Não tenho dúvidas: o Hyundai HB20 atingiu a sua maturidade de mercado na linha 2016 no Brasil. O modelo evoluiu em pontos onde era falho, como no câmbio automático, e ganhou novos equipamentos e mais segurança. Ele nunca foi uma opção tão boa de mercado quanto agora. Uma pena que as novidades mais legais estão limitadas à versão Premium. Além disso, os seus preços altos desanimam muito…
(Vejam a atualização no final – até a marca coreana percebeu o absurdo do preço do veículo).
Três anos depois de ser lançado, o “bonitinho, mas ordinário” Hyundai HB20 chega à linha 2016 recebendo a sua primeira reestilização visual. O objetivo dos coreanos foi atualizar o seu compacto dentro da filosofia de design da marca, batizada de Escultura Fluida 2.0.
Com isso, o modelo tem nova grade hexagonal dianteira com detalhes cromados. Os para-choques dianteiro e traseiro foram remodelados, assim como as calotas e rodas de liga leve. Para versões Premium e Comfort Style, há novas lanternas traseiras Clear Type, assim como faróis de neblina dianteiros com projetor. Infelizmente, apenas a caríssima versão Premium do HB20 2016 recebeu a mudança estética mais interessante: os faróis com projetores e “Light Guide” de LED.
O pequeno coreano recebeu ainda duas novas cores metálicas: Prata Sand e Bronze Terra, que se juntam à Prata Metal e Cinza Titanium (metálicas), aos tons sólidos Preto Onix e Branco Polar e à pintura perolizada Azul Sky.
Na prática, o HB20 2016 ganhou poucas e boas alterações, ficando mais bonito, com as suas linhas mais atuais. Mas dois pontos do design me incomodaram um pouco: achei o para-choque traseiro feio e ter as luzes de LED apenas para a versão topo de linha faz o modelo continuar ordinário no quesito estilo, embora isso não seja uma exclusividade da Hyundai (limitar as luzes de LED para as versões mais caras).
Por dentro, o HB20 mudou ainda menos: apenas tecidos dos bancos foram renovados em todas as versões. A Hyundai destaque que a principal novidade interna é o pacote de couro Dark Brown, com bancos, painel das portas dianteiras e manopla de câmbio em couro marrom, opcional mais uma vez associado à cara versão Premium, que conta ainda com ar-condicionado automático digital, airbags laterais (de tórax), e retrovisores com rebatimento automático, que abrem e fecham ao toque de um botão no painel ou por meio dos comandos na chave canivete.
Atualizações nas telas
O HB20 traz uma sétima função em seu computador de bordo: além de hodômetro parcial A e B, autonomia, consumo médio e instantâneo de combustível, velocidade média e tempo de condução, o carro agora tem “aviso de manutenção programada”, que emite um alerta visual, faltando 30 dias ou 1.500 km, para a próxima revisão programada – função bem comum em vários carros, como no Volkswagen Fox.
A Hyundai evoluiu a central multimídia blueMedia, disponível como opcional na versão Premium (sempre ela). O equipamento é compatível com o Car Link, para smartphones Samsung e LG, e em breve funcionará também com o Apple CarPlay, para iPhone 5 e superiores.
O aplicativo Car Link permite espelhar smartphones na tela de 7 polegadas da central multimídia, integrada no painel do veículo de maneira totalmente ergonômica. O conteúdo passa então a ser controlado na tela touchscreen do blueMedia.
Pareado com o HB20 por meio de conexão Wi-Fi, o Car Link permite, por exemplo, reproduzir e operar o Waze, aplicativo interativo de trânsito e navegação, que propõe rotas alternativas, alertas e informações de tráfego aos motoristas, diretamente na tela do painel do veículo.
Por questões de segurança, com o veículo em movimento, apenas conteúdo que não distraia o motorista pode ser reproduzido. Entre os principais aplicativos disponíveis nessa condição estão os navegadores Waze, Google Maps, Maplink Apontador e TomTom Brazil; as rádios digitais TuneIn, Spotify, Deezer, Stitcher e Rdio; e outras aplicações como Onde Parar, Let’s Park, Guia UOL, além de conteúdos nativos dos aparelhos como, por exemplo, reprodutores de música e comando de voz.
