
Enquanto prepara a primeira reestilização do seu sedã (prevista para o ano que vem, mas que pode ser mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo, no final do ano), para enfrentar os novos Honda Civic, Chevrolet Cruze e Nissan Sentra, a Toyota apresenta como principal (e única) novidade para o Corolla 2017 a versão Upper Black Pack.
A nova atração traz acessórios internos e externos personalizados, baseado no acabamento GLi Upper, carinhosamente conhecido por alguns como GLi Uber. A linha 2017 do modelo já disponível em toda a rede de concessionárias da marca, sendo que o novo membro da família tem preço sugerido de R$ 83.720.
Corolla GLi Upper Black Pack
Basicamente, a verão Upper é a GLi mais equipada, preenchendo o espaço entre os acabamentos GLi e XEi. O Corolla GLi Upper Black Pack tem como diferenciais os frisos laterais personalizados na cor do veículo, maçanetas externas e soleiras cromadas, bandeja de porta-malas e sensor de estacionamento. Como o próprio nome já diz, a edição especial Black Pack é comercializado exclusivamente na cor Preto Eclipse.
De acordo com a Toyota, o pacote da versão Black representa um custo-benefício de R$ 900 para os consumidores se comparado ao valor da instalação dos acessórios na rede Toyota.

Equipamentos
Integrada à família Corolla no ano passado, a versão GLi Upper possui acabamento interno mais próximo ao das versões XEi e Altis, com revestimento de couro na cor cinza para os bancos dianteiros e traseiros, nas quatro portas e no descanso de braço dianteiro. Na parte traseira, a versão GLi Upper oferece descanso de braço central com porta-copos e acesso ao porta-malas através do rebatimento 60/40 dos bancos.
Além disso, o Corolla GLi Upper traz, também de série, direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado com controle manual, chave do tipo canivete, com comandos do alarme integrados, computador de bordo com sete funções (consumo médio de combustível, indicador Eco-Drive, autonomia, velocidade média, tempo percorrido, controle de iluminação do painel e temperatura externa), coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, hodômetro e relógio digital, sistema de som com conectividade USB para iPod e similares e dispositivo Bluetooth, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, volante multifuncional, entre outros.
As versões GLi mais básicas, com transmissão manual de seis velocidades e com transmissão Multi-Drive, permanecem com acabamento interno em tecido cinza.
A linha Corolla 2017 traz, de série, cinco airbags nas quatro versões GLi e na XEi (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e um de joelho para o motorista), sistema de ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis nos bancos traseiros, travamento automático das quatro portas a 20 km/h, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD. A versão Altis agrega mais dois airbags, do tipo cortina, totalizando sete bolsas de proteção.

Motores e câmbios
A linha Corolla 2017 mantém duas opções de motorização. As versões GLi são equipadas com motor 1.8 16V Dual VVT-i DOHC, que rende 139 cv a 6.000 rpm e 17,7 mkgf de torque a 4.200 rpm com gasolina e 144 cv e 18,4 mkgf com etanol, nos respectivos mesmos regimes de giro.
As versões XEi e Altis têm motor 2.0 16V Dual VVT-i DOHC que desenvolve 143 cv a 5.600 rpm e 19,4 mkgf a 4.800 rpm com gasolina e 154 cv a 5.800 giros e 20,3 mkgf a 4.800 giros com etanol.
Nada de tanquinho
Ambos os motores possuem sistema de partida a frio, para utilização do etanol em baixas temperaturas, dispensando o tanque de combustível auxiliar e, consequentemente, seu reabastecimento periódico com gasolina. No dispositivo da Toyota, os bicos injetores são dotados de um sistema que preaquece o etanol no momento da partida, quando o motorista vira a chave de ignição (GLi e XEi) ou aperta o botão de partida (Altis).
A linha Corolla 2017 é equipada com dois tipos de transmissão: uma manual de seis velocidades, na versão de entrada GLi, e a exclusiva transmissão automática Multi-Drive de sete velocidades, nas demais.
Câmbio CVT
A transmissão Multi-Drive CVT tem software de gerenciamento que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive, com a possibilidade de trocas manuais sequenciais, que podem ser feitas na alavanca de câmbio nas versões GLi e, nos acabamentos XEi e Altis, as mudanças podem ser praticadas pelas borboletas localizadas atrás do volante.
Em termos de preços da linha 2017, as versões GLi continuam com valores bem interessantes, enquanto o Corolla GLi Upper, o novo Black Pack, o XEi e, especialmente, o Altis, tem um custo de compra consideravelmente alto.
Preços do Corolla 2017
- Toyota Corolla GLi 1.8 manual: R$ 68.740
- Toyota Corolla GLi 1.8 Multi-Drive CVT: R$ 69.040
- Toyota Corolla GLi Upper 1.8 Multi-Drive CVT: 81.270
- Toyota Corolla GLi Upper Black Pack 1.8 Multi-Drive CVT: R$ 83.720
- Toyota Corolla XEi 2.0 Multi-Drive CVT: R$ 91.450
- Toyota Corolla Altis 2.0 Multi-Drive CVT: R$ 104.650
Resumo da oba
A Toyota investiu na linha 2017 para preencher o buraco que existia entre as versões GLi e XEi com a dupla GLi Upper (veio no Corolla 2016) e GLi Upper Black Pack (preto Uber). É uma estratégia bem-vinda, pois atinge aquele interessado que não dispõe de mais de R$ 90.000, mas não quer comprar o Corolla de entrada.
Como os principais concorrentes serão atualizados a partir de junho, o sedã da Toyota deverá se manter na ponta até o fechamento do ano. Se o preço não colabora muito, o carro se garante na alta qualidade e no pós-venda confiável.
PARIZZI acebei de receber uma noticia inedita da FIAT. ela ja tirou de linha o palio fire, siena EL e bravo e no proximo mes tirara de linha o linea, weekend e idea. ao logo desse ano ela vai tirar de linha tmb todas as versoes do doblo, ducato, uno furgao versoes 1.6, 1.8 e 1.4 turbo do punto e 1.0 do new palio
esqueçi de citar q o motor 1.6 e.torq vai sair de linha da marca tmb e a fiat vai lançar os novos motores 1.0 e 1.4 GSE no uno reestilizado em agosto desse ano, alem claro de lançar no começo do 2018 o motor 1.8 e.torq evo de 139cv nos outros modelos da marca. ao longo de 2017 a marca lançara a versao SUV do uno e vai tirar de linha as versoes trekking e adventure da STRADA q recebera finalmente sua 2° geracao em 2018 e ficara do tamanho da oroch!
errei, o 1.8 e.torq evo de 139cv chega no começo de 2017 no novo palio e novo grand siena q tera uma nova geracao no começo do proximo ano
como preparo pra morte do new palio a fiat vai tirar de linha nao so o 1.0 como tmb o 1.6 e.torq e vai substituir o 1.4 pelo GSE 1.4 de 105 cv, esse sera o unico motor dele no 2° semestre desse ano ate o inicio de 2017 qdo finalmente ele recebera sua 3° geracao q sera maior q o atual e menor q o punto q tmb saira de linha ate o começo do proximo ano e sera substituido pelo novo palio tmb q so tera os motores 1.4 GSE e 1.8 E.TORQ EVO de 139CV