Veja 5 dicas para a Honda manter o Civic na liderança do segmento de sedãs médios no Brasil

Honda-Civic-LXR-EXR-LXS-2014-Brasil

Não é segredo para ninguém que a Honda vai mudar o Civic em breve para a linha 2015. O modelo deverá passar por alterações estéticas (espero que na traseira) e no acabamento interno para ficar mais refinado. Tudo isso para manter a hegemonia de 2014 entre os concorrentes, ainda mais agora que o Toyota Corolla reduziu a diferença em mais de 1.000 unidades no mês de maio. Por causa disso, montei uma lista com 5 dicas para a Honda manter o Civic na liderança do segmento de sedãs médios no Brasil.

A disputa pela ponta está mesmo acirrada. Veja na tabela abaixo, que tem os dados de emplacamento divulgados pela Fenabrave.

ModeloAbrilMaioJaneiro a Maio 2014Média 2014*
Honda Civic5.7744.70222.8664.573
Toyota Corolla5.5655.74120.1284.025
Chevrolet Cruze1.4371.6518.8561.771
Nissan Sentra1.4811.2335.9251.185
Citroën C4 Lounge1.0148834.173834
Ford Focus Sedan1.3201.1744.127825
Volkswagen Jetta6908183.255651
Renault Fluence6836413.052610
Peugeot 4085115101.896379
Kia Cerato1942381.852370
Hyundai Elantra3403411.695339

*: Média arredondada.

O Civic precisará mesmo de evoluções na linha 2015. Por isso, espero que a Honda veja (e implemente, dentro do possível) essas dicas. Caso contrário, o Civic poderá virar uma presa fácil do Toyota Corolla.

1. Manter os preços atuais ou reduzí-los – O Honda Civic não é um carro barato, mas, ainda assim, custa menos do que o Corolla 2015, que foi bastante criticado pelos valores astronômicos pedidos pela Toyota. Por isso, para se manter na ponta, a Honda deve manter os preços do atual Civic na linha 2015 ou reduzí-los. Os valores hoje são: R$ 65.890 (LXS 1.8), R$ 68.890 (LXS 1.8 AT), R$ 74.490 (LXR 2.0 AT) e R$ 83.990 (EXR 2.0 AT).

Honda+Civic+2013+2014+LXR+2.0+sedan+traseira

2. Aumentar a segurança – Todas as versões do Civic deveriam vir, de série, com, pelo menos, quatro airbags. Atualmente, só o Civic EXR, topo de linha, conta com o quarteto de bolsas  infláveis (o EXR deveria ter seis airbags). Seria uma adição importante para torar o modelo mais competitivo e seguro. Além disso, o sistema de assistência de frenagem de urgência (BA) e os retrovisores com luzes indicadoras de direção também deveriam ser de série nas versões LXS e LXR, assim como o controle de tração e estabilidade (VSA) – esse, no mínimo, para o Civic LXR (intermediário).

3. Câmbio automático com seis marchas ou CVT – A Honda deveria evoluir o seu câmbio automático, ampliando o número de marchas de cinco para, pelo menos, seis (ou, quem sabe, sete). Outra alternativa seria trocar transmissão automática tradicional pela CVT. Um detalhe importante: em ambos os casos, as borboletas (paddle shift) atrás do volante devem ser mantidos (evitando o erro feito com o Fit).

Honda+Civic+EXR+2013+automatico-Brasil
Honda Civic EXR 2014

4. Aumentar a oferta de equipamentos para todas as versões – O Civic EXR concentra boa parte dos equipamentos da linha. Para ficar mais competitivo, alguns itens deveriam ser oferecidos de série ou como opcionais para as outras versões (LXS e LXR), como o sistema multimídia e navegador (GPS) touchscreen integrado ao painel. Evitem rodas de aro 17″.

5. Fim do tanquinho para o motor 1.8 e melhorias de consumo para o Civic 2.0 – A versão LXS, equipada com motor 1.8 16V, tanto com câmbio manual, quanto com o automático, levou nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, com base nos dados do Inmetro/CONPET. Mas a motorização 1.8 ainda tem tanquinho de partida a frio. Logo, precisa evoluir para o sistema Flex One (que abandona esse dispositivo). As versões com LXR e EXR, com propulsor 2.0 16V, levaram nota B na “Comparação Relativa na Categoria” e nota C na “Comparação Absoluta Geral”. Para efeito comparativo, o Nissan Sentra 2.0 CVT recebeu, respectivamente, notas A e C, enquanto o Toyota Corolla 2.0 CVT levou as notas A e B nos mesmos critérios de avaliação.

Veja os dados do Inmetro/CONPET:

Consumo

Cidade

Estrada

CombustívelEtanolGasolinaEtanolGasolina
Honda Civic 2.0 AT6,6 km/l9,7 km/l9,0 km/l13,1 km/l
Toyota Corolla 2.0 CVT7,3 km/l10,6 km/l9,1 km/l12,6 km/l
Nissan Sentra 2.0 CVT6,9 km/l10,2 km/l9,1 km/l12,9 km/l
Renault Fluence 2.0 CVT6,9 km/l9,1 km/l8,1 km/l12,0 km/l
Ford Focus Sedan 2.0 AT6,5 km/l9,9 km/l8,6 km/l13,0 km/l
Citroën C4 Lounge 2.0 AT5,7 km/l8,3 km/l7,9 km/l11,2 km/l
Volkswagen Jetta 2.0 AT6,1 km/l8,8 km/l7,8 km/l10,8 km/l
Peugeot 408 2.0 AT5,6 km/l8,2 km/l7,8 km/l11,1 km/l

Eu teria ainda mais duas dicas mas, pelo visto, elas já serão implementadas no Civic 2015, como comentei no início do post. A primeira é a melhoria do design do carro, especialmente a traseira, que piorou muito em relação à geração anterior. Como existe a chance da Honda adotar o visual do modelo norte-americano, que é bem melhor do que o nosso, poderei ficar tranquilo (ou não) em relação a esse ponto.

A outra seria em relação ao acabamento. O Civic atual é simples e perdeu detalhes e alguns refinamentos que eram interessantes em relação à versão anterior. Cito dois pouco lembrados: pedal do acelerador preso por baixo (estilo dos carros alemães de luxo) e o freio de mão em formato diferenciado. Além disso, o interior ficou meio pobre para um carro dessa categoria. Pelo que está sendo especulado, a Honda também vai melhorar o acabamento do Civic por aqui, como fez nos Estados Unidos.

Comentários

  • Bernardo disse:

    A linha 2015 já chegou trazendo apenas mudança na grade dianteira, decepcionando aqueles que aguardavam significativas alterações.

    No meu entender, Civic e Corolla só vendem o que vendem apenas por conta da fidelização de alguns clientes. Se for pela captação de novos, ao comparar preço e o que o produto oferece, ninguém entra nessa roubada com Sentra, C4 Lounge, por exemplo, oferecendo muio mais por bem menos.

    • Renato Parizzi disse:

      Oi Bernardo! Eu vi as informações oficiais do Civic 2015! Curiosamente, elas foram divulgadas exatamente 4 horas depois da publicação do meu post.

      Estou esclarecendo algumas dúvidas com a Honda antes de publicar o meu post sobre o Civic 2.0. Tem veículo de imprensa dizendo que o motor 2.0 é novo. Outros falando que as mudanças visuais são só para a versão LXR (e não vale para a LXS). Assim que eu tiver certeza das informações, vou publicar o post!

      Um abraço!

        • Rafael disse:

          Boa noite,
          Bom, oque eu vou falar, não tem muita a vê oque está em cima, mas se poder esclarecer ficarei muito grato. Meu pai estava pesquisando alguns carro, e ela gostou do Honda LXS At, que se encontrar no valor de R$ 68,900 alguma coisa assim, mas meu pai é deficiente físico, porem quando ele foi na concessionaria, o vendedor falou que não dentro do padrão, e quando eu pesquiso na Internet, encontro esse valor de R$ 68,900, isso é verdade ou falso.

          Desde já Obrigado
          Att: Rafael Eduardo

  • Sou cliente da Honda e usuario do Civic desde 2003, já tive 3 nesse tempo, porém tanto a Honda (civic) quanto a Toyota (corrolla) estão abusando da fidelidade de seus clientes, pois oferecem um carro com valor acima dos 80 mil Reais, sem a tecnologia de Controle de estabilidade e tração, item de série nos mercados como os EUA. Sinceramente , aproveitam-se da pouca informação do consumidor brasileiro e vão de conta a gotas para canibalizar o produto. Eu mesmo, dentro da propria agencia, falei com 4 clientes durante uym cafézinho, nenhum sabia oque era o VSA. Enquanto que o Focus e o Cruze, tem varias versões com controle de stabilidade. Acho um desrespeito ao consumidor.

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