Carros menos poluentes; com alto desempenho; veículos espaçosos por dentro e pequenos por fora; interiores versáteis; porta-objetos internos aos montes; porta-malas grandes; tinta que não suja. Se você acha que a indústria automotiva não poderia criar mais nada de novo, saiba que a Nissan acaba de mostrar um exemplar do elétrico Leaf que brilha no escuro!
A Nissan juntou-se ao inventor Hamish Scott para pintar a carroceria de seu modelo 100% elétrico Leaf com uma tinta que brilha à noite. Batizado de Starpath, o revestimento criado é aplicado por spray e absorve os raios ultravioleta durante o dia para brilhar por um período entre oito e dez horas durante a noite.
Mas o mercado de reposição já conta com tintas que brilham no escuro. Logo, qual é o diferencial dessa da Nissan? A “fórmula secreta da tinta foi criada especialmente para a marca e utiliza materiais totalmente orgânicos em sua composição. Entre eles, um elemento natural da terra muito raro, chamado aluminato de estrôncio, que é sólido, inodoro e química e biologicamente inerte”, diz o comunicado da empresa.
Várias companhias têm aplicado tintas que brilham em veículos, mas, segundo a Nissan, ela é a primeira fabricante de automóveis a utilizar diretamente essa tecnologia em produtos de sua linha. Se fosse produzida para ser vendida comercialmente, equipando outros modelos, por exemplo, como o Sentra (já testado aqui no De 0 a 100 – mais sobre a linha 2015 aqui), o New March ou o New Versa 2016, essa pintura original da Nissan teria durabilidade de 25 anos.
Mas, na prática, o que brilhar no escuro é vantagem para o consumidor? A resposta é simples: segurança. O carro passa a ser visto mais facilmente em ambientes escuros, melhorando a visibilidade de pedestres e outros motoristas.
Economizando em casa
O carro 100% elétrico Nissan Leaf tem tido outras aplicações além de servir como produto de demonstração das novas tecnologias da Nissan, como esse revestimento que brilha e a pintura que não acumula sujeiras. Pesquisa recente feita pela Nissan demonstrou que 89% dos proprietários usam o período da noite para recarregar seus Leaf no Reino Unido aproveitando o excesso de energia solar captada por painéis solares caseiros.
Embora esses painéis não armazenem energia ou a forneçam em períodos sem luz do dia, qualquer sobra gerada é enviada de volta a rede e, assim, os proprietários podem ganhar dinheiro do governo britânico, o que significa que essa recarga do veículo durante a noite já está paga. E a compra dos painéis solares, segundo esses clientes de Leaf, veio das economias geradas pelo baixo custo de recarregamento do veículo – estimando em cerca de dois pences (R$ 0,09) – dois centavos de libra esterlina – por quilômetro rodado.
Ian Finch é um dos proprietários de Nissan Leaf que tem aproveitado essa economia oferecida por um veículo totalmente elétrico combinado a painéis solares. “O custo de uso de um Nissan Leaf equivale a um sexto do que se pagaria para ter um carro diesel ou a gasolina”, diz. “E, provavelmente, estamos usando 25% menos energia elétrica graças aos nossos painéis solares. É uma experiência fantástica ser capaz de rodar com o Nissan Leaf usando a eletricidade que tem sido produzida totalmente sem custos”.
Nissan Leaf
O Leaf é o principal modelo elétrico da Nissan no mundo. Ele mede 4,445 m de comprimento, 1,770 m de largura, 1,549 m de altura e tem 2,700 m de distância entre-eixos. De acordo com a marca, ele é capaz de fazer 42,93 km/l* na cidade e 53,56 km/l* na estrada.
O carro é tão pequeno que para ser visto precisa brilhar mesmo.
O Edson, vê se lê o que está escrito. O carro tem 4,45 m de comprimento. É do tamanho de um Corolla.
UM carro que faz 42kml custa tão caro que só rico pode comprar.
Será que pega essa do carro vagalume?
Excelente …. muito bom pros motoristas brasileiros.