
Antes da compra, um dos pontos que os consumidores mais analisa são as cores dos carros. E são muitas variáveis levadas em consideração, como frio, calor, facilidade na revenda e a praticidade para manutenção no dia a dia. Mas, analisando as vendas da Nissan em 2019, posso concluir que não tivemos surpresas: cores mais tradicionais ainda dominam.
Branco domina
O mais curioso dessa análise é que 35% dos mais de 103 mil veículos comercializados pela marca no ano passado são da cor branca, confirmando a mudança na preferência dos brasileiros na última década. Afinal, segundo dados da Anfavea, a tonalidade branca correspondia a apenas 12% dos veículos brasileiros novos em 2010. Em 2019, ficou com 43% do total emplacado no país.

“Três tons de branco”
Até então associada a táxis, em cidades como Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), os carros brancos são os mais vendidos pela Nissan em 85% dos estados brasileiros, em suas três opções: metálica, sólida e bicolor (carroceria branca com teto preto).
A preferência por essa cor cresceu a partir da chegada de carros importados de segmentos superiores. Tanto que o Nissan LEAF, 100% elétrico mais vendido do mundo, é vendido no mercado brasileiro nessa tonalidade.
A branca metálica, chamada de “Diamond”, fica com 23% do total, sendo a mais vendida em 22 estados. Desses, os com maior participação do branco na Nissan são Tocantins (com 46% dos modelos Nissan); Espírito Santo e Sergipe (43%) e Goiás (42%). Os estados que compram menos branco são São Paulo (31%) e Amazonas (24%).
“Preto básico”
Até no Distrito Federal, que tem a cor preta como a segunda mais vendida (16%), o branco predomina: 20% do mix total. As outras opções de branco na linha Nissan (Aspen, sólida e branco com teto preto) somam 12% das vendas, completando os 35% da tonalidade.
Cinza e prata
A segunda cor na preferência dos donos de Nissan no país é a cinza grafite, com 19% do total, sendo a mais vendida em São Paulo (22%), Minas Gerais (21%) e Alagoas (20%).
A terceira cor mais comprada é a prata, ficando com 18% de todos os carros vendidos no ano passado. Rondônia é o estado que mais compra essa cor (28%), seguido pelo Acre (26%) e Roraima (25%).
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem