Volkswagen Voyage supera 1.500.000 unidades produzidas no Brasil

Volkswagen Voyage Comfortline I-Motion automatizado 2017

Essa é para poucos! O Volkswagen Voyage do Brasil acaba de superar a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas no País. O marco produtivo foi representado pelo Voyage Highline na cor azul Lagoon, fabricado na unidade de Taubaté, no interior de São Paulo.

Derivado do Gol, o Voyage foi lançado em julho de 1981 e foi totalmente projetado e desenvolvido no Brasil. Ao longo de sua história, já teve mais de 420 mil unidades exportadas para 61 países. Quinto modelo Volkswagen mais vendido do mercado brasileiro, o Voyage registrou 26.074 unidades comercializadas no mercado nacional em 2016.

História

Oferecido inicialmente apenas com carroceria de duas portas, o Voyage foi lançado nas versões S e LS, com opção de motores movidos a etanol ou a gasolina, ambos de 1.5 litro e refrigerados a água. O câmbio era de quatro marchas.

A produção do modelo teve início na planta da marca em São Bernardo do Campo (SP), que fabricou 340.891 unidades do carro em dois períodos: entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996. Nos anos de 1988 e 1989 o sedã foi produzido na fábrica de Taubaté (SP) – desde 2008, ele é fabricado exclusivamente nessa unidade, junto com o Gol.

Pelo mundo

Para quem não sabe, Voyage significa “viagem” em francês. Mas ele só é comercializado com este nome no Chile, Colômbia e Argentina. Nos demais países da América do Sul, América Central e México, o sedã é conhecido como Gol Sedan.

Volkswagen Voyage atinge 1.5 milhão de unidades produzidas no Brasil. Foto da versão Highline
Volkswagen Voyage atinge 1.5 milhão de unidades produzidas no Brasil. Foto da versão Highline

Já nos Estados Unidos e no Canadá, onde foi vendido durante um período de sete anos (de 1987 a 1993), foi chamado de Fox (o atual modelo com este nome ainda não existia) e somou mais 202 mil unidades comercializadas.

Na ocasião, o Voyage exportado já contava com o então inédito sistema de injeção de combustível e recebeu aproximadamente 2.000 modificações, incluindo suspensão e câmbio de quatro marchas com “overdrive” (longo).

Atualmente, o Voyage é exportado para oito países: Argentina, México, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e Uruguai. Entre os 61 países onde o Voyage já foi comercializado estão Egito, Haiti, Libéria, Bahamas, Angola e Jordânia.

Evolução constante

A versão inicial do Voyage passou por inúmeras atualizações ao longo de sua história, marcada também por várias séries especiais, como a Plus, de 1983, e a Los Angeles, caracterizada pela cor azul metálica, que homenageava os Jogos Olímpicos realizados na cidade. Sua produção se estendeu até 1996, quando o modelo foi substituído no portfólio da Volkswagen pelo na época recém-chegado Polo Classic.

Em 2008, com plataforma totalmente nova e desenvolvido simultaneamente com a quinta geração do Gol, o Voyage retornou ao mercado, trazendo motor transversal, mais espaço, conforto e tecnologia embarcada. Oferecido com motores Total Flex 1.0 e 1.6, a partir do ano seguinte ele também passou a contar com a opção da limitada transmissão manual automatizada I-Motion.

Na linha 2017 (em 2016), o painel foi reformulado e passou a contar com uma central multimídia mais eficiente, com tecnologia Volkswagen App-Connect.

Cronologia

1981 – Lançamento do sedã, com duas portas, motor de 1.5 refrigerado a água (o mesmo usado no VW Passat) a álcool ou gasolina, nas versões S (Super) e LS (Luxo Super).

1982 – Eleito Carro do Ano pela revista Autoesporte. Início da fabricação também na Argentina, onde foi inicialmente comercializado com o nome Gacel, e da exportação para países da América do Sul com os nomes Senda e Amazon.

1983 – Primeira série especial, o Voyage Plus. Motor passa a ser 1.6.

1984 – Lançamento da versão com quatro portas. Série especial Los Angeles, homenagem aos Jogos Olímpicos realizados nos Estados Unidos, na cor azul metálico e equipamento diferenciado como bancos Recaro e aerofólio traseiro (limitada a duas mil unidades). Câmbio de cinco marchas passa a ser oferecido como opcional.

1985 – Passa a utilizar os motores AP (alta performance) 1.6 e 1.8.

1986 – Série especial “GLS Super” com motor 1.8.

1987 – Início das exportações para os Estados Unidos (Projeto 99), juntamente com a Parati. Durante sete anos, rebatizado de Fox, o Voyage, teve 202.062 unidades exportadas para os EUA. Para atender às exigências legais e do mercado americano, as versões CL (Comfort Luxo), GL (Gran Luxo) e GLS (Gran Luxo Super) passaram por aproximadamente 2.000 modificações, incluindo mudanças na suspensão, câmbio de quatro marchas com overdrive, novos faróis, lanternas e para-choques.

1990 – Comemoração da produção de 600.000 unidades do Voyage no Brasil.

1991 – Nova dianteira: mudanças nos faróis, lanternas, grades, capô e para-lamas. O Voyage atinge a marca de 700.000 unidades produzidas, dessas mais de 400.000 foram destinadas ao mercado interno e o restante para o externo, principalmente para os Estados Unidos e Argentina, além de outros países da América Latina, África e Europa.

1993 – Série especial Sport, com motor 1.8.

1994 a 1995 – Novas cores e revestimentos. Novos rádio e toca-fitas, como itens opcionais.

1996 – A produção do Voyage é encerrada após 465.176 unidades fabricadas, dando lugar ao Polo Classic.

2008 – Volta do Voyage após 12 anos de ausência do mercado. Desenvolvido juntamente com o Gol, o carro tem motor transversal 1.0 ou 1.6 e linhas completamente novas.

2009 – Versão I-Motion, com câmbio automatizado ASG e motor 1.6 8V.

2010 – Novos equipamentos de série: temporizador do limpador do para-brisa, Módulo Alto-falantes e o Módulo Preparação, nas versões 1.0 e 1.6.

2012 – Alcança o marco de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Sedã passa a contar com design global, equipamentos inéditos e com a nova geração de motores 1.0 da família EA111 (denominação TEC – Tecnologia para Economia de Combustível).

2014 – Passam a utilizar nomenclatura global para diferenciar suas respectivas versões: Trendline, Comfortline e Highline. Na linha 2015, a Volkswagen lança o Voyage Evidence, posicionado acima da versão Highline.

2016 – Modelo recebe evolução de design, interior novo e a tecnologia Volkswagen App-Connect. Estreia do bom motor 1.0 de três cilindros Total Flex (82 cv) na linha Voyage.

2017 – Conquista a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas.

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