Volkswagen Polo 2022 e Virtus 2022 agora contam com central VW Play

Volkswagen Polo 2022
Volkswagen Polo 2022

Já na contagem regressiva para a primeira e bem-vinda reestilização, Volkswagen Polo 2022 e Virtus 2022 chegam trazendo algumas novidades na lista de equipamentos, como a central VW Play. Fui até uma concessionária da marca para conhecê-las.

O curioso é que, tanto na Carbel quanto na Recreio, em Belo Horizonte, Nivus e T-Cross abafam completamente seus irmãos Polo e Virtus, que ficam como coadjuvantes, embora tenham muito mais destaque do que Gol e Voyage.

Algo natural, afinal, são dois veículos mais novos e de uma categoria em alta, que brilha nos olhos dos consumires: SUV.

Central multimídia VW Play dos Volkswagen Polo 2022 e Virtus 2022
Central multimídia VW Play dos Volkswagen Polo 2022 e Virtus 2022

Novidades 2022

Sobre as novidades, a linha 2022 de Polo e Virtus passa a contar com a central de infotainment VW Play, que traz várias conexões e aplicativos, como Spotify e, em breve, o Get In, para reservas em restaurantes, e MobiMax, para assistir TV digital na tela de 10,1″ (com o veículo parado, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro).

O VW Play passa a ser item de série nas versões Comfortline, Highline e GTS, tanto para o hatch, quanto para o sedã, o que foi muito bom para o modelo, pois o sistema é muito interessante.

Os interessados no Polo que estavam nas concessionárias gostaram dessa adição, embora estivesse desanimados com os novos preços (veja abaixo).

Volkswagen Polo 2022

O Volkswagen Polo continua oferecido nas versões 1.0 12V MSI (manual), 1.6 16V MSI (manual e automático), Comfortline 200 TSI (automático), Highline 200 TSI (automático) e GTS 250 TSI (automático).

Nas duas configurações de entrada não há mudanças em termos de equipamentos de série. A opção 1.0 12V (MSI), no entanto, oferece o pacote Connect Pack, que, por R$ 3.880, traz:

  • espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras incorporadas, regulagem elétrica e função ‘tilt down’ do lado direito;
  • rodas de liga leve de 15″;
  • sensor de estacionamento traseiro.
painel do Polo 2022 e do Virtus 2022
Painel do Polo e do Virtus 2022

Enquanto a configuração 1.6 16V (MSI) com câmbio manual não tem opcionais disponíveis, a opção com transmissão automática pode ser equipada com o pacote Interatividade (R$ 3.120):

  • rodas de liga leve de 15″ ‘Design Viper’ (não é Dodge Viper – sim, eu também pensei nisso);
  • sensor de estacionamento traseiro.

Na configuração Comfortline 200 TSI, além da central de infotainment VW Play, o sistema Kessy também passa a ser de série.

Ele permite destravar as portas do veículo sem a necessidade de tirar a chave do bolso, mochila ou bolsa, e que impede o travamento da portas, caso a chave seja esquecida no interior do carro. O Kessy também permite a partida do motor por botão. Para a Comfortline não há opcionais.

As versões topo de linha Highline 200 TSI e GTS 250 TSI mantêm as listas de equipamentos e ainda passam a contar com o VW Play. No caso da versão GTS, as rodas de liga leve de 18 polegadas e pneus 205/45 R18 continuam sendo oferecidas como opcionais por R$ 1.680. Na Highline não há opcionais.

Preços do Polo 2022

Os preços da linha 2022 do Polo, como todos os carros do Brasil (sem exceção), desanimam:

  • Polo 1.0 MSI – R$ 66.120
  • Polo 1.6 MSI – R$ 77.120
  • Polo 1.6 MSI automático – R$ 78.180
  • Polo Comfortline 200 TSI automático – R$ 91.720
  • Polo Highline 200 TSI automático – R$ 98.490
  • Polo GTS 250 TSI automático – R$ 120.040

Veja com o aumento de valores foi considerável em relação aos da linha 2021:

  • Volkswagen Polo 1.0 MPI – R$ 58.150
  • Volkswagen Polo 1.6 MSI – R$ 67.890
  • Volkswagen Polo 1.6 MSI automático – R$ 68.150
  • Volkswagen Polo Comfortline 1.0 200 TSI automático – R$ 76.390
  • Volkswagen Polo Highline 1.0 200 TSI automático – R$ 89.090
  • Volkswagen Polo GTS 1.4 250 TSI automático – R$ 105.350
Volkswagen Virtus 2022
Volkswagen Virtus 2022

Volkswagen Virtus 2022

Assim como o Polo, o Virtus mantém suas versões 1.6 MSI (manual e automático), Comfortline 200 TSI (automático), Highline 200 TSI (automático) e GTS 250 TSI (automático).

Na configuração de entrada, sem sobrenome, o sedã passa a contar de fábrica com regulagem da coluna de direção e descansa braço central (somente para a configuração com transmissão automática). Não há pacotes de opcionais disponíveis.

Além do VW Play de série, a opção Comfortline 200 TSI tem o caro e recheado pacote de opcionais Comfort Tech (R$ 7.050), que reúne:

  • Controlador de Cruzeiro;
  • Kessy;
  • sensores de estacionamento dianteiros;
  • indicador de controle da pressão dos pneus;
  • ar-condicionado digital Climatronic;
  • câmera de ré;
  • Detector de Fadiga;
  • espelho retrovisor interno eletrocrômico;
  • faróis com função Coming & Leaving Home;
  • painel de instrumentos digital Active Info Display;
  • porta-luvas refrigerado;
  • Post Collision Brake;
  • revestimento das portas e laterais parcialmente em couro sintético ‘Native’;
  • revestimento dos bancos em couro sintético ‘Native’;
  • rodas de liga leve de 16″ design ‘Avalanche’ com pneus 205/55 R16;
  • sensores de chuva e crepuscular;
  • volante multifuncional em couro com ‘shift paddles’ e detalhes em black piano.

Já as versões Highline 200 TSI e GTS 250 TSI têm a central de infotainment VW Play. E enquanto a Highline não tem pacotes de opcionais, a GTS permite ao proprietário comprar rodas de liga leve de 18″ ‘calçadas’ com pneus 205/45 R18, assim como o Polo GTS.

Preços do Virtus 2022

Os preços da linha 2022 do Virtus, como todos os carros do Brasil (sem exceção), desanimam:

  • Virtus 1.6 MSI – R$ 83.120
  • Virtus 1.6 MSI automático – R$ 90.090
  • Virtus Comfortline 200 TSI automático – R$ 96.000
  • Virtus Highline 200 TSI automático – R$ 109.740
  • Virtus GTS 250 TSI automático – R$ 125.950

Veja com o aumento de valores, proporcionalmente, foi maior do que do Polo e ainda mais notável em relação aos da linha 2021:

  • Volkswagen Virtus Sente 1.6 MPI automático – R$ 68.490
  • Volkswagen Virtus 1.6 MSI – R$ 73.050
  • Volkswagen Virtus 1.6 MSI automático – R$ 78.850
  • Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 200 TSI automático – R$ 82.890
  • Volkswagen Virtus Highline 1.0 200 TSI automático – R$ 96.550
  • Volkswagen Virtus GTS 1.4 250 TSI automático – R$ 110.750

Motores 2022

Debaixo dos capôs, nenhuma mudança:

  • 1.0 12V MSI (Polo): desenvolve 75 cv de potência (6.350 rpm) e 9,6 mkgf (3.000 rpm) de torque com gasolina e 84 cv e 10,4 mkgf com etanol nos mesmos giros.
  • 1.6 16V MSI (Polo e Virtus): gera 110 cv de potência (5.750 rpm) e 15,8 mkgf (4.000 rpm) de torque com gasolina e 117 cv e 16,5 mkgf com etanol nos mesmos giros.
  • 1.0 12V turbo TSI (Virtus e Polo): desenvolve 116 cv (gasolina) e 128 cv (etanol) de potência (ambos a 5.500 rpm) e 20,4 mkgf de torque (2.000 rpm a 3.500 rpm) com qualquer um dos dois combustíveis.
  • 1.4 16V turbo TSI (Polo e Virtus): desenvolve 150 cv de potência (1.500 rpm a 4.000 rpm) e 25,5 mkgf de torque (1.500 rpm a 3.800 rpm) com gasolina, etanol ou com a mistura dos dois combustíveis.

Quando for reestilizado, para a linha 2023, o propulsor 1.0 12V MSI (aspirado) deverá ser recalibrado para render um pouco mais de potência (algo na casa de 86 cv) e torque.

Volkswagen Polo GTS 2021 com rodas de aro 18" (opcionais)
Volkswagen Polo GTS 2022 com as belas (e ruins para as duas brasileiras) rodas de aro 18″ (opcionais)

400 mil unidades

Produzidos na planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), Polo e Virtus atingiram a histórica marca de 400 mil unidades fabricadas no País. A celebração de 200 mil unidades aconteceu em abril de 2019.

O Polo, no acumulado do ano de 2020, foi o terceiro modelo mais vendido pela Volkswagen do Brasil, enquanto o Virtus ficou com a quinta posição no mesmo período. Juntos, foram exportadas cerca de 80 mil unidades dos dois modelos para 16 países localizados na América do Sul, Central e Caribe.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *