorrente acima, não democratiza os airbags, ou seja, três das suas quatro versões têm apenas duas bolas de ar infláveis de segurança – muito pouco!

O acabamento topo de linha, XLS Connect (R$ 102.590), pelo menos, tem sete airbags, contando com o para o joelho do motorista (além dos frontais, laterais e tipo cortina).

Mas toda a linha sofre com a ausência de ajuste de profundidade do volante, algo inadmissível! Mas tenho esperança que, assim com a Renault fez com o novo Captur, a Toyota corrija esse erro quando o Yaris for reestilizado.

Toyota Yaris Sedã XL Live – R$ 84.390
. Dois airbags (frontais)
. TEM controles de tração e estabilidade
. Ajuste de altura do volante

Toyota Yaris Sedã XL Plus Connect – R$ 90.490
. Dois airbags (frontais)
. TEM controles de tração e estabilidade
. Ajuste de altura do volante

Toyota Yaris Sedã XS Connect – R$ 95.990
. Dois airbags (frontais)
. TEM controles de tração e estabilidade
. Ajuste de altura do volante

Toyota Yaris Sedã XLS Connect – R$ 102.590
. Sete airbags  (frontais, laterais, tipo cortina e para o joelho do motorista)
. TEM controles de tração e estabilidade
. Ajuste de altura do volante

Nissan Versa

Entre os itens analisados aqui no post, aproveitando da sua nova geração, o Versa entrega tudo em segurança e ergonomia para os ocupantes desde a versão de entrada!

Ou seja, seis airbags, controles de tração e estabilidade e ajuste de altura e profundidade do volante para tudo e todos!

Nissan Versa Sense (manual) – R$ 83.690
. Seis airbags (frontais, laterais e tipo cortina)
. TEM controles de tração e estabilidade
. Ajustes de altura e profundidade do volante

Nissan Versa Sense – R$ 88.990
. Seis airbags (frontais, laterais e tipo cortina)
. TEM controles de tração e estabilidade
. Ajustes de altura e profundidade do volante

Nissan Versa Advance – R$ 96.190
. Seis airbags (frontais, laterais e tipo cortina)
. TEM controles de tração e estabilidade
. Ajustes de altura e profundidade do volante

Nissan Versa Exclusive – R$ 106.990
. Seis airbags (frontais, laterais e tipo cortina)
. TEM controles de tração e estabilidade
. Ajustes de altura e profundidade do volante

Foto do sedan Nissan Versa Exclusive 2022
Nissan Versa: controles de tração e estabilidade, ajuste de profundidade do volante e seis airbags para todos

Resumo da obra

O que me deixa tranquilo é que você não precisa ter pressa e pode esperar para comprar os novos Honda City e Toyota Yaris Sedã em breve! Assim, suas linhas atualizadas, com certeza, terão seis airbags e controles de tração e estabilidade em todas as versões. Caso contrário, será um tiro no pé.

Mas, se quiser comprar um dos dois antes, negocie o máximo possível para compensar essas incríveis ausências.

E lembre-se do Nissan Versa, explicado acima, e do Volkswagen Virtus, que tem ajuste de altura e profundidade do volante, controles de tração e estabilidade e (apenas) quatro airbags de série para todas as versões.

Volkswagen Virtus 2022
Volkswagen Virtus

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *