Você nem deve ter percebido, mas o Volkswagen o Fox 2021 já está disponível nas concessionárias da marca em duas versões, com uma opção de motor e outra de câmbio. A novidade fica por conta do aumento da segurança, atendendo à legislação vigente no Brasil. Vale a pena comprar um?
Finalmente o modelo traz de série, cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os cinco ocupantes. O modelo incorpora ainda os sistemas de ISOFIX e Top Tether, para fixação de cadeirinhas infantis.
- ISOFIX: fica posicionado na base dos assentos traseiros e possui ganchos presos diretamente à carroceira. Com isso, a fixação das cadeirinhas de criança é feita de maneira muito mais rápida e segura.
- Top Tether: seus ganchos ficam posicionados na parte de trás do encosto traseiro, permitindo que a cadeira infantil seja fixada, por meio de uma cinta, com mais firmeza, evitando o movimento de pêndulo para frente, em caso de uma frenagem de emergência ou mesmo em uma colisão frontal.
Volkswagen Fox Connect 2021 – R$ 54.060
A versão de entrada do Fox 2021 é a Connect, que tem como principais equipamentos de série o sistema de infotainment “Composition Touch” de 6,5″, APP-Connect (Android Auto e Apple CarPlay), volante multifuncional com comandos do som, além de:
- Freios com “ABS” (antitravamento) e “EBD” (distribuição eletrônica de frenagem)
- “Easy drive” – direção elétrica
- “I-System com Eco-comfort” – computador de bordo
- “Keyless” – sistema de alarme com comando remoto
- “Piloto automático” – controle automático de velocidade
- “Smart seat” – banco traseiro rebatível (encosto e assento)
- 2 airbags (passageiro e motorista)
- 4 alto-falantes e 2 tweeters
- Alças de segurança escamoteáveis no quadro do teto
- Antena do teto
- Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
- Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função “tilt down” no lado direito
- Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
- Faróis de neblina com função adicional “Cornering Light” (luz de conversão estática)
- Grade dianteira em preto brilhante com friso pintado em “Siberian”
- Lanternas traseiras escurecidas
- Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro
- Para-choque na cor do veículo com detalhe pintado em “Siberian”
- Para-sol com espelho para motorista
- Para-sol com espelho para passageiro
- Rodas de liga leve aro 15″ “Rock” com pneus de baixa resistência a rolagem 195/55 R15
- Sensores de estacionamento traseiros
- Tampa do porta-malas com abertura por controle remoto
- Tomada 12V no console central
- Travamento elétrico das portas e porta-malas (com controle remoto)
- Vidros elétricos
Opcionais
Pacote Dark II – R$ 210
- Faróis duplos com máscara escurecida
- Retrovisores pintados na cor preto ninja
- Rodas de liga leve aro 15″ “Turim” com pneus 195/55 R15
- Tapetes na frente e atrás
Pintura metálica – R$ 1.610
Volkswagen Fox Xtreme 2021 – R$ 59.630
Inspirado no extinto CrossFox, o Fox Xtreme vem com os itens do Connect, com a edição de:
- Barras longitudinais pretas no teto
- Câmera de ré, rodas de liga leve diamantadas de 16″
- Grade dianteira em “colmeia” e molduras nas laterais e nas caixas de rodas.
- Faróis com máscara escurecida e seus auxiliares têm três funções: neblina, longo alcance e “cornering light”
- Interior escurecido
- Costuras vermelhas
- Volante revestido em “couro”
Seu único opcional é a pintura metálica (R$ 1.610)
Motor e câmbio
Toda linha Fox 2021 conta com o antigo, ultrapassado e robusto motor 1.6 8V, de quatro cilindros, que desenvolve 101 cv de potência a 5.250 rpm e 15,4 mkgf de torque a 2.500 rpm com gasolina e 104 cv e 15,6 mkgf com etanol, nos mesmos giros.
Única opção de transmissão é a manual de cinco marchas.
O interessante e muito mais eficiente propulsor 1.6 16V, testado no Fox Highline do vídeo abaixo, não é mais ofertado, infelizmente.
Resumo da Obra
Na fase final da sua carreira, o Fox aposta na relação custo/benefício e nas qualidades do “passado” para ganhar o consumidor: espaço interno legal e acabamento justo. Com o preço do Fox 1.6 topo de linha (R$ 59.630) você paga praticamente o mesmo do Polo 1.0 de entrada (R$ 58.150).
Se isso parece muito atrativo, lembre-se que o “passado” da raposa também tem os seus problemas, como o porta-malas relativamente pequeno (270 litros) e o conjunto mecânico ultrapassado, cada vez menos ofertado para os modelos da Volkswagen.
Vala a pena comprar um Volkswagen Fox 2021?
Se você gosta de discrição e não se importa em ter um veículo com conjunto mecânico superado, o Fox parece ser o carro perfeito para você, ainda mais agora que ficou um pouco mais seguro!
E dê preferência para a versão Connect, disparada a de melhor custo/benefício da família – a Xtreme tem a mais apenas itens estéticos e outros que podem virar acessório.
Mas lembre-se que, diferente do Polo, que terá vida longa, e do Gol, que tem planos futuros, o ex-compacto “premium” da Volks está com os dias contatos, devendo dar adeus ao nosso mercado até 2022.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
É um excelente carro. Já tive um. Devido a minha altura gosto de carros que tem o teto mais elevado. Renegade e WRV são carros que gosto por isso. Não ligo muito para questões estéticas, segurança e conforto vem em 1° lugar.
Bacana! Fox é legal e poderia ser mais equipado, se a marca quisesse.
Eu gosto do jeito parrudo e do acabamento do Renegade, e gosto muito do WR-V: acho um carro mais legal do que o Fit. E, na semana que vem, o WR-V reestilizado será apresentado. Pena que ele seja tão caro… Pelo seu preço, outros modelos valem mais a pena. Um abraço!