Querido “Mini Kombi”, Volkswagen up 2018 chega com novidades

Volkswagen up 2018 TSI turbo
Volkswagen up 2018

Finalmente o querido “Mini Kombi” mudou no Brasil, e para melhor! O Volkswagen up! 2018 chega com novidades visuais, no acabamento e na lista de equipamentos, mantendo o excelente conjunto mecânico. Fica agora o suspense sobre os preços do modelo, que ainda não foram anunciados. Será que eles vão aumentar?.

O up! 2018 chega às concessionárias este mês com a nova linguagem global de estilo da Volkswagen. A dianteira ficou um pouco mais protuberante e agressiva, enquanto a traseira teve suas lanternas reestilizadas. Nas laterais, destaque para as novas rodas. Os para-choques também foram alterados.

O “Mini Kombi” não mudou tanto, mas o pouco que mudou foi para melhor, com o seu visual se afastando mais do da saudosa vovozona.

Volante e quadro instrumentos do Volkswagen up 2018
Volante e quadro instrumentos do Volkswagen up 2018 são bem mais dignos à qualidade do carro

Por dentro

Internamente, parece que a Volkswagen levou em consideração as crítica da simplicidade excessiva do up! e melhorou o acabamento (ex: novos padrões de revestimento dos bancos) e colocou um quadro mais digno com a qualidade do carro, com três mostradores maiores e com uma tela de 3,5″ que mostra uma série de informações.

O painel ganhou iluminação de led e o volante agora é bem semelhante ao do Golf, o que é muito bom pois, além da boa pegada, ele tem comandos do som, viva-voz e computador de bordo.

Mas não foi dessa vez que o compacto ganhou o sistema de “infotainment” da marca totalmente integrado ao painel – com direito a Park Pilot e Android Auto.

Visual do Volkswagen High up 2018 TSI turbo
Na lateral, visual do Volkswagen High up 2018 TSI mudou pouco

Versões e equipamentos 2018

Volkswagen Take up! 2018

Tem airbag duplo, freios ABS, sistemas ISOFIX e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas); alerta sonoro e o indicador de uso do cinto de segurança no painel, pneus de baixa resistência ao rolamento (175/70 R14), banco do motorista com regulagem de altura, palhetas do limpador de para-brisa do tipo “aerowischer”, alerta sonoro dos faróis acesos, chave do tipo canivete; lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro; iluminação no porta-malas, relógio digital e suporte para celular e entrada USB para carregar o telefone.

Opcionais: pacote “take completo”, que acrescenta o sistema “easy drive” (direção com assistência elétrica), coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado, vidros dianteiros e trava elétricos. Equipamentos que deveriam ser de série no modelo.

Volkswagen Move up! 2018

Itens da versão Take além de iluminação ambiente no painel (versão TSI), volante multifuncional com acabamento de couro, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve 14”, espelhos retrovisores externos com luzes de seta integradas e função tilt down do lado direito, sensor de estacionamento traseiro (park pilot) e para-sol com espelho do lado do motorista e do passageiro; sistema “easy drive”, chave canivete com controle remoto, ar-condicionado, vidros dianteiros e travamento central elétricos e sistema de som “Composition” com quatro alto-falantes e dois tweeters.

Opcional: sistema de som “Composition Phone”.

Volkswagen High up 2018 TSI turbo
Traseira do Volkswagen up 2018 mudou pouco

Volkswagen High up! 2018

Take + Move além de sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular), “Coming & Leaving Home” (quando o veículo for desligado e as portas forem travadas ou destravadas, os faróis se acendem automaticamente por 30 s) e faróis de neblina com luz de conversão estática (sempre que os faróis estiverem ligados e a seta for acionada ou o volante girado, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é ligado automaticamente).

Opcionais: sistema de som “Composition Phone” e revestimento dos bancos em couro sintético.

Volkswagen Cross up! 2018

Chega num segundo momento.

