A Peugeot tenta sair de um momento complicado no Brasil, já que suas vendas não estão como antes. Para tentar melhorar, primeiro a marca lançou o 308, que será atualizado para a geração européia num futuro próximo. Depois foi a vez do 208 chegar às concessionárias (e passar por alguns ajustes e ganhar novas versões). Agora é a vez do 3008 ser atualizado, ficando mais bonito. A linha 2015 do modelo passa a ser vendida apenas na versão Griffe, por R$ 99.990.
Lançado no mercado brasileiro em 2011, o 3008 recebeu a sua primeira restilização, que fez muito bem ao carro. Embora suas principais características visuais estejam presentes, o crossover ficou com design mais bem-resolvido, com linhas mais suaves e modernas – perdendo o estilo meio desengonçado.
As principais mudanças estão na dianteira, que ficou com mais cromados. O escudo da Peugeot está livre, sem nenhuma moldura em volta. Mas os destaques ficam para a grade menor, novos faróis com luzes de LED e faróis de neblina com moldura cromada.
Na lateral, apenas as rodas de 17″ têm novo design. Na traseira, alterações bem mais discretas e menos perceptíveis. As lanternas estão com o mesmo formato, mas ganharam três filetes verticais internos, criando um conceito visual interessante. O logo da marca francesa agora é acompanhado pela palavra “Peugeot”.
Em termos mecânicos, nenhuma mudança. O motor 1.6 THP continua desenvolvendo 165 cv somente com gasolina a 6.000 rpm e torque máximo de 24,5 mkgf a partir de 1.400 rpm. O câmbio automático tem seis marchas e a tração é dianteira.
No dia a dia, o 3008 tem espaço interno bom para quatro adultos (ou para cinco pessoas de menor estatura – pelo menos se três forem atrás). O modelo tem desempenho, mesmo com o carro carregado. Sua direção é boa na cidade, mas é na estrada que ela é mais precisa por ser um pouco mais firme. O câmbio automático poderia ser um pouco mais rápido nas trocas, mas é muito melhor do que a antiga transmissão de quatro velocidades da marca. O 3008 permite ainda trocas manuais pela pela própria alavanca do câmbio (nada de borboletas.
Agora só uma
O Peugeot 3008 2015 agora é vendido apenas na versão Griffe, que, em relação à linha 2014, subiu R$ 2.000 de preços, chegando a R$ 99.990, infelizmente. Consultada sobre a decisão de acabar com a versão Allure, que custava R$ 89.990, a assessoria de imprensa da marca francesa me disse o seguinte: “Como parte da estratégia da empresa, a Peugeot procurou concentrar a melhor oferta do modelo em uma única versão, com preço competitivo e uma ampla gama de equipamentos. O objetivo da Marca é manter os números até aqui alcançados. Trata-se de um volume condizente com a situação atual do segmento, hoje muito mais concorrido que em 2010, quando o modelo foi lançado no mercado brasileiro”.
Pelo menos o 3008 Griffe 2015 vem com uma boa lista de equipamentos de série. Os principais são rádio CD MP3 Player, sistema de navegação (GPS) integrado ao painel com tela colorida multifunções de 7” rebatível eletricamente; acendimento automático dos faróis; ar-condicionado automático digital bi-zone com saída de ar traseira; Bluetooth “viva-voz para celular, acoplado ao som e streaming; comando do radio na coluna de direção; computador de bordo; Head Up Display – Display de informações projetadas; limpador de pára-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade; persianas para-sol nos vidros traseiros; piloto automático / regulador de velocidade; retrovisores externos rebatíveis eletricamente; seis airbags (duplo frontal, de cortina e laterais); alarme, controle eletrônico de estabilidade (ESP); freios ABS + AFU (auxílio a frenagem de urgência) + REF (repartidor eletrônico de frenagem); fixação ISOFIX de três pontos para cadeiras de crianças (bancos traseiros laterais); freio de estacionamento elétrico automático; sensor de estacionamento (traseiro); revestimento dos bancos em couro; rodas de liga leve 17”, volante revestido em couro e teto panorâmico em vidro.
Versão | Modelo | Preço |
Peugeot 3008 Allure | 2014 | R$ 89.990 |
Peugeot 3008 Griffe | 2014 | R$ 97.990 |
Peugeot 3008 Griffe | 2015 | R$ 99.990 |
Fica agora a expectativa para a chegada do SUV compacto 2008, que deve dar as caras por aqui em abril de 2015, custando cerca de R$ 60.000, provavelmente equipado com o motor 1.6 16V do 208, que desenvolve 115 cv e 15,5 mkgf com gasolina e 122 cv e 16,4 mkgf com etanol.
Que venha o 2008!