O branco foi a cor preferida para carros na América do Sul e no mundo em 2013 e se consolidou como a cor automotiva mais popular entre os consumidores em todos os mercados avaliados. Prata, preto e cinza vêm logo atrás, não necessariamente nessa ordem.
Essa constatação veio de um estudo realizado pela Axalta Coating Systems, fabricante global de tintas automotivas. Um ponto curioso sobre a pesquisa, que é realizada desde 1953, é que o branco, pela primeira vez, foi a cor de carros mais popular na Europa desde 1980! Na América do Norte e na Ásia, ela vence desde 2006, enquanto na América do Sul, a última vez que o branco foi mais popular foi no ano 2000.
Em 2013, a cor branca deve teve seu nível de popularidade elevado em seis pontos percentuais em relação a 2012. Dentro do espaço do branco, 22% dos veículos tinham a cor branco sólido e 7% eram branco pérola.
O preto foi a segunda cor mais popular no mundo, com 20% das vendas, mas o efeito de preto foi o preferido em relação ao preto sólido. Prata com 15% e cinza com 12% perderam popularidade, enquanto vermelho manteve-se estável em 8%.
Os espaços de azul e marrom/bege ficaram cada um com 5% do mercado global. As demais opções de cores revelaram a baixa popularidade do verde, laranja, roxo e outros espaços, embora tenha havido um pequeno aumento na área amarelo/ouro. Em geral, cores neutras têm sido muito populares na última década e estão presentes em 76% dos veículos de hoje.
América do Sul
- Com 29%, o branco ofuscou o prata e ocupou o topo pela primeira vez desde 2001, seguido de perto pelo preto com 14 por cento.
- Cinza e vermelho foram os seguintes no ranking de popularidade com 9% cada. O vermelho permanece sendo a quinta cor mais popular desde 2002.
- A preferência pelas cores marrom/bege, azul e verde cresceu ligeiramente.
América do Norte
- Com 26%, o branco continuou ganhando popularidade e permaneceu sendo a opção de cor mais popular pelo sétimo ano consecutivo.
- Com 20%, o preto também ganhou popularidade, com consumidores tendendo para o efeito de preto nos segmentos de luxo e SUV de luxo.
- O prata manteve seu lento declínio lento junto com o cinza.
- As duas opções de cores cromáticas mais populares são vermelho com 9% e azul com 7%.
- O México prefere as cores neutras mais leves, com branco registrando 32% e o prata, 18%.
- O preto caiu para terceiro lugar com 17% no México.
- Outras cores no México registraram queda em sintonia com as tendências gerais na América do Norte.
Europa
- A preferência pelo branco teve aumento de 5% em 2013, concentrando 29% das vendas de carros novos, com branco sólido sendo a variante mais popular.
- Com 21%, o preto foi a segunda cor mais procurada, mas teve queda de popularidade em relação a 2012.
- O interesse pelo cinza e prata diminuiu em 2013 em sintonia com as tendências globais.
- O azul teve ligeira queda e o vermelho registrou leve aumento, o que levou ambas as cores ao patamar de sete por cento.
Ásia
- Na Ásia, as cores neutras concentraram 75% do mercado, um aumento de dois pontos percentuais em relação a 2012, mas ainda abaixo dos níveis de 2001, quando os tons neutros respondiam por 86% da paleta. O vermelho foi a cor e não neutra mais popular nos veículos.
- O Japão continuou registrando o branco como a cor mais popular pelo sétimo ano consecutivo, seguido pelo preto e prata. A popularidade do cinza com 7% foi baixa em comparação com outras tendências mundiais. O azul foi a escolha de cor mais intensa com 7% do mercado.
- Na China, o preto manteve-se forte, especialmente em veículos de luxo. No entanto, o interesse pelo branco cresceu em consonância com sua popularidade global. Azul, verde e amarelo tiveram baixa popularidade em comparação com os tons de marrom e vermelho.
- Na Coreia do Sul, o branco permaneceu sendo a preferência número uma com 32% do mercado. O prata ficou com o distante segundo lugar, com 18%. Cinza em terceiro lugar foi seguido pelo preto com espaços de cores mais claras dominando o mercado.
- Prata manteve-se como a cor mais popular na Índia com 30%. O branco ficou com um segundo próximo, na marca de 28%, mostrando que essas cores claras são populares no clima quente. Tons de marrom/bege foram populares com 10%, mas cores mais escuras como o preto tiveram pouco interesse, ocupando apenas 7% do mercado.
Outros países e regiões
- Na Rússia, o branco ocupou a principal posição no espaço de cores com 18%. Diferentemente de outros países, o verde mostrou-se bastante popular na Rússia com oito por cento do mercado.
- Os espaços de tons claros dominaram a África, com branco, prata e cinza ocupando as posições superiores. O branco teve uma forte predominância com 43%. O vermelho foi a cor não neutra mais popular com 6%, seguido pelo azul com 4%.
o meu era verde metalico mas em 2013 troquei por um vermelho solido, a conhecida cor lisa
Eu prefiro branco