Painel do Volkswagen up 2018
Acabamento e painel: dois dos pontos mais trabalhados no Volkswagen up 2018

Motores não mudam

O Take up! continua a ser oferecido com o motor 1.0 12V de três cilindros (MPI). O Move up! passa a ser a única configuração disponível com o propulsor aspirado e com o turbo (TSI). A High up! passa a ser equipada exclusivamente com o motor turbo.

O propulsor 1.0 12V aspirado gera 75 cv de potência e 9,7 mkgf com gasolina e 82 cv e 10,4 mkgf com etanol. Com injeção direta, o motor 1.0 12V de três cilindros turbo desenvolve 101 cv de potência com gasolina, 105 cv com etanol e 16,8 mkgf de torque com qualquer um dos dois combustíveis.

Versões turbo

Todas as versões TSI 2018, além do logotipo na tampa traseira pintada em Preto Ninja e da própria tampa preta, receberam grade do radiador conta com friso duplo cromado e vermelho (quando o veículo for Laranja Habanero, os frisos são cromado e preto), para-choque dianteiro com a parte central pintada de preto e a coluna “B” (separa as portas dianteiras da traseiras) ganha o logotipo “TSI”.

Volkswagen Connect up 2018 Composition Phone
Painel da série especial Connect up 2018 mostrando o Composition Phone

Composition Phone

O up! TSI 2018 oferece o sistema “Composition Phone”, que por meio do aplicativo “maps + more” (disponível gratuitamente para Android e iOS) instalado no smartphone permite a conectividade entre rádio, carro e celular. Com tela colorida de 5”, o sistema “Composition Phone” conta ainda com entradas auxiliar e SD-Card e porta USB.

O pareamento entre o celular e o sistema de som ocorre via Bluetooth. Ao abrir o “maps + more”, a tela do smartphone passa a ser a tela central do sistema de som e, com isso, é possível também controlar algumas funções do celular via sistema de som. É possível ainda utilizar outros aplicativos, como Spotify, Waze e outros.

Na tela do rádio é exibido um menu com cinco ícones principais do aplicativo: navegação, Think Blue (ajuda o motorista a dirigir de forma mais eficiente),  computador de bordo, mostradores (é possível mostrar o conta-giros e a temperatura do líquido de arrefecimento) e busca (buscar por voz ou escrita endereços do mapa, contatos e músicas salvos no telefone).

Volkswagen Connect up 2018 TSI turbo
Volkswagen Connect up 2018 TSI turbo

Série especial “conectada”

Para celebrar a chegada do up! 2018, a marca criou uma série especial chamada Connect, exclusiva com motor 1.0 turbo. Ela tem retrovisores e teto pintados em preto, interior escurecido, adesivo na soleira das portas, faixa lateral, roda de liga leve de 15″ polegadas diamantada e o sistema Composition Phone. São três opções de cores: Laranja Habanero (nova), Azul Lagoon e Prata Sírius.

E os preços?

Bem, os preços ainda não foram definidos. Realmente o carro evoluiu, mas, com certeza, o consumidor pagará um preço ainda mais caro pelo modelo. Isso porque, em linhas gerais, a relação custo/benefício nunca foi o forte da linha up! e de vários outros veículos da Volkswagen.

Mas a marca se apoia na excelente reputação do seu pequeno, que tem como destaque o conjunto mecânico robusto, moderno e eficiente, além do baixo índice de reparabilidade e do quesito segurança.

Volkswagen Connect up 2018 TSI
Série especial Volkswagen Connect up 2018 está disponível apenas com motor 1.0 TSI

Resumo da obra

A linha 2018 fez muito bem ao up!, que carecia de uma atualização visual e, especialmente, de acabamento e painel. Apoiado nos excelentes motores, o compacto da Volks é um carro ainda mais atraente.

Mas ele ainda pode melhorar, como no painel, que já merecia ter uma central multimídia integrada, eliminando a ventosa estilo Uber, que não combina com o modelo.

Resta agora sabermos quanto o up! 2018 irá custar, pois, pelo histórico recente da Volkswagen e do mercado, uma sonhada redução de preço não deve acontecer, infelizmente.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários