Fiat/Divulgação |
Estive numa concessionária da Fiat no último sábado. Conversei com um vendedor que me mostrou os preços da linha 2012 do Punto. Fiz um esforço e me lembrei que a versão Attractive custava mais de R$ 40.000, mas ele estava me vendendo por cerca de R$ 39.000, sem bonificação, e dizendo que esse era o preço de tabela. Quando fui embora, olhei no site da Fiat e realmente o compacto estava mais barato. Logo em seguida li a notícia no Notícias Automotivas e, realmente, o Fiat Punto 2012 está mais barato.
A queda de preço varia de R$ 1.000 a R$ 2.200. Confira aqui os preços antigos e veja abaixo os novos valores e suas respectivas reduções.
Punto Attractive 1.4 – R$39.380 (redução de R$ 1.000)
Punto Essence 1.6 – R$42.690 (redução de R$ 2.200)
Punto Essence 1.6 Dualogic – R$45.430 (redução de R$ 2.200)
Punto Essence 1.8 – R$45.210 (redução de R$ 1.400)
Punto Essence 1.8 Dualogic – R$47.760 (redução de R$ 1.500)
Punto Sporting 1.8 – R$49.500 (redução de R$ 2.200)
Punto Sporting 1.8 Dualogic – R$52.060 (redução de R$ 2.200)
Punto T-Jet 1.4 Turbo – R$63.630 (redução de R$ 2.200)
Seria esse o efeito retardado ao lançamento do Jac J3? Seria essa uma forma de alavancar as vendas do compacto premium? Seria o início da queima de estoque para preparar terreno para a chegada do Punto 2013 reestilizado no ano que vem? São muitas dúvidas e possibilidades.
De acordo com a Fenabrave, de 1º de janeiro a 15 de setembro de 2011, 24.889 unidades do Punto foram emplacadas no Brasil, média de 2.880 carros de janeiro a agosto. Nos últimos três meses, o desempenho do Fiat no mercado melhorou. Vamos esperar para ver se o modelo vai atingir 4.000 unidades vendidas por mês em setembro, outubro e novembro com essa redução de preço. Pelos números da primeira quinzena de setembro, acho que o Punto ficará na casa de 3.700 unidades vendidas.
A Volkswagen já emplacou 85.101 unidades do Fox (que tem motores 1.0, com preço mais baixo e alto volume de vendas, e 1.6) em 2011 (jan até 15 de setembro), enquanto 59.312 unidades do Fiesta (1.0 a 1.6) foram emplacadas, seguido na lista pela Renault, com 54.222 Sanderos emplacados (motores 1.0 16V, 1.6 8V e 1.6 16V).
O Chevrolet Agile (apenas 1.4) vem em sequida com 49.800 unidades, bem a frente do Citroën C3 (1.4 e 1.6 16V), um dos principais concorrendes do Fiat, com 28.186 unidades emplacadas no mesmo período citado. Entre o francês e o Punto temos ainda o valente Corsa (apenas 1.4), com 26.394 carros emplacados de 1º de janeiro a 15 de setembro de 2011.
Diferente do C3, outro dos principais concorrentes do Punto, o Polo, continua com sua partipação mísera no mercado, sem incomodar a dupla da Fiat e da Citroën. O Volkswagen foi responsável por 6.495 carros emplacados de 1º de janeiro a 15 de setembro de 2011.
Mesmo assim, analisando os números, o bom Punto realmente precisa de um empurrãozinho extra.
Vale lembrar que o FOX tem motorização e valor inferior, partindo de 1.0, enquanto o Punto parte de 1.4. O maior volume de vendas da VW é justamente desta versão. Fica fácil avaliar pelo emplacamento :). Um abraço,
Maurício Zanon
bem lembrado pelo colega…
Esse carro tem um custo benefício muito bom. Considero bem melhor que os da concorrência citados.
Já resolveram o problema da fechadura do porta-malas do Punto?
O maior concorrente do Punto será o novo Palio que pode diminuir as vendas do modelo. Assim como o FOX cativa compradores de VW’s Polo.
Palio G3/Uno + Novo Palio + Punto X
Gol G5 + Fox + Polo
seria essa a disputa?
Comprei um modelo 2012 em 08.2011.
O carro tá descarregando a bateria após médias viagens (acima de 400 km. Já descarregou quatro vezes em 4 meses. A FIORI RECIFE tenta colocar a culpa no DVD que instalei. Não descobrem o problema, e nem resolvem substituir o veículo. Agora quero meu dinheiro de volta. Campanha “Tô Puto com com PUNTO”.
Confira no http://www.brimg.info/uploads/2/9989aa6407.png