Nunca fui fã de engate para reboque. Do meu ponto de vista, ele só poderia ser usado no momento em que o carro estivesse puxando um reboque, uma “carretinha” ou algo do gênero. Quando não estivesse, deveria ser retirado. Simples assim. E a Mopar, marca da FCA, acaba de lançar uma solução para o Jeep Renegade que me agrada.
Minha ideia não é lei e esse acessório continua sendo usado, na imensa maioria dos casos, por questões estéticas e, também, para “proteger” o veículo de encostadas.
“O engate para reboque está entre os acessórios mais procurados pelos clientes do Renegade e com esse lançamento, estamos oferecendo com exclusividade o que há de melhor em termos de segurança e de design”, afirma Luís Santamaria, diretor da Mopar para América Latina.
Engate para reboque para o Jeep Renegade
Pelo menos agora você pode comprar um engate para reboque para o Jeep Renegade que realmente é legal e que permite que a minha ideia seja executada.
Como funciona
O para-choque do veículo é recortado e a “alma de aço” por trás dele (também conhecida como crash box) é substituída por uma feita com as mesmas especificações e que já inclui o suporte do engate.
A ponteira pode ser removida de modo muito prático, dando mais segurança para os momentos em que o acessório não estiver em uso – OBRIGADO MOPAR!
Acabamento
O acabamento fica com a moldura que cobre o recorte do para-choque, dando a impressão que o Renegade veio de fábrica com o item.
Em breve o acessório poderá ser encomendado pelo cliente no pedido do veículo 0 km, para que ele seja instalado ainda na fábrica, como já acontece com vários outros acessórios disponíveis para uma série de modelos da FCA.
Vão livre e ângulos de saída
Fabricado com aço especial de alta resistência, o novo engate não afeta a distância livre do solo nem o ângulo de saída do veículo, diferentemente do que acontece com outros produtos vendidos no mercado.
Preço
Com peso de 13 kg e capacidade de reboque de 400 kg (seguindo a especificação do veículo), o novo engate integrado do Renegade tem preço médio sugerido de R$ 1.650, já incluindo a instalação de toda a parte metálica.
A adaptação do sistema elétrico (chicote e módulo) é cobrada separadamente. Os valores podem variar de uma concessionária para outra.
Resumo da obra
Se você tem uso, não pense duas vezes: pague (mais caro do que em lojas genéricas de acessórios) e leve essa excelente solução da Mopar para o seu Renegade, chamado por mim de “Unão” – apelido carinhoso e não pejorativo.
Então, quando você for pegar a sua bike e as da família para curtir a natureza no final de semana, as magrelas irão com mais segurança.
Ou, se você precisar transportar mais coisas do que o volume do porta-malas do Renegade (o que não é difícil), coloque o seu engate, prenda o reboque e viaje tranquilo – bem tranquilo, pois, se seu SUV não for a diesel, faltará desempenho: 1.527 kg da versão Limited flex 2021 + 13 kg do engate + até 400 kg do reboque + peso dos ocupantes + itens no porta-malas.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem