Chevrolet Cruze LTZ foi eleito o mais seguro do país de acordo com a Cesvi – Chevrolet/Divulgação |
Deixando um pouco os posts sobre as novidades do Salão do Automóvel de São Paulo de lado, o Centro de Experimentação e Segurança Viária, mais conhecido como Cesvi Brasil lançou, na semana passada, a primeira edição do seu Índice de Furto – o nome já é auto-explicativo.
A Cesvi avaliou as 118 versões dos 20 modelos mais vendidos do Brasil, além de automóveis das marcas chinesas Chery e Jac Motors. A pontuação variava entre 0 a 5 estrelas. A boa notícia foi que nenhum veículo ficou com zero. A má notícia foi que nenhum tirou nota máxima.
Ford Ka Sport 1.6 ficou em segundo lugar com entre os mais seguros – Ford/Divulgação |
O objetivo é medir a vulnerabilidade dos veículos a partir dos itens de segurança instalados: alarme (se tinham ou não de série); trava de volante (se tinham ou não de série); vidro lateral laminado (se tinham ou não de série no Brasil – esse item foi o calcanhar de Aquiles do veículos analisados, já que ele opcional – por isso nenhum modelo recebeu 5 estrelas); imobilizador (se tinham ou não de série e de que tipo); a localização da bateria (quanto mais difícil acessá-la, mais difícil roubar o veículo); e o tipo de chave utilizada. Cada item tem um peso específico na análise:
Chaves – 35%
Alarme – 25%
Imobilizador – 20%
Vidro laminado – 10%
Localizador de bateria – 5%
Trava no volante – 5%
Resultado
Os principais interessados nestes dados são as seguradoras, que podem analisar os resultados para reduzir ou aumentar o valor das apólices. Mas as informações são interessantes para qualquer pessoa.
J3 foi muito mal na pesquisa – Jac Motors/Divulgação |
O veículo mais seguro foi o Chevrolet Cruze na sua versão topo de linha LTZ, com 4,5 estrelas. O segundo colocado foi o Ford Ka Sport 1.6, com 3,5 estrelas, na sua versão menos vendida – o Ka 1.0 ficou em quarto (2,5 estrelas).
Do outro lado da tabela temos os chineses da Jac Motors J3, J3 Turin, J5, J6 e o QQ da Chery, que receberam meia estrela cada um. Definitivamente os chineses precisam melhorar.
Outro chinês que se deu mal foi o QQ da Chery – Chery/Divulgação |
Mas outros carros mais conhecidos e consagrados também precisam evoluir, como os Fiat Uno e Mille e os Chevrolet Celta e Classic.
Os mais seguros
Chevrolet Cruze LTZ 1.8 16V ECOTEC FLEX 4P: 4,5 estrelas
- Alarme de série: Sim
- Trava de volante de série: Sim
- Imobilizador: Criptografado
- Chave: Presencial
- Acesso à bateria: Difícil
- Vidros laterais laminados de série: Não
- O modelo é dotado com o imobilizador e a chave dos tipos mais seguros.
- *: O Cruze LT 1.8 16V ECOTEC FLEX 4P recebeu apenas 3 estrelas porque a sua chave é de segredo interno, segundo tipo mais inseguro de acordo com a Cesvi Brasil.
Ford Ka SPORT 1.6 FLEX MECÂNICO 8V 3P: 3,5 estrelas
- Alarme de série: Sim
- Trava de volante de série: Sim
- Imobilizador: Criptografado
- Chave: Segredo externo circular
- Acesso à bateria: Difícil
- Vidros laterais laminados de série: Não
- A chave de segredo externo circular é apenas o terceiro tipo mais seguro de chave.
- O imobilizador criptografado é o tipo mais seguro.
Honda Civic (todas as versões): 3 estrelas
- Alarme de série: Sim
- Trava de volante de série: Sim
- Imobilizador: Criptografado
- Chave: Segredo interno
- Acesso à bateria: Difícil
- Vidros laterais laminados de série: Não
- A chave de segredo interno é o segundo tipo menos inseguro.
- O imobilizador criptografado é o tipo mais seguro.
Chevrolet Cobalt (LT e LTZ 1.4): 3 estrelas
- Alarme de série: Sim
- Trava de volante de série: Sim
- Imobilizador: Criptografado
- Chave: Segredo interno
- Acesso à bateria: Difícil
- Vidros laterais laminados de série: Não
- A chave de segredo interno é a segunda menos segura.
- O imobilizador criptografado é o tipo mais seguro.
Honda Fit (todas as versões): 3 estrelas
- Alarme de série: Sim
- Trava de volante de série: Sim
- Imobilizador: Criptografado
- Chave: Segredo interno
- Acesso à bateria: Difícil
- Vidros laterais laminados de série: Não
- A chave de segredo interno é a segunda menos segura.
- O imobilizador criptografado é o tipo mais seguro.
Os menos seguros
Chery QQ 1.1L ACTECO GASOLINA 5P: 0,5 estrela
- Alarme de série: Não
- Trava de volante de série: Sim
- Imobilizador: Não há
- Chave: Segredo externo
- Acesso à bateria: Difícil
- Vidros laterais laminados de série: Não
- A chave de segredo externo é o tipo menos seguro
JAC J6 2.0 16V DOHC 4P: 0,5 estrela
- Alarme de série: Não
- Trava de volante de série: Sim
- Imobilizador: Não há
- Chave: Segredo externo
- Acesso à bateria: Difícil
- Vidros laterais laminados de série: Não
- A chave de segredo externo é o tipo menos seguro
JAC J5 1.5 16V DOHC VVT 4P: 0,5 estrela
- Alarme de série: Não
- Trava de volante de série: Sim
- Imobilizador: Não há
- Chave: Segredo externo
- Acesso à bateria: Difícil
- Vidros laterais laminados de série: Não
- A chave de segredo externo é o tipo menos seguro
JAC J3 Turin 1.4 16V DOHC VVT 4P: 0,5 estrela
- Alarme de série: Não
- Trava de volante de série: Sim
- Imobilizador: Não há
- Chave: Segredo externo
- Acesso à bateria: Difícil
- Vidros laterais laminados de série: Não
- A chave de segredo externo é o tipo menos seguro
JAC J3 1.4 16V DOHC VVT 5P: meia estrela
- Alarme de série: Não
- Trava de volante de série: Sim
- Imobilizador: Não há
- Chave: Segredo externo
- Acesso à bateria: Difícil
- Vidros laterais laminados de série: Não
- A chave de segredo externo é o tipo menos seguro
Confira a lista completa
1º Lugar – 4,5 estrelas
GM Cruze LTZ 1.8 16V ECOTEC FLEX 4P
2º Lugar – 3,5 estrelas
Ford Ka SPORT 1.6 FLEX MECÂNICO 8V 3P
3º lugar – 3 estrelas
Honda Civic LXS 1.8 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
Honda Civic LXL 1.8 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
Honda Civic EXS 1.8 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
GM Cobalt LT 1.4 ECONO.FLEX MECÂNICO 8V 4P
GM Cobalt LTZ 1.4 ECONO.FLEX MECÂNICO 8V 4P
GM Cruze LT 1.8 16V ECOTEC FLEX 4P
Honda FIT DX 1.4 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
Honda FIT LX 1.4 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
Honda FIT EX 1.5 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
Honda FIT EXL 1.5 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
4º lugar – 2,5 estrelas
GM Agile LT 1.4 ECONO.FLEX MECÂNICO 8V 5P
GM Agile LTZ 1.4 ECONO.FLEX MECÂNICO 8V 5P
Chery Cielo Hatch 1.6L ACTECO GASOLINA 4P
Chery Cielo Sedan 1.6L ACTECO GASOLINA 5P
Volkswagen Crossfox 1.6 MI TOTAL FLEX 8V 5P
Volkswagen Crossfox 1.6 MI I-MOTION TOTAL FLEX 8V 5P
Chery Face 1.3L 16V ACTECO FLEXFUEL 5P
Ford Fiesta ROCAM 1.0L BASE FLEX 5P
Ford Fiesta ROCAM 1.0L FLY FLEX 5P
Ford Fiesta ROCAM 1.6L FLY FLEX 5P
Ford Fiesta ROCAM 1.0L PULSE FLEX 5P
Ford Fiesta ROCAM 1.6L PULSE FLEX 5P
Ford Fiesta Sedan ROCAM 1.0L BASE FLEX 5P
Ford Fiesta Sedan ROCAM 1.0L FLY FLEX 5P
Ford Fiesta Sedan ROCAM 1.6L FLY FLEX 5P
Ford Fiesta Sedan ROCAM 1.0L PULSE FLEX 5P
Ford Fiesta Sedan ROCAM 1.6L PULSE FLEX 5P
Ford Ka 1.0 ROCAM FLEX MECÂNICO 8V 3P
Nissan March 1.6SV 16V FLEX 5P
Nissan March 1.6SR 16V FLEX 5P
Chery S18 1.3L 16V ACTECO FLEXFUEL 5P
Renault Sandero EXPRESSION 1.6 HI-TORQUE 8V 5P
Renault Sandero GT LINE 1.6 HI-TORQUE 8V 5P
Renault Sandero PRIVILÈGE 1.6 HI-TORQUE 8V 5P
Renault Sandero PRIVILÈGE 1.6 HI-FLEX AUTOMÁTICO 16V 5P
Renault Sandero Stepway 1.6 HI-FLEX AUTOMÁTICO 16V 5P
Chery Tiggo 2.0L 16V ACTECO GASOLINA 5P
5º lugar – 2 estrelas
Toyota Corolla XLi 1.8 Dual VVT-i 16V DOHC Flex 4P
Toyota Corolla GLi 1.8 Dual VVT-i 16V DOHC Flex 4P
Toyota Corolla XEi 2.0 Dual VVT-i 16V DOHC Flex 4P
Toyota Corolla Altis 2.0 Dual VVT-i 16V DOHC Flex 4P
Toyota Corolla XRS 2.0 Dual VVT-i 16V DOHC Flex 4P
6º lugar – 1,5 estrela
GM Cobalt LS 1.4 ECONO.FLEX MECÂNICO 8V 4P
Volkswagen Fox 1.0 MI TOTAL FLEX 8V 3P
Volkswagen Fox 1.0 MI TOTAL FLEX 8V 5P
Volkswagen Fox 1.6 MI TOTAL FLEX 8V 5P
Volkswagen Fox 1.6 MI I-MOTION TOTAL FLEX 8V 5P
Volkswagen Fox 1.6 BLUEMOTION TOTALFLEX 8V 5P
Volkswagen Fox PRIME 1.6 MI TOTAL FLEX 8V 5P
Volkswagen Fox PRIME 1.6 MI I-MOTION TOTAL FLEX 8V 5P
Fiat Grand Siena ATTRACTIVE 1.4 FLEX MECÂNICO 8V 4P
Fiat Grand Siena ESSENCE 1.6 FLEX MECÂNICO 16V 4P
Fiat Grand Siena ESSENCE 1.6 FLEX DUALOGIC 16V 4P
Fiat Grand Siena TETRAFUEL 1.4 FLEX MECÂNICO 8V 4P
Nissan March 1.0 16V FLEX 5P
Nissan March 1.0S 16V FLEX 5P
Nissan March 1.6S 16V FLEX 5P
Volkswagen Novo Gol 1.0 MI TOTAL FLEX 8V 5P
Volkswagen Novo Gol 1.6 MI TOTAL FLEX 8V 5P
Volkswagen Novo Gol 1.6 MI I-MOTION TOTAL FLEX 8V 5P
Volkswagen Novo Gol POWER 1.6 MI TOTAL FLEX 8V 5P
Volkswagen Novo Gol POWER 1.6 MI I-MOTION TOTAL FLEX 8V 5P
Fiat Novo Palio ATTRACTIVE 1.0 FLEX MECÂNICO 8V 5P
Fiat Novo Palio ATTRACTIVE 1.4 FLEX MECÂNICO 8V 5P
Fiat Novo Palio ESSENCE 1.6 16V FLEX MECÂNICO 16V 5P
Fiat Novo Palio ESSENCE 1.6 16V FLEX DUALOGIC 16V 5P
Fiat Novo Palio SPORTING 1.6 16V FLEX MECÂNICO 16V 5P
Fiat Novo Palio SPORTING 1.6 16V FLEX DUALOGIC 16V 5P
Fiat Palio FIRE ECONOMY 1.0 FLEX 3P
Fiat Palio FIRE ECONOMY 1.0 FLEX 5P
Fiat Punto ATTRACTIVE 1.4 FLEX MECÂNICO 8V 5P
Fiat Punto ESSENCE 1.6 16V FLEX MECÂNICO 16V 5P
Fiat Punto ESSENCE 1.6 16V FLEX DUALOGIC 16V 5P
Fiat Punto SPORTING 1.8 16V FLEX MECÂNICO 16V 5P
Fiat Punto SPORTING 1.8 16V FLEX DUALOGIC 16V 5P
Fiat Punto T-JET 1.4 TURBO GASOLINA MECÂNICO 16V 5P
Renault Sandero EXPRESSION 1.0 HI-FLEX 16V 5P
Renault Sandero AUTHENTIQUE 1.0 HI-FLEX 16V 5P
Renault Sandero Stepway 1.6 HI-FLEX 16V 5P
Renault Sandero Stepway RIP CURL 1.6 HI-FLEX 16V 5P
Fiat Siena EL 1.0 FLEX MECÂNICO 8V 4P
Fiat Siena EL 1.4 FLEX MECÂNICO 8V 4P
Volkswagen Voyage 1.0 MI TOTAL FLEX 8V 4P
Volkswagen Voyage 1.6 MI TOTAL FLEX 8V 4P
Volkswagen Voyage 1.6 MI I-MOTION TOTAL FLEX 8V 4P
Volkswagen Voyage COMFORTLINE 1.6 MI TOTAL FLEX 8V 4P
Volkswagen Voyage COMFORTLINE 1.6 MI I-MOTION TOTAL FLEX 8V 4P
7º Lugar – 1 estrela
GM Celta LS 1.0 VHCE FLEXPOWER MECÂNICO 8V 3P
GM Celta LS 1.0 VHCE FLEXPOWER MECÂNICO 8V 5P
GM Celta LT 1.0 VHCE FLEXPOWER MECÂNICO 8V 5P
GM Classic LS 1.0 FLEXPOWER 4P
Volkswagen Gol G4 1.0 TOTAL FLEX 2P
Volkswagen Gol G4 1.0 TOTAL FLEX 5P
Volkswagen Gol G4 1.0 ECOMOTION TOTAL FLEX 2P
Volkswagen Gol G4 1.0 ECOMOTION TOTAL FLEX 5P
Renault Logan AUTHENTIQUE 1.0 HI-FLEX 16V 4P
Renault Logan EXPRESSION 1.0 HI-FLEX 16V 4P
Renault Logan EXPRESSION 1.6 HI-TORQUE 8V 4P
Renault Logan EXPRESSION 1.6 HI-FLEX AUTOMÁTICO 16V 4P
Fiat Novo Uno VIVACE 1.0 FLEX MECÂNICO 8V 3P
Fiat Novo Uno VIVACE 1.0 FLEX MECÂNICO 8V 5P
Fiat Novo Uno ECONOMY 1.4 FLEX MECÂNICO 8V 3P
Fiat Novo Uno ECONOMY 1.4 FLEX MECÂNICO 8V 5P
Fiat Novo Uno WAY 1.0 FLEX MECÂNICO 8V 5P
Fiat Novo Uno WAY 1.4 FLEX MECÂNICO 8V 5P
Fiat Novo Uno SPORTING 1.4 FLEX MECÂNICO 8V 5P
GM Prisma LT 1.4 ECONO.FLEX MECÂNICO 8V 4P
Fiat Uno MILLE FIRE ECONOMY 1.0 FLEX 3P
Fiat Uno MILLE FIRE ECONOMY 1.0 FLEX 5P
Fiat Uno MILLE WAY ECONOMY 1.0 FLEX 3P
Fiat Uno MILLE WAY ECONOMY 1.0 FLEX 5P
8º lugar – 0,5 estrela
JAC J3 1. 4 16V DOHC VVT 5P
JAC J3 Turin 1. 4 16V DOHC VVT 4P
JAC J5 1. 5 16V DOHC VVT 4P
JAC J6 2.0 16V DOHC 4P
Chery QQ 1.1L ACTECO GASOLINA 5P
Na minha opinião os itens que eles levaram em consideração são bem chulos. Os furtos acontecem quando o ladrão vê vantagem em pegar o carro, pra vender ou desmontar… Cá entre nós, roubar um jac ia ser “trabalhar” atoa.
esta pesquiza pode ter truta sim,nao falam no peugeot e citroen, alem de estarmos no brazil,pais da corrupçao.do bandido rico trabalhador na miseria,etc,etc,etc,etc,etc,etc,etc,vivaaaa,kkkkkkkkk
o JAC j3 possui alarme de série sim.
Na monja opnião são as marcas tidas como nacional querendo desbancar as monadoras chinesas…tanto o jac qto o qq já em sim com item de series como: trio eletrico de fábrica,alarme…magine. isso pra mim ta parecendo uma propaganda enganosa só pros Chineses ficarem mal na fita.. pq todo mundo sabe que eles estão ganhando espaço no Brasil… concorrência ta causando inveja….