Com o carro parado, todo o conteúdo do celular pode ser reproduzido, até mesmo Facebook, Instagram, Whatsapp, navegadores de internet e jogos.
O Car Link é compatível com a maioria dos modelos recentes de smartphones Samsung e LG. O espelhamento é feito via conexão Wi-Fi, sem o uso de cabos, sendo necessária apenas a instalação gratuita do aplicativo Car Link no aparelho.
A nova central de entretenimento do HB20 será também compatível com o Apple CarPlay, integrando o iPhone com o sistema de multimídia e seus controles. O usuário poderá realizar chamadas, acessar a biblioteca musical e enviar e receber mensagens sem se distrair. A conexão do iPhone com o blueMedia é feita por meio do cabo USB Lightning.
Uma vez conectado, é possível visualizar na tela da central multimídia os ícones característicos do dispositivo. O conteúdo do Apple CarPlay é pré-definido pela Apple e, no momento, as funções disponíveis no Brasil são telefone, mensagens, música e rádios digitais, como Spotify, Tune In, Stitcher, Deezer, Rdio e Podcasts.
Com o Apple CarPlay será possível realizar ligações, enviar mensagens, escutar mensagens recebidas e escutar músicas através de comandos de voz. O recurso incorpora o controle por voz da Siri e funciona por meio da tela touchscreen do blueMedia.
O Apple CarPlay estará disponível no blueMedia do HB20 apenas em 2016. Os clientes que adquirirem, desde já, um novo HB20 poderão fazer a atualização do software do sistema para obter a nova funcionalidade tão logo disponível.
Além dos sistemas de conectividade com dispositivos móveis e da tela sensível ao toque de 7 polegadas, a central de entretenimento blueMedia apresenta comandos no volante, conexão Bluetooth para telefonia, streaming de áudio, acesso à agenda do celular, compatibilidade com iPod, MP3 player, reprodução de fotos e vídeos, e nova banda de rádio FM a partir de 76.1 Mhz.
Todas as versões do HB20 2016 saem, de série, com o blueAudio, que também teve seu design renovado. O sistema traz tela LCD de 3.8 polegadas com iluminação em fundo preto e informações em branco, o que facilita a leitura durante o dia ou à noite. Há, também, comandos no volante, conexão Bluetooth para telefonia e streaming de áudio, acesso à agenda do celular, compatibilidade com iPod, MP3 player e banda de rádio FM.
Câmbio de seis velocidades
Se a mudança visual, a central multimídia atualizada e os airbags laterais (infelizmente só para o acabamento Premium) foram boas atrações, a grande novidade, sem dúvida, é a adoção do câmbio de seis marchas para as versões 1.6, manual e automática (a 1.0 continua manual de cinco velocidades). Com isso, o carro anda mais e bebe menos, resolvendo um dos problemas do HB20, especialmente com transmissão automática (até a linha 2015 o modelo adotado era o ultrapassado automático quatro velocidades).
Além do câmbio, a Hyundai também fez algumas alterações nos motores Kappa 1.0 12V de três cilindros e Gamma 1.6 16V de quatro cilindros: o material das velas de ignição mudou de níquel para irídio, pistões e anéis de vedação foram retrabalhados para reduzir o atrito interno e evitar o atropelamento das válvulas em situações de sobregiro e o gerenciamento do alternador foi aprimorado, privilegiando situações de baixa carga no motor – como ocorre nas frenagens – para recarregar a bateria. O motor 1.6 ganhou também o sistema de partida a frio “e-start”, que elimina a necessidade do tanque adicional de gasolina.
Potência e torque da dupla de propulsores não mudou: o 1.0 12V desenvolve 75 cv e 9,4 mkgf com gasolina e 80 cv e 10,2 mkgf com etanol, enquanto o 1.6 16V gera 122 cv e 16 mkgf com o combustível fóssil e 128 cv e 16,5 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.
