Tentando corrigir uma “proeza” incrível, chega o Fiat Cronos Drive 1.8 automático

Fiat Cronos Drive 1.8 automático 2019
Fiat Cronos Drive 1.8 automático 2019

Preço nunca foi o forte do “Grand Siena melhorado”, especialmente na versão com o propulsor maior. Agora, para tentar corrigir uma “proeza” incrível, chega o Fiat Cronos Drive 1.8 automático a partir de R$ 68.790.

Bonito, com versões variadas, porta-malas muito grande, espaço interno limitado e valores acima do esperado: bem longe de ser um substituto para o Linea e muito mais para um Grand Siena melhorado, o Fiat Cronos foi lançado no início de 2018 com um grande potencial de mercado.

Agora, para complementar a gama de versões, a marca italiana apresenta a nova opção Drive 1.8, com transmissão automática de seis marchas, que, assim como a Precision AT (topo de linha), conta com o recurso Neutral Function para o câmbio, que auxilia na economia de combustível ao desacoplar o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito – o que também evita a incômoda sensação de que o sistema está forçando os freios.

Motor 1.8 E.TorQ do Fiat Cronos Precision
Motor 1.8 16V E.TorQ do Fiat Cronos Drive automático

Motor 1.8

Sem tanquinho de partida a frio, o motor 1.8 16V E.TorQ VIS (também usado no Renegade e no Argo) é capaz de gerar 135 cv de potência e 18,8 mkgf de torque com gasolina e 139 cv e 19,3 mkgf com etanol.

Essa é a versão mais atualizada desse propulsor no Brasil. Seu funcionamento é áspero e ruidoso, mas garante um desempenho até legal para o sedã, com média de consumo bem mais ou menos.

Painel do Fiat Cronos Drive 1.8 automático 2019
Painel do Fiat Cronos Drive 1.8 automático 2019 agrada

Equipamentos de série do Cronos Drive 1.8

Mais completa entre as versões Drive, a nova Drive 1.8 AT oferece, de série, central multimídia Uconnect de 7″ touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz, volante com comandos de áudio e telefone; segunda porta USB, câmera de ré; alarme antifurto, ar-condicionado, ajuste de altura do banco do motorista, computador de bordo, direção elétrica progressiva, freis ABS com EBD e ESS (sinalizador de frenagem de emergência); sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, Ambient Lights e sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico; retrovisores externos elétricos com tilt down e puddle lamps (luzes que iluminam o piso à frente das portas), sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, vidros elétricos dianteiros, sistema Start&Stop, controles eletrônicos de tração e estabilidade, trava elétrica, volante regulável em altura, display TFT de 3,5″ e alta resolução no painel de instrumentos.

Opcionais do Cronos Drive 1.8 AT

O Fiat Cronos Drive 1.8 AT conta com três pacotes de opcionais (cujos preços ainda não foram divulgados):

  • Kit Stile 1: faróis de neblina, rodas de liga leve 6.0 x 16″, pneus 195/55 R16, faróis com Led Design, além de frisos, maçanetas externas e para-choques com detalhes cromados.
  • Kit Stile 2: faróis de neblina, bancos revestidos em couro, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve 6.5 x 17″ + pneus 205/50 R17, faróis com Led Design e os frisos, maçanetas externas e para-choques com detalhes cromados.
  • Kit Comfort: vidros elétricos traseiros, piloto automático, volante revestido em couro, apoio de braço para o motorista e paddle shifters atrás do volante.
Central Multimícia UConnect do Fiat Cronos Drive 1.8 automático 2019
Central Multimídia UConnect do Fiat Cronos Drive 1.8 automático 2019

Versões, motores, câmbios e preços

  • Fiat Grand Siena Attractive 1.0 2019 – R$ 48.290
  • Fiat Grand Siena Attractive 1.4 2019 – R$ 53.390
  • Fiat Cronos 1.3 2019 – R$ 56.990
  • Fiat Cronos Drive 1.3 2019 – R$ 59.490
  • Fiat Cronos Drive 1.3 GSR 2019 – R$ 65.190
  • Fiat Cronos Drive 1.8 AT 2019 – R$ 68.790
  • Fiat Cronos Precision 1.8 2019 – R$ 66.990
  • Fiat Cronos Precision 1.8 AT 2019 – R$ 71.990

Automático X Automatizado

A chegada do Cronos Drive é benéfica para a competitividade do modelo no Brasil. Ainda que os preços pedidos pela Fiat sejam altos demais (como a maioria dos carros brasileiros), muito porque o Grand Siena joga os valores do seu irmão mais novo para cima (veja na tabela cima), vale MUITO mais a pena comprar um Cronos Drive 1.8 AT (automático de verdade) por R$ 68.790 do que um Cronos Drive 1.3 GSR (manual automatizado) por R$ 65.190.

Pagando R$ 3.600 a mais você leva para casa mais conforto, suavidade e desempenho ao rodar, além de um pouco mais de equipamentos de série e o mesmo ótimo porta-malas.

Fiat Cronos Drive 1.8 automático
Fiat Cronos Drive 1.8 automático

Mas e a proeza?

Mas o lançamento da versão Drive 1.8 AT comprova uma “proeza” da Fiat: sua incapacidade de manter o Cronos Precision 1.8 automático abaixo de R$ 70.000. Realmente é um tiro no pé vendê-lo por sugeridos R$ 71.990.

Você pode pensar que o aumento de R$ 2.000 é até pequeno desde o lançamento do modelo. Mas não é. Superando a barreira de R$ 70.000, além de termos outras opções no mercado, a Fiat abre mão de um importante público consumidor: as pessoas com deficiência (PCD). Por isso a versão Drive é a tentativa de corrigir essa “proeza”.

Porta-malas do Fiat Cronos
Porta-malas do Fiat Cronos tem excelentes 525 litros de capacidade

Público PCD

E o amigo Alessandro Fernandes, do Blog do Cadeirante, foi extremamente feliz nas suas palavras, que repito aqui na íntegra:

“Aumentaram o valor da versão Precision para acima do limite de isenção de ICMS mas lançam agora uma versão abaixo dos 70 mil mais pelado do que a versão topo. Prática comum entre as montadoras, que nos deixa com opções cada vez mais peladas, sem itens importantes para PCD como piloto automático e apoio de braço. Como sempre, quem perde é o público PCD.”

Fiat Cronos Precision automático
Fiat Cronos Precision automático custa incríveis R$ 71.990

Cronos Drive 1.8 AT X Precision 1.8 AT

Complementando o que disse o Alessandro, em relação ao Cronos Precision, a versão Drive perdeu, pelo menos, apoia braço para o motorista; banco traseiro bi-partido (60/40); borboleta atrás do volante para trocas de marcha (paddle shift); faróis de neblina; Hill Holder (auxilio de arrancadas em subidas); LED Design; piloto automático (cruise control); rodas de liga leve 6.0 x 16″ + pneus 195/55 R16; voltante revestido em couro, vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *