O Audi A3 Sedan 2017 já está entre nós e chega mais bonito e mais caro. Nacional, modelo será vendido apenas em duas versões nesse momento.
Um dos pilares recentes das vendas da Audi no Brasil, o A3 Sedan chega à linha 2017 nos acabamentos Attraction e Ambiente para brigar com seus rivais diretos, além de potenciais adversários, como o Honda Civic Touring e o futuro Toyota Corolla Altis 2018.
Design renovado
Para isso, o sedã agora tem visual renovado. A dianteira traz elementos que remetem ao “irmão maior” A4, com a grade Singleframe ampliada, com contornos mais nítidos, e faróis com recortes afiados na borda inferior.
Na traseira, destaque para as novas lanternas. Na lateral, o desenho das rodas, com cinco raios, é novo.
Em linhas gerais, o design revigorado vez bem ao sedã alemão fabricado no Brasil, que está com aspecto mais moderno.
Por dentro e MMI
Internamente, o A3 Sedan passa a contar com volante e alavanca de seta semelhante à do A4, novos difusores de ar, console central com mudança nos botões de acesso ao sistema MMI (media music interface) e duas entradas USB, que dispensam o uso do cabo adaptador. Todas as luzes internas são agora de LEDs.
A estrutura de menus no sistema MMI foi redesenhada, passando a ter o mesmo visual dos modelos TT, A4 e Q7. Na tela eletricamente rebatível de 7″, a operação é baseada em smartphones. A peça central do terminal é o botão redondo giratório, cujo anel tem iluminação branca na versão superior.
Acima e ao lado do controle rotativo estão alternadores e botões com os quais o motorista pode navegar na nova estrutura de menu. Segundo a Audi, o controle de voz foi aprimorado para rádio, mídia e telefone agora também entende muitas frases da linguagem cotidiana.
Por meio da entrada USB, telefones celulares com os sistemas operacionais iOS e Android podem se conectar com o carro por meio do Audi smartphone interface. O sistema permite que certos aplicativos funcionem diretamente na tela do veículo.
Debaixo do capô
As versões Attraction e Ambiente contam com o motor 1.4 TFSI flex que, produzido no Brasil, com injeção direta e sistema start-stop, desenvolve 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque com gasolina, etanol ou com a mistura dos dois combustíveis.
Assim como o propulsor, apenas um câmbio é ofertado no momento: o velho conhecido automático Tiptronic de seis velocidades, que oferece a possibilidade de trocas de marchas de forma manual por meio da alavanca seletora ou pelo paddle shift atrás do volante.
De acordo com a marca alemã, o A3 Sedan precisa de 8,8 s para ser acelerado de 0 a 100 km/h e atinge velocidade máxima de 215 km/h.
Attraction x Ambiente
Por R$ 115.190, o A3 Sedan Attraction 2017 sai de fábrica com sete airbags (frontais, laterais, de cortina para os joelhos do motorista), freios ABS com EBD, control de estabilidade (ESP), ar-condicionado, direção elétrica, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, rádio MMI com alto-falantes com conexão via Bluetooth, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante multifuncional e alavanca de câmbio revestidos de couro e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico; rodas de liga-leve de 16″.
A partir de R$ 124.190, o Audi A3 Sedan Ambiente 2017 soma aos itens de série do Attraction sensores de luz e chuva, para-brisa com faixa colorida cinza e rodas de alumínio aro 17″.
Opcionais?
O A3 Sedan Ambiente conta com dois pacotes de opcionais. O Design é constituído por bancos de couro sintético, diversos porta-objetos e teto solar panorâmico “Open Sky”.
Já o Ambiente Plus traz controle de velocidade de cruzeiro, espelho retrovisor com função antiofuscante automática, computador de bordo com display colorido, Audi Sound System e pacote de luzes.
Por praticamente R$ 125.000, o A3 Sedan Ambiente deveria contar, no mínimo, com o pacote “Ambiente Plus”, pois fica estranho a marca valorizar tanto o câmbio e não o equipar com “controle de velocidade de cruzeiro”.
Resumo da obra
A mudança visual fez bem ao Audi A3 Sedan 2017, que ficou mais bonito e moderno. Por mais que a sua lista de equipamentos de série seja boa, o aumento considerável de preço não foi bem-vindo e vai na contramão dos indicadores.
A3 Sedan é nacional e as suas peças importadas estão “pegando” um dólar em queda. Ou seja, era muito mais competitivo comercializar a versão Attraction por R$ 106.990 (R$ 8.200 a menos) e a Ambiente por R$ 117.990 (R$ 6.200 mais em conta).
De qualquer forma, o A3 Sedan continua sendo um excelente carro e, para quem se interessa pela categoria, vale a pena observá-lo. Mas lembre-se: com o aumento de preços, o leque de opções também cresce; ou seja, olhe também para a concorrência (direta e indireta).
Ficha técnica
Audi A3 Sedan Attraction
Motor: 1.4 Turbo FSI Flex
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência máxima: 150 cv* entre 4.500 e 5.500 rpm
Torque máximo: 25,5 mkgf* entre 1.500 e 5.500 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: Tiptronic, 6 velocidades
Peso: 1.240 kg
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425 l
Tanque de combustível: 50 l
Rodas: 16” 7J
Pneus: 205/55 R16
Desempenho
Aceleração: 0-100 km/h: 8,8 s
Velocidade máxima: 215 km/h
* *Tanto com gasolina como com etanol