Tentando reviver os seus bons momentos no Brasil, a Suzuki acaba de lançar o Jimny 4Sport 2015, que tem como destaque os novos para-choques dianteiro e traseiro e side steps integrados atrás das portas. Com preço sugerido de R$ 64.990 (R$ 2.000 mais caro), o modelo é ótimo na terra e nas péssimas ruas e estradas brasileiras.
Fabricado no Brasil desde novembro de 2012, em Itumbiara (GO), o Jimny mantem a tradição de 43 anos de história e chega à linha 2015 disponível nas seguintes versões: 4All, indicado para o dia a dia na cidade; 4Sun (ideal para curtir os finais de semana outdoor com o teto solar panorâmico; 4Sport, preparado para o fora de estrada por ser mais alto e por vir equipado com snorkel (além de ter opcionais off-road como Skid plate de transmissão e pneu MUD); e 4Work, feita sob encomenda para frotistas, que pode vir revestido com interior lavável e outros opcionais necessários para o trabalhos.
As novidades da linha são para a versão 4Sport. O jipinho tem novos para-choques dianteiro e traseiro. Formados por peças modulares com fixações externas, o projeto foi desenvolvido para facilitar a manutenção do SUV off-road, único 4×4 que traz de fábrica o engate dianteiro que, por possibilitar visualização frontal, facilita qualquer manobra de carretas rurais ou de Jet Ski, por exemplo.
Outra novidade é o side step (apoio para o pé) integrado às laterais, à frente das rodas traseiras, que facilita o acesso ao teto para instalação de bagageiros, transportar bikes, pranchas de surf e outros equipamentos. Os frisos laterais, snorkel e flares ganham novo desenho e completam o design do 4×4.
Motor e consumo
O Jimny 4Sport 2015 sai de fábrica com motor 1.3 16V a gasolina (Suzuki, onde será a tecnologia flex?) com comando de válvulas variável (VVT) e desenvolve 85 cv de potência a 6.000 rpm e 11,5 mkgf de torque a 4.100 rpm. Os números de força poderiam ser melhores, mas o modelo tem algo a seu favor que colabora (e muito) para melhorar o desempenho: o baixo peso – 1.060 kg.
O Jimny recebeu a classificação na categoria “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro com média de consumo de 9,5 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada. Na classificação geral, a média do modelo foi “C”.
*. No vídeo acima, a versão do 4Sport ainda não tinha recebido as alterações visuais.
Equipamentos
Entre os equipamentos de série, destaque para airbag duplo, ABS, aerofólio, engate bola, engates dianteiro e traseiro; rack no teto; rádio AM/FM com CD e MP3/WMA Player, entrada USB, conexão Bluetooth e 2 alto-falantes; retrovisores elétricos, ar-condicionado; desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro; faróis dianteiros e lanterna traseira de neblina; brake light, vidros elétricos, volante revestido em couro e direção hidráulica.
O Jimny mede 3,65 m de comprimento, 1,60 m de largura, 1,74 m de altura e tem 2,25 m de distância entre-eixos. O modelo leva quatro pessoas com certo aperto e seu tanque tem capacidade para 40 litros de gasolina.
Até aqui, você deve estar pensando: com uma lista de equipamentos de série boa mas comum, motor 1.3 e medidas comedidas, o Jimny 4Sport 2015 não vale os R$ 64.990 pedidos pela Suzuki de jeito nenhum! Realmente, o aumento de R$ 2.000 nos preços (segundo informações do site da marca) não foi bem-vindo, ainda mais para um veículo feito no Brasil. Nessa faixa de preços, você pode comprar carros maiores, mais equipados e confortáveis. Então: por que comprar o Jimny?
Sobe quase parede
A resposta é simples: para enfrentar e se divertir na terra! Com muitas combinações de marcha entre as três opções de uso de tração, além de uma altura livre do solo de 22 cm (2 cm a mais do que as outras versões), do ângulo de entrada de 45° e do de saída de 51°, o Jimny é um jipe com grande capacidade off-road. Parece até que ele vai subir uma parede. Não espere o conforto, espaço e toda a tecnologia e “automatismos” de um Land Rover, mas você terá um veículo mais “manual”, compacto capaz de superar terrenos ruins e trilhas dos mais vários níveis de dificuldade.
O destaque fica para o sistema de tração: 2WD, com tração nas rodas traseiras, 4WD, com tração nas quatro rodas, e 4WD-L (reduzida) que dobra o torque nas quatro rodas e permite enfrentar os obstáculos mais complicados no fora de estrada.
O Jimny conta ainda com um sistema de roda livre pneumática com caixa de transferência sincronizada e gerenciamento eletrônico que permite mudar do modo 2WD para o 4WD, em velocidade até 100 km/h, com apenas um toque no painel de controle central.
Segundo a Suzuki, esportistas, veterinários, agrônomos, zootecnistas e todos os profissionais que trabalham no campo também podem contar com o Jimny. Mas eu iria além: qualquer cidadão poderia ter o SUV da Suzuki, mesmo aqueles que não saem da cidade. Digo isso porque o modelo ignora toda a “qualidade” das nossas ruas, avenidas e estradas, que insistem em imitar a superfície da Lua, com direito a buracos, remendos, crateras, bueiros abertos e levantados, desníveis, entre outras inúmeras variáveis.
Ainda assim, acho que a versão 4Sport 2015 poderia custar menos, especialmente pelo que comentei antes: por R$ 64.990, o modelo atinge um nível de valor que abre um leque muito grande de opções de veículos. Com uma proposta semelhante, com motores maiores e com mais espaço, mas sem a mesma capacidade off-road, temos o Ford EcoSport FreeStyle 2.0 16V 4WD (R$ 69.990) e o Renault Duster 2.0 16V 4WD (R$ 69.990), por exemplo.
Antes de encerrar, preciso tirar o chapéu para a Suzuki num aspecto: a quantidade de cores disponíveis para o Jimny 4Sport 2015 – Prata, Preto, Branco, Vermelho, Verde Amazônia, Verde Tropical, Amarelo, Roxo, Laranja, Rosa e Azul.
Suzuki 2015 | Preço (R$) |
Jimny 4All | 58.990 |
Jimny 4Sun | 62.990 |
Jimny 4Sport | 64.990 |
Jimny 4Work | Sob consulta |
“100 mil km em 100 dias”
A Suzuki completou ontem, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, o desafio “100 mil km em 100 dias”, realizado por seis pilotos em dois Jimny. Ao longo do percurso, que ainda passou pelos estados do Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais, foram monitorados diversos itens do modelo, como motor, pneus, embreagem, controle de torques e consumo de combustível. A média geral de consumo de gasolina foi de 12,3 km/l – superior ao dados do Inmetro (9,5 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada).
Dos 100 mil km percorridos, cerca de 4% foram em trechos urbanos, 12% em condições off-road e 84% em rodovias. Em relação aos dois Jimny usados no projeto, um deles será desmontado para análise do nível de desgastes e o outro será doado a um museu que a Suzuki pretende inaugurar no Brasil. Mais informações sobre o desafio no Terra.
O Jimny não tem “15 combinações de marcha” uma vez que entre 2WD e 4WD (4×2 e 4×4) a relação de marchas é a mesma (só muda a tração). Só em 4WL (4×4 Reduzida) é que a relação de marchas passa por uma redução (aumentando o torque), assim há, no máximo, 10 combinações de marcha (5 “normais” e 5 reduzidas) com duas opções de tração 2WD (4×2) e 4WD (4×4). Havendo 3 modos de direção 2WD, 4WD e 4WDL(Reduzida). Também é absurdo compará-lo a carros como Duster ou Ecosport. O Jimny é um jipe, um veículo Off Road… Com Chassi em escada (e não monobloco) Suspensão, redução, ângulos de entrada e saída amplos e grande altura do solo. Pode ser comparado a outros carros com mesma características, como o Troller da Ford, o TR4 etc… Esse erro de comparação é comum para quem não conhece o mundo Off Road, mas é algo como comparar o uno mille com o Smart… Ou uma Strada com um Crossfox… A verdade é que embora caro, o Jimny é o Off Road puro sangue mais barato produzido no Brasil. Feito para trilhas e desafios..
Acho que é só uma questão de nomenclatura. Não existem 15 marchas no sentido das desmultiplicação da transmissão, mas existe sim grande diferença de aderência entre usar 4×2 e 4×4, daí seriam 5 marchas só traseira, 5 marchas tração total e 5 marchas tração total com dobro de torque. Só nomenclatura, rsrs.
Minha paixão esse jeep, desde que o vi pela primeira vez, é minha pretensão possuir e desfrutar das aventuras pelo Marajó.
Perfeito a análise
Ainda bem que não tem a porcaria da “tecnologia” flex. Eu não compro carro com isso!
Não? Então carro você compra??????
TENHO UM SUZUKI GRAND VITARA 2014, PENSO EM COMPRAR UM JIMNY, ETA CARRO BOM ESSE SUZUKI, E NADA DESSA PALHAÇADA DE FLEX.
Eu tenho um jimny e falo que se a suzuki vier de palhaçada de flex vou mandar um contato reclamando, vai ficar como a tr4, flex e beberrona! ja tive fit 1.5 somente gasolina e flex, a diferença de consumo e muito maior q as vantagem…. flex e enganação!!! suzuki e top rapaiz kk
Concordo!!!
Melhor coisa que foi feito no Jimny é não ter a “tecnologia” flex
Carro flex veio para solucionar um problema para o governo, não para a população. São beberrões, pois a taxa de compressão é ruim para ambos os combustíveis. Não compensa pra ninguém e, faz anos que o preço do álcool é mantido, na melhor das hipóteses, nos ditos 69% do preço da gasolina. Outra balela, pois não são todos os carros que mantêm o ponto de equilíbrio nesta porcentagem.
Moro em São Luís-MA, cidade com vias apertadas e em péssimo estado! Acredito que pelas características de: tamanho, consumo e robustez, não há melhor veículo para se usar nesta cidade! Claro, sem considerar o nível de conforto que, por ser um autêntico jipe, nunca vai ser comparável a um veículo para uso 100% urbano.
Cada dia que passa tenho a confirmação de que fiz a melhor escolha, o carro pega buraco de tudo quanto é jeito e nem desalinha!!!
O meu modelo é um 4Street, ainda com a cara anterior japonesa, que não pretendo vender jamais: já é um membro da família!
Parabéns para os felizes proprietários de um desses “pequenos notáveis”!!!
Como disse muito bem um colega do Jipe Clube São Luís: “é um carrinho que se garante na trilha!”
Sempre vejo test-drive com carros 4×4 em uma estrada com lama. Isso não é estrada para se fazer teste-drive em 4×4. Moro no Maranhão na região dos Lençóis Maranhenses e tenho um Jimny street, sempre viajo pelas dunas, em estradas de areia, aí sim é que mostra se o carro é um verdadeiro 4×4. Já viajei nessas estradas ao meio dias com calor de 45ºC onde a areia dá quase na metade dos pneus e o Jimny rompeu todos os obstáculos. Nessas circunstâncias a maioria dos carros esquentam o motor e param. Agora só preciso testar a durabibilidade, quantas viagens farei sem quebrar peça. Até o momento o Jimny tem surpreendido!
Por favor, não cometam o absurdo de transformar o motor em flex. MC Bazzarella
É um grande carronho, exclusivo por seu de ser. Talvez não agrade a que quer alta velocidade, muita estabilidade e grande espaço e conforto. Mas vai cativar quem quer valentia em pisos ruins, muita economia, grande resistência e um jeito próprio de ser.
Tenho um 2011 HR “Puro Sangue Japonês”, eta carrinho bom, não vendo nem troco, também detesto a tecnologia flex…
O problema de não ser flex é a durabilidade das peças que tem contato com essa gasolina com 27% de etanol (mangueiras, bicos, bomba e motor).
Como?Não era à economia q justificava essa esquisitice nacional de flex?Agora ele faz o carro durar?Mas tem Samurai rodando por aí a vinte anos e muito menos carro flex de dez.
Tenho um Suzuki Vitara ano 93/94 que comprei com 5km!Estou com ele até hoje. Eu e meu filho, tivemos muitas aventuras juntos! Fomos de Curitiba até Porto Rico (PR) em um comboio de sete jeeps e pick-ups de apoio, mais o pessoal de outras cidades que se juntaram à nos pelo caminho.Passamos por todo tipo de estrada, e ainda ajudamos muitas vezes o pessoal com as pick-ups atoladas.Êsse jeep da Suzuki é mesmo bom pra cacete!Gostaria de um favor.Estou precisando do sensor de combustível pro motor 1.6,8V gás com ignição eletrônica, o tal do MAP-3.Quem tiver alguma dica eu agradeço.Valeu pessoal!
alguem sabe o consumo do jimny
Recentemente fiz uma média com o meu HR 2011 com gasolina Shell V-Power, deu 9,5 Km/l na cidade e 11,8 km/l na rodovia + estrada rural.
je desir acheter
comprei um jimny há pouco tempo e estou apaixonado. O veículo é excelente: robusto, valente e extremamente divertido. Vale muito a pena apesar de seu preço no Brasil ser surreal. Claro tudo isto que estou relatando é só pra quem gosta de aventuras off, pois, pra quem pracisa de amplo conforto, tecnologia e espaço compre um corolla e vá para o shopping…
Pague 65.000 reais num jipinho 1.3, com 80 cv, fabricado no Brasil, e ganhe grátis um DIPLOMA DE OTÁRIO, registrado em cartório.
O certo é andar de bike.So assim p escapar de ser o otario.
Gustavo. Se parar p/ pensar, qual carro no Brasil que se pode comprar sem ter diploma de otário? A questão é se vc vai ser um otário que paga um absurdo num lixo de um Cruze p/ ir ao shopping achando que está num carrão ou um otário num veículo off-road. Te garanto que num Cruze, vc é otário 2 vezes, pq paga ipva p/ andar nesse lixo de asfalto e acaba com as rodas e suspensão do seu carrão. Potência? Se acelerar é otário mais uma vez, pq o governo te cobra multas caríssimas. Ainda bem que no barro não tem radar, nem limite de diversão. Resumindo, moramos no Brasil. Todos somos otários. Seja o menos.
Concordo com os dois, mas como “otário”, discordo do primeiro.
Viver não tem preço, um Jimny é vida na lama ou no asfalto
65 é caro ? não sei, e não sei onde encontrar mais barato
E boas trilhas
Belo comentário, cheio de verdades. nós somos todos otários, mais entre um Corola e e um Jymny, mil vezes o Jymny, pois terei n opções, no uso do carro. Não tenho o meu, mas já já terei.
Tenho grande admiração pelo
jimne, mesmo nunca tendo andado em um. Não gosto de carros grandes; tenho um uno way 2010 e estou pensando em trocar pelo Jimny. Ouvi comentários que ele ia sair de linha. Alguém sabe dizer se isto é verdade?
Cara, eu tinha um Uno Way 2011, é um excelente carrinho, pois eu também não gosto de carros grandes! Agora estou com um Jimny HR 2011, a diferença é incrível em tudo! O Jimny é um Show de jipe, resistente, macio, econômico, excelente dirigibilidade em qualquer situação, tem um desempenho espetacular como veículo misto! Já faz mais de um ano que estou com o bichinho e ainda não encontrei nele nenhum ponto negativo, pelo contrário, a cada dia fico mais entusiasmado com o carrinho!!! Agora, o Jimny sair de linha?! Pode ter certeza que é só comentário mesmo!!! rsrsrsrs………..
Não saíra de linha. Em 2016 a Suzuki planeja lançar o novo Jimny global, já tendo o CEO do grupo se pronunciado acerca do compromisso de manter as características que o consagraram ao redor do mundo: carroceria sobre chassis, eixos rígidos, robustez e simplicidade mecânicas. Os modelos 2008-2012, legítimos japoneses (importados) têm fama de serem mais confiáveis que os nacionalizados (2013-2015), que foram montados sob o padrão de qualidade da mão-de-obra nacional, com qualificação notavelmente inferior à do Japão. Aventure-se a conhecer o carro, conheça seu comportamento (test-drive de 15 minutos não transmite sequer 30% da real experiência de condução) e pondere a aquisição. Há uma enorme oferta de carros usados pouquíssimos rodados (vejo MUITOS com menos de 10.000 ou 20.000km nos classificados), consequência da compra impulsiva (pelo carisma e personalidade do jipe) para pessoas que buscavam a simples aparência de “cross/adventure”, e que se frustram por utilizar um legítimo fora de estrada (com seus desconfortos e características) para viagens ao shopping e colégio dos filhos, sem jamais conhecer o real propósito do veículo: lama, dunas, praias, serras, matas, campos…
Eu Moro em Bom Jardim interior do RJ ;por aqui não nenho Jimny rodando .To pensando em comprar um Jimny Sport + Teto Solar e Interior Lavavél por Encomenda .
Alguém aqui tem um assim ? Ou tem Alguma SUGESTÃO ?
Motor flex?Deus q me livre.Ja tão enchendo o carro de plástico e agora vão querer essa inutilidade?Deixa do jeito q era no Japão.
Gustavo.
Se não tem grana, fazer o que!! kk Jipe que é Jipe tem Chassis, você talvez não saiba nem a diferença de : Chassis/Monobloco.
no japao sai por 30mil um zerado metade do valor ate quando brasileiros vao ser feito de trouxas???
Olá. Gostaria de saber se a manutenção e o seguro eh muito alto…Tive um celta, até que me furtaram, e agora quero um jipe jimny mas tenho medo de ser MUITO discrepante em relação ao que eu gastava para manter o celta.
Penso em adquirir um jimny 4Sport mas tenho medo do valor do seguro e da manutenção já que aqui no sul não se vê muitos. Alguém poderia me ajudar? Obrigado
Colega, o seguro realmente é caro, gira em torno de 2.000,00 mas, a manutenção igual a outro carro qualquer. Tenho um 4Sport 2013 e ate agora não sei quanto custa qualquer peca de reposição, portanto o custo benefício é muito bom.
TENHO UM JIMNY 4ALL 2013, ADQUIRI NOVO E JÁ ESTÁ COM 70.000 KM, ATÉ AGORA NÃO TIVE QUALQUER DESPESAS DE MANUTENÇÃO FORA DAS MANUTENÇÕES NORMAIS, NO MAIS O JIMNY É UM EXCELENTE VEÍCULO QUE A CADA KM RODADO MAIS PRAZEROSO FICA, NÃO TEM NADA IGUAL, É ECÔNOMICO, EXCELENTE PARA NOSSAS RUAS ESBURACADAS E DIVERSOS OUTROS TIPOS DE TERRENOS. É SÓ ALEGRIA.