![Arte sobre imagens de Hyundai/Divulgação e Jeep/Divulgação Duelo entre Hyundai Creta Limited Jeep Renegade Limited 2021](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Hyundai-Creta-Limited-Jeep-Renegade-Limited-2021-Duelo.jpg)
Ambas são as versões mais requintadas dos SUVs com motores flex menores que 2.0. De um lado, o jeito robusto, meio “Unão”, que aposta no acabamento e na lista de equipamentos. Do outro, preço mais baixo, garantia mais longa e porta-malas maior. No Duelo “limitado”, quem leva a melhor: Jeep Renegade Limited X Hyundai Creta Limited?
Apresentação
Realmente curioso que ambos tenham o mesmo “sobrenome” para as suas respectivas versões topo de linha bicombustível: Limited. O Renegade aposta no motor 1.8, enquanto o Creta tem o propulsor 1.6 – os dois automáticos.
Eles já enfrentaram o Nissan Kicks aqui nos Duelos do De 0 a 100 e um deles foi goleado, enquanto o outro foi o maior desafiante para o nipo-brasileiro até hoje. Mas vamos ao que interessa.
Leia outros comparativos do De 0 a 100:
- Chevrolet Onix X Chevrolet Agile
- Chevrolet Onix X Hyundai HB20
- Ford EcoSport X Renault Duster
- Ford New Fiesta Sedan 1.6 X Chevrolet Cobalt 1.8
- Nissan Versa X Chevrolet Cobalt
- Nissan Versa X Renault Logan
- Nissan Versa X Renault Symbol
- Nissan Versa X Fiat Grand Siena
- Peugeot 308 X Ford Focus
- Fiat Grand Siena Essence 1.6 X Fiat Linea Essence 1.8
- Nissan Kicks SV 1.6 CVT X Jeep Renegade Sport 1.8 AT6
- Volkswagen Polo 1.0 x Move Up 1.0
- Honda Civic EXL 2.0 CVT x Toyota Corolla XEi 2.0 CVT
- Nissan Kicks SV 1.6 CVT X Honda HR-V EX 1.8 CVT
- Nissan Kicks S 1.6 CVT x Hyundai Creta Action 1.6 AT6
Jeep Renegade Limited X Hyundai Creta Limited
Preços, equipamentos e revisões
![Jeep/Divulgação Jeep Renegade Limited](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Jeep-Renegade-Limited.jpg)
Jeep Renegade Limited
Versão topo da linha bicombustível, o Renegade Limited 2021 tem preço sugerido de R$ 127.290 e traz como principais equipamentos de série:
- 7 airbags: duplo frontal, dois laterais, dois do tipo cortina e um para os joelhos do motorista
- ajuste do volante em altura e profundidade
- alarme
- aletas para troca de marcha no volante (paddle shift)
- alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- apoia-braço central dianteiro com porta-objetos
- ar-condicionado dual zone
- banco do passageiro dianteiro rebatível
- banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível
- bancos revestidos parcialmente em “couro” com costura ski gray
- bolsa porta objetos atrás do banco do motorista
- banco do motorista com regulagem de altura
- chave com telecomando
- apoios de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes
- comandos do sistema de áudio e bluetooth no volante
- computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e tempo de percurso)
- controle de estabilidade para trailer (quando com engate mopar)
- controle eletrônico anti capotamento, de tração e de estabilidade
- câmera de ré
- direção elétrica
- entrada USB para os ocupantes do banco traseiro
- espelho retrovisor interno eletrocrômico
- encosto de cabeça traseiro central
- estepe de uso emergencial
- faróis e lanterna traseira de neblina
- faróis full led
- freio de estacionamento eletrônico
- freios a disco nas 4 rodas com ABS, EBD e ESS
- gancho universal para fixação cadeira criança (isofix)
- ganchos de fixação de carga no porta-malas
- assistente de partida em rampa (hill start control)
- indicador de troca de marcha (gsi)
- iluminação do porta-malas
- keyless entry’n’go
- lanternas traseiras em led
- limitador de velocidade
- limpador e desembaraçador dos vidros traseiros
- luzes diurnas de LED (DRL)
- maçaneta de abertura do porta-malas destacada
- maçanetas externas na cor do veículo
- painel de instrumentos de 7″ colorido e configurável
- para sol com espelhos cortesia
- pavimento do porta malas com revestimento duplo
- porta objetos sob o assento do banco do passageiro
- piloto automático
- rack do teto na cor preta
- refletor lateral cristal
- repetidor lateral dos retrovisores
- rodas em liga leve aro 19″ e pneus 235/45 R19
- retrovisores externos elétricos, na cor cinza, com rebatimento manual
- revestimento externo nas colunas das portas
- sistema de áudio com tela de 8.4″ sensível ao toque, Apple Carplay e Android Auto, 6 alto falantes, comando de voz, entrada USB, conexão bluetooth e rádio com RDS
- sensores crepuscular e de chuva
- sensor de estacionamento traseiro
- sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor)
- sistema de monitoramento de pressão dos pneus
- teto solar panorâmico Command View
- travas elétricas nas portas e porta malas (travamento automático a 20km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas)
- tapetes em carpete
- tomada 12V
- vidros elétricos nas 4 portas com one touch
- volante com acabamento em “couro”
Além das cores (R$ 1.600 as metálicas e R$ 2.270 a perolizada), são dois pacotes com opcionais:
- Bancos e detalhes do acabamento revestidos em “couro” marrom – R$ 1.240
- Pack Protection – R$ 730: protetor de cárter, protetor para barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto nas rodas e badge Jeep Authentic Accessories.
