![Renato Parizzi Museu BMW Munique Alemanha - Renato Parizzi 2](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2013/06/Museu-BMW-Munique-Alemanha-Renato-Parizzi-2.jpg)
De Munique, Alemanha – Logo depois de visitar o Welt da BMW, atravessei uma ponte e fui direto conhecer o BMW Museum, um verdadeiro sonho para os amantes da marca! Quanta história; quantos carros clássicos; quantos modelos interessantes; quantas motos; quantos veículos curiosos! Foram os 9 euros mais bem gastos da minha vida!
Com formato curioso, o prédio do BMW Museum chama a atenção de qualquer um que passa pelo local, e é realmente fácil chegar até lá. Fui de metrô, pela linha U3, saindo da estação central, no sentido Moosach, descendo na estação Olympiazentrum (a do Parque Olímpico de Munique) – mesma coisa para o Welt. Ao chegar, resolvi fazer um lanche no M1 Cafe, que fica dentro do complexo do museu. Logo que terminei, passei pela loja que vende produtos da marca, como roupas, livros e acessórios.
![Renato Parizzi BMW Turbo 1972 Museum](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2013/06/BMW-Turbo-1972-Museum-Renato-Parizzi.jpg)
Lendário de cara
Antes de comprar o ingresso, um lendário BMW Turbo vermelho, de 1972, chamou a minha atenção. Ele dá as boas vindas aos visitantes. Já é uma marcante amostra do que estava por vir.
Com a entrada na mão, os funcionários do museu perguntam se você quer um guia de áudio para orientar a visita. As línguas disponíveis são: árabe, chinês, francês, italiano, japonês, russo e espanhol – nada de português. Como todas as atrações do museu possuem placas com explicações em alemão e inglês, dispensei o guia de áudio.
O lugar é mesmo grande, por isso sugiro, pelo menos, 2h para uma visita com calma, ou 1h30 para uma visita mais rápida. Assim que você entra, desce uma rampa e as primeiras salas com atrações aparecem. Não me lembro exatamente da sequência, mas isso pouco importa, pois praticamente tudo é muito legal.
![Renato Parizzi BMW Serie 3 Familia Family Museum](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2013/06/BMW-Serie-3-Familia-Family-Museum-Renato-Parizzi.jpg)
Família Série 3
Eu gostei muito da sala com a família Série 3, mostrando desde o antecessor da série, até um marcante Série 3 vermelho do final dos anos 1990 (veja mais fotos na galeria abaixo).
Conversíveis
Outro ponto muito interessante é o dos clássicos conversíveis! O “passeio” começa pelos modelos da década de 1930, passando pelo lendário 507, de 1956, chegando ao inesquecível Z3, do filme 007 contra GoldenEye (logo acima), terminando no nostálgico Z8, de 1999.
![Reprodução de jamminglobal.blogspot.com/2011/08/europe-part-4-day-in-munich-at-bmw/ BMW WR 500 1937](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2013/06/BMW-WR-500-1937.jpg)
Motos
Os fãs de motos também vão adorar o museu da BMW, pois a marca tem uma linha bastante variada, grande e antiga. Ver alguns modelos da época da 2º Guerra Mundial e outros mais específicos, como o WR 500, foi realmente marcante. Com formato de torpedo, a WR 500 estabeleceu o recorde de velocidade em 1937, quando atingiu impressionantes 279,503 km/h.
![Renato Parizzi BMW M1](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2013/06/BMW-M1-Museum-Renato-Parizzi.jpg)
Família M
Conhecer vários integrantes da família M também é uma grande atração do museu. Todos eles ficam expostos no mesmo salão, com a imponente frase “BMW M Power” ao fundo. Meu favorito de todos os tempos, o M1, estava presente, num exemplar vermelho muito bonito.
![Renato Parizzi BMW Gina Museum](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2013/06/BMW-Gina-Museum.jpg)
Gina em destaque
O modelo conceitual BMW Gina era um dos veículos que mais recebeu destaque no museu. Ele estava no andar de baixo e podia ser visto de todos os andares para quem subia ou descia pela rampa circular. Numa tradução livre, seu nome significa “Geometria e Funções em ‘N’ Adaptações”, graças à flexibilidade do carro. O BMW Gina não tem lataria, mas sim um tecido especial. Uma pena que não foi possível encostar no carro, mas tirei muitas fotos (veja abaixo).
![Renato Parizzi BMW 327_28 1938 Museum](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2013/06/BMW-327_28-1938-Museum.jpg)
Gangster e mafioso
Outra atração muito legal é um BMW de 1938. Ele parece ter saído direto dos filmes de gangsteres e mafiosos. Mas o modelo 327/28 é um exemplar bem raro. Ele é considerado pela marca o carro mais elegante que saia da fábrica de Eisenach antes da 2ª Guerra Mundial.
Welt resolve
O que eu senti falta no museu da BMW foi a presença de carros novos. Mas, obviamente, a marca os deixou de fora de propósito. Afinal, basta atravessar a rua para visitar, de graça, o BMW Welt.
Eu poderia escrever mais umas 100 linhas sobre o museu, mas acho que as fotos valem mais do que o texto. Por isso, paro por aqui para vocês curtirem a galeria de fotos do BMW Museum com 107 imagens.
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Belíssimas fotos Renato.
Adorei os conversíveis e a vitrine de motos.
A forma de disposição c/ os nomes(nºs) dos carros tbm ficou legal.
Observei que oTURBO da entrada e o M1 posterior tem 2 emblemas da BMW na traseira e achei desnecessário, feio até. O mesmo digo do 328 c/ aqueles “cintos” no capô e, claro, são apenas minhas observações através das fotos.
Nas fotos dos modelos de argila, os de cima parecem feitos de madeira.
Destaque, claro, p/ o modelo Gina. Sem comentários.
Entendo que para descrever sobre tudo que vc viu, modelos, etc…tomaria tempo e espaço, mas vc pode criar “um cantinho” no site e ir “alimentando” aos poucos c/ as impressões, explicações dos modelos e incluir os modelos novos etc…
Que tal “Galeria BMW Parizzi” ? hehe
Obrigado por nos permitir “saborear” um pouquinho do que foi as suas férias e parabéns pelo trabalho. Trabalho ?!?! Férias, pô!
Oi Márcio! Já corrigi a legenda das fotos! Obrigado!
Vou tentar ir publicando minhas experiências na Europa aos poucos aqui. Estou fazendo mais 3 posts ainda, pelo menos! Um abraço!
Ok. Renato.
Aguardarei por mais novidades.
Um abraço.
Marcio, ótima a dica acerca do museu.
Lembras se tinha fila ou o acesso é rápido, sem necessidade de comprar antecipadamente o ingresso?