60 anos – Conheça detalhes da história da Toyota no Brasil

Linha de montagem do Toyota Corolla, em Indaiatuba (SP), em 2018
Linha de montagem do Toyota Corolla, em Indaiatuba (SP), em 2018

O ano de 2018 está chegando ao fim e, sem dúvida, foi muito especial para a Toyota no Brasil, pois a marca comemorou 60 anos de história no País.

Hoje

Atualmente, são quatro fábricas no estado de São Paulo: Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, cidade também que abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design.

Além disso, são três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF) e mais de 5.800 colaboradores.

A linha atual de produtos Toyota vendida no Brasil hoje é composta: Etios, Etios Sedan, Corolla, Hilux, SW4 e pelos importados (do Japão) RAV4, Prius e Camry.

A Lexus, marca de luxo da Toyota, vende por aqui atualmente os modelos NX300, RX350, CT200h e ES350.

Olhar para o futuro

Com o tema “Reinventando o Futuro”, a Toyota pretende celebrar esses 60 anos de Brasil olhando para frente. Neste ano, a marca trabalha em grandes projetos, sendo o mais importante deles o lançamento do Yaris, modelo que se encaixará entre o compacto Etios e o sedã médio Corolla no portfólio da empresa no Brasil, com início de vendas previsto para o segundo semestre de 2018.

A Toyota Mobility Foundation, iniciativa global de responsabilidade social para a mobilidade, vai estrear este ano no Brasil. A fundação, criada em 2014, trabalha em parceria com universidades, governos, organizações não-governamentais, instituições de pesquisa e outras empresas na busca de soluções para a mobilidade em todo o mundo e conta com a expertise da Toyota em tecnologia, segurança e meio ambiente.

Inclusão e sustentabilidade

Além disso, ações em celebração ao patrocínio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 também estão no radar da empresa, cuja campanha global “Start your Impossible” é o carro-chefe. A campanha fixa o compromisso da Toyota de apoiar a criação de uma sociedade mais inclusiva e sustentável, na qual todos possam desafiar seu impossível e ressalta os valores de humildade, trabalho duro, superação de desafios e interminável persistência da empresa.

Velocidade

Outra iniciativa prevista para 2018 é a introdução da marca TOYOTA GAZOO Racing no Brasil. Criada em abril de 2015, compreende todas as atividades de esporte a motor da Toyota, herdando a filosofia fundamental da empresa de criar veículos cada vez melhores e desenvolver seus recursos humanos por meio do automobilismo e da competição.

A TOYOTA GAZOO Racing compete em diversas categorias pelo mundo, como World Rally Championship (WRC), World Endurance Championship (WEC), Rally Dakar, 24hs de Nürburgring, NASCAR, Super Fórmula Japonesa, entre outras.

Visitas

Como uma das principais filosofias da Toyota é o suporte às sociedades onde está inserida, em 2018 a empresa pretende iniciar oficialmente o programa de visitas em seus Centros de Visitas localizados em São Bernardo do Campo e Sorocaba, ambos no Estado de São Paulo.

Denominada Ecofactory, a unidade do interior de SP é a sede para visitas com foco em questões ambientais. A fábrica da montadora no ABC Paulista se prepara para dividir com os participantes uma experiência institucional adquirida nesses 60 anos de atuação no País. O programa de visitas será aberto ao público em geral e será realizado por meio de agendamento prévio.

História

Compra do terreno da fábrica da Toyota em 1961, em São Bernardo do Campo (SP)
Compra do terreno da fábrica da Toyota em 1961, em São Bernardo do Campo (SP)

Primeiros anos

A Toyota iniciou suas operações no Brasil em 23 de janeiro de 1958, com a instalação de um escritório no centro da cidade de São Paulo. Em dezembro desse mesmo ano, também em São Paulo, inaugurou sua primeira linha de montagem, começando desta maneira suas atividades como fabricante de veículos no País.

Land Cruiser – Bandeirante

Cinco meses mais tarde, a Toyota lançou o primeiro veículo Land Cruiser, na modalidade CKD (Complete Knock-Down), que recebeu o nome de Bandeirante. Em 1961, a Toyota adquiriu um terreno em São Bernardo do Campo (SP) onde instalou a primeira unidade industrial da marca fora do Japão. E, a partir de 1962, passou a fabricar o modelo Bandeirante nacional, que ficou em produção por 40 anos.

Em outubro de 1999, a Toyota do Brasil celebrou a produção de 100 mil unidades do utilitário. Em novembro de 2001, com o encerramento da produção da linha Bandeirante, a unidade de São Bernardo do Campo passou a fabricar autopeças.

Primeiro lote de Toyota Bandeirante entregue pela marca em 1962
Primeiro lote de Toyota Bandeirante entregue pela marca em 1962

Expansão

Com a compra de um novo terreno de 1,5 milhão de metros quadrados na cidade de Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo, e com o posterior investimento de US$ 150 milhões, a Toyota do Brasil iniciou, em 1996, a construção de sua segunda fábrica no País, destinada à produção do Corolla, que teve início em setembro de 1998. Dois anos mais tarde foram investidos outros US$ 300 milhões para a modernização e ampliação estrutural da fábrica.

Este novo aporte marcou o início da produção do novo Corolla, a partir de junho de 2002. Em março de 2017, a unidade fabril comemorou a marca de 1 milhão de Corollas produzidos no Brasil, reflexo do sucesso absoluto do sedã médio mais vendido do País.

Distribuição

Outro passo importante para o crescimento da Toyota no Brasil foi a inauguração do Centro de Distribuição de Guaíba, na Grande Porto Alegre, em março de 2005.

A instalação tornou-se o portal das operações logísticas da Toyota entre o Brasil e a Argentina, para recebimento dos utilitários Hilux e SW4 e de peças de reposição produzidas na planta de Zárate (Argentina), por via rodoviária. Ocupando 2,5 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 58 mil metros quadrados, o Centro de Guaíba, além de receber e distribuir os veículos e peças produzidos em Zárate para todo território nacional, executa as operações de checagem e ajuste de montagem, para que estes se adaptem à legislação brasileira.

Linha de montagem do Toyota Etios, em Sorocaba (SP), em 2017
Linha de montagem do Toyota Etios, em Sorocaba (SP), em 2017

Nova expansão

Em agosto de 2012, mais um marco para a empresa no País foi a inauguração de sua terceira unidade fabril, desta vez em Sorocaba (SP), responsável pela produção do compacto Etios em suas versões hatchback e sedã. Fruto de investimento inicial de US$ 600 milhões, a unidade é um marco na operação brasileira, pois reúne atributos das plantas mais modernas da Toyota em todo o mundo.

A habilidade dos mais de 1.900 colaboradores da unidade sorocabana permitiu à Toyota realizar melhorias profundas na família Etios. Foram 14 mudanças no produto, desde o seu lançamento, em setembro de 2012, tornando o compacto da marca um sucesso de vendas. No ano passado, o modelo ultrapassou pela primeira vez em sua história a casa das 70 mil unidades vendidas (hatchback e sedã).

Nesta curta história, a unidade que foi inaugurada para produzir 74 mil veículos por ano, foi expandida a partir de janeiro de 2015 e hoje possui capacidade para fabricar 108 mil unidades anualmente. Além disso, está recebendo investimentos adicionais de R$ 1 bilhão para receber equipamentos para a produção do Yaris.

Prius

Em 2013, foi lançado o Prius, primeiro automóvel híbrido de produção em massa do mundo, que chegou ao mercado brasileiro com a missão de disseminar o avanço da tecnologia híbrida no País. Desde então, ele se tornou líder isolado em seu segmento, com vendas totais de 3.504 unidades desde seu lançamento.

Em dezembro de 2015, a empresa inaugurou um novo centro de distribuição de veículos, localizado próximo à área portuária de Suape, região metropolitana de Recife (PE). Com investimento inicial de R$ 2,4 milhões e área total de 23 mil metros quadrados, o centro tem capacidade para receber cerca de 40 mil unidades por ano e contribuiu para aprimorar a operação logística da empresa na região Nordeste, atendendo de forma ainda mais eficiente os clientes daquela região.

Instalação da fábrica da Toyota em 1961, em São Bernardo do Campo (SP)
Instalação da fábrica da Toyota em 1961, em São Bernardo do Campo (SP)

São Bernardo do Campo Reborn

Em fevereiro de 2015, a Toyota deu início ao projeto “São Bernardo Reborn”. Dividido em três fases, a iniciativa, que teve um aporte total de R$ 70 milhões, tem como principal objetivo a revitalização da planta de São Bernardo do Campo (SP).

  • A primeira etapa marcou a implantação do terceiro turno no setor de forjaria da planta, que passou a produzir peças para abastecer a vindoura fábrica de motores em Porto Feliz (SP), além da transferência da sede administrativa da Toyota de São Paulo para o ABC paulista.
  • A segunda etapa, realizada em agosto de 2016, consistiu na inauguração do primeiro Centro de Pesquisa Aplicada da marca na América Latina, concebido para integrar atividades relacionadas à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e fornecedores. Ali, foram alocados os departamentos de Engenharia, Compras, Regulamentação Veicular e Qualidade Assegurada, permitindo maior interação e sinergia entre as áreas para constituição de futuros projetos.Nas novas instalações foi construído, ainda, um centro de design de produto, que já trabalhou, por exemplo, nas mudanças de desenho do atual Etios.
  • Em agosto de 2017, a terceira etapa do projeto foi concluída com a inauguração do Centro de Visitas da montadora, um dos mais tecnológicos da empresa em todo o mundo. Concebido para oferecer aos participantes uma experiência de imersão ao universo Toyota, além de abrir as portas da empresa para os mais diversos públicos da região do ABC e do Brasil, o Centro de Visitas leva os participantes a uma viagem pela história da empresa, seu passado, presente e futuro, destacando as atividades mais importantes.

O local já atende uma lista de espera de pedidos universitários. Até o início do segundo semestre, ocorrerá a abertura de inscrições ao público em geral, por meio de um hotsite, que será divulgado posteriormente. A partir do final de fevereiro, o Centro de Visitas fará ainda parte do Programa de Turismo Industrial de São Bernardo do Campo, desenvolvido pela prefeitura da cidade.

Consolidação da operação

Em maio de 2016, a empresa inaugurou sua fábrica de motores na cidade de Porto Feliz (SP), responsável por produzir os modernos, eficientes e duráveis propulsores Dual VVT-i 1.3 e 1.5, de quatro cilindros, flex fuel e gasolina, que equipam o compacto Etios comercializado no Brasil e em diversos países da América Latina.

A unidade, que recebeu investimentos da ordem de R$ 580 milhões e emprega aproximadamente 430 colaboradores, possui a mais avançada e inovadora tecnologia de processos de produção, além de deter elevado grau de automação industrial, congregando máquinas de alta precisão dentro de cada estágio da linha de montagem.

Neste curto período de existência, Porto Feliz já conta com um feito importante: em abril de 2017, menos de um ano de sua abertura, a planta bateu a marca de 100 mil unidades produzidas de motores 1.3 e 1.5 do Etios.

Em setembro do ano passado, a Toyota firmou compromisso de investir mais R$ 600 milhões com o objetivo de ampliar esta planta para a fabricação de propulsores para outros automóveis da marca produzidos no País a partir do segundo semestre de 2019.

Além disso, em 2016 a Toyota do Brasil alcançou sua melhor colocação no ranking nacional de vendas e a maior participação de mercado em toda a sua história no País, terminando aquele ano na 5ª posição do mercado.

2017 foi o segundo melhor ano

A Toyota obteve, em 2017, a segunda melhor performance em vendas na sua trajetória de 60 anos na indústria automobilística brasileira. Com um pouco mais de 190 mil unidades 0 km negociadas, o resultado foi 5% superior ao registro obtido em 2016, com 180.881.

Ao fim do exercício 2017, a Toyota celebrou, ainda, o segundo ano consecutivo de crescimento nas vendas no mercado doméstico.

Analisando isoladamente o mês de dezembro do ano passado, a Toyota marcou o melhor desempenho neste intervalo dos últimos três anos, ao registrar 19.120 unidades comercializadas, alta de 7% em relação a igual período de 2016. Na história, este foi o segundo melhor mês de dezembro da companhia, ficando atrás de equivalente mês de 2014, quando somou mais de 21 mil unidades vendidas.

Toyota Prius passa por recall no Brasil
Toyota Prius

Desempenho do portfólio

Um dos principais destaques em 2017, o Corolla foi coroado pelos resultados expressivos ao longo do ano com um resultado inédito no último mês do ano: fechou dezembro como quarto veículo mais vendido no ranking nacional. Com 6.567 unidades emplacadas, o Corolla ainda superou em 9% os resultados de mesmo mês de 2016. Ao fim do ano calendário 2017, o modelo de maior sucesso da Toyota no mundo chegou a contabilizar 66.200 vendas, 2% a mais que em 2016, com market share próximo aos 50% na categoria no território brasileiro.

O crescimento em vendas da marca no ano se deve, também, a outro recorde: na categoria de compactos, somando as carrocerias hatch e sedã, o Toyota Etios atingiu sua melhor marca ao superar as 70 mil unidades e gerar 8% de aumento sobre os números de unidades comercializadas em 2016, com 67.768.

Os comerciais leves Hilux e SW4 tiveram parcela fundamental para mais um ano positivo da Toyota. A picape média encerrou superou em 1% o volume registrado no ano retrasado, com 34.354 emplacamentos em 2017 contra 33.969 em 2016. O SUV médio conquistou mais de 50% de market share nesta fatia de mercado e somou 12.943 veículos comercializados, alta de 6%.

Avanço híbrido

Fundamental na missão da Toyota em disseminar o avanço da tecnologia híbrida no Brasil, o Prius teve forte impulso de vendas em 2017. Nesse ano, foram emplacadas no País 2.047 unidades do modelo, representando um aumento de mais de 496% em relação a 2016. O Prius, assim, fica isolado na liderança do segmento de híbridos no Brasil. Desde que o Prius começou a ser vendido em território nacional, no início de 2013, foram vendidas 3.246 unidades.

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