![Hyundai/Divulgação Hyundai Creta Limited 2021](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Hyundai-Creta-Limited-2021.jpg)
Hyundai Creta Limited
Acabamento topo de linha com motor 1.6, o Creta Limited 2021 em valor sugerido de R$ 102.390 e tem como principais itens de fábrica:
- lanternas Diamond Vision com luzes em LED
- maçanetas externas cromadas
- retrovisores externos na cor da carroceria
- barras de teto longitudinais na cor prata
- rodas de liga leve diamantadas de 17″, modelo Grey Sport, pneus 215/60 R17
- faróis de neblina dianteiros
- luz de condução diurna (DRL) em LED
- painel de instrumentos Supervision Cluster
- pomo da alavanca de câmbio revestido em “couro”
- bancos de couro sintético de microfibra e revestimento de porta em couro sintético de microfibra na cor bege Sahara
- maçanetas internas em cromo acetinado
- apoios de braço nas portas e no console central em couro
- volante revestido em “couro”
- 6 airbags: duplo frontal, dois laterais e dois do tipo cortina
- freios (a disco na dianteira e a tambor na traseira) com ABS, EBD e sinalização de frenagem de emergência (ESS)
- monitoramento de pressão dos pneus
- travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h
- trava de segurança para crianças nas portas traseiras
- fixação Isofix com top tether para cadeirinha de bebê e assento infantil
- destravamento automático das portas em caso de acidente
- coluna de direção colapsável
- luzes indicadoras de direção nos retrovisores
- apoio de cabeça e cinto de segurança de 3 pontos para todos
- imobilizador do motor
- alarme perimétrico
- controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampa (HAC)
- farol com iluminação lateral cornering lamp
- ar-condicionado automático digital
- direção elétrica
- vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one touch (descida e subida) e antiesmagamento
- travas elétricas nas portas e porta-malas com comandos na chave
- chave presencial smart key com telecomando de travamento das portas e porta-malas
- retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção
- computador de bordo
- sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor
- faróis com funções welcome e escort
- acionamento inteligente one touch das luzes de direção
- volante com regulagem de altura e profundidade
- banco do motorista com regulagem de altura e banco traseiro rebatível e bipartido 60/40
- porta-óculos no console de teto
- espelho de cortesia com iluminação no para sol para motorista e passageiro
- iluminação no porta-malas
- comando interno de abertura do tanque de combustível
- sensor de estacionamento traseiro
- piloto automático com controles no volante
- abertura e fechamento dos vidros elétricos por meio da chave
- partida do motor por botão
- Hyundai Key Band 2.0
- câmera de ré com linhas dinâmicas
- acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)
- central multimídia blueMedia com tela touchscreen de 7″, TV digital, Apple CarPlay, Google Android Auto, conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, MP3 player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB, iPod, auxiliar e comandos de áudio e Bluetooth no volante; quatro alto falantes
Os únicos opcionais são as cores da carroceria.
![Jeep/Divulgação Jeep Renegade Limited 2021](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Jeep-Renegade-Limited-2021.jpg)
Diferenciais Renegade Limited – R$ 127.290
Com um preço assustador, era de se esperar que o Renegade entregasse mais diferenciais exclusivos, o que ele realmente faz. Destaco:
- sétimo airbag (para o joelho do motorista – Creta tem 6 airbags)
- paddle shift atrás do volante para trocas de marcha
- ar-condicionado de duas zonas
- faróis full LED
- sensor de chuva
- freio a disco nas quatro rodas
- entrada USB para os ocupantes do banco traseiro
- painel de instrumentos de 7″ colorido e configurável
- porta objetos sob o assento do banco do passageiro
- rodas em liga leve aro 19″ e pneus 235/45 R19
- teto solar panorâmico Command View
- controle de estabilidade para trailer (quando com engate Mopar)
Diferenciais Creta Limited – R$ 102.390
Mais barato, o Creta tem menos itens exclusivos, mas conta com algumas surpresas na manga. As principais são:
- Hyundai Key Band: “smart watch” (relógio) para destravamento das portas e do porta-malas e acionamento do motor
- TV Digital na central multimídia
- farol com iluminação lateral cornering lamps
- rodas de liga leve diamantadas de 17″, modelo Grey Sport, pneus 215/60 R17
![Hyundai/Divulgação Design do Hyundai Creta Limited 2021](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Hyundai-Creta-Limited-design.jpg)
Revisões*
Jeep Renegade Limited 1.8
Diferente dos principais concorrentes, as revisões do Renegade acontecem a cada 12.000 km ou um ano (isso é igual). Os preços são:
- 1ª revisão (12.000 km) – R$ 325,00
- 2ª revisão (24.000 km) – R$ 722,00
- 3ª revisão (36.000 km) – R$ 757,00
- 4ª revisão (48.000 km) – R$ 722,00
- 5ª revisão (60.000 km) – R$ 1.274,00
- 6ª revisão (72.000 km) – R$ 901,00
Total: R$ 4.701,00 até 72.000 km (R$ 3.800 até 60.000 km)
Garantia: 3 anos
Hyundai Creta Limited 1.6
No Creta, as revisões são a cada 10.000 km ou um ano e sua garantia é 2 anos mais longa do que do adversário.
- 1ª revisão (10.000 km) – R$ 232,61
- 2ª revisão (20.000 km) – R$ 556,34
- 3ª revisão (30.000 km) – R$ 492,21
- 4ª revisão (40.000 km) – R$ 680,73
- 5ª revisão (50.000 km) – R$ 463,36
- 6ª revisão (60.000 km) – R$ 614,02
- 7ª revisão (70.000 km) – R$ 463,36
Total: R$ 3.502,63 até 70.000 km (R$ 3.039,27 até 60.000 km)
Garantia: 5 anos
*: Preços das revisões retirados dos sites da Jeep e da Hyundai, respectivamente, em 02/01/2021.
Jeep Renegade Limited X Hyundai Creta Limited
Achei que esse quesito seria bem disputado, mas não foi. Embora entregue uma lista de equipamentos mais recheada e segura, o Renegade é mais caro para comprar, mais caro para manter e tem garantia mais curta.
Com uma lista de equipamentos também interessante, revisões mais baratas, garantia mais longa e custando R$ 24.900 a menos, o Creta vence no primeiro quesito.
Definitivamente a Jeep precisa revisar o preço sugerido do “Unão”flex topo de linha.
Resultado: Jeep Renegade 0 x 1 Hyundai Creta
![Jeep/Divulgação Dianteira do Jeep Renegade Limited](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Jeep-Renegade-Limited-dianteira.jpg)
Desempenho
Aqui temos um empate. As versões Limited dos dois modelos têm motor com quatro cilindros e 16V.
O Renegade conta com o 1.8 E.TorQ Evo, comum a vários veículos da Fiat, como Argo, Cronos, Toro e Doblò (sim, ele continua entre nós e como linha 2021!). O Creta aposta no 1.6 da família Gamma, presente também em vários outros carros, como em toda linha HB20.
O Renegade 1.8 tem 135 cv de potência e 18,8 mkgf de torque com gasolina e 139 cv e 19,3 mkgf com etanol, enquanto o Creta 1.6 desenvolve 123 cv e 16 mkgf com com combustível fóssil e 130 cv e 16,5 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.
![Jeep/Divulgação Motor 1.8 do Jeep Renegade Limited](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Jeep-Renegade-Limited-motor-1.8-E-Torq.jpg)
Esforço contínuo
Você pode até pensar que um carro 1.8 vai despachar o 1.6, pois tem muito mais potência e torque. Mas não é isso que acontece.
Com seus obesos 1.527 kg de peso (não digitei errado), o Renegade Limited paga o preço de ter uma carroceria firme, bem construída, segura e extremamente pesada. Com isso, obviamente, o motor 1.8 E.TorQ não dá conta do recado.
Na cidade, o Renegade vai até bem, sem comprometer o desempenho, mas o consumo, mesmo com o Start & Stop, poderia melhorar. Na estrada, o SUV fabricado em Pernambuco parece estar 100% do tempo fazendo um esforço acima da média e contínuo (tipo quando você leva mais quatro pessoas e bagagem no máximo), sacrificando o desempenho e, claro, o consumo – nem os 60 litros do tanque salvam a autonomia.
Renegade: divertido
O câmbio automático de seis marchas até tenta ajudar, mas seu casamento com o propulsor 1.8 16V é prejudicado pelos muitos quilos extras do modelo, acabando com a harmonia do conjunto.
Pelo menos o Renegade é muito divertido de guiar. Com seu estilo “Unão” e posição mais alta de dirigir, ele é parrudo e está disposto a enfrentar qualquer desafio na cidade.
![Hyundai/Divulgação Dianteira do Hyundai Creta Limited 2021](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Hyundai-Creta-Limited-dianteira.jpg)
Números bonitos, mas pouco na prática
Pelo lado do Creta, você se surpreende ao ver que seu motor 1.6 16V chega a 130 cv de potência. Mas, na prática, o SUV anda menos do que o esperado porque sofre do mesmo mal do adversário do post, o peso: 1.359 kg.
Mesmo com o câmbio automático de seis marchas tendo bom funcionamento, o SUV exige rotações mais altas para ter desempenho, o que sacrifica o consumo de combustível. Nem o Start & Stop ajuda muito na cidade. Pelo menos o tanque tem boa capacidade: 55 litros.
Creta: um carro de passeio
Um detalhe interessante é que o Creta dá menos sensação de SUV que o Renegade, se aproximando muito mais de um carro de passeio – ou de um “pseudo-aventureiro”, como o HB20X, como diria meu amigo Ricardo. E isso, para quem gosta, faz toda a diferença.
Jeep Renegade Limited 1.8 AT6
- Motor: 1.8 16V E.torQ Evo flex
- Potência: 135/139 cv (g/e) a 5.750 rpm
- Torque: 18,76/19,27 mkgf (g/e) a 3.750 rpm
- Comprimento: 4,232 m
- Largura: 1,805 m
- Altura: 1,686 m
- Entre-eixos: 2,570 m
- Porta-malas: 320 litros
- Tanque: 60 litros
- Peso: 1.527 kg
- Consumo*: cidade – 6,4 km/l (etanol) e 9,4 km/l (gasolina) / estrada – 8 km/l (etanol) e 11 km/l (gasolina) – Inmetro
Hyundai Creta Limited 1.6 AT6
- Motor: 1.6 16V Gamma flex
- Potência: 123/130 cv (g/e) a 6.000 rpm
- Torque: 16/16,5 mkgf (g/e) a 4.500 rpm
- Comprimento: 4,290 m
- Largura: 1,780 m
- Altura: 1,635 m
- Entre-eixos: 2,590 m
- Porta-malas: 431 litros
- Tanque: 55 litros
- Peso: 1.359 kg
- Consumo*: cidade – 7,1 km/l (etanol) e 10,1 km/l (gasolina) / estrada – 8,2 km/l (etanol) e 11,3 km/l (gasolina)
*: Números de consumo são do Inmetro com base no banco de dados atualizado em 12/03/2020.
Resultado: Jeep Renegade 1 x 2 Hyundai Creta
Espaço, acabamento e conforto
![Jeep/Divulgação Painel do Jeep Renegade Limited](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Jeep-Renegade-Limited-painel.jpg)
Renegade: exemplar, desconfortável e pequeno
O Renegade Limited entrega um acabamento exemplar, realmente um dos melhores da categoria – se não for o melhor. Ele coloca seu adversário Limited no bolso nesse quesito. Mas para por aí.
Por mais que o modelo tenha ajustes de profundidade da coluna de direção e de altura do volante e do banco do motorista, sua posição de dirigir é sacrificada pela ergonomia do próprio assento.
![Jeep/Divulgação Porta-malas do Jeep Renegade](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Jeep-Renegade-porta-malas.jpg)
Viagem cansativa
Confesso que achei que eu estivesse exagerando sobre essa questão do desconforto do banco. Mas cheguei completamente exausto depois de rodar quase 200 km com o Renegade entre Sete Lagoas (MG) e Ouro Preto (MG), tendo cãibras nas pernas e fortes dores lombares.
Mas para não ser injusto, pedi para mais três pessoas com estaturas diferentes (1,64 m, 1,73 m e 1,86 m) analisassem o banco do Renegade. Ouvi respostas bem parecidas: “achei OK” e “não achei muito confortável” – os três elogiaram muito o acabamento.
Falta espaço
Com 2,57 m de entre-eixos, seu espaço interno não é dos melhores. Quem foi atrás nesse deslocamento em Minas Gerais também reclamou o tempo inteiro da falta de espaço para as penas e dos encostos muito inclinados para frente, “extremamente desconfortáveis em longas viagens”.
E não podemos nos esquecer do porta-malas do Jeep, pequeno para a categoria: apenas 320 litros!
![Hyundai/Divulgação Painel e do interior do Hyundai Creta Limited 2021](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Hyundai-Creta-Limited-interior-painel.jpg)
Creta: mais equilibrado
Embora tenha perdido em acabamento, o Creta superou o adversário nos outros dois itens avaliados.
No espaço interno, seus 2 cm a mais de distância entre as rodas ajudaram os ocupantes a terem um pouco mais de espaço, especialmente atrás, sendo que todos podem levar uma quantidade maior de bagagem no porta-malas, que tem bons 431 litros.
![Hyundai/Divulgação Foto do porta-malas do Hyundai Creta](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Hyundai-Creta-porta-malas.jpg)
Não acho o Creta um primor de conforto, e seu volante grande tem uma “pegada” que me incomoda. Ainda assim, me senti mais confortável. O que me agrada nele é o seu rodar “sólido” e previsível, bem parecido com o de um carro, como comentei antes.
Em linhas gerais, o Creta trata melhor os ocupantes, mesmo que com um acabamento pior.
Resultado: Jeep Renegade 1 x 3 Hyundai Creta
![Jeep/Divulgação Traseira do Jeep Renegade Limited](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Jeep-Renegade-Limited-traseira.jpg)
Visual
Visual é um aspecto subjetivo da análise e não vale nota. Renegade e Creta me agradam por motivos diferentes: o Jeep é mais parrudo e quadrado, enquanto o Hyundai é mais sóbrio e conservador – podia ousar mais.
Ambos já passaram por mínimas reestilizações e só devem mudar novamente em novas gerações – planos que podem mudar por causa da pandemia.
Entre os dois, gosto mais do design do Renegade.
![Hyundai/Divulgação Traseira do Hyundai Creta Limited 2021](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Hyundai-Creta-Limited-visual.jpg)
Resumo da obra
Jeep Renegade Limited X Hyundai Creta Limited
Comecei a estudar os dois modelos e fui me animando porque os diferenciais do Renegade Limited, finalmente, o levariam a lutar ferozmente pela vitória: lista de equipamentos recheada, ótimo acabamento e mais alguns detalhes.
Mas, na prática, o bolso derrubou o Jeep, que custa bem mais para comprar e para manter, além de entregar desempenho e consumo inferiores.
![Hyundai/Divulgação Hyundai Creta Limited](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Hyundai-Creta-Limited.jpg)
Limited coreano no topo
Se preço matou o Jeep, ele favoreceu muito o Hyundai, que é bem mais barato de comprar e manter. Além disso, o Creta Limited entrega espaço interno melhor e um porta-malas bem maior – mas precisa evoluir em desempenho e consumo.
Não me entendam mal: o Renegade é um ótimo SUV e, se não fosse, não seria tão popular nas ruas. Mas sua dependência das vendas diretas o torna pouco atraente para o cliente físico (CPF), que é a base aqui do post.
No duelo “Limitado”, o Creta Limited venceu bem o Renegade Limited.
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Minha esposa tem um Jeep e acho ele top. Devido a minha altura gosto de carros com teto alto. O desconforto do banco na minha opinião tem haver com o tipo de couro utilizado. Ele deixa o banco mais duro. Já dirigi um Renegade com banco de tecido e achei ele melhor. Falo do banco de couro pq tb tenho um Honda onde o couro utilizado faz a diferença é não compromete o conforto.
Gustavo, muito interessante essa observação sobe o revestimento do banco! Não tinha pensado nela e, com certeza, tem influência! Outra coisa que pensei ontem é que, especificadamente a unidade que dirigi nessa viagem que comentei, poderia estar com o banco desregulado.