Vou ser sincero com vocês: nunca tive um Peugeot e nunca tive realmente vontade de ter um Peugeot. Até gosto dos carros da marca, como 208, 308 e o 2008. Mas todos eles, juntamente com os outros veículos da montadora, sofrem com um mesmo problema: pós-venda. Mas será que isso vai mudar com o Peugeot Total Care?
Os relatos que recebo há anos são sempre os mesmos: peças caras, mão de obra cara; serviços com qualidade duvidosa; problemas diversos com a garantia; falta de padronização do atendimento – tudo isso gera falta de confiança na Peugeot.
E não podemos nos esquecer que esses aspectos juntos com vários outros elevam as desvalorização dos veículos, piorando demais a revenda.
Peugeot Total Care
Seguindo o que já fez a sua irmã Citroën em 2017, a Peugeot continua promovendo o Peugeot Total Care que, segundo a marca, “nasceu para se destacar entre todos os planos de cuidado ao cliente disponíveis no Brasil”. De acordo com os franco-brasileiros do Leão, são “dez compromissos que, juntos, influenciam diretamente na vida do consumidor, garantindo a total satisfação do cliente por meio do respeito do seu tempo, total transparência, excelência na prestação do serviço e cuidado especial”.
Confira abaixo os 10 compromissos do Peugeot Total Care:
Compromisso #1
Em serviços de revisões agendadas, a Peugeot entrega o veículo em até 24h. Se não cumprir, o cliente não paga.
Compromisso aplicado para os modelos 208, 2008, 308, 408, 3008 e 5008 nas revisões de 10.000 km, 20.000 km, 30.000 km, 40.000 km, 50.000 km e 60.000 km (pacotes básico ou recomendado), com caderno de manutenção em dia.
Não se aplica em casos de intervenções ou reparos adicionais aos itens normais de revisão, cujo prazo e valor (se houver), serão negociados com cada concessionário.
Compromisso #2
Se o valor da fatura for diferente do valor informado no orçamento, a Peugeot paga a diferença.
Compromisso aplicado para os modelos 208, 2008, 308, 408, 3008 e 5008 nas revisões de 10.000 km, 20.000 km, 30.000 km, 40.000 km, 50.000 km e 60.000 km (pacotes básico ou recomendado), com caderno de manutenção em dia.
Nos casos em que houver necessidades de serviços adicionais e que sejam às custas do cliente, o valor de referência sempre será o do último orçamento acordado e autorizado. Será reembolsado o cliente caso a fatura esteja diferente do que fora combinado/informado através do orçamento.
Compromisso #3
Transparência nos preços das Revisões Preço Fixo – a marca cumpre o que promete.
Compromisso aplicado para os veículos 208, 2008, 308, 408, 3008 e 5008 nas revisões de 10.000 km, 20.000 km, 30.000 km, 40.000 km, 50.000 km e 60.000 km (pacotes básico ou recomendado), com caderno de manutenção em dia.
Não se aplica em casos de intervenções ou reparos adicionais aos itens normais de revisão, cujo prazo e valor (se houver), serão negociados com cada concessionário. Será reembolsado o cliente caso a fatura esteja diferente do preço fixo revisão preconizada pela Peugeot do Brasil.
Compromisso #4
Controle de qualidade em 100% dos veículos que passam nas oficinas.
Compromisso aplicado para os veículos 208, 2008, 308, 408, 3008 e 5008 em todos os serviços realizados em concessionário autorizado da marca, atendendo aos padrões de qualidade de reparação Peugeot.
Compromisso #5
Apresentação de todas as peças substituídas do veículo, no momento da entrega.
Compromisso aplicado para 208, 2008, 308, 408, 3008 e 5008 em todos os serviços realizados em concessionário autorizado da marca, que necessitem substituição de peças.
As peças poderão ser levadas pelo cliente ou apenas apresentadas para comprovação da substituição. Peças substituídas em garantia poderão ser apresentadas, porém, deverão ser devolvidas à fábrica.
Não se aplica nos seguintes casos: quando se tratar de materiais químicos ou de descarte obrigatório pelo concessionário (exemplo: óleo lubrificante) e nos casos em que as peças forem recolhidas pelas companhias de seguros. A marca recomenda que as peças de grande porte ou que possam danificar o veículo ou provocar acidentes sejam apresentados, porém, deixadas para o devido descarte na concessionária.
Compromisso #6
Entrega do veículo na data e hora combinadas.
Compromisso aplicado para 208, 2008, 308, 408, 3008 e 5008 nas revisões de 10.000 km, 20.000 km, 30.000 km, 40.000 km, 50.000 km e 60.000 km (pacotes básico ou recomendado), com caderno de manutenção em dia.
Nos casos de intervenções ou reparos adicionais aos itens normais de revisão, a referência será sempre a última informação de entrega negociada com o cliente. Não se aplica para os casos de reparações de funilaria/colisões ou que envolvam terceiros (seguradoras etc.)
Compromisso #7
Entrega do veículo lavado após a revisão.
Compromisso aplicado para 208, 2008, 308, 408, 3008 e 5008 nas revisões de 10.000 km, 20.000 km, 30.000 km, 40.000 km, 50.000 km e 60.000 km (pacotes básico ou recomendado), com caderno de manutenção em dia.
O serviço será de lavagem simples, compreendendo limpeza da carroceria e aspiração interna. Em cidades onde haja racionamento de água, a lavagem será do tipo “lavagem a seco”. O tempo da lavagem pode variar, portanto, o prazo de entrega a ser negociada com o consultor de serviço, levará em conta a situação do dia.
Compromisso #8
Empréstimo de outro veículo Peugeot nos casos em que o reparo ultrapasse mais de 4 dias, mesmo se o veículo se encontre fora da garantia
Compromisso aplicado para 208, 2008, 308, 408, 3008 e 5008 em intervenções dentro ou fora da garantia, cujo reparo necessite de mais de 4 dias úteis.
Não se aplica aos reparos de funilaria e pintura, casos em que o cliente necessite de tempo para aprovação de orçamento, instalação de acessórios, casos em que não haja a peça disponível na concessionária, mas o veículo não é passível de imobilização.
O empréstimo do veículo se dará mediante a assinatura do termo de comodato, com prazo de retirada e entrega estipulados pelo concessionário Peugeot. Caso não haja disponibilidade imediata do veículo (pode estar sendo utilizado por outro cliente), o concessionário informará a data mais próxima em que o veículo poderá ser retirado.
Os veículos reservas são de propriedade da marca Peugeot, com seguro e exclusivos para empréstimo a clientes, de acordo com a disponibilidade de modelo e versão de cada concessionária.
O empréstimo do veículo é gratuito aos clientes Peugeot, cujo veículo esteja em um reparo num concessionário autorizado da marca e se enquadre nas regras de concessão deste benefício, cabendo ao cliente apenas, os gastos relativos à utilização do veículo (combustível, lavagem, pedágios, multas, franquia do seguro, etc.).
Compromisso #9
Garantia de serviço de reboque gratuito, 24h por dia, durante 8 anos, em casos de pane ou colisão.
Compromisso aplicado a todos os veículos da gama Peugeot, mesmo que fora de linha, fora da garantia e sem revisões periódicas realizadas. Os 8 anos de assistência compreendem os 3 anos de Peugeot Assistance + 5 anos de reboque gratuito. Não é necessário ser o primeiro proprietário do veículo.
As condições do Peugeot Assistance não se confundem com os 5 anos adicionais de reboque gratuito.
As condições para o serviço de reboque gratuito são as seguintes:
- O serviço de reboque será prestado gratuitamente até o concessionário mais próximo, limitado à distância de 100 km do ponto de partida à concessionária;
- Apenas serão atendidos os casos de panes imobilizantes e/ou de colisões. Estão expressamente excluídos custos de hospedagem e/ou traslado do cliente, e se o veículo estiver em oficina particular.
- Após ser rebocado até um concessionário da marca, o cliente receberá um orçamento do reparo a ser realizado, que poderá ser aprovado ou não.
- O tempo do orçamento/reparo dependerá da causa da pane, da natureza dos serviços, das peculiaridades dos reparos e da disponibilidade da concessionária, podendo a imobilização ter duração de até 90 dias, a contar da aprovação do orçamento pelo cliente.
- O serviço de reboque poderá ser acionado diretamente pela central de relacionamento Peugeot, 24h por dia, 7 dias por semana, em todo território nacional, através do telefone: 0800 703 2424.
Compromisso #10
Em caso de descumprimento de qualquer Compromisso, o cliente pode acionar o SAC Peugeot pelo 0800 703 2424.
Padronização
Está muito claro que, com o Total Care, a Peugeot busca a padronização do atendimento das suas concessionárias. Agora todas precisam, realmente, seguir a mesma cartilha, com provável punição caso não seja cumpridos os compromissos.
Resumo da Obra
A Peugeot realmente está tentando estabelecer uma relação mais transparente e de confiança com os seus clientes. A marca percebeu um de seus pontos mais fracos e resolveu investir, o que é muito válido.
Mas, levando em consideração as experiências que eu tive com as concessionárias da Peugeot aqui em Belo Horizonte e, especialmente, com a assessoria de imprensa da companhia, eu não ainda estou convencido a ter um veículo da marca do Leão.
Eu esperaria mais um pouco para ver se o Total Care realmente vai passar a confiança necessária para o consumidor – algo que, definitivamente, nunca aconteceu comigo.
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Não vejo vantagem neste programa “total care” da Peugeot. Tenho um Peugeot 308 que precisei procurar por uma (01) lanterna de led diurno do para-choque dianteiro e na Peugeot tiveram a prepotência de me pedirem R$ 1.400,00 por uma (01) peça (somente 01, não o par). Depois de muito procurar, achei quem consertasse a peça por R$ 160,00. Comprei o carro semi novo e nunca fiz as revisões na concessionária pois as peças são o dobro do preço ou mais, do mercado paralelo.