A Mercedes-Benz surpreendeu todo mundo ontem ao lançar o comercial do novo Classe A com a música “Passinho do volante”, mais conhecida como “AAAAAA Lelek lek lek lek”. No vídeo, a “criativa” letra da canção é usada para fazer menção à sigla usada pela marca alemã para designar a classe do seu veículo (A) e para valorizar a segurança do carro.
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Mercedes-Benz/Reprodução |
Nas palavras da Mercedes: “Nada melhor do que poder girar o volante de um lado para o outro e contar com toda a segurança do novo Classe A: tecnologias como o Steer Control e Adaptive Brake garantem precisão e estabilidade mesmo em condições de pista molhada”.
Tiro o chapéu para a marca pela ousadia, pela percepção de uma boa (e curiosa) oportunidade para chamar a atenção para o seu novo veículo e por realmente ter lançado o comercial.
Mas confesso que não gostei do resultado final. As coisas não combinam. O carro em si e, principalmente, a imagem da marca não têm nenhuma ligação com a canção. As origens de ambos são completamente opostas. Realmente não consigo ver ligação entre a segurança e o refinamento de um Mercedes-Benz quando ouço “AAAAAA Lelek lek lek lek”. Pelo menos a canção não tem cunho erótico como muitas outras músicas do gênero.
Como bem disse o Carlos Merigo do Brainstorm9, “É preciso destacar que o juízo de valor que faço aqui não é sobre estilos musicais ou classes sociais, mas sobre adequação de comunicação. Querendo ou não, representa uma ruptura no posicionamento notório da empresa”.
Espero que o novo comercial consiga atingir todos os seus públicos e que, das classes mais baixas às mais altas, todos possam pagar o “bom” preço pedido pela Mercedes-Benz para o seu novo Classe A: a partir de R$ 99.900.
E você, o que achou?
não gostei… essa musica não tem a cara de um mercedes, e um mercedes não tem a cara dessa musica!
Achei criativo, mas como ex-dono de um Mercedes, não me senti motivado para voltar para a marca. Na minha próxima compra vou olhar BMW e Audi.
Morro de rir dessa música!1
Mas ficou beeem nada a ver, ehe.
Um nojo,essa marca nada tem a ver com esse lixo.
Algo me diz que cabeças vão rolar.
Marcus Quintanilha
Erro grotesco de marketing, o publico de Mercedes jamais escuta funk.
Bem, o cara que criou essa música, com o cachê, com certeza vai poder comprar um Classe A.
No mais, infeliz escolha. Mercedes tem que passar refinamento. Era melhor ter feito algo parecido com o que foi feito lá no primeiro Classe A, com um belo “Você, de Mercedes” no final.
To achando que eles querem os emergentes, como os jogadores de futebol e outros…que nem tem diploma na mão, mas agora tem crédito!