![Renato Parizzi / De 0 a 100 Ford Ka SE Plus 2019 de Renato Parizzi](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Ford-Ka-SE-Plus-Renato-Parizzi.jpg)
POST ATUALIZADO EM 20/09/2019 (FINAL DO TEXTO) COM A NOTA REBAIXADA
Revisão Ford Ka! Finalmente chegou o dia de levar o meu Ka para a primeira revisão, que aconteceu por tempo (12 meses) e não por quilometragem (apenas 3.250 km rodados). Confesso que foi difícil escolher a concessionária onde eu levaria o veículo, afinal, praticamente todas as minhas experiências de pós-venda até agora não foram legais. A revenda escolhida foi a Forlan, na Av. Barão Homem de Melo, em Belo Horizonte, e ela foi aprovada – embora tenha espaço para melhorar.
Primeira revisão do meu Ford Ka SE Plus 2019
Antes da revisão
Tentei contato com a assessoria de imprensa da Ford mais de uma vez, por telefone e e-mail, mas, para variar, não tive retorno, infelizmente. Queria pedir uma sugestão de onde levar o carro.
Liguei então para o 0800 da Ford para fazer uma pergunta, digamos, indiscreta: “qual é a melhor concessionária Ford de Belo Horizonte”. O funcionário, como um disco arranhado, repetia sempre “não tenho essa informação” para tudo que eu perguntava sobre o tema. Mas tudo bem, pois eu imaginava que eles não me responderiam nada sobre o assunto.
Por que a Forlan?
Como a Ford não de posicionou, comecei a pesquisar na internet a qualidade das concessionárias da capital mineira. Onde comprei o veículo, que prefiro manter distância, obviamente, foi a primeira a ser descartada – como eu havia antecipado.
Depois de conversar com donos de veículos Ford, de olhar muitos análises no Google, reclamações no Reclame Aqui, comentários no Facebook e mais em alguns lugares, resolver levar o veículo na Forlan do bairro Estoril – e não me arrependo da escolha.
![Print / Renato Parizzi E-mail do agendamento de revisão da Ford](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2019/08/e-mail-revisao-ford.jpg)
Agendamento
Liguei então para a Forlan e marquei a data e o horário que melhor me atendiam. Solicitei à pessoa que me atendeu que eu queria que o recall fosse verificado também, juntamente com a revisão, e que eu queria o serviço de alinhamento e balanceamento.
Alguns dias depois recebi um e-mail com os dados do meu agendamento, confirmando tudo (acima).
Lista de pedidos na revisão
Mesmo com uma quilometragem tão baixa, levei uma lista relativamente longa de itens a serem verificados no meu Ford Ka SE Plus 1.0 2019:
- Carro desalinhado – puxando para a direita (solicitei o serviço extra de alinhamento e balanceamento);
- Alinhar o para-choque dianteiro;
- Verificar o funcionamento da ventoinha do motor;
- Verificar o funcionamento dos vidros elétricos (parecem ter um “soluço” quando o one touch entra em ação);
- Verificar o funcionamento do alarme;
- Corrigir o problema na luz do porta-luvas, que não apaga;
- Verificar o estado da bateria, uma vez que não sei qual foi o estrago feito pela luz do porta-luvas;
- Verificar se a luz do porta-malas está apagando quando a tampa está fechada;
- Verificar o alinhamento da tampa do porta-malas;
- Verificar o funcionamento do ar-condicionado quando ele está virado para o para-brisa e o circulador está acionado;
- Regular o freio de mão (estacionamento);
- Recall do chicote.
Itens de verificação obrigatória na revisão
Além disso, conforme o manual do proprietário do Ka 2019 (paginas 268 a 271), todas as concessionárias Ford devem verificar também na revisão de 12 meses ou 10.000 km (o que ocorrer primeiro) o seguinte:
- Guarnições das portas, palhetas do limpador (dianteiro/traseiro – substituir se necessário), porta-malas, fechadura do capô/travas de segurança para crianças e batentes de porta. Lubrifique conforme necessário;
- Interruptores do painel de instrumentos (operação do porta-malas, ar-condicionado, aquecedor – se equipado), luzes, faróis, farol alto, luz da placa de licença, luz da plataforma da caçamba (se equipado), luz de neblina, incluindo luz de freio, luz de ré, buzina e luzes de alerta;
- Porta-luvas (fechadura / luz – se equipado), luzes de cortesia, tomada de força de 12 V (se equipado);
- Para-sol, trava do cinto de segurança (inclusive o retorno – se equipado);
- Haste do lavador/limpador do para-brisa, vidro traseiro (se equipado);
- Espelhos retrovisores internos/externos, vidros das portas, fechaduras das portas. Importante: realize as operações com o controle remoto (se equipado);
- Freio de estacionamento. Ajustar se necessário;
- Desativar a função de manutenção programada usando o equipamento de diagnóstico;
- Filtro de pólen e o substitua se necessário;
- Reservatório do lavador do para-brisa;
- Reservatório de líquido de arrefecimento;
- Fluido de freio/embreagem;
- Fixação dos cabos da bateria/braçadeiras do sistema de arrefecimento;
- Sinais de vazamento (óleo, fluidos, combustível e água);
- Desgaste irregular dos pneus;
- Vazamentos do motor, transmissão, semieixo, caixa de direção hidráulica e mecânica, suspensões dianteiras e traseiras, tubulações de freio e mangueiras flexíveis, juntas de direção, hastes de suspensão, silenciadores do sistema de escape, cabo do freio de estacionamento;
- Drenar o óleo do motor;
- Substituir o filtro de óleo do motor;
- Remover pneus e rodas para verificar a condição das pastilhas e discos de freio. Substituir, se necessário;
- Fazer o rodízio dos pneus;
- Substituir o filtro de combustível;
- Completar e verificar o nível de óleo do motor;
- Calibrar os pneus (incluindo o estepe);
- Posicionamento ou alinhamento do volante, troca de marchas, freio de serviço, retorno da haste da seta ou ruídos internos e externos.
O que foi feito na Forlan
Dos 12 itens que solicitei a verificação, a Forlan resolveu oito deles de maneira adequada, e um parcialmente: a luz do porta-luvas, que continua ascendendo mesmo depois do ajuste (veja o primeiro vídeo do post) – um erro visível da linha de montagem da Ford, que, para a linha 2020, “corrigiu” esse problema retirando a luz do porta-luvas do modelo.
O décimo item, a verificação da bateria, não recebi retorno claro, mas, como o carro está funcionando absolutamente normal, acredito (e espero) que esteja ok.
Por que não sou fã do pós-venda Ford
Deslizes da concessionária
Infelizmente, não foi possível verificar o funcionamento dos vidros elétricos (parecem ter um “soluço” quando o one touch entra em ação – veja no primeiro vídeo do post) e do alarme.
Isso porque “subir os vidros junto com o alarme” e o “alarme” em si são acessórios, instalados na própria Forlan, e os instaladores só vão à unidade da Av. Barão Homem de Melo às terças e quintas, e eu levei o carro lá numa sexta para a revisão…
Poucos dias depois da revisão, recebi uma ligação da qualidade da Forlan e dei o meu feedback sincero. Me pediram para agendar para levar o meu Ka novamente lá, agora para verificar os vidros elétricos e o alarme – algo que, como expliquei, deveria ter sido feito junto à revisão (mesmo!).
Luz ainda não apaga
Como a concessionária onde comprei o carro enfrentava um sério problema de comunicação (não sei se enfrenta mais, pois evito até passar na porta de lá), liguei para a Forlan para conversar sobre a luz do porta-luvas, que, mesmo com a troca da presilha da tampa, continua ficando acesa.
Tentei, por 3 dias seguidos, ligar para a Forlan para isso, mas sem sucesso. Entrei no site, peguei o número e liguei na segunda, terça e quarta-feira. Entretanto, em todas as ligações, uma voz eletrônica atende e, depois de você escolher um número, chama até cair (posso publicar aqui um áudio gravado da ligação, se vocês quiserem).
![Print do site da Forlan Ford - 29/08/2019 Print do site da Forlan Ford BH](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Site-Forlan.jpg)
Me lembrei então de conferir se o número que liguei é o mesmo que aparecia no e-mail de agendamento que recebi (acima) e, para a minha surpresa, eles eram diferentes! Muito estranho o telefone no site da própria concessionária não estar correto! Uma ajuda para quem precisar: o telefone correto é (31) 2122-8000.
Consegui falar na quinta-feira (passada), nesse número, e a atendente disse que ninguém poderia ouvir as minhas considerações naquele momento. Pegaram então o meu telefone e ficaram de me ligar. Até o fechamento desse post (04/09), ninguém me retornou – estou esperando há 6 dias e contando…
Preço do serviço
Deixei o carro na Forlan às 9h da manhã e me avisaram que ele estaria pronto às 17h. Achei um pouco longo mas, como pedi algumas coisas extras, o tempo ficou adequado. Perguntei o preço do serviço e me passaram R$ 359 (o mesmo do site da Ford) mais R$ 90 do alinhamento e balanceamento, totalizando R$ 449, que poderia ser parcelado em até 4x.
Quando busquei o carro e fui ao caixa, ganhei um ligeiro desconto, com o valor total caindo para R$ 443,76 – número dentro do esperado.
Curiosidade e Ka 2019 X Ka 2020
Um ponto curioso foi que precisei assinar 8 vias ao todo no processo de revisão, incluindo as do recall. Isso porque algumas vias ficam na Forlan, outras vão para a Ford e outras vão para a concessionária onde comprei o carro.
A Forlan me ofereceu uma carona dentro das áreas cobertas pelo serviço e eu aceitei. A experiência foi um pouco confusa, especialmente para organizar os trajetos dos clientes, mas deu tudo certo, especialmente pela simpatia do motorista.
![Ford/Divulgação Central multimídia Sync 2.5 do Ford Ka 2020](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Ford-Ka-2020-central-multimia-Sync-2.5.jpg)
Enquanto eu aguardava a carona, entrei num Ka Se Plus 2020 e, além do que falei da luz do porta-luvas, notei que a central multimídia mudou. Ela manteve o mesmo tamanho, mas ganhou uma peça plástica em volta e ficou mais fina, além dos botões terem mudado de posição (ficaram mais perto da tela).
Segundo o vendedor, o Sync 3.0 do meu carro foi substituído pela versão anterior, 2.5, que é “mais veloz e estável”. De acordo com ele, todas as funções foram mantidas. Mas não é isso que os amigos da Quatro Rodas falaram numa matéria: “o sistema 3.0 aposentado era dotado da assistência de emergência, que liga automaticamente para o Samu (quando o celular do motorista está conectado ao bluetooth) em um acidente e pode até passar as coordenadas do local onde o veículo colidiu”.
Além disso, infelizmente, além da luz no porta-luvas, o Ka SE Plus 2020 também perdeu a segunda porta USB no painel.
![Ford/Divulgação Painel do Ford Ka SE Plus 2019](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2018/11/Ford-Ka-SE-Plus-2019-painel.jpg)
Resumo da obra
Confesso que fui até a Forlan com muita suspeita, afinal, até então, praticamente todos os contatos que tive com o pós-venda Ford foram de razoáveis para péssimos.
Saí de lá com a cabeça um pouco mais tranquila, pois quase todos os serviços solicitados foram realizados dentro do esperado. Com isso, minha confiança no pós-venda melhorou, mas ainda está longe das experiências que tive com outras marcas, como Honda (melhor de todos até hoje), Toyota, Fiat, Chevrolet, Volkswagen e Nissan.
Primeira revisão do meu Ford Ka
Não conseguir verificar os acessórios do veículo em qualquer dia útil da semana demonstra certa desorganização da concessionária. Serei obrigado a voltar lá, mais uma vez, para isso, e o pior: sempre numa terça ou quinta.
Ruim também não conseguir conversar com uma pessoa que pudesse me ouvir sobre a luz do porta-luvas, dentro do horário comercial, no momento em que liguei. Me deixar esperando há quase uma semana (e contando) vai totalmente contra o processo de fidelização do cliente.
![Renato Parizzi / De 0 a 100 Renato Parizzi e o seu Ford Ka SE Plus 2019](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2018/11/Ford-Ka-SE-Plus-2019-Renato-Parizzi.jpg)
Nota da Forlan
Se a “primeira impressão é a que fica”, eu deveria já ter vendido o meu Ka por causa da concessionária onde comprei o veículo.
Por outro lado, De 0 a 10, para quem tinha a expectativa raspando no chão como o meu Ka em quebra-molas, a Forlan ajudou a Ford a subir um pouco no meu conceito, merecendo uma nota 7 5. Seria mais alta se tudo tivesse sido feito no dia e se o retorno já tivesse acontecido. Ainda assim, a nota foi boa. Por isso foi uma nota mediana.
Mas, com sinceridade, ainda não me sinto 100% confortável com o pós-venda da marca. A primeira impressão foi muito marcante – negativamente falando – e tanto a concessionária onde comprei o carro, quanto a Ford, até hoje não fizeram nenhum esforço para melhorar isso. Coube à Forlan (tentar) deixar a situação mais positiva – e falhar.
ATUALIZAÇÃO – 20/09/2019
Depois de aguardar 21 dias sem nenhum tipo de contato da Forlan (mesmo que eu tenha falado com eles nesse período, mais de uma vez sobre o caso, via Instagram), no 22º dia seguido de espera resolvi ligar para resolver a questão de uma vez por todas, afinal, se o meu Ka tiver algum problema, apenas eu serei o prejudicado.
Até ganhei um pedido de desculpas pelo telefone hoje, mas, para a minha profunda decepção, ficou claro que a concessionária não aparenta interesse em resolver as minhas pendências – basta olhar o não esforço para isso.
E olha que a Forlan tem a mais alta qualificação do “Grupo 1 no Ford – Quality Care”. Imagina se não tivesse…
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