Honda CR-V 2015 chega mais sofisticado, mas aumento de preço foi assustador

Honda-CR-V-2015
Honda CR-V 2015

Tentando reduzir o grande ofuscamento causado pelo HR-V, a Honda acaba de lançar a linha 2015 do CR-V no Brasil. A ideia foi tornar o modelo mais sofisticado, o afastando do irmão mais novo. Para isso, a marca alterou o visual, mexeu no acabamento interno e disponibiliza o SUV agora em apenas uma versão: EXL, com tração 4×4, câmbio automático e motor 2.0 flex. O aumento de preço foi assustador: R$ 19.000. Quase todas as novidades foram antecipada no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado. Importado do México, o CR-V 2015 tem uma nova grade frontal, em forma de colmeia com detalhes cromados, dando ao SUV a atual identidade visual da marca, batizada de “Solid Wing Face”. Ainda na dianteira, o novo conjunto ótico agora possui luzes de navegação diurna em LED e tem novo formato, assim como os faróis de neblina retangulares, envolvidos por detalhes cromados. O para-choque foi redesenhado.

Honda-CR-V-EXL-automatico-2015
Traseira do CR-V 2015 recebeu mudanças mais discretas

A traseira também passou por alterações e inclui novo para-choque e um friso cromado que contorna a parte inferior do vidro avançando sobre as lanternas. Para complementar a atualização do visual externo, as rodas aro 17” contam com novo design, calçadas com pneus 225/65.

Na prática, o carro não mudou tanto, mas as alterações foram bem-vindas, o deixando um com aspecto mais moderno e um pouco mais bonito.

No interior, oas novidades parecem mais sutis. O painel tem materiais de textura mais suaves ao toque, novos acabamentos e detalhes cromados. O console central foi renovado, está maior, além de oferecer saídas de ar para os bancos traseiros. O volante tem ajuste de altura e profundidade, agrega os comandos do sistema de áudio e do piloto automático (Cruise Control), e ainda traz revestimento em couro, assim como a alavanca do câmbio. O ar-condicionado digital tem duas zonas.

O CR-V 2015 está equipado com uma nova central multimídia com tela de 7” com tela sensível ao toque. Essa unidade inclui GPS integrado com as informações de trânsito por meio de radiofrequência (sem necessidade de conexão 3G) de quatro capitais do país: Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, inicialmente. O hardware também é novo e possibilita a conexão Wi-Fi com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além da conexão Bluetooth para realização de chamadas e reprodução de áudio.

Honda-CR-V-EXL-automatico-painel-2015
Interior evoluiu em acabamento

Outra novidade é a disponibilidade de uma entrada HDMI, que permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks e câmeras digitais. O sistema conta agora com duas entradas USB para MP3 player, pen drive e iPod/iPhone/iPad, além do CD player e da entrada auxiliar. A reprodução de imagem da câmera de ré possui três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.

Novos equipamentos foram incorporados à lista do SUV, como botão de partida Start/Stop e abertura da porta do motorista por aproximação (Smart Entry). Na linha 2015, o CR-V traz, ainda, luz indicadora de direção nos espelhos retrovisores e retrovisor externo com função Tilt Down, que ajusta para baixo o espelho do passageiro quando engatada a marcha à ré, facilitando a visualização da guia nas balizas. Além disso, o CR-V 2015 ainda conta com teto solar elétrico e sensor de chuva.

Honda-CR-V-EXL-automatico-painel-GPS-2015
Tela de GPS tem 7″

Debaixo do capô

O CR-V 2015 continua equipado com o motor 2.0 16V SOHC i-VTEC com tecnologia FlexOne, que dispensa o uso do tanque de partida a frio, câmbio automático e tração 4×4 “Real Time”, que percebe e corrige automaticamente a falta de aderência nas rodas em terrenos escorregadios e acidentados. Esse propulsor desenvolve 155 cv de potência a 6.300 rpm e torque de 19,5 kgf.m a 4.800 rpm, com etanol – quando abastecido com gasolina, são 150 cv a 6.300 rpm e 19,3 kgf.m a 4.700 rpm.

A transmissão automática é de cinco marchas e, segundo a marca, foi programada para privilegiar o conforto e a boa dirigibilidade. Acho que essa era a única opção da Honda, afinal, com 1.579 kg de peso, o SUV jamais conseguiria ter vigor e esportividade.

Honda-CR-V-EXL-automatico-flex-ar-condicionado-traseiro-2015
Honda CR-V 2015 agora tem saída de ar-condicionado traseira

O CR-V 2015 também tem o botão ECON com função Eco Assist (indicador luminoso de controle de consumo de combustível), que serve para tentar reduzir o consumo e emissão de poluentes.

Entre os destaques, o CR-V 2015 traz o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que interpreta o movimento do motorista, favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo. O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em subida, e volta ter o freio de estacionamento no pedal esquerdo, em substituição à alavanca de mão, possibilitando que o novo console central seja modular. Além dos freios com sistema ABS, o CR-V ainda oferece airbags frontais, laterais e de cortina.

Honda-CR-V-EXL-2015
Dianteira foi a parte visual que mais mudou no CR-V 2015

Com três anos de garantia sem limite de quilometragem, o CR-V 2015 está disponível em duas novas cores: Modern Steel Metallic (cinza metálico) e Red Copper Pearl (vermelho perolizado), além do Taffeta Whitte (branco sólido), Alabaster Silver Metallic (prata metálico) e Crystal Black Pearl (preto perolizado).

O preço público sugerido do Honda CR-V EXL 4×4 2015 é de R$ 134.900. Para a pintura metálica ou perolizada, o acréscimo é de R$ 1.200, fazendo o valor do SUV subir para R$ 136.100.

Compare, abaixo, os valores antigos e atuais do CR-V com os do HR-V.

Honda2014/20152015/20152015/2016
CR-V LX 2.0 2WD ATR$ 98.900
CR-V EXL 2.0 2WD ATR$ 110.900
CR-V EXL 2.0 4WD ATR$ 115.900R$ 134.900
HR-V LX 1.8 MTR$ 71.900
HR-V LX 1.8 CVTR$ 77.400
HR-V EX 1.8 CVTR$ 82.400
HR-V EXL 1.8 CVTR$ 90.700

Resumo da obra

O CR-V 2015 deu um salto proposital para cima, se afastando o máximo possível do irmão mais novo e cada vez mais popular, HR-V. O SUV maior ficou com o visual mais atual, interior um pouco mais sofisticado, sendo vendido unicamente na versão topo de linha, EXL, com tração 4×4, câmbio automático e motor 2.0 16V.

Mas o mesmo salto proposital aconteceu também no preço, que subiu de maneira assustadora. O valor praticado na linha 2014/2015, para o CR-V EXL 4×4, era de R$ 115.900. Será que as mudanças e as adições da linha 2015/2015 justificaram o aumento de R$ 19.000? Respondo de bate-pronto: não, não justificaram.

Honda-CR-V-EXL-automatico-flex-2015O CR-V é um excelente carro e conseguiu ficar ainda melhor na linha 2015. Mas seu preço está alto demais, o que vai matar as vendas do modelo – ainda mais em época de retração de mercado. Talvez manter o CR-V EXL 2WD fosse uma boa ideia. Mas a Honda parece não se importar e, pelo visto, os objetivos não mudaram: lucrar o máximo possível e vender o maior número de HR-Vs que conseguir. Errada a marca não está. É tudo uma questão de estratégia de mercado.