Os Renault Sandero e Logan, ambos 2015, acabam de ganhar o câmbio manual automatizado Easy´R, de cinco marchas, como opcional, por valores variando entre R$ 3.700 e R$ 4.000! A cara novidade chega para substituir a finada transmissão automática de quatro velocidades que equipava os modelos anteriormente. As versões contempladas com o Easy´R são a Expression e a Dynamique, ambas com motor 1.6 8V. Mas será que vale mesmo a pena, ainda mais depois de mais um aumento de preços praticado pela marca francesa?
Além das “férias ao pé esquerdo”, segundo a Renault, outra vantagem do câmbio manual automatizado Easy´R é a redução do consumo de combustível: cerca de 20% inferior ao de uma transmissão automática convencional (com conversor de torque) – mas a marca não informou se a comparação era em relação ao ultrapassado câmbio automático de quatro velocidades, como a do Duster, ou se seria com transmissões mais modernas, como a CVT do Fluence e do Toyota Corolla.
Como já expliquei antes aqui no De 0 a 100, o câmbio manual automatizado nada mais é que um câmbio manual que tem um “robô” que faz as trocas de macha. Ou seja, o sistema possui embreagem e uma transmissão mecânica semelhante ao da versão manual, mas um sistema eletrônico controla a embreagem e faz as trocas automaticamente.
Segundo a Renault, no Easy’R, a troca de marchas é realizada de maneira eletroeletrônica. O motorista também pode escolher trocar as marchas de forma manual sequencial, com toques na alavanca do câmbio. Há também a possibilidade de dirigir de forma mais econômica ou esportiva automaticamente, pois o sistema se adapta ao modo de dirigir do motorista. Em caso de acelerações bruscas (o chamado “kick down”), a transmissão Easy’R fará as trocas tornando a condução esportiva ou possibilitando uma ultrapassagem mais segura.
Como acontece no câmbio Dualogic Plus da Fiat, por exemplo, o Easy’R traz a função Creeping, que faz com que o veículo se mova lentamente bastando tirar o pé do freio com o veículo engatado em primeira marcha ou marcha a ré. O Creeping auxilia também nas arrancadas em rampas de até 4 graus de inclinação.
O câmbio Easy’R utiliza o sistema eletroeletrônico da alemã ZF e foi desenvolvido ao longo de 3 anos, com mais de um milhão de quilômetros rodados em bancos de ensaios e em testes dinâmicos no Sandero e e no Logan em três continentes. Na Renault, essa tecnologia faz a sua estreia mundial no Brasil.
Preço assusta
Se a opção de ter essa transmissão é muito boa, o mesmo não pode ser dito do preço. No release oficial, a marca informou que o câmbio manual automatizado Easy´R custa R$ 2.400. Porém, ao montar Logan e Sandero no site da empresa, encontrei valores diferentes. O menor deles foi nas versões Expression: R$ 3.700 mais caras com o equipamento. Nas topo de linha Dynamique, com a novidade inclusa, os valores subiram assustadores R$ 4.000. Veja:
Renault | Linha 2014 – Lançamento | Linha 2014 – 25/06/14 | Linha 2015 – 14/07/14 | Linha 2015 – 15/09/14 |
Logan Authentique 1.0 16V | R$ 28.990 | R$ 31.930 | R$ 32.290 | R$ 33.280 |
Logan Expression 1.0 16V | R$ 33.390 | R$ 34.540 | R$ 37.990 | R$ 38.230 |
Logan Expression 1.6 8V | R$ 39.440 | R$ 40.850 | R$ 41.550 | R$ 41.790 |
Logan Expression 1.6 8V Easy´R | – | – | – | R$ 45.490 |
Logan Dynamique 1.6 8V | R$ 42.100 | R$ 45.050 | R$ 45.850 | R$ 46.180 |
Logan Dynamique 1.6 8V Easy´R | – | – | – | R$ 50.180 |
Se um dos objetivos dessa transmissão é custar menos, facilitando a vida de quem busca um bom custo/benefício para não precisar trocar de marchas, não dá para entender o porque do valor praticado no site da marca francesa não ser mesmo informado oficialmente. Prefiro acreditar que é apenas um erro temporário do site.
Renault | Preço 2015 – 08/07/14 | Preço 2015 – 15/09/14 |
Sandero Autentique 1.0 16V | R$ 29.890 | R$ 31.280 |
Sandero Expression 1.0 16V | R$ 34.990 | R$ 35.930 |
Sandero Expression 1.6 8V | R$ 38.590 | R$ 39.300 |
Sandero Expression 1.6 8V Easy´R | – | R$ 43.000 |
Sandero Dynamique 1.6 8V | R$ 42.390 | R$ 43.180 |
Sandero Dynamique 1.6 8V Easy´R | – | R$ 47.180 |
O câmbio manual automatizado Easy´R está disponível apenas para as versões que saem de fábrica com o motor 1.6 8V Hi-Power, que desenvolve 98 cv de potência e 14,5 kgfm de torque com gasolina e 106 cv e 15,5 kgfm com etanol. Já o propulsor 1.0 16V Hi-Power, que estreou no Clio, gera 77 cv e 10,2 kgfm com gasolina e 80 cv e 10,5 kgfm com etanol.
Os Renault Sandero e Logan têm garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O plano de manutenção dos modelos prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.
Mas vale a pena o Easy´R?
Essa é uma pergunta difícil de responder. Como ainda não pude dirigir Logan e Sandero com esse novo câmbio, não consigo avaliar em termos práticos no dia a dia. Mas, se ele seguir o histórico das outras transmissões automatizadas (I-Motion da Volkswagen e Dualogic Plus da Fiat) associado aos preços mais altos do que os concorrentes praticados pela Renault, eu não teria na minha garagem um exemplar de Logan ou Sandero Easy´R.
Mas repito: espero que os valores variando entre R$ 3.700 e R$ 4.000 sejam apenas um erro no site da marca francesa. Entre alguns concorrentes, os câmbios custam ou têm preços variando entre:
Dualogic Plus
- Fiat Palio – R$ 2.870
- Fiat Grand Siena – R$ 2.929
- Fiat 500 – R$ 2.210
I-Motion
- Volkswagen Gol 1.6 – R$ 2.980 e R$ 3.040
- Volkswagen Fox 1.6 – R$ 2.970 e R$ 3.010
- Volkswagen Voyage 1.6 – R$ 3.060 e R$ 3.070
O valor de R$ 2.400,00 está correto. Pois, na versão Expression Easy R ele já vem com o Tecno Pack, que custa R$ 1.300,00 na versão manual.
Bem observado!
venda casada é complicada
Não é venda casada.
É pacote de opções, se fosse possível o cliente mexer no carro de qualquer jeito, antes dele vir de fábrica… veríamos carros super esquisitos, e que se ficassem no estoque da concessionária, seria um grande problema vender.
Ex: Carros completos com easy, sistema media nav e tudo mais, e sem ar cond.
Já imaginou a bagunça!
Não é erro do site não, pois os preços praticados no Site é um e no ato da compra é outro em todas as concessionárias.
Sei disso porque adquiri um Loga Dynamiq 2015/2015 easy R+multimidia sem banco de couro e custa no site R$ 50.500,00 enquantoo na concessionaria é pratica por R$ 52.900,00 e se optar por banco em couro no site custa R$ 51.680,00 (04/03/2015)
acho q vale apena sim ter o logan/sandero com o easy R apesar de quase parecer um cambio manual e o cambio automatico ser melhor e mais seguro , eu mesmo to procurando um carro ate 44mil e so tem o sandero com cambio automatizado e motor 1.6, o up! e muito fraco com o i-motion e o palio nao me agrada
Bem lembrado pelo pessoal acima, a versão Expression Easy’r vem com a central que custa R$ 1.300,00, e apesar dos pesares, de ser uma venda casada, creio que é a escolha da maior parte dos compradores, eu só acredito que haveria de ter a disponibilidade desse sistema robotizado na versão 1.0, me agrada muito o motor D4D pela robustez e economia.
Possivelmente comprarei um Sandero Easy’r assim que deixar de ser novidade e realinharem os preços.
R$ 3.700 por um cambio automatizado? A careira VW pede R$2.900 pelo I-motion, a FIAT pede R$3.000 num pacote com Rodas especiais e cambio Dualogic. A Chevrolet pede R$3.000 por um cambio automático GF6 com 6 marchas. Esse recurso não está com preço adequado, lembrando ainda que o carro recentemente subiu mais de 10%. Esta história de custo-benefício destes carros já era….
Vcs que fizeram a avaliação do Sandero e do Logan, tem como permissa somente o valor com câmbio automatizado (e sem testa-lo, observe-se), não levando em conta os valores dos concorrentes com os mesmos itens de série e opcionais. induzindo os leitores à conclusões precipitadas e irreais. Agindo, no meu ver, tais jornalistas de forma leviana.
Uma vergonha.
Ontem pude fazer um teste drive no Logan easy-r. Foi um trajeto curto, em ruas planas, vez que moro no litoral de SP. As mudanças de marcha foram suaves, sem trancos. O único detalhe negativo é a demora para arrancar na 1a. marcha. É preciso realmente pisar forte para o carro largar. Foi minha primeira experiência com um automatizado. Já tive Fit automático (muito bom, mas atualmente muito caro).
Fiz o teste-drive em ruas planas e com pouca subidas, não senti muita dificuldade e tampouco trancos nas trocas de marcha.
Tive a oportunidade de entrar na pista com ele e ao fazer uma ultrapassagem na subida ele demorou um pouco pra responder.
Não tenho experiencia com automáticos nem automatizados pode ser por isso que fiquei com uma boa impressão do Easy’R.
Estou pensando em comprar um Logan Expression 1.6 8V Easy´R o que me aconselham?
oi sou rodrigo moreira dias tenho um sandero stepway 2015 motor 2.0 16v teto solar eletrico e adoro ele xo cross fox tchau amigos. E viva renault