O HB20 também recebeu melhorias aerodinâmicas para redução de consumo e melhoria da estabilidade em altas velocidades. Novos defletores aerodinâmicos foram acrescentados no para-choque dianteiro e no assoalho traseiro. Eles reforçam o efeito dos defletores à frente das quatro rodas, que continuam presentes. Com isso, o coeficiente aerodinâmico de penetração (Cd) permaneceu em 0,33, enquanto o coeficiente de sustentação (Cl) foi reduzido de 0,1 para 0,07. Além disso, a marca adotou pneus verdes em todas as versões do HB20.
De acordo com a Hyundai, a partir dessas mudanças, foi possível obter até 6.5% de redução do consumo de combustível no motor 1.6 e até 6% no motor 1.0. Devido à melhoria em eficiência energética, o motor 1.6 passou da nota B para a nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). O motor 1.0 mantém a nota A. O que isso significa na prática?
Consumo HB20 | Motor 1.0 12V | Motor 1.6 16V | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |
Etanol 2015 | 8,3 km/l | 9,8 km/l | 7,7 km/l | 9,3 km/l |
Etanol 2016 | 8,5 km/l | 9,9 km/l | 8,1 km/l | 9,9 km/l |
Gasolina 2015 | 11,8 km/l | 14 km/l | 11,5 km/l | 13 km/l |
Gasolina 2016 | 12,5 km/l | 14,1 km/l | 11,6 km/l | 13,8 km/l |
Equipamentos
A versão de entrada do Hyundai HB20, Comfort 1.0, tem como principais equipamentos de série ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, fixação ISOFIX, blueAudio com comandos no volante, painel Supervision Cluster, computador de bordo com 6 funções e banco do motorista com regulagem de altura. A linha 2016 acrescentou vidros elétricos dianteiros com função one-touch (descida) para o motorista, travas elétricas e novo recurso de aviso de manutenção no computador de bordo.
Subindo um nível, o HB20 Comfort Plus 1.0 tem os itens do acabamento anterior com a adição de vidros elétricos dianteiros e traseiros; chave tipo canivete com comando de travamento das portas, travamento automático das portas (15 km/h), alarme e maçanetas externas e retrovisores na cor da carroceria. A linha 2016 trouxe retrovisores elétricos com luz indicadora de direção, calotas aro 15” e pneus 185/60 R15 e acabamento preto na coluna B e na moldura dos vidros.
O HB20 topo de linha com motor 1.0, Comfort Style, vem com os equipamentos das versões anteriores além de volante com regulagem de altura e profundidade, detalhes cromados na maçaneta interna, botão do freio de mão e saídas de ar-condicionado, porta-óculos e alças de segurança e ganhou como novidades em 2016 rodas de liga leve 15”; quatro vidros elétricos com função one-touch para subida e descida com comando pela chave canivete, lanternas Clear Type e faróis de neblina com projetores.
O HB20 Comfort Plus 1.6 vem com os itens da versão Comfort 1.0 com a adição de vidros elétricos dianteiros e traseiros, chave tipo canivete com comando de travamento das portas, travamento automático das portas (15 km/h), alarme e maçaneta externa e retrovisores na cor da carroceria. Na linha 2016 ele recebeu os já comentados câmbio manual de seis marchas e sistema de partida a frio “e-start”, além de retrovisores elétricos com luz indicadora de direção e calotas 15” com pneus 185/60 R15.
Comfort Style
Já a versão Comfort Style do HB20 1.6 tem os equipamentos da Plus além de volante com regulagem de altura e profundidade; detalhes cromados na maçaneta interna, botão do freio de mão e saídas de ar-condicionado e porta-óculos e alças de segurança. As novidades da linha 2016 são faróis de neblina com projetores, rodas de liga leve 15”, quatro vidros elétricos com função one-touch para subida e descida com comando pela chave canivete e lanternas Clear Type.
O HB20 topo de linha, Premium 1.6, vem com todos os itens citados acima além de acendimento automático dos faróis, sensores traseiros de estacionamento, banco traseiro bipartido 60/40, alarme volumétrico, volante e pomo de câmbio em couro, maçanetas externas cromadas e friso cromado nos vidros laterais. A linha 2016 trouxe ar-condicionado automático digital, retrovisores com rebatimento automático, faróis com projetor e Light Guide de LED e airbags laterais. São dois opcionais: bancos revestidos em couro Dark Brown (R$ 1.590) e bancos revestidos em couro Dark Brown + sistema blueMedia (R$ 4.090).
Preços
Hyundai – Versão | Motor | Preço – 2015 | Preço – 2016 |
HB20 Comfort | 1.0 12V | R$ 37.995 | R$ 38.995 |
HB20 Comfort Plus | 1.0 12V | R$ 39.995 | R$ 42.595 |
HB20 Comfort Style | 1.0 12V | R$ 42.735 | R$ 46.345 |
HB20 Comfort Plus | 1.6 16V | R$ 45.235 | R$ 48.745 |
HB20 Comfort Plus automático | 1.6 16V | R$ 48.595 | R$ 52.745 |
HB20 Comfort Style | 1.6 16V | R$ 48.105 | R$ 51.845 |
HB20 Comfort Style automático | 1.6 16V | R$ 51.465 | R$ 55.845 |
HB20 Premium automático | 1.6 16V | R$ 53.355 | R$ 59.445 |
HB20 Premium automático + couro | 1.6 16V | R$ 54.945 | R$ 61.035 |
HB20 Premium automático + couro + blueMedia | 1.6 16V | R$ 57.775 | R$ 63.535 |
Resumo da obra
O Hyundai HB20 ficou mais bonitinho e menos ordinário. Mas oferecer quase todas as melhores novidades apenas para a cara versão Premium, que tem preço inicial sugerido de R$ 59.445, deixa uma grande decepção no coração daqueles que desejam comprar um HB20. Por esse preço, não tenho dúvida: melhor pular de categoria e investir em outro veículo.
Além disso, a linha HB20 ainda deixa espaço para evoluir, como na lista de equipamentos, pois a maioria das versões não tem, como equipamentos de série, volante com regulagem de altura e profundidade e banco traseiro bipartido (40/60).
O HB20 2016 evoluiu e se tornou um produto ainda melhor. A Hyundai sabe disso e elevou os preços do modelo, ampliando o seu lucro. Não concordo com esse aumento, mas a marca não está errada. Afinal, é a lei da oferta e da procura. E, pelo visto, mesmo com o setor automotivo em retração, procura pelo compacto coreano nacional continuará alta.
Atualização
A Hyundai percebeu que estava cobrando um absurdo pela linha 2016 do HB20 e resolveu reduzir o valor do modelo, como vocês podem ver na comparação abaixo entre os dias 25 de outubro e 18 de novembro (*) de 2015. A retração do mercado nacional de automóveis fez com que o compacto coreano deixasse de custar caríssimo para custar “apenas” caro.
Hyundai – Versão | Motor | Preço – 2015 | Preço – 2016 | Preço – 2016 * |
HB20 Comfort | 1.0 12V | R$ 37.995 | R$ 38.995 | R$ 38.595 |
HB20 Comfort Plus | 1.0 12V | R$ 39.995 | R$ 42.595 | R$ 41.865 |
HB20 Comfort Style | 1.0 12V | R$ 42.735 | R$ 46.345 | R$ 44.735 |
HB20 Comfort Plus | 1.6 16V | R$ 45.235 | R$ 48.745 | R$ 47.235 |
HB20 Comfort Plus automático | 1.6 16V | R$ 48.595 | R$ 52.745 | R$ 50.595 |
HB20 Comfort Style | 1.6 16V | R$ 48.105 | R$ 51.845 | R$ 50.105 |
HB20 Comfort Style automático | 1.6 16V | R$ 51.465 | R$ 55.845 | R$ 53.465 |
HB20 Premium automático | 1.6 16V | R$ 53.355 | R$ 59.445 | R$ 56.335 |
HB20 Premium automático + couro | 1.6 16V | R$ 54.945 | R$ 61.035 | R$ 57.945 |
HB20 Premium automático + couro + blueMedia | 1.6 16V | R$ 57.775 | R$ 63.535 | R$ 60.775 |
ele ja esta na minha lista de compras pra 2016 de preferencia o comfort style manual 1.6 16v, mas nao gostei de colocarem lampada de led somente nas versoes mais caras alem do farol com canhao
Excelente, artigo!
Para mim que comprei carro, recentemente ira me ajudar muito.