Além dos SUVS, o brasileiro está com um gosto sedento por picapes! Prova disso é que a Fiat Strada e Toro continuam vendendo igual pão quente e que a série especial Ram 2500 Rodeo foi toda vendida em apenas 10 horas!
Depois do sucesso da Night Edition no ano passado, da marca atingir 10 mil unidades emplacadas no Brasil, do sucesso da 1500 Rebel, das vendas em alta em 2021 (mais 13,6% de janeiro a abril sobre mesmo período de 2020) e da procura absurda pele dupla Strada e Toro, a Stellantis tem mais um motivo para sorrir: a Ram 2500 Laramie acaba de ganhar a edição especial Rodeo, que teve todas as suas 100 unidades compradas após somente 10h da abertura das vendas.
Novas unidades à vista
Devido a esse notável sucesso do modelo, a marca já estuda trazer mais um lote. E olha que a série especial Ram 2500 Rodeo, que é linha 2021, tem preço sugerido a partir de R$ 437.990 – acréscimo de R$ 10 mil em relação à versão Laramie tradicional.
- 100 x R$ 437.990 = R$ 43.799.000.
Motorzão e reboque
A Ram 2500 vendida no país tem capacidade de puxar até 7.861 kg graças ao poderio do motor 6.7 á diesel, que desenvolve de 365 cv e 110,7 kgfm. O trabalho é facilitado também pelos controles eletrônicos de oscilação do reboque (TSC) e de freio do reboque, com ajuste no painel.
Ram 2500 Rodeo
De acordo com a Ram, a 2500 Rodeo foi pensada para atender quem transporta trailers pesados, como os que levam cavalos, por exemplo. Por isso, ela tem caçamba com preparação de fábrica para reboques do tipo quinta roda, o que praticamente a transforma em um cavalo mecânico.
Mas, Para tanto, saem de cena as gavetas laterais RamBox e entram cinco furos no piso do espaço de carga, sendo um do pino central para engate do “gooseneck” (pescoço de ganso). Na parte de trás da lateral esquerda da caçamba está a tomada 115 volts e saídas de 4 e 7 pinos para alimentação do trailer.
Há tampas de proteção para os furos da caçamba, que agora tem volume de 1.628 litros – mais 402 l em relação à Laramie “normal” –, fazendo dela a maior entre todas as picapes cabine dupla do Brasil.
Além disso, os estribos laterais da Ram 2500 Rodeo são específicos dela, mais longos, cobrindo inclusive o trecho entre a porta de trás e a roda posterior, para facilitar o acesso à área de carga mais próxima à cabine.
Seis pessoas
No interior da Rodeo, o console dianteiro central deu lugar a um assento extra, aumentando a capacidade para seis ocupantes. Quando não utilizado, esse encosto pode ser baixado, servindo como apoio de braço, porta-objetos e porta-copos triplo.
Visual alterado
A Ram 2500 Rodeo tem aspectos específicos de design:
- grade redesenhada cromada, com destaque para os sete frisos horizontais; ganchos do para-choque dianteiro em prata brilhante;
- acima do para-brisa, na porção frontal da capota, destaque para o conjunto de cinco luzes de LED âmbar, as chamadas “cab lights”;
- rodas de liga leve aro 18” exclusivas;
- emblema Rodeo, inspirado nas fivelas entregues aos campeões de rodeio.
Cada comprador das 100 unidades da 2500 Rodeo vai ganhar uma fivela de metal com o tradicional carneiro da Ram.
Cores
A Ram 2500 Rodeo é oferecida em três cores de carroceria: Marrom Walnut (metálica), Branco Pérola e Preto Diamond – ambas perolizadas. Por dentro, o revestimento é sempre de marrom e bege, opção que já representa mais da metade das escolhas dos compradores da Nova Ram 2500, desde o final de 2019.
Central multimídia
Assim como a versão Laramie tradicional, a 2500 Rodeo conta com a central multimídia com tela de toque de 12″ e inúmeros recursos, como a possibilidade de dividir o monitor em duas funções. Outros destaques são a câmera 360°, a exclusiva câmera de caçamba e o sistema de som premium Alpine com nove alto-falantes, um subwoofer e cancelamento ativo de ruídos externos.
Mercado (atualização: 2/6/21)
Em maio, a Ram obteve o melhor resultado desde 2005, quando a 2500 começou a ser importada oficialmente para o país. Foram emplacadas 404 unidades, nada menos que 27,4% do total registrado em 2020 inteiro, ano recorde para a marca, com 1.475 vendas. Com 197 exemplares, a 1500 fechou seu primeiro mês cheio de mercado com um desempenho muito próximo ao da Ram 2500 (207).
“A Ram 1500 Rebel continua nos surpreendendo. Depois de as 100 unidades da pré-venda se esgotarem em apenas 18 horas, em dezembro, nós continuamos a receber pedidos desde então e, neste mês de estreia, a primeira muscle truck do Brasil já foi o sexto veículo mais vendido no segmento premium, muito perto da própria Ram 2500, que ficou no quinto lugar”, afirma Breno Kamei, diretor da Ram para a América do Sul.
Dessa forma, a Ram garantiu 9,8% de market share entre as marcas de, segundo a Stellantis, “prestígio” em maio, concorrendo contra sedãs e SUVs de alto padrão. No acumulado do ano, as picapes representam 5,2% da categoria premium..
Ram 2500 Laramie
Vale destacar ainda o desempenho comercial da Ram 2500 Laramie, que continua em alta. Entre janeiro e maio, a maior caminhonete do mercado teve 717 unidades emplacadas, 23,5% a mais do que o resultado do mesmo período de 2020.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
As picapes estão fazendo sucesso porque conseguem atender dois desejos : veículo para trabalho e lazer. As famílias precisam neste caso ter 1 carro que realiza essas funções. O sucesso da Toro e nova Strada estão ligadas a isso. São picapes que se parecem com carros do dia a dia e são fáceis de estacionar em qualquer lugar.