
Depois de atingir a sua maturidade na linha 2016, o Hyundai HB20 explora agora um novo perfil de mercado com um acabamento inédito. Caro e com o visual esportivo, versão R spec chega às lojas de olhos no público mais jovem (e com dinheiro).
Disponível para vendas desde o último sábado, o HB20 R spec é comercializado exclusivamente com motor 1.6 16V, que garante um desempenho mais interessante, embora não de um esportivo legítimo. Ele desenvolve 122 cv de potência e 16 mkgf de torque com o gasolina e 128 cv e 16,5 mkgf com etanol, com duas opções de câmbio: manual ou automático, ambos de seis marchas.

Criado a partir da filosofia global de design da Hyundai, Escultura Fluida 2.0, o HB20 R spec basicamente é a cópia do conceito mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014. É até estranho ele ter demorado tanto tempo para ser lançado.
Por fora, o hatch tem rodas de liga leve de 15″ diamantadas, pinças de freio pintadas na cor vermelha, grade frontal hexagonal esportiva em preto brilhante e emblema alusivo à versão, ponteira de escapamento cromada, para-choque traseiro com linhas esportivas e antena tipo barbatana de tubarão. Completam o pacote retrovisores externos com repetidor lateral de seta, faróis com máscara negra, faróis de neblina dianteiros com projetor, lanternas Clear Type, maçanetas externas cromadas e acabamento preto fosco nas molduras das portas.
Outro destaque do HB20 R spec é a nova cor perolizada Vermelho Chilli, que se soma ao tom sólido Branco Polar, à metálica Prata e à pintura também perolizada Azul Sky.

O conjunto ficou muito legal, especialmente a dianteira. A evolução da linha 2016 do HB20 fez muito bem para que ele recebesse as alterações dessa versão “esportiva”. Deve ser por isso que o lançamento desse acabamento tenha demorado – respondendo ao comentário que fiz logo acima.
Por dentro, destaque para bancos, painéis das portas dianteiras e manopla de câmbio revestidos em couro preto com detalhes em vermelho, preto brilhante e cinza metálico. Há ainda painel na cor preta, saídas de ar e maçanetas internas em preto brilhante e detalhes vermelhos no rádio. O acabamento dos pedais do HB20 R spec é em alumínio e do freio de mão, em cromo acetinado. O volante é revestido de couro perfurado com costura vermelha. Além disso, o carro ganha um painel de instrumentos exclusivo chamado Supervision Cluster Sport, com disposição dos elementos internos, padrão de iluminação e tela LCD inéditos.

Equipamentos
De acordo com a Hyundai, o HB20 R spec está posicionado entre as versões Style e Premium. Logo, ele vem, de série, com ar-condicionado, direção hidráulica; travas, retrovisores e vidros elétricos com função one touch para o motorista; computador de bordo com sete funções, incluindo o novo recurso “aviso de manutenção programada”, chave tipo canivete, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, sistema de som blueAudio, com tela LCD de 3,8″ e iluminação em fundo preto e informações em branco, o que facilita a leitura durante o dia ou à noite; comandos no volante, conexão Bluetooth para telefonia e streaming de áudio, acesso à agenda do celular, compatibilidade com iPod, MP3 player e rádio FM.
Preço competitivo? Sem chance…
Por essa posição entre as versões que comentei, a Hyundai afirmou que o modelo tinha um preço competitivo. Se pensarmos no astronômico valor do cobrado pelo acabamento Premium, realmente o R spec pode ser considerado atraente.
Mas, levando em consideração a situação econômica atual do Brasil, onde a Anfavea critica, corretamente, os governos Federal e Estaduais pelo excesso de impostos e, erroneamente, não consegue enxergar que os preços dos carros são caríssimos, o valor pedido pela Hyundai para o HB20 R spec, como para todo o restante da linha, é alto demais.
Hyundai – Versão | Motor | Preço 2015 | Preço 2016* | Preço 2016** |
HB20 Comfort | 1.0 12V | R$ 37.995 | R$ 38.995 | R$ 40.245 |
HB20 Comfort Plus | 1.0 12V | R$ 39.995 | R$ 42.595 | R$ 43.745 |
HB20 Comfort Style | 1.0 12V | R$ 42.735 | R$ 46.345 | R$ 47.895 |
HB20 Comfort Plus | 1.6 16V | R$ 45.235 | R$ 48.745 | R$ 50.295 |
HB20 Comfort Plus automático | 1.6 16V | R$ 48.595 | R$ 52.745 | R$ 54.595 |
HB20 Comfort Style | 1.6 16V | R$ 48.105 | R$ 51.845 | R$ 53.395 |
HB20 Comfort Style automático | 1.6 16V | R$ 51.465 | R$ 55.845 | R$ 57.695 |
HB20 R spec | 1.6 16V | – | – | R$ 53.895 |
HB20 R spec automático | 1.6 16V | – | – | R$ 58.195 |
HB20 Premium automático | 1.6 16V | R$ 53.355 | R$ 59.445 | R$ 61.295 |
HB20 Premium automático + couro | 1.6 16V | R$ 54.945 | R$ 61.035 | R$ 62.885 |
HB20 Premium automático + couro + blueMedia | 1.6 16V | R$ 57.775 | R$ 63.535 | R$ 65.385 |
*: Preço em 18/11/2015.
**: Preço em 1/02/2016.
Bem, repito o que já falei: a Hyundai não está fazendo absolutamente nada de errado ao cobrar esse preço pelo HB20 R spec, afinal, enquanto o brasileiro estiver comprando o carro, para que reduzir o valor? O objetivo lucro.
Não sou jovem e não tenho dinheiro. Este carro não é pra mim. Parei de ler no jovem com dinheiro. É FATO!V Hehehe