Preço nunca foi o forte do “Grand Siena melhorado”, especialmente na versão com o propulsor maior. Agora, para tentar corrigir uma “proeza” incrível, chega o Fiat Cronos Drive 1.8 automático a partir de R$ 68.790.
Bonito, com versões variadas, porta-malas muito grande, espaço interno limitado e valores acima do esperado: bem longe de ser um substituto para o Linea e muito mais para um Grand Siena melhorado, o Fiat Cronos foi lançado no início de 2018 com um grande potencial de mercado.
Agora, para complementar a gama de versões, a marca italiana apresenta a nova opção Drive 1.8, com transmissão automática de seis marchas, que, assim como a Precision AT (topo de linha), conta com o recurso Neutral Function para o câmbio, que auxilia na economia de combustível ao desacoplar o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito – o que também evita a incômoda sensação de que o sistema está forçando os freios.
Motor 1.8
Sem tanquinho de partida a frio, o motor 1.8 16V E.TorQ VIS (também usado no Renegade e no Argo) é capaz de gerar 135 cv de potência e 18,8 mkgf de torque com gasolina e 139 cv e 19,3 mkgf com etanol.
Essa é a versão mais atualizada desse propulsor no Brasil. Seu funcionamento é áspero e ruidoso, mas garante um desempenho até legal para o sedã, com média de consumo bem mais ou menos.
Equipamentos de série do Cronos Drive 1.8
Mais completa entre as versões Drive, a nova Drive 1.8 AT oferece, de série, central multimídia Uconnect de 7″ touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz, volante com comandos de áudio e telefone; segunda porta USB, câmera de ré; alarme antifurto, ar-condicionado, ajuste de altura do banco do motorista, computador de bordo, direção elétrica progressiva, freis ABS com EBD e ESS (sinalizador de frenagem de emergência); sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, Ambient Lights e sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico; retrovisores externos elétricos com tilt down e puddle lamps (luzes que iluminam o piso à frente das portas), sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, vidros elétricos dianteiros, sistema Start&Stop, controles eletrônicos de tração e estabilidade, trava elétrica, volante regulável em altura, display TFT de 3,5″ e alta resolução no painel de instrumentos.
Opcionais do Cronos Drive 1.8 AT
O Fiat Cronos Drive 1.8 AT conta com três pacotes de opcionais (cujos preços ainda não foram divulgados):
- Kit Stile 1: faróis de neblina, rodas de liga leve 6.0 x 16″, pneus 195/55 R16, faróis com Led Design, além de frisos, maçanetas externas e para-choques com detalhes cromados.
- Kit Stile 2: faróis de neblina, bancos revestidos em couro, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve 6.5 x 17″ + pneus 205/50 R17, faróis com Led Design e os frisos, maçanetas externas e para-choques com detalhes cromados.
- Kit Comfort: vidros elétricos traseiros, piloto automático, volante revestido em couro, apoio de braço para o motorista e paddle shifters atrás do volante.
Versões, motores, câmbios e preços
- Fiat Grand Siena Attractive 1.0 2019 – R$ 48.290
- Fiat Grand Siena Attractive 1.4 2019 – R$ 53.390
- Fiat Cronos 1.3 2019 – R$ 56.990
- Fiat Cronos Drive 1.3 2019 – R$ 59.490
- Fiat Cronos Drive 1.3 GSR 2019 – R$ 65.190
- Fiat Cronos Drive 1.8 AT 2019 – R$ 68.790
- Fiat Cronos Precision 1.8 2019 – R$ 66.990
- Fiat Cronos Precision 1.8 AT 2019 – R$ 71.990
Automático X Automatizado
A chegada do Cronos Drive é benéfica para a competitividade do modelo no Brasil. Ainda que os preços pedidos pela Fiat sejam altos demais (como a maioria dos carros brasileiros), muito porque o Grand Siena joga os valores do seu irmão mais novo para cima (veja na tabela cima), vale MUITO mais a pena comprar um Cronos Drive 1.8 AT (automático de verdade) por R$ 68.790 do que um Cronos Drive 1.3 GSR (manual automatizado) por R$ 65.190.
Pagando R$ 3.600 a mais você leva para casa mais conforto, suavidade e desempenho ao rodar, além de um pouco mais de equipamentos de série e o mesmo ótimo porta-malas.
Mas e a proeza?
Mas o lançamento da versão Drive 1.8 AT comprova uma “proeza” da Fiat: sua incapacidade de manter o Cronos Precision 1.8 automático abaixo de R$ 70.000. Realmente é um tiro no pé vendê-lo por sugeridos R$ 71.990.
Você pode pensar que o aumento de R$ 2.000 é até pequeno desde o lançamento do modelo. Mas não é. Superando a barreira de R$ 70.000, além de termos outras opções no mercado, a Fiat abre mão de um importante público consumidor: as pessoas com deficiência (PCD). Por isso a versão Drive é a tentativa de corrigir essa “proeza”.
Público PCD
E o amigo Alessandro Fernandes, do Blog do Cadeirante, foi extremamente feliz nas suas palavras, que repito aqui na íntegra:
“Aumentaram o valor da versão Precision para acima do limite de isenção de ICMS mas lançam agora uma versão abaixo dos 70 mil mais pelado do que a versão topo. Prática comum entre as montadoras, que nos deixa com opções cada vez mais peladas, sem itens importantes para PCD como piloto automático e apoio de braço. Como sempre, quem perde é o público PCD.”
Cronos Drive 1.8 AT X Precision 1.8 AT
Complementando o que disse o Alessandro, em relação ao Cronos Precision, a versão Drive perdeu, pelo menos, apoia braço para o motorista; banco traseiro bi-partido (60/40); borboleta atrás do volante para trocas de marcha (paddle shift); faróis de neblina; Hill Holder (auxilio de arrancadas em subidas); LED Design; piloto automático (cruise control); rodas de liga leve 6.0 x 16″ + pneus 195/55 R16; voltante revestido em couro, vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem