Com a data de lançamento cada vez mais próxima, o Renault Duster foi flagrado no Brasil sem nenhuma camuflagem, mostrando, nas nossas terras, suas linhas finais (iguais às da versão russa). O modelo será o primeiro adversário oficial com potencial de derrubar as vendas do EcoSport. A Ford, como não é boba, já desenvolve a nova geração do seu veículo.
A imagem acima foi feita pelo fotógrafo Osvaldo Furiatto Jr., da Agência Mira e Clica, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas. Segundo publicado no site, “uma grande equipe de filmagem acompanhava o veículo, que desapareceu logo após notarem que o carro havia sido fotografado”.
Não acho o Duster um exemplo de beleza automotiva. Mas, pela sua proposta mais off-road e com as alterações visuais que a Renault brasileira fez, não acho o carro feio. Seu interior deve ter o espaço do Logan e a qualidade da linha 2012 do Sandero, com a expectativa do acabamento inicial ser igual ao da versão Privilege (ou Stepway) do compacto premium.
Com a dianteira já exibida, a traseira deve ficar assim |
Motores
Muito já foi dito sobre as prováveis motorizações do Duster. Alguns acreditam na dupla 1.6 16V Hi-Flex (107/112 cv) e 2.0 16V flex (140/143 cv); outros pensam no mesmo 2.0 em conjunto com o 1.8 16V flex (125/126 cv); já um boato aponta também para o uso do propulsor 1.6 8V Hi-Torque, que receberia os esperados ganhos de potência (subindo para 105 cv) e torque, equipando uma versão espartana e mais barata do modelo.
Eu compartilho da expectativa mais tradicional: 1.6 16V e 2.0 16V. Acredito que o Duster básico custe na casa dos R$ 50.000 já com ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico. Se o pacote tiver ainda de série airbag duplo, ABS e o sistema de som do Sandero 2012, o modelo terá um conjunto muito atraente.
O Duster parece ser muito mais carro do que o EcoSport.
Ainda prefiro o Ecosport por um simples fato: esse carro é da Dacia/Renault.
O carro me parece que já chega com o Design meio ultrapassado. Vamos ver o preço e nível de equipamento se valerá a pena.
A traseira é muito parecida com o X-Terra da Nissan.
Repito o que disse noutro blog.
Este monstrengo draconiano vai incomodar talves o Chery Tiggo e olhe lá pois tá vindo um novo Ecosporte, é tão feio quanto seus irmãos Sandero e Logan.
Este carro tem as dimensões do Tucson, é espaçoso, grande e econômico. A nova ecosport será vendido por mais de 60 mil e a velha Ecosport continuará sendo vendida por 46 mil(completa).
Esta é uma SUV que eu posso comprar, não me interessa as opções mais caras e com design “evoluido”.
MEU DEUS MAS QUE FRENTE TOSCA,SE INCOMODAR TALVEZ O TIGGO,MAIS UM PARCEIRO PARA A GM MONSTRANA,HORRIVÉL!!
Marcus Quintanilha
Feio não?!
esperava mais!!!
Nem de graça. É FATO!!
Creio que o motor deva ser o 2.0 para impusionar o Duster, pois o 1.6 me parece pouco motor para o peso do SUV o que deixaria ele estremamente lento dentro da cidade.
Não é a coisa mais bonita do mundo, mas também não é a mais feia. Quanto ao ser ultrapassado a GM S10 é e vende por ser barata. É claro ele não é uma Captiva, mas quem sabe dá sorte e vende bem se tiver um bom conjunto.
Também tem o outro lado ser bem equipado e ter preço baixo não é sinônimo de venda. O Chery QQ chegou tem um ótimo preço e é bem equipado. Não é a coisa mais bonita do mundo, mas frente ao velho uno pode ser um concorrente apenas discreto.
A Ford vai continuar rindo com esse lançamento aí.
Na moral, o pessoal fala mal pra caramba. Tudo bem, não é um suv, mas o preço deve compensar. Me parece um carro bom, pois Sandero e Logan, apesar de serem muito feios, são bons carros e um ótimo custo-benefício. O Duster é mais bonito, se vier na faixa de 50 mil eu compro, simplesmente porque acho que vale a pena ter um carro espaçoso, confortável, barato e de baixa manutenção. Pensar assim não é ser subdesenvolvido e sim inteligente e saber gastar dinheiro. Se quiserem um carro melhor do que o Duster, podem comprar Captiva, Sportage, ix35. Quem pode pagar por eles parabéns quem não pode o Duster é uma ótima opção, assim como a Eco tb não é ruim, só não compro, pois já tive um Fiesta e acho quase o mesmo carro tirando a suspensão elevada, enjoei.
Vai sim dar trabalho para o Ecosport, que, por causa da reestilização, ficará mais caro e não conseguirá emplacar as vendas como a Ford espera, pois, antes não havia concorrência para o Eco, mas agora temos vários carros no mesmo nicho. E, todas as montadoras terão que dar uma reduzida no preço, não tem jeito! Estou esperando para ver como o Duster vai ficar e é uma das minhas próximas opções de compra, com certeza! Tenho Renault há um bom tempo e gosto bastante do carro. Há muito preconceito besta de gente que nunca teve fala sem conhecimento de causa ou que tiveram azar de pegar um modelo ruim e isso acontece com Todas as montadoras, não apenas com a Renault. Abraços.
Creio que Duster deva ser o carro mais espaçoso do segmento. E por um baixo preço para quem precisa de robustez e espaço pode ser uma boa no segmento. O valor e a impressão inicial é que vão mandar, mas se o consumo de combustível for igual o de uma GM Captiva aí o projeto da Renault já começou falido.
não gostei! fui ver um para trocar pela minha adventure 2007! painel com muito plastico(muito ruido), acabamento deixou a desejar…só gostei do espaço interno e altura do solo! caxias do sul