Depois de uma espera quase interminável, a Volkswagen lançou a nova geração do Golf no Brasil em setembro do ano passado. Pouco depois a marca anunciou a nacionalização do modelo, que deve acontecer até o final de 2015 (com chances de ficar para 2016). Agora é a vez dos alemãs colocarem no mercado a nova versão de entrada do Golf. Batizada de Comfortline, ela tem preço sugerido de R$ 66.990, motor 1.4 turbo e tem tudo para ser a versão mais vendida do modelo no país.
O Golf Comfortline está situado abaixo das versões Highline, também 1.4, e GTI, 2.0 turbo. O motor 1.4 16V TSI a gasolina desenvolve 140 cv de potência, na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm, e 25,5 mkgf de torque máximo entre 1.500 rpm a 3.500 rpm. A nova versão de entrada tem transmissão manual de seis marchas e pode, opcionalmente, ser equipada com o câmbio automático DSG de sete velocidades, com função Tiptronic. Independentemente da transmissão, o novo Golf Comfortline precisa de 8,4 segundos para ser acelerado de 0 a 100 km/h e alcança 212 km/h de velocidade máxima – mesmos números do Highline.
Entre equipamentos de série, o Golf Comfortline vem com ar-condicionado Climatic, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot”, direção elétrica, vidros com isolamento térmico e sistema de infotainment “Composition Media” (com tela sensível ao toque de 5,8” com sensor de aproximação), composto por CD Player (compatível com MP3), rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, Bluetooth, interface para iPod / iPhone e entrada para SD-Card; encosto traseiro assimétrico rebatível, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e função “Tilt down”; vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque (“one touch”); coluna de direção com regulagens de altura e de profundidade; regulagem de altura no banco do motorista; luzes de leitura dianteiras e traseiras, banco traseiro com descansa braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem, volante e a alavanca de câmbio (manual ou automático DSG) revestidos de couro, rodas de liga leve de 16 polegadas com o desenho “Dover” (pneus 205/55 R16), entre outros.
Em termos de segurança, destaque para freios a disco nas quatro rodas, apoios de cabeça otimizados para máxima segurança, sete airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de tração (ASR); além de freio eletromecânico de estacionamento com função “Auto Hold”, bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”, alerta de perda de pressão dos pneus e sistema Start-Stop.
Preço (03/2014) – R$ | *Preço (09/2013) – R$ | |
Golf Comfortline 1.4 TSI | 66.990 | Não disponível |
Golf Highline 1.4 TSI | 70.360 | 67.990 |
Golf Highline 1.4 TSI DSG | 77.610 | 74.990 |
Golf GTI 2.0 DSG | 98.300 | 94.990 |
*: Valores no lançamento do novo Golf no Brasil.
Como opcionais, o Novo Golf Comfortline oferece dois pacotes. O Elegance é composto por sensores de chuva e crepuscular com função “Coming & Leaving home”, espelho retrovisor interno eletrocrômico, controle eletrônico de velocidade (“piloto automático”), volante multifuncional com comandos do rádio, computador de bordo, shift paddles (na versão com câmbio DSG) e rodas “Dijon” de 17 polegadas.Em relação à versão Highline, o Golf Comfortline não tem ar-condicional digital de duas zonas, lanternas traseiras de LED, volante multifuncional, sensores de chuva e crepuscular e possui o sistema de som (e entretenimento) mais simples. A diferença de preço entre as versões é de R$ 3.370.
O pacote Exclusive adiciona aos itens do Elegance o sistema de infotainment “Discover Media”, com sistema de navegação, tela de 5,8 polegadas, comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para SD-Card e interface para iPod/iPhone. Além disso, o sistema conta com o Map Care, que permite a atualização dos mapas do navegador por três anos sem custo adicional.
O teto solar elétrico panorâmico também é um item opcional para o Golf Comfortline, que está disponível em 8 opções de cores externas: Branco Puro, Preto Ninja e Vermelho Tornado (sólidas); Prata Sargas, Prata Tungstênio, Azul Night e Limestone Gray (metálicas) e Preto Mystic (perolizada).
Resumo da obra
Vi com bons olhos a chegada de uma versão “mais em conta” do novo Golf no Brasil, afinal, preço nunca foi um dos pontos fortes da nova geração do hatch médio no nosso mercado. A marca manteve o eficiente motor 1.4 TSI e os principais itens de segurança, o que foi muito bom. O único item que eu acho que poderia ter permanecido de série no Comforltine em relação ao Highline é o volante multifuncional. Os outros equipamentos não são essenciais.
Um pouco mais barata, a nova configuração tem tudo para ser a mais popular da gama do modelo por aqui. Mas resta uma dúvida: será que o Golf Comfortline poderá ser encontrado de verdade nas concessionárias? Pergunto isso porque a versão Highline “básica” que, quando foi lançada custava “apenas” R$ 67.990, era peça rara na maioria das concessionárias da Volkswagen no Brasil.
Vamos agora esperar a nacionalização do Golf para ver se os preços do modelo ficarão mais atraentes. Existe a chance de termos uma versão ainda mais barata equipada com o novo motor 1.6 16V flex e com menos equipamentos de série.
Atualização (28/03/2014)
Amigos, fiquei pensando como seria bom se a Volkswagen não tivesse aumentado os preços do novo Golf no Brasil. Se tivéssemos a manutenção dos valores iniciais, poderíamos ter o Golf Highline por R$ 67.990, o Highline DSG por 74.990 e o GTI DSG por 94.990, enquanto a nova versão Comfortline, mantendo a mesma subtração atual, poderia ser ofertada por R$ 64.620 – muito melhor do que os R$ 66.990 cobrados hoje.
carro excelente mas 67mil e caro pra uma versao de entrada, deveria custar 60mil
Se o Golf Comfortline custasse R$ 54.990, sem dúvida, estaria na minha garagem.
Um dos hatch’s médios mais sem graça (esteticamente).
Sem dúvida. É um carro bonito, mas sem ousadia, como a maioria dos carros da VW na safra atual.
Carro lindo!!!
Tenho um sportline e vou adquirir um novo Golf.
O melhor em segurança.
Carro bonito,porém, preço superestimado. E sustentar a manuteção caríssima..tem que estar pronto pra coçar o